Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

14 meses e berreiro à mesa

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • 14 meses e berreiro à mesa

    Olá

    A minha filha mais velha sempre comeu bem, por isso não estava nada habituada a bebés que não comem... como o meu mais novo!
    Ele tem 14 meses e nunca comeu bem (pelo menos em casa), ultimamente lá ia comendo a sopa pela mão dele (com o uso da colher, sujava-se mas a verdade é que comia a sopa quase toda). Mas nos últimos tempos só a visão da cadeira o mete em stress, ainda hoje de manhã, assim que percebeu que o ia colocar na cadeira!
    Ele ainda mama (e tirar a mama não é uma opção), não come pedaços (é um engasgadiço e não mostra grande interesse), excepto o pão, corn flakes e bolachas de milho! Banana ou outras frutas lá vai dando umas trincas, mas assim que encontra um pedaço maior desiste!
    Na escola dizem que come bem a sopa (que não é demasiado cremosa, pelo que tem pedaços), fruta, papa, iogurtes e papa de fruta, o segundo colocam à frente dele para explorar mas, lá está, mostra pouco interesse em colocar na boca.
    Se o sentar ao meu colo enquanto como, o divertimento dele é tentar dar-me comida a mim com o meu garfo! Mas depois quer é mamar...
    Muitas vezes é o pai que lhe tenta dar a sopa (ou melhor, orienta-lo para ele comer à maneira dele), eu nem me aproximo da mesa para ele não ter a tendência da mama, mas por norma não resulta muito bem.
    Já pensei que ele pode andar mais chato pelo nascimento dos dentes, tem 5 e parce-me que vêm lá mais uns quantos, mesmo a gengiva na zona dos molares me parece já grossa...
    E já percebi que tenho ali um futuro líder, que quer fazer tudo à maneira dele. E que há-de mamar até aos 15 anos, lolol
    Alguma ideia para lidar com o mini terrorista? Talvez desistir da sopa durante uns dias? Ou sentá-lo numa cadeira normal? O que acham?
    tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


    Vendas em 1ª e 2ª mão;

  • #2
    Olá Filomenav,
    Eu tenho um menino com dois anos que também mama

    Já experimentaste dar-lhe mama e depois dar-lhe a comida?
    Ele pode estar já com fome e preferir a mama que é mais rápido, também podes adiantar um pouco a hora dele jantar.
    O meu filho lancha na creche às 15.30h e quando chega a casa entre as 17.30h-18.00h, mama e come uma bolacha de milho ou de arroz, ou um pouco de pão e depois janta às 19.30h-20.00h.
    Por vezes pede mama em cima da hora de jantar e eu dou sem problemas.
    Para o distrair podes dar-lhe uma colher para a mão e tu com outra colher vais dando a comida.
    Podes tentar distraí-lo com um brinquedo ou um livrinho.
    Em relação à cadeira podes experimentar a normal e ver como reage, só é mais complicado porque ele consegue sair
    Eu "obrigo" o meu a sentar-se na cadeira, depois dou-lhe beijinhos e abraços até ele se acalmar, vou buscar um brinquedo ou faço um desenho e normalmente ele distrai-se e consigo dar-lhe a comida.
    É importante não fazer da hora da refeição um cavalo de batalha. Com essa idade muitas vezes o meu filho jantava só mama, se o jantar se atrasava ele já estava cheio de fome e era uma fita para o sentar eu optava pela mama sem problemas.
    E se ele come bem na escola não te preocupes muito se come menos em casa Tenta dar-lhe sempre, acho que não deves deixar de dar a sopa, até para ele perceber que o jantar é mesmo assim, sopa, segundo prato e fruta. Mas não stresses demasiado com as quantidades. O meu às vezes come a sopa toda sem problemas de outras vezes só come 4 ou 5 colheres e depois começa a pedir o arroz ou a massa. Tem dias que come uma peça inteira de fruta, noutros nem lhe toca.
    Nós também não temos o mesmo apetite todos os dias não é?
    E se ele come pouco, nada melhor que a maminha para garantir que ele fica confortado
    beijinhos e boa sorte

    Comentar


    • #3
      Obrigada pela resposta Blinha

      o meu tem uns horários semelhantes ao do teu: lanche na escola a essa hora, mama quando chegamos a casa, muitas vezes depois do banho mama mais um pouco...
      Tem sempre uma colher para ele e um prato mais pequeno de plástico, onde coloco colheradas de sopa para ele ir comendo pela mão dele... sim, porque o problema é que, mesmo que queira a sopa, não quer que lha demos à boca!
      Segundo não quer, eu vou colocando um pouco do nosso à frente dele (uns arrozes, milho ou ervilhas, massinhas, etc... carne aos pedaços não dou porque ele engasga-se facilmente. No sábado dei-lhe umas batatas esborrachadas com um pouco de peixe e molho, mostrei-lhe como molhar o pão - podia ser que assim se entusiasmasse, qual que, despejou a comida no tabuleiro e tá feito!)
      O almoço de sábado foi no chão, sentei-me com ele à porta da cozinha (que é de vidro e dá para o jardim), lá consegui dar-lhe umas colheradas, mas poucas. Descasquei diospiro e cortei às fatias, o moço deu-mas a mim, lá comeu um boião de fruta...

      Confesso, quando lia as outras mães a queixarem-se dos miúdos não comerem, nunca pensei que me viesse a calhar a mim!
      tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


      Vendas em 1ª e 2ª mão;

      Comentar


      • #4
        Oi Filomenav


        Ainda não tenho o meu, porém, eu criei o meu irmão, e lhe digo, ele era exactamente assim. Como ele foi adoptado dava-mos a ele os leites em pó para recém nascido, mas, quando chegou a fase de introduzir comidinhas, ohhh, nosso pesadelo começou Ele não aceitava a cadeirinha de maneira alguma, com o tempo desistimos porque ele chorava tanto, e ficava tão nervoso por estar ali que ai era que não comia mesmo nada.

        Na verdade ele nunca gostou de comer, durante todo o crescimento dele foi essa batalha, até hoje em dia já grande, falou em comida, principalmente comida salgada, falou em guerra.

        Na altura que ele era pequenino, encontramos duas soluções, a primeira não me agradou muito mas não tínhamos muita escolha, sentávamos ele no sofá connosco, a ver um dvd de músicas infantis, ele ficava tão fascinado a ver os bonequinhos a cantar que nem via a colher a ir em direção a boca hihihi . Outra foi, compramos uma cadeirinha que é um burrinho, ele ficava tão empolgado a brincar com a cadeira que nem percebia que estava ali sentado para comer...

        Espero que seja só uma fase e que logo ele se acostume...

        Comentar


        • #5
          aqui o reguila nem a ver os bonecos sossega, não liga nada à tv....
          nos dois últimos dias tem comido melhor, pela mão dele é certo e só a sopa, mas pelo menos porta-se melhor e não berra tanto. as noites é que estão péssimas e para trocar a fralda continua um desatino...
          tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


          Vendas em 1ª e 2ª mão;

          Comentar

          slot_bottomleaderboard_post

          Collapse
          Working...
          X