Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Como convencer as crianças, desde cedo, a comer sopa?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Como convencer as crianças, desde cedo, a comer sopa?

    Olá!
    Deixo este artigo, da minha autoria, acho que pode ser útil aqui...

    QUERES SOPA? Nãooooooo!
    Todos nós certamente conhecemos esta realidade e vivenciamos diariamente a recusa do consumo de sopa, seja por adultos ou crianças. E quando sabemos até a importância deste alimento na dieta e queremos respeitar este hábito, intrínseco à cultura portuguesa, e que tão bem encaixa no orçamento doméstico…O que se pode fazer?

    Considero que há várias razões para perder o interesse pela sopa, sobre as quais vale a pena refletir:

    1. A sopa é monótona.
    É muito comum verificar-se, em casa, um erro crasso: a sopa é preparada em grande quantidade procurando rentabilizar o tempo dispendido com a sua confeção. O resultado é desastroso: ao final de alguns dias, todos se cansam, e o restante alimento é inevitavelmente descartado. Além da perda nutricional e risco microbiológico que entretanto pode acumular;

    2. A sopa tem sempre o mesmo sabor.
    Para simplificar, e poupar, a sopa tem vindo a ser um alimento encarado para reciclar tudo que é encontrado no frigorífico e precisa de um fim. Novo erro crasso. A sopa deve ter sempre uma apetência atrativa: uma textura leve e com base em legumes frescos. Compre menos, com mais frequência, e diversifique mais.

    3. Em casa, não há companhia para comer sopa.
    Como as famílias conseguem implementar, com sucesso, o consumo de sopa pelas crianças se os adultos não lhes transmitem esse salutar hábito? Quando a sopa se repete dias a fio e a oferta alimentar paralela é tão interessante (e cómoda), é fácil declinarmos a sopa! Estará a fazer a melhor escolha para a sua saúde?

    4. Não há tempo.
    Não há tempo para ir às compras, para fazer uma sopa rápida, para inovar na confeção, para partilhar o seu consumo…? Vivemos na era do fácil e rápido. Organize-se. Recorra aos legumes enlatados e/ou ultracongelados, de excelente qualidade, práticos e de custo acessível. Cozinhe com menos água: mais rápido e saudável. E aposte na qualidade dos ingredientes.

    5. Crie rotinas.
    O ser humano favorece o hábito. Implemente o hábito da sopa: quente, fria, com carne ou só o osso. Com peixe ou só a cabeça. Com ovo ou só a gema. Com massinhas ou apenas cubos de pão. Com fruta. Com leguminosas. Com ervas aromáticas. À colher ou na caneca…Mas sempre, sempre, com originalidade e um sabor único, cada dia.

    Portanto, na hora de perguntar “Queres sopa?”, não pergunte. Ofereça. E dê o exemplo. E coma a sopa com prazer. Na companhia dos seus. É saudável, sabe bem e recomenda-se!
    Ultima edição por Solange Burri; 06-05-2015, 14:29.




    Solange Burri

    Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

    http://www.solangeburri.blogspot.pt/

slot_bottomleaderboard_post

Collapse
Working...
X