A mulher jovem e saudável que mantenha regularmente relações sexuais sem utilizar qualquer método contraceptivo tem entre 80 a 90 por cento de probabilidades de engravidar no prazo de um ano.

Click image for larger version

Name:	96374512.jpg
Views:	1
Size:	2.8 KB
ID:	3534341

A concepção

Para uma criança ser concebida, um óvulo (célula reprodutora feminina) tem de ser fecundado por um espermatozóide (célula reprodutora masculina).

Para tal, basta que o casal tenha relações sexuais durante o período fértil da mulher.

Os óvulos são produzidos nos dois ovários da mulher, que se situam de um e outro lado do útero. Todos os meses, pelo menos, um deles atinge a maturidade e desprende-se do ovário, passando directamente para a extremidade de uma das trompas de Falópio, que ligam os ovários ao útero.

Durante o acto sexual, mais especificamente na altura da ejaculação, o homem deposita na extremidade superior da vagina entre 600 milhões a um bilião de espermatozóides, embora somente uma pequena parcela penetre efectivamente no útero.

Estes espermatozóides deslocam-se desordenadamente na superfície húmida do revestimento interior do útero e, no final, umas quantas centenas deles atingem a extremidade das trompas de Falópio, onde se encontra um óvulo e por vezes mais, pronto a ser fecundado por um espermatozóide.

Cerca de seis a oito horas mais tarde, o óvulo fecundado - a partir de agora, designado por ovo - divide-se primeiramente em duas células, que, por sua vez, dão origem a quatro e assim sucessivamente. Durante este processo de segmentação, todo o material cromossómico do óvulo e do espermatozóide é transmitido a cada célula, pelo que a criança ao nascer possui o potencial genético quer da mãe quer do pai.

De seguida, o ovo, envolvido pelo muco que reveste o interior da trompa de Falópio, desloca-se em direcção ao útero. Ao fim de cinco a sete dias, o ovo em desenvolvimento fixa-se à parede do útero (nidação), da qual extrai oxigénio e alimento.

O cálculo da data do parto

Para calcular a data aproximada para o nascimento do seu bebé poderá utilizar o seguinte método de cálculo:

Regra geral, o cálculo da duração do período de gestação é feito a partir do primeiro dia da última menstruação. O bebé deverá nascer cerca de 40 semanas (ou 280 dias) depois.

Trata-se, porém, de uma estimativa. O nascimento do bebé pode ocorrer ao fim de 42 semanas de gestação (criança pós-madura) ou noutros casos ocorrer prematuramente e acontecer no período das 38 semanas.