Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O desenvolvimento da gravidez

Collapse
X
Collapse
  •  

  • O desenvolvimento da gravidez

    desenvolvimento

    As alterações exteriores pelas quais a mulher passa ao longo da gravidez são, de facto, bastantes. Contudo, essas alterações não se verificam todas no ínicio da gestação.

    O primeiro trimestre

    A ausência do período menstrual é, normalmente, o primeiro sinal da existência de uma gravidez, se bem que algumas mulheres possam ter ligeiras perdas de sangue. Os demais sinais físicos da gravidez ainda não são evidentes. Contudo, os seios começam a aumentar de tamanho e a ficar mais sensiveis pois as glândulas mamárias desenvolvem-se desde cedo. As auréolas que rodeiam os mamilos começam, também, a aumentar de tamanho.

    É usual que a grávida sofra alguns incómodos inerentes ao seu novo estado, tais como enjoos e vómitos, especialmente da parte da manhã. Muitas grávidas, em particular a partir do terceiro mês de gestação, sentem desejos por determinados alimentos. No final do terceiro mês, pode começar a verificar-se um aumento do volume do abdómen.

    primeiro trimestre

    O segundo trimestre

    Durante o segundo trimestre verifica-se um aumento do tamanho do abdómen. As auréolas que rodeiam os mamilos podem mudar de tom e os próprios mamilos aumentam de tamanho.

    Na face, podem surgir manchas escuras, especialmente na testa, nariz e maças do rosto, a que se dá o nome de cloasma. O apetite aumenta e o aumento de peso é, a partir de agora, mais evidente. A cintura e a anca arredondam-se e a digestão torna-se mais demorada. Podem aparecer estrias no abdómen e nos seios no final deste trimestre.

    Em regra, a grávida deixa de ter incómodos como vómitos e enjoos. Sente uma sensação de bem estar, acompanhado por vezes de um acréscimo de energia.

    segundo trimestre

    O terceiro trimestre

    O peso da grávida aumenta bastante durante este trimestre. O organismo começa a reter líquidos, o que provoca inchaços nos pés e nos tornozelos e, em algumas mulheres, até noutras partes do corpo. A grávida pode voltar a ter micções frequentes. Surgem estrias nos seios, abdómen e coxas, caso ainda não tenham aparecido anteriormente. Os mamilos podem verter colostro.

    Dado o aumento do tamanho do útero, este vai exercer uma pressão crescente sobre o diafragma, o que causa dificuldades respiratórias. A barriga está cada vez maior, pelo que é natural que a grávida tenha dificuldades na locomoção e em dormir. O cansaço, neste período da gravidez, é muito grande e a grávida sente-se cada vez mais pesada.

    terceiro trimestre
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X