Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O primeiro contacto com o bebé

Collapse
X
Collapse
  •  

  • O primeiro contacto com o bebé

    O primeiro contacto com o bebé provoca nos pais um choque, pois finalmente conhecem o filho que tanto tempo esperaram. Para facilitar este primeiro encontro, é prudente saber o que esperar de um recém nascido a seguir ao parto.

    O corpo do seu bebé

    O seu bebé nasce com o corpo todo enrolado, devido à posição em que se desenvolveu no ventre materno durante toda a gestação. Os braços e as pernas geralmente estão encurvados e não esticam totalmente. Com o tempo vai adaptar-se ao seu novo ambiente, desenvolvendo o seu corpo em correspondência com ele. O processo de adaptação pode, no entanto, levar alguns meses, arrastando-se até ao meio ano de vida. Além disso, não tem ,ainda, um grande controlo do seu corpo e a maior parte dos movimentos que executa são reflexivos e involuntários. No entanto, à medida que o seu sistema nervoso for amadurecendo e os músculos se forem desenvolvendo, vai podendo, aos poucos, controlar os seus movimentos. No final do primeiro mês, já conseguirá levantar a cabeça e fazer outros movimentos semelhantes, se for colocado de barriga para baixo. Ainda assim, os movimentos reflexivos continuam predominantes durante uma boa parte da sua vida.

    A alimentação

    Uma das principais actividades que vai ocupar o seu bebé , durante os primeiros tempos, é a alimentação. O seu desenvolvimento vai depender grandemente dos nutrientes que recebe e, nesse sentido, a amamentação acaba por ser uma das áreas de maior preocupação e interesse para os pais.

    A maior parte dos recém nascidos é amamentado de três em três horas, o que a leva a gerir o seu tempo em função das horas de alimentação do seu filho. Uma vez que um recém nascido dorme cerca de 18 horas por dia, as horas de dormida são interrompidas para permitir a alimentação, cuja regularidade, combinada com o sono do seu bebé, vai depender do ritmo imposto pelos pais, o qual só deverá ser implementado ao final do primeiro mês.

    Comunicação através do choro

    Os recém nascidos não têm muitas hipóteses de comunicar com os adultos, a não ser através do choro. Assim sendo, aconselha-se que fique atenta às variações do estado e da disposição do bebé, para que consiga melhor interpretar o seu choro. Habitue o bebé a ouvir a sua voz e a do pai, a ser tocado e acarinhado por vós , de forma a poder reconhecer-vos imediatamente e transmitir a informação que pretende com mais facilidade. Estabelecer formas de comunicação com o bebé desde a mais tenra idade é uma garantia e uma aposta na sua felicidade e no seu rápido desenvolvimento.

    A aprendizagem

    Um recém nascido começa, na mais tenra idade, a apreender e a compreender o mundo que o rodeia. Poderá notar que há alguns períodos em que o seu bebé está mais alerta e calmo. Esses são os momentos em que está a absorver informações que os seus sentidos lhe dão. Recomenda-se aos pais que fiquem atentos a esses períodos, pois são favoráveis para estabelecer ligações com os bebés e para ensiná-los. O seu bebé, mesmo à nascença, já se consegue aperceber dos gestos e expressões faciais. Procure encorajá-lo a copiá-los, colocando-se bem perto dele e fazendo alguns movimentos e expressões simples.

    Os sentidos do bebé

    Os sentidos de um bebé estão alerta e em pleno funcionamento desde o nascimento.

    A visão do seu filho está a funcionar desde as primeiras horas, embora a distância a que distingue os objectos e as pessoas seja relativamente curta. No entanto, rapidamente vai aprender a focar e a ver, mesmo o que está ao longe.

    O seu bebé começa a ouvir quando ainda está no seu ventre. O batimento do seu coração, a sua voz , bem como a das pessoas que o rodeiam são sons que acompanham o desenvolvimento do feto. Depois do parto, os sons desempenham um papel importante, não só a nível da aprendizagem, mas também para acalmar o seu bebé.

    Alguns estudos indicam que o bebé, desde o nascimento, pode identificar diferentes gostos e que prefere os mais doces aos mais amargos, que lhe desagradam. Desta informação resulta a certeza que desde a mais tenra idade é possível satisfazer o seu bebé e contentá-lo com alimentos diversificados e saborosos.

    O cheiro é um sentido muito ligado ao sabor, o que significa que o seu bebé também tem este sentido desenvolvido. Dada a diversidade de cheiros a que ele está , quotidianamente, exposto, a sua evolução, no sentido de se treinar para os reconhecer e apreciar, está assegurada.

    O tacto é, também, um sentido muito importante para os recém nascidos. A maior parte das informações que obtém é através do toque. É ainda este sentido que lhe permitirá o primeiro contacto com a realidade, informando-o , por exemplo, do frio, da dureza e da rugosidade dos muitos objectos que o rodeiam e que são totalmente diferentes da realidade do ventre materno.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X