Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A saúde do seu bebé

Collapse
X
Collapse
  •  

  • A saúde do seu bebé

    pele bebe

    Nos primeiros dias os pais começam a contactar com o bebé e a conhecer os seus ritmos, deparando-se com novas realidades que não esperavam. Para que não se assustem, convém saber o que esperar nos primeiros dias.


    A pele do bebé

    Sendo um parto normal, os pais vão contactar com o bebé depois do exame médico e do seu primeiro descanso. Começam a conhecer-se e a enfrentar as primeiras dúvidas sobre o bebé.

    A pele do bebé é uma das primeiras preocupações. Geralmente o bebé nasce com uma tonalidade avermelhada e pode ter pequenas alergias nos locais onde contacta com a roupa: braços, pernas e costas. Mais raramente, a alergia pode também aparecer na cara.

    Em ambientes com temperaturas mais elevadas, a utilização de cremes, loções, perfumes e sabonetes podem provocar ou piorar a alergia, e por isso, devem ser utilizados com prudência.

    Os ossos do corpo do bebé podem ter sido pressionados para posições diferentes durante o parto, o que pode provocar lesões na pele, nos locais onde os ossos destruíram as gorduras existentes debaixo da pele. Estas lesões ou altos situam-se principalmente ao nível da cabeça e pescoço em especial quando durante o parto se recorreu aos forceps. Estas lesões tendem, no entanto, a cicatrizar com facilidade.

    A icterícia é também uma condição normal nos recém nascidos, sendo usual uma coloração amarelada da pele nos primeiros dias devido à imaturidade do fígado do bebé. Mas se esta situação aparecer nas primeiras 24 horas de vida ou se não for uma condição ligeira, deverá ser tratada.

    Os bebés podem nascer, por vezes com diversas marcas de nascença na pele. Essas marcas podem desaparecer nos primeiros meses, mas em alguns casos isso pode nunca vir a acontecer. Não são, no entanto, sinais de doença ou de qualquer perigo para o bebé.

    As marcas de leite são pequenas manchas brancas que aparecem na cana do nariz do recém nascido, que desaparecem ao final de algumas semanas.

    O esforço de mamar pode também provocar bolhas nos lábios do bebé, mas estas vão desaparecer com o tempo e com a habituação da amamentação.

    amementa

    Amamentação

    A alimentação de um recém nascido pode ocorrer apenas várias horas depois do parto se a mãe decidir amamentar, uma vez que a produção de leite não surge imediatamente depois deste. Esta situação é normal e o leite tende a surgir quando o bebé necessita dele.

    No entanto, convém recorrer ao conselho do médico, pois a falta ou insuficiência de leite materno são condições frequentes.

    Enquanto o bebé se habitua à nova situação fora do ventre da mãe, é normal uma perda de peso nos primeiros dias que pode atingir entre 5% e 10% do peso do bebé, à nascença. Não se deve preocupar, pois esse peso é recuperado rapidamente quando o bebé começa a alimentar-se.


    A primeira urina

    A primeira urina produzida por um bebé é extremamente concentrada e possui uma alta dose de químicos corporais denominados uratos, que são totalmente naturais, mas que podem tornar os vestígios de urina cor-de-rosa na fralda.

    Os pais devem estar bastante atentos à primeira urina do bebé, que deve ocorrer num espaço de 24 horas após o parto. Se tal não acontecer, pode indicar um problema urinário.

    O atraso na primeira urina é mais frequente nos rapazes e pode exigir um seguimento mais atento por parte do médico.


    As primeiras fezes

    Depois do parto, os primeiros movimentos do estômago e intestinos do bebé devem ser seguidos com atenção.

    As primeiras fezes que o bebé produz têm uma aparência pouco consistente e podem apresentar uma cor entre o verde escuro e o preto.

    Esta substância, denominada mecónio, deverá ser expelida pelo bebé nas primeiras 24 horas de vida. Se não o fizer, isso pode indicar a existência de um impedimento nos intestinos do bebé, que os médicos devem verificar e que pode ser tratado.

    O mecónio deve surgir nas fraldas do bebé nos dois ou três primeiros dias de vida.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X