Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O nono e o décimo mês de idade

Collapse
X
Collapse
  •  

  • O nono e o décimo mês de idade

    A recém descoberta locomoção confere ao bebé alguma, ainda que pequena, independência, o que lhe permite satisfazer a sua crescente curiosidade.

    O nono mês de idade

    Aos nove meses, o bebé gatinha com relativa facilidade. Mantém-se de pé, ainda que agarrado, e apenas durante pouco tempo. Agora é a altura em que começa a aprender a dobrar os joelhos, e a sentar-se, estando de pé, mas ainda lhe é muito dificil fazê-lo. Consegue estar sentado sem apoio nem ajuda, inclinar-se para ambos os lados e para a frente, sem perder o equilíbrio e dar meia volta.

    Há pais que se questionam se este será ou não o momento certo para o bebér usar sapatos. A maior parte dos pediatras entende que esta ainda não é a altura certa para usarem calçado, uma vez que andar descalço ajuda a fortalecer os músculos das pernas e a curvatura do pé, facilita o equilíbrio e evita o “pé chato”.

    Agarra, com precisão e firmeza, objectos pequenos, utilizando apenas o dedo indicador e o polegar e passa-os facilmente de uma mão para a outra. Nesta altura o bebé já é capaz de dizer adeus com a mão.

    Entretém-se a colocar brinquedos dentro uns dos outros e a tirá-los. Começa a demonstrar interesse em brinquedos que se movem ou com partes amoviveis, como é o caso dos carros.

    Já no final dos nove meses começa a demonstrar uma maior interactividade, nomeadamente dando brinquedos a alguém e retirando-os. Aprecia jogos com bola.

    Um bebé de nove meses demonstra uma grande ligação aos seus pais e receio relativamente aos estranhos daí que, quando se tem de separar do pai ou da mãe, revela alguma ansiedade. Se bem que varie, naturalmente, de criança para criança.

    O bebé também demonstra medo de tomar banho e medo das alturas.

    A capacidade de compreensão e entendimento do vocabulário aumenta, ainda que compreenda mais através do tom de voz que através das próprias palavras. Ainda é incapaz de falar, mas os sons que balbucia começam a parecer-se cada vez mais com palavras, mas ainda não o são.

    Quando o chamam pelo nome, o bebé responde. Por exemplo: se ouve o seu nome, pára o que está a fazer, ergue a cabeça e olha em redor para ver quem o chamou.

    O décimo mês de idade

    Ao décimo mês de idade, o bebé gatinha muito bem. Coloca as mãos e os joelhos correctamente e o tronco paralelo ao chão. Mesmo os bebés que começaram a gatinhar antes, só agora dominam esta técnica.

    O bebé consegue andar, ainda que agarrado à mobilia, e pode até conseguir manter-se de pé durantes alguns minutos, mas com apoio. Já sabe levantar-se.

    Os seus dedos estão cada vez mais ágeis. Apanha pequenos objectos utilizando somente o indicador e o polegar, sem necessidade de manter o pulso repousado sobre uma superfície. Consegue, igualmente, comer uma refeição inteira servindo-se dos dedos.

    O bebé, nesta fase, pode imitar acções, recordá-las e repeti-las mais tarde. Recorda-se onde estão os brinquedos que não vê. A personalidade torna-se mais evidente: sorri para todos, demonstrando-se muito sociável, ou um pouco tímido, revelando-se acanhado com pessoas que não conhece. É também normal que se mostre receoso ou assustado com coisas novas, ou com outras que anteriormente não o incomodavam. É, por isso, importante que os pais confortem e tranquilizem a criança.

    É nesta altura que o bebé começa a desenvolver um sentido de identidade e posse.

    O bebé começa a perceber algumas palavras simples e, até, pequenas frases. Por isso, é cada vez mais importante que se fale normalmente com ele, a fim de encorajar as capacidades linguísticas do bebé.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X