Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Padrinhos para baptizar os bebés têm que ser crismados

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Padrinhos para baptizar os bebés têm que ser crismados

    Olá a todas,

    Este ano estamos a pensar em baptizar a Margarida e o baptizado vai ser no norte pois a minha familia é de Lamego e tb parte da familia do pai está em Vila Real e tb a maioria são "emigras"..... Para baptizar a menina fora de Lisboa teve que se pedir autorização ao bispo de Lisboa (a autorização tem validade de 6 meses). E mais importante ainda os Padrinhos têm que ser crismados, pois assim não são aceites pelos Padres, já antigamente era assim mas agora os padres estão mais infelxiveis na aceitação dos padrinhos, por isso a Margarida tem dois padrinhos não crismados que vão deixar de ser padrinhos (pelo menos um deles) - estamos à espera da autorização do padre da paróquia deles para ver se escreve uma carta em favor deles) caso isso não aconteça como no livro da igreja sá fica registado um dos padrinhos em principio a minha sobrinha mais velha que é crismada vai ser a madrinha e o tio da parte do pai o "padrinho" que na realidade é testemunha....

  • #2
    RE:

    Sinceramente sem querer ferir susceptibilidades acho isso uma enorme parvoice!! Também passei pelo mesmo com os meus 2 afilhados, felizmente decidimos báptizá-los noutra paróquia e aí não nos exigiam que fossemos crismados! Mas realmente não consigo concordar minimamente com isso...até parece que quem é crismado é melhor padrinho/madrinha do que quem não é! é o país que temos...desculpa lá o desabafo...mas é só a minha opinião!:d


    Comentar


    • #3
      RE:

      Pois isso depende de paróquia para paróquia e de padre para padre.
      Mas o que me foi dito uma vez é que não podemos ser padrinhos de um sacramento maior do que o nosso, ou seja para sermos padrinhos de alguém temos de ser baptizados, por exemplo para sermos padrinhos de crisma tinhamos tb nós de ser crismados.

      Beijinhos
      Patrícia

      Comentar


      • #4
        RE:

        Não é o pais que temos, é a religião que escolheram.....

        Não sou católica (aliás acho que sabem bem a minha posição) mas o meu companheiro é padrinho da sobrinha e na altura o que nos informaram é que para ser padrinho/madrinha, segundo as leis da igreja a pessoa deve ser crismada...

        Por isso é mas é a igreja que temos que para u´ns é só facilidades e para outros não..... mais uma maneira de ctivar os "fieis".......






        __________________________________________________ ____________________________________________

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá!

          Eu tive exactamente o mesmo problema quando pensei em baptizar o João. Corri várias paróquias e nenhum aceitava os padrinhos por nao serem crismados, mas são baptizados. Só um padre é que disse que o baptizava mesmo sem os padrinhos serem crismados desde que o bispo desse autorização para o batizado ser feito numa paróquia que não é a nossa. O bispo não autorizou por não ter um motivo forte.

          Conclusão: Não o vou baptizar por agora, se ele quiser ser baptizado em maior aí já é com ele.
          Achei uma perfeita parvoíce a igreja decidir quem eu acho serem as pessoas indicadas para me substituir no caso de eu algum dia não poder tomar conta do meu filho.

          Com estas atitudes a igreja só perde cada vez mais crentes.

          Não quero ferir ninguém, esta é simplesmente a minha opinião.

          beijinhos
          Ana e João Ricardo (26 meses)

          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá!
            Eu baptizei os meus filhos em Lisboa, e no Cartório disseram-me que os padrinhos deveriam ser crismados, e se fossem casados teriam de ser pela Igreja. Também não poderiam viver em união de facto (mesmo se fossem crismados). E se fossem casados pela Igreja sem serem crismados não havia problema.

            Mas também me disseram que não era necessário apresentar nenhum comprovativo do crisma ou casamento, que estas eram as regras mas que ficava na consciência dos pais saber quem convidavam para padrinhos, quem seria bom padrinho/ madrinha. E que se algum deles não seguisse as regras era como se o Sacramento do Baptismo não fosse válido. Mas que basta que 1 deles (padrinho ou madrinha) seja crismado, que o outro pode estar presente apenas como testemunha (e não consta do certificado de batptismo).

            No cartório só me pediram a identificação completa dos padrinhos e fotocópias dos BIs. Disseram que deveriam fazer o curso de preparação para Padrinhos (é só 1 dia, cerca de 1h30), mas também não exigiam qualquer comprovativo. E tudo uma "questão de consciencia" dos pais (palavras da sra. do cartório).

            No meu caso 1 dos padrinhos era apenas batpizado. Eu não disse nada e ele consta do certificado do baptismo. Não tenho qualquer problema de consciencia por causa disso. As regras da Igreja são umas, cada padre tem as suas manias, e o que interessa é que o baptizado seja feito pelos pais e padrinhos de forma consciente e coração aberto.

            Bjs,
            Maria Ana

            Comentar


            • #7
              RE:

              olá

              Não sou crismada, nem sequer fiz a 1ª comunhão, mas sou madrinha de baptismo do meu sobrinho desde o ano passado!!:d
              isso depende sempre do padre e da paróquia onde vai realiza-se a cerimónia.

              beijos

              Ana

              Comentar


              • #8
                RE:

                já me esquecia de mais promenores:

                o batismo do meu filho foi em conjunto com o do meu sobrinho, e eu fui a madrinha do meu sobrinho e a minha irmã madrinha do meu!
                a minha irmã não é casada pela Igreja pq o meu cunhado já era separado. para ajudar, na altura do baptismo o padrinho do meu filho, casado pela Igreja, tinha acabado de se separar...
                ou seja, nada estava como devia, mas tudo correu bem
                :lol:

                Ana

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  sim, tb estou mais ou menos no mesmo caso, n só os padrinhos n tem o crisma, como ainda por cima sou mãe solteira! nem nunca me casei com o pai da minha filha de quem me separei qdo ela tinha 3 meses.... acho que n vou encontrar nenhum padre que a baptize!:doubt:
                  mas era de lhes perguntar se qdo João Baptista baptizou Jesus e os outros todos, ele esteve com essas mariquices todas!!
                  Além disso ( e agora estou a ser mázinha, mas tb n quero chocar nem magoar ninguém, por isso perdoem-me a maldade ops: ) se formos a ver bem, o próprio Jesus n era filho do homem com quem a mãe estava casada....
                  Acho que realmente n é uma boa politica fazerem e porem estes entraves todos, felizmente há padres mais flexiveis....

                  Inês

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Olá!!

                    Acho que já disse aqui que qd foi o Baptizado dos meus filhos, a única exigência foi os padrinhos serem casados pela Igreja.. o que até era o caso..
                    Como há duas igrejas onde moro e eu quis que o baptizado dos meus filhos fosse na igreja onde eu fui baptizada e onde casei, o padre fez uma troca de papelada e nem sequer houve reuniões nem nada...

                    Acho que muda de paróquia para paróquia, pois em Outubro eu e o meu marido fomos padrinhos de um bebé e o padre de Telheiras exigiu-nos uma declaração de idoneidade do padre da nossa paróquia a atestar que éramos pessoas idóneas para sermos padrinhos... Nunca tal tinha ouvido!!

                    No dia da reunião levei os meus filhos connosco e a boa de reunião que devia ter sido 1 hora, foi dez minutos, pois os meus filhotes não se calaram um segundo.. "Quem é???" "Olha o Jeju" (Jesus) "Olha a Shenhoa de Fátena" (Senhora de Fátima), tentaram apagar a vela do altar umas 20 vezes e o padre deve ter-se fartado rapidamente de nós... :lol: :lol: :lol: :lol:

                    Beijocas
                    Pat


                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Bom dia,

                      isso depende mesmo de paróquia para paróquia. Baptizei o meu filho em Tomar (terra do meu marido) e os padrinhos dele são namorados e só ela tem o crisma. A única exigência que o padre nos fez foi um comprovativo em como tinham feito a reunião de preparação na paróquia deles, porque não podiam ir lá, como nós fomos.

                      Também tenho o caso de um primo q, para baptizar os filhos (gémeos) teve de andar literalmente à procura de padre por todo o lado que lhe aceitasse o irmão como padrinho, porque este é divorciado... E encontrou.

                      Há padres com uma maior abertura e outros com menor, é como em tudo. Realmente não devia ser assim, mas é o país que temos...

                      Beijinhos,
                      Claudia , Rafael e Filipa

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Eu batizei a minha filha na aldeia do meu pai. Uma terreola peto de Castelo Branco.

                        O padre foi um "porreiraço".
                        Eu não sou casada com o pai da minha filha, vivemos juntos.
                        Os padrinhos, o meu irmão e uma prima direita, não são crismados. Mais, o meu irmão é divorciado.

                        O padre, com quem falámos antes e lhe explicamos todas estas situações, disse que os tempos são outros e que a igreja tem de os acompanhar.

                        Deve depender muito dos padres.






                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Então porque é que as "leis" da igreja não mudam???

                          Porque é que o papa continua a ser contra esses "ventos" de mudança????????

                          Então para que é que se batiza os miudos se ninguem está de acordo com essas "leis"????

                          Eu disse ao meu companheiro que pode batizar o filho, assim como assim, ele é batizado, ao que ele respondeu que não porque já não acreditava em nada do que a igreja dizia porque cada um manda na sua paróquia e não existe uma lei só........

                          Ao que eu respondi OK, porque é a realidade e tenho que concordar que assim não vão ter muitos seguidores, muito pelo contrario, cada vez mais é o "abandono".......

                          Relativamente aos namorados serem padrinhos da mesma criança, segunda as crenças da igreja isso também não é possivel porque a criança nunca vai ser feliz...... vá-se lá perceber porque......

                          Jokas para todas






                          __________________________________________________ ____________________________________________

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Oi,
                            não sou religiosa, sou baptizada porque os meus pais o fizeram comigo bebé. Não casei por igreja e não vou baptizar o Afonso.

                            Contudo, o meu irmão convidou-me, a mim e ao meu marido, para ser madrinha da minha sobrinha e eu aceitei.

                            Isto porque ele respeita a minha "não religião" e acha que sou a segunda melhor mãe da sua filha e, se lhes acontecer alguma coisa, é comigo que ele quer que ela seja amada e educada, claro que, se não acontecer, complemento o amor, educação e disponibilidade dos pais. E porque eu respeito a sua crença e sei que é importante para ele que vá à igreja assinar.

                            Então, mesmo não sendo crismada nem casada pela igreja irei ser a madrinha oficial, porque há padres que facilitam. Isto aqui no sul, no norte acho que é mais complicado, os dogmas são levados mais à letra...

                            O padre que batizou o meu sobrinho de 12 anos em bebé, com padrinhos também só casados pelo registo, já foi expulso por ser tão flexível, nisto e noutras coisas... mas alguns ainda percebem que o que interessa é o amor e educação e fazem-no...

                            Carmen


                            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Olá! A Mariana vai ser baptizada no dia 7 de Junho. A única pergunta que o Sr. Padre me fez foi se os padrinhos eram casados e se sim, se o eram pela igreja. Não exigiu mais nada. O meu marido nem sequer é baptizado... Mas este é um padre muito moderno, tenho tratado de tudo com ele por e-mail. Inclusivamente, já lhe disse que são estes padres que conseguem aproximar os jovens da igreja, ao invés dos afastar... Sabes o que te digo? Procura outra paróquia... Na minha opinião, não é o facto da pessoa ser crismada ou baptizada que a faz mais ou menos católica.... Eu sou católica e não crismada nem vou habitualmente à missa. E a igreja só tem que respeitar a minha forma de viver a religião! Beijoquitas!
                              Filipa&Mariana&Maria

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X