Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Diabetes gestacional - acompanhamento na MAC

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Diabetes gestacional - acompanhamento na MAC

    Descobri que tenho diabetes gestacional (o primeiro valor, em jejum, deu 95 e o valor de referência é 92...) e ainda só vou à primeira consulta na MAC na 5ª feira. Alguém a ser acompanhada lá? Como é que as coisas funcionam, se processam?

    Obrigada


  • #2
    Eu tive diabetes gestacional, diagnosticada na MAC há pouco mais de 2 anos. Achei o acompanhamento muito profissional: logo no próprio dia, fui vista por uma enfermeira que me ensinou a medir a glicémia e me deu umas luzes sobre o que comer e como. Marcaram logo, para 2 ou três semanas depois, consultas de obsterícia e nutrição, que passei a ter a cada 15 dias. Mais tarde, quando a alimentação não estava ser suficiente e foi preciso injectar insulina, passei a ter consulta de endocrinologia também. Ou seja, a cada 15 dias tinha consulta de obtetrícia, nutrição e endocrinlogia. A parte administrativa é que é um caos: montes de tempo à espera, faltam médicos, marcam consultas para semanas depois, os médicos são sempre diferentes, etc. Mas eles são bons no acompanhamento da diabetes, estás em boas mãos. Boa sorte
    KellyPT
    Nov 2010: exames pré-natais (polipose do endométrio); 15Fev2011: histeroscopia cirúrgica; 26Jul2011: miomectomia + histeroscopia cirúrgica; Agosto a 30Dez2011: pausa nos treinos (pílula); 9Mar2012: POSITIVO

    O meu príncipe, Miguel, chegou a 29 de Outubro de 2012




    Orgulhosa madrinha das minhas queridas S. e TelmaGD
    Madrilhada da muito especial Angie

    Comentar


    • #3
      Eu tive diabetes gestacional, diagnosticada na MAC há pouco mais de 2 anos. Achei o acompanhamento muito profissional: logo no próprio dia, fui vista por uma enfermeira que me ensinou a medir a glicémia e me deu umas luzes sobre o que comer e como. Marcaram logo, para 2 ou três semanas depois, consultas de obsterícia e nutrição, que passei a ter a cada 15 dias. Mais tarde, quando a alimentação não estava ser suficiente e foi preciso injectar insulina, passei a ter consulta de endocrinologia também. Ou seja, a cada 15 dias tinha consulta de obtetrícia, nutrição e endocrinlogia. A parte administrativa é que é um caos: montes de tempo à espera, faltam médicos, marcam consultas para semanas depois, os médicos são sempre diferentes, etc. Mas eles são bons no acompanhamento da diabetes, estás em boas mãos. Boa sorte
      KellyPT
      Nov 2010: exames pré-natais (polipose do endométrio); 15Fev2011: histeroscopia cirúrgica; 26Jul2011: miomectomia + histeroscopia cirúrgica; Agosto a 30Dez2011: pausa nos treinos (pílula); 9Mar2012: POSITIVO

      O meu príncipe, Miguel, chegou a 29 de Outubro de 2012




      Orgulhosa madrinha das minhas queridas S. e TelmaGD
      Madrilhada da muito especial Angie

      Comentar


      • #4
        KellyPT, fui lá ontem e foi exactamente isso que aconteceu: fui vista por uma enfermeira que me ensinou a medir a glicémia e me deu o plano alimentar. Agora vou medir durante uma semana e vou mostrar tudo à minha médica. Só a partir daí é que vou saber se preciso de nutricionista ou quiçá, endo... Estou um bocado paranóica com as horas e com o plano alimentar, mas depois habituo-me, certo? Olha, recordas-te de ter de comer durante a noite? Fazer um lanche mesmo? Obrigada

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por Martsy Ver Mensagem
          KellyPT, fui lá ontem e foi exactamente isso que aconteceu: fui vista por uma enfermeira que me ensinou a medir a glicémia e me deu o plano alimentar. Agora vou medir durante uma semana e vou mostrar tudo à minha médica. Só a partir daí é que vou saber se preciso de nutricionista ou quiçá, endo... Estou um bocado paranóica com as horas e com o plano alimentar, mas depois habituo-me, certo? Olha, recordas-te de ter de comer durante a noite? Fazer um lanche mesmo? Obrigada

          Espero que te habitues. Eu, para dizer a verdade, nunca me habituei e daí que tenha sido necessária a insulina. Mas não entres em pânico: custa mais picar o dedo e tirar sangue para medir a glicémia do que injectar insulina (é completamente indolor). Quanto a comer durante a noite, lembro-me que me falaram disso na MAC, mas não o fiz porque a minha OB (privada) era contra: dizia que o sono é importantíssimo e o plano alimentar tem de ser concebido para que a grávida durma a noite toda. Mas sei que, neste ponto, não há consenso e lembro-me de me terem falado de fazer uma refeição a meio da noite, para evitar um jejum prolongado. Boa sorte, é o que te desejo
          KellyPT
          Nov 2010: exames pré-natais (polipose do endométrio); 15Fev2011: histeroscopia cirúrgica; 26Jul2011: miomectomia + histeroscopia cirúrgica; Agosto a 30Dez2011: pausa nos treinos (pílula); 9Mar2012: POSITIVO

          O meu príncipe, Miguel, chegou a 29 de Outubro de 2012




          Orgulhosa madrinha das minhas queridas S. e TelmaGD
          Madrilhada da muito especial Angie

          Comentar


          • #6
            Obrigada Kelly!!! É que para além das restrições alimentares todas, uma pessoa ter de acordar durante a noite (que já de si, nem sempre é fácil....) para se obrigar a comer sem fome.... ENFIM! Não estou muito animada, honestamente, mas estou a fazer todos os esforços.....

            Comentar


            • #7
              Hoje voltei a acordar com 1/2 valores acima do ideal.... Os valores em jejum são os únicos assim, os outros estão óptimos! Comi um iogurte a meio da noite, devo comer mais? Menos? *feeling confused*

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por Martsy Ver Mensagem
                Hoje voltei a acordar com 1/2 valores acima do ideal.... Os valores em jejum são os únicos assim, os outros estão óptimos! Comi um iogurte a meio da noite, devo comer mais? Menos? *feeling confused*
                Lamento informar-te, mas os valores em jejum são os piores, porque dependem só do metabolismo e não de eventuais erros alimentares. Foi por causa deles que tive de fazer insulina. Quanto ao iogurte, são hirdatos de carbono de absorção rápida. Deves sempre acompanhá-los com hidratos de carbono de absorção lenta (como tostas, por exemplo). Provavelmente até seria melhor comer uma tosta com proteína (ex. fiambre de peru, queijo magro). São digeridos e absorvidos muito mais lentamente e deixam o metabolismo a funcionar durante a noite. Eu tinha indicação para, à noite, comer uma tosta com montes de fiambre magro. Isto deixava o organismo a funcionar a noite toda e assim evitava ter de me levantar a meio da noite.

                Quanto às tostas, como sabes quanto maior percentagem de fibra, melhor. Estou agora a fazer uma dieta (por um motivo diferente) e prescreveram-me tostas de farelo de trigo com um mínimo de 12% de fibra. Digo-te já que não se encontra em qualquer parte, mas no Jumbo e Continente é capaz de haver. No Celeiro e no El Corte Inglés também há. As marcas são: Santiveri, Diet, Finn Crisp ou Burger.

                Espero ter ajudado. Tu estás de quanto tempo?

                Beijinhos
                Ultima edição por KellyPT; 09-02-2015, 16:51.
                KellyPT
                Nov 2010: exames pré-natais (polipose do endométrio); 15Fev2011: histeroscopia cirúrgica; 26Jul2011: miomectomia + histeroscopia cirúrgica; Agosto a 30Dez2011: pausa nos treinos (pílula); 9Mar2012: POSITIVO

                O meu príncipe, Miguel, chegou a 29 de Outubro de 2012




                Orgulhosa madrinha das minhas queridas S. e TelmaGD
                Madrilhada da muito especial Angie

                Comentar


                • #9
                  Obrigada pelas dicas Kelly! Ainda ando a descobrir o que resulta em mim, mas de facto ontem à noite comi umas tostas integrais (do PD) com fiambre magro e bebi apenas chá e os valores estavam no limite, mas não acima. Depois do peq almoço é que subiram "parvamente": 150! Estou de 28 semanas e dois dias e vou ter uma menina

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por Martsy Ver Mensagem
                    Obrigada pelas dicas Kelly! Ainda ando a descobrir o que resulta em mim, mas de facto ontem à noite comi umas tostas integrais (do PD) com fiambre magro e bebi apenas chá e os valores estavam no limite, mas não acima. Depois do peq almoço é que subiram "parvamente": 150! Estou de 28 semanas e dois dias e vou ter uma menina

                    Parabéns!!! Também foi por essa altura que me diagnosticaram a diabetes gestacional. É uma grande chatice e tem de ser levada muito a sério, mas também não é o fim do mundo. E a recompensa é gigante
                    KellyPT
                    Nov 2010: exames pré-natais (polipose do endométrio); 15Fev2011: histeroscopia cirúrgica; 26Jul2011: miomectomia + histeroscopia cirúrgica; Agosto a 30Dez2011: pausa nos treinos (pílula); 9Mar2012: POSITIVO

                    O meu príncipe, Miguel, chegou a 29 de Outubro de 2012




                    Orgulhosa madrinha das minhas queridas S. e TelmaGD
                    Madrilhada da muito especial Angie

                    Comentar


                    • #11
                      Sim, é verdade! É um sacrifício pela melhor das causas!! Mas desta gravidez tive de tudo já! Hemorragia, enjoos, ciática, diabetes! UFA! A minha primeira gravidez foi santa!!!!!!!!

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por Martsy Ver Mensagem
                        Sim, é verdade! É um sacrifício pela melhor das causas!! Mas desta gravidez tive de tudo já! Hemorragia, enjoos, ciática, diabetes! UFA! A minha primeira gravidez foi santa!!!!!!!!

                        Lamento muito. Eu tive umas pequenas hemorragias no primeiro trimestre (MEDO!) e depois foi só mesmo a diabetes. E chegou. Essas dificuldades todas só significam que a recompensa saberá ainda melhor Que corra tudo bem
                        KellyPT
                        Nov 2010: exames pré-natais (polipose do endométrio); 15Fev2011: histeroscopia cirúrgica; 26Jul2011: miomectomia + histeroscopia cirúrgica; Agosto a 30Dez2011: pausa nos treinos (pílula); 9Mar2012: POSITIVO

                        O meu príncipe, Miguel, chegou a 29 de Outubro de 2012




                        Orgulhosa madrinha das minhas queridas S. e TelmaGD
                        Madrilhada da muito especial Angie

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X