Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Parto na água *SISTEMA DE SAÚDE em Portugal* Petição

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Parto na água *SISTEMA DE SAÚDE em Portugal* Petição

    O Hospital de São Bernardo, em Setúbal, é o único hospital público da Peninsula Ibérica que oferece às grávidas a possibilidade de ter um parto na água.

    Este projecto pioneiro — que até então só era possível em Portugal para quem optasse por um parto em casa ou nalguns hospitais privados carérrimos — tem permitido que, nos últimos quatro anos, dezenas de mulheres pudessem ter experiências bonitas, saudáveis e muito gratificantes [1], muito diferentes das que acontecem na maioria dos hospitais públicos onde as mulheres são sujeitas a muitas intervenções desnecessárias.

    As evidências têm demonstrado diversos benefícios do uso terapêutico da água no trabalho de parto. Não existem evidências que demonstrem contra-indicações para o parto na água e esta é uma opção disponível em inúmeros hospitais, clinicas e casas de parto pela Europa fora.

    Este opção do parto na água em Setúbal corre o risco de fechar, não porque não esteja a correr bem e a ser um sucesso, mas sim por questões políticas e lutas entre classes profissionais. Tudo começou a partir de um pedido de um obstetra do Hospital de Setúbal que se dirigiu à ordem dos médicos solicitando um parecer sobre o assunto. E a referida ordem deu um parecer desfavorável [2]. O parecer peca pela falta de evidências científicas e começa a receber respostas à altura[3] até a Ordem dos Enfermeiros se pronunciar sobre o assunto[4].

    Telenovelas à parte, o que é fundamental aqui é que as mulheres podem vir a ser privadas desta opção no sistema público de saúde apenas e somente por questões de políticas internas totalmente alheias ao bem estar e à qualidade do serviço prestado.

    Um grupo de mulheres, mães, parteiras, doulas e activistas dos direitos humanos no nascimento — nas quais eu me incluo — estão a criar um movimento de defesa desta causa [5], também com o apoio de personalidades internacionais.[6]

    É muito importante partilhar e assinar esta petição!!!


    Esta não é uma petição para mulheres grávidas que querem ter partos na água. É uma petição para TODOS, porque o que está em causa são os direitos humanos e as opções de escolha no sistema público de saúde. Porque queremos serviços de excelência também em Portugal!


    * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

    [1] Reportagem Sic Notícias: http://goo.gl/snNhjw
    [2] Notícia: http://goo.gl/QBzHOM
    [3] Blog Doutor Enfermeiro: http://goo.gl/53dkIk
    [4] Parecer em PDF - http://goo.gl/z2R3CA
    [5] Página FB - http://goo.gl/XGjZIx
    [6] Video YouTube: http://goo.gl/zEipbE
    Encantada com as duas princesas de Maio de 2010 e 2012

slot_bottomleaderboard_post

Collapse
Working...
X