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Asperger/autismo/socialização/comunicação HELP

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  • Asperger/autismo/socialização/comunicação HELP

    olá a todas/os, nem sei por onde começar...mas sei que vai sair daqui um relatório extenso...
    tenham paciencia... preciso colocar aqui tudo que me lembrar, para me poderem dar opiniões consistentes,
    e não, não quero uma consulta médica, isso fica para os médicos, apenas quero opiniões porque sei que aqui tem pessoas com bons conhecimentos nesta área (já vos lí).
    bem... a minha filha tem 2 anos e entrou prá escolinha em Setembro passado, até essa altura a única coisa que notei diferente nela foi o facto de a apanhar, algumas vezes, com um olhar alheado, como que se estivesse ausente, e nesses escassos minutos se eu a chamasse ou até passasse a mão frente aos olhos dela, ela não tinha qualquer reação...
    Falei com a médica de família e ela mandou fazer um electroencefalograma que foi feito a dormir e não acusou nada de anormal (a suspeita era epilepsia de ausencia).
    Felizmente à uns 4 meses que não "apanho" nenhum episódio desses.
    Acontece que a educadora da minha filha (a quem estou muito grata por ser tão atenciosa) notou que ela tem comportamentos diferentes dos outros meninos da idade dela: isola-se um pouco, mantem pouco contacto visual com as pessoas, por vezes parece surda quando a chamam ou falam com ela, não fica muito tempo a fazer uma actividade, tem muita tendencia para bater nos coleguinhas e faz muitas vezes um som repetitivo que é tipo “hummmmmmm hummmmmmm hummmmmm hummmmmm”...
    A parte que me tirou o sono foi a parte dela ser agressiva com os coleguinhas (vim a saber entretanto que isso incluia ferrar e dar cabeçadas porque a educadora não tinha ido tão fundo quando falou comigo).
    Aos outros comportamentos não dei tanto valor porque achei que eram por ela estar na fase de adaptação à escolinha e a pessoas novas (até então tinha estado sempre com os avós).
    Só quando a educadora me perguntou se podia acompanhar-me numa próxima consulta é que eu levei um choque... um dia marquei com ela e estivemos a falar imenso tempo e a suspeita (que ela não me queria dizer) recai sobre a sindrome de Asperger.
    Desde essa altura eu tenho absorvido tudo sobre Asperger, Autismo, deficit de atenção, problemas de comunicação, já fiz mil e uma comparações de comportamentos, testes, analisei atitudes e excentricidades, até de familiares...
    Já achei que tinha certezas... mas quanto mais tempo passa mais incertezas tenho que seja Asperger...
    Por este apanhado de comportamentos o que é que vocês acham?
    - Raramente nos olha quando falamos com ela ou vem quando a chamamos, a menos que tenhamos algo que lhe interesse.
    Presta pouca atenção às pessoas e olha pouco nos olhos, mas reage com entusiasmo se vê alguém que costuma brincar muito com ela, a esses puxa-os para brincar, diz “ana” (anda) ou “mão”, dá-lhes beijos e quando eles se vão embora chora e agarra-os para eles não irem.
    Se estiver a fazer algo que goste e a chamamos reage como se fosse surda. Parece que os sentidos funcionam à vez.
    Se pedirmos que atire beijos ou diga xau raramente o fáz (mas se estiver alguém em casa que a incomode (interronpa as nossas brincadeiras) ela puxa essa pessoa até à porta, empurra-a para fora e diz “xau”, faz xau e atira beijinhos).
    Às vezes acena sim e não com a cabeça se perguntamos se quer algo, mas nem sempre, pede “mais” quando quer comer mais ou outras coisas.
    Raramente diz o nome da “coisa”, mesmo já o tendo dito alguma vez, ou seja sabe dizer muitas palavras mas só as diz em último recurso ou nem assim.
    Já disse: mãe, pai, aua (água), açá (maça), tí (aqui ou alí), couo (colo), ana (anda), á-me (dá-me), mais, mão, xau, cão, passa (uvas passas), xixa (carne), peixe, cacol (caracol), tia, pão, alde (balde)...
    Gosta muito de brincar nos parques que existem nos shopings especialmente se tiverem outras crianças a brincar, já aconteceu de um menino começar a chorar porque o pai o obrigou a sair e ela ir atrás dele a chorar e puxar-lhe pela mão para ele voltar.
    Entende quando lhe digo que não posso ir brincar com ela porque estou a comer/lavar a louça e que tem que esperar.
    Não se importa que lhe toquem ou peguem ao colo e se for para irem brincar ela própria pede colo ou puxa a pessoa.
    Quando lhe digo que vamos a casa da vó ela fica muito contente e quer logo ir pró carro (lá tem as tias que ela gosta e as galinhas e os pássaros do avó a quem ela gosta de dar comida)
    Tem dias que dá beijos a todos outros que nem vale a pena pedir.
    Quando quer alguma coisa aponta ou pede colo para lhe conseguir chegar.
    Toma iniciativa para brincar, vai buscar o carro para depois a empurrar-mos, vem pedir comida para colocar nas panelinhas dela, esconde-se no armário e diz “um tá” (onde está) para a irmos procurar...
    Gosta de jogar ao esconde- esconde e rí-se imenso quando saimos de onde ela não contava e a assustamos.
    Quando digo “vou-te apanhar...vou-te apanhar” ela rí e começa a fugir.
    Fáz pequenas coreografias de músicas.
    Se estiver a fazer asneiras e eu ralhar ela obedece.
    Gosta de me imitar a pintar as unhas, desenho a mão dela numa folha, limito o sítio das unhas e ela pinta essa zona com verniz.
    Quando é contrariada tem tendencia para bater e ser agressiva, quando vê que não “ganha” deita-se no chão a chorar.
    Presta mais atenção quando exemplificamos como se faz algo do que quando apenas falamos com ela.
    Não fica muito tempo a brincar com a mesma coisa, a única excepção é a ver um filme que goste, aí fica a ver e rí imenso nas alturas mais engraçadas.
    Tem um interesse muito grande por desenhos animados e identifica várias personagens nas fotos.
    Não gosta de ver o pápa léguas porque tem pena do coiote, viu no BBC um animal a ferrar noutro e começou a chorar.
    Se lhe mostrar um livro e lhe perguntar onde está determinado objecto ela aponta e diz “ti” (aqui).
    Muitas vezes está a brincar e de repente alaga tudo e atira as coisas para o chão.
    Quando aponto para alguma coisa ou digo “está em tal parte” ela vai buscar.
    Adora uma mantinha peluda que tem e se deixassemos levava-a para todo lado, mas aceita deixá-la em casa quando lhe dizemos que não a pode levar.
    Aprende depressa rotinas mas se eu as mudar ela aceita bem.
    Por vezes lambe e cheira objectos.
    Vê-me a por perfume, pede que ponha também nela e vai mostrar ao pai se lhe disser pra ir.
    Muitas vezes vai buscar um banco para chegar a determinada coisa.
    Come sozinha e fáz xixi no pote se a colocarmos lá, se andar sem fralda e fizer xixi ou coco diz xixi ou coco depois de já ter feito.
    Sabe que alimentos tem no frigorífico e nos armários e quando quer comer dirige-se ao sítio e pede colo para chegar a eles ou diz “á-me”.
    Não acho que tenha comportamentos repetitivos a não ser o som que faz (Hummm hummm)
    Gosta de se ver ao espelho enquanto fáz movimentos, por exemplo a saltar em cima da cama.
    É muito activa, só pára quieta a ver televisão, gosta de subir cadeiras, escadas, explorar sítios desconhecidos, no shoping ou em lugares desconhecidos anda sempre a correr e quer ver tudo.
    Não é medrosa, mas se lhe disser que num determinado local tem um bicho mau já não entra.
    Se um estranho disser que lhe dá algo de que ela goste ela aceita ir com essa pessoa.
    Nas viagens de carro expliquei-lhe que quando o semaforo está vermelho temos que parar e o verde é pra avançar e ela passou a reparar imenso nos semaforos, quando vê um aponta e diz “tí, tí ” (alí).
    Quando quero vir embora de algum sítio e ela não quer vir digo-lhe “xau vais ficar aí sozinha” e então ela vem.

    O que acham?

  • #2
    Ola acho q e uma fase ,mas se vc tem alguma duvida leva ela a uma cnsulta de desenvolvimento pra tirar suas duvidas e acalmar seu coraçao se precisar estou aq ednaguerreira@hotmail.es .

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    • #3
      Eu gosto muito deste tema mas não sou pediatra nem coisa que o valha, vou dar-te a minha opinião apenas e respondo no teu texto , ok?

      Inserido Inicialmente por helena31 Ver Mensagem
      olá a todas/os, nem sei por onde começar...mas sei que vai sair daqui um relatório extenso...
      tenham paciencia... preciso colocar aqui tudo que me lembrar, para me poderem dar opiniões consistentes,
      e não, não quero uma consulta médica, isso fica para os médicos, apenas quero opiniões porque sei que aqui tem pessoas com bons conhecimentos nesta área (já vos lí).
      bem... a minha filha tem 2 anos e entrou prá escolinha em Setembro passado, até essa altura a única coisa que notei diferente nela foi o facto de a apanhar, algumas vezes, com um olhar alheado, como que se estivesse ausente, e nesses escassos minutos se eu a chamasse ou até passasse a mão frente aos olhos dela, ela não tinha qualquer reação...
      Isto pode ser ou não normal, por vezes eles ficam alheados se estiveram a fazer algo com muito interesse e depois não conseguem concentrar-se em vários assuntos ao mesmo tempo.

      Falei com a médica de família e ela mandou fazer um electroencefalograma que foi feito a dormir e não acusou nada de anormal (a suspeita era epilepsia de ausencia).
      Felizmente à uns 4 meses que não "apanho" nenhum episódio desses.
      Acontece que a educadora da minha filha (a quem estou muito grata por ser tão atenciosa) notou que ela tem comportamentos diferentes dos outros meninos da idade dela: isola-se um pouco, mantem pouco contacto visual com as pessoas, por vezes parece surda quando a chamam ou falam com ela, não fica muito tempo a fazer uma actividade, tem muita tendencia para bater nos coleguinhas e faz muitas vezes um som repetitivo que é tipo “hummmmmmm hummmmmmm hummmmmm hummmmmm”...
      Todos estes comportamentos podem funcionar juntos e querer dizer algo ou terem causas autonomas. o isolar-se pode ser do feitio, tal como o bater. Ela esteve com quem até ao momento que entrou no infantário? isso pode ter influenciado a sua forma de ser e sobretudo ela ainda estar a adaptar-se a novas rotinas, aos outros meninos, ás regras.
      O parecer surda pode ser falta de audição . Ela já fez exames? Ela ouve bem, tens a certeza? (A minha filha perdeu audição e parecia tb alienada).
      O não ficar muito tempo a fazer uma actividade? O que é muito tempo? Ela é muito pequena. O meu com essa idade se aguenta-se 10 minutos numa actividade era muito.


      A parte que me tirou o sono foi a parte dela ser agressiva com os coleguinhas (vim a saber entretanto que isso incluia ferrar e dar cabeçadas porque a educadora não tinha ido tão fundo quando falou comigo).
      Aqui o que acho mais estranho é dar cabeçadas. o ferrar é normal, muitos passam por uma fase de ferrar os outros, mas as cabeçadas é um pouco atípico.

      Por este apanhado de comportamentos o que é que vocês acham?
      - Raramente nos olha quando falamos com ela ou vem quando a chamamos, a menos que tenhamos algo que lhe interesse.
      Isto não é muito normal, mas há crianças pouco sociáveis que são perfeitamente normais.

      Presta pouca atenção às pessoas e olha pouco nos olhos, mas reage com entusiasmo se vê alguém que costuma brincar muito com ela, a esses puxa-os para brincar, diz “ana” (anda) ou “mão”, dá-lhes beijos e quando eles se vão embora chora e agarra-os para eles não irem.
      - Isto pode ser um sintoma, tal como o anterior, o não olhar nos olhos é sempre um sinal de alarme. mas nínguem melhor do que os pais para perceber se há algo de errado, desde que dispostos a isso. o Olhar dela é profundo, é significante? Ela "fala" com os olhos? Ou é mais ou menos vazio? o que é que sentes?

      Se estiver a fazer algo que goste e a chamamos reage como se fosse surda. Parece que os sentidos funcionam à vez.
      - Ela gosta de publicidade na televisão? Ela gosta de ver a máquina da roupa a lavar? Gosta de esquemas coloridos e repetitivos? Que actividades é que lhe interessam tão profundamente?

      Se pedirmos que atire beijos ou diga xau raramente o fáz (mas se estiver alguém em casa que a incomode (interronpa as nossas brincadeiras) ela puxa essa pessoa até à porta, empurra-a para fora e diz “xau”, faz xau e atira beijinhos).
      Às vezes acena sim e não com a cabeça se perguntamos se quer algo, mas nem sempre, pede “mais” quando quer comer mais ou outras coisas.
      Raramente diz o nome da “coisa”, mesmo já o tendo dito alguma vez, ou seja sabe dizer muitas palavras mas só as diz em último recurso ou nem assim.
      Já disse: mãe, pai, aua (água), açá (maça), tí (aqui ou alí), couo (colo), ana (anda), á-me (dá-me), mais, mão, xau, cão, passa (uvas passas), xixa (carne), peixe, cacol (caracol), tia, pão, alde (balde)...
      Gosta muito de brincar nos parques que existem nos shopings especialmente se tiverem outras crianças a brincar, já aconteceu de um menino começar a chorar porque o pai o obrigou a sair e ela ir atrás dele a chorar e puxar-lhe pela mão para ele voltar.
      Entende quando lhe digo que não posso ir brincar com ela porque estou a comer/lavar a louça e que tem que esperar.
      Não se importa que lhe toquem ou peguem ao colo e se for para irem brincar ela própria pede colo ou puxa a pessoa.
      Quando lhe digo que vamos a casa da vó ela fica muito contente e quer logo ir pró carro (lá tem as tias que ela gosta e as galinhas e os pássaros do avó a quem ela gosta de dar comida)
      Tem dias que dá beijos a todos outros que nem vale a pena pedir.

      Quando quer alguma coisa aponta ou pede colo para lhe conseguir chegar.
      - Ela faz isto de forma recorrente ou só às vezes? Ela puxa-vos para a porta para a abrires ou abre-a ela? Ela toma iniciativa ou gosta de vos ver a fazer-lhe as coisas? Este ponto é importante pois alguns meninos aspergers apontam para as coisas quando podem ir buscá-las e isto geralmente numa crianlça normal não acontece. A criança vai sozinha buscar o que quer.

      Se estiver a fazer asneiras e eu ralhar ela obedece.
      - Ela faz pequenas tarefas? ir buscar o pote, um livro, um brinquedo, um objecto para ajudar a mãe o pai. Se faz de uma forma correcta então comunica convosco, não é apática.

      Presta mais atenção quando exemplificamos como se faz algo do que quando apenas falamos com ela.
      - O que é que ela faz com determinado objecto? por exemplo uma caneta? escreve com ela ou vê como funciona? Tipo clicar mil e uma vezes no botão... Digamos que o pintar com ela é o comportamento mais normal, o tentar entender o objecto é o mais atípico.

      Não acho que tenha comportamentos repetitivos a não ser o som que faz (Hummm hummm)

      Gosta de se ver ao espelho enquanto fáz movimentos, por exemplo a saltar em cima da cama.

      - E faz isto durante quanto tempo? se for muito tempo pode ser considerado um comportamento repetitivo.


      O que acham?
      Depois disto acho que ela é mais normal que atípica mas quem lida com ela e crianças tem normalmente uma razão mais acertada, porque tem muita experiencia e está todo o dia com eles.
      Não te sei dizer se deves ir ou não ao médico, se deves ou não esperar. Dizem que esperar demasiado tb não é bom, outros dirão que começar com actividades junto com crianças diferentes tb não é bom.
      Uma coisa tenho a certeza ainda vai demorar algum tempo a teres um diagnóstico fiável mais que não seja porque ela ainda é muito pequena.
      Não te entristeces se o "pior" vier a tornar-se realidade. A minha filha teve um colega autista no infantário, aos 5 anos ainda não falava, é 2 anos mais velho do que ela. No entanto anda agora no mesmo ano lectivo que ela, na mesma escola e tem melhores notas. E sim fala e ainda meteu conversa com ela, reconheceu-a depois de tantos anos. Ele gostava muito dela no infantário.
      Tem esperança, acalma o teu coração.
      Ultima edição por Dulsa; 11-01-2012, 22:25.

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      • #4
        Helena,
        não sou especialista nessa area, mas pelo que escreves a tua menina parece-me perfeitamente normal.
        Tem as suas birras e teimosias como qualquer criança...ou pode ser uma criança realmente um pouco mais dificil, mas daí a ter problemas vai uma grande diferença.Mas claro estou a basear-me no que dizes.
        Tenho uma menina com 4 aninhos, muito teimosa por sinal , que por vezes não me responde quando a chamo, mas se eu disser "toma" , podes crer que é a primeira a olhar .Tenho um sobrinho daqueles especialistas em birras de se esfregar no chão dos hipermercados, na escola morde a todos, mas tudo isto são fases...o meu prório filho ( que faz amanhã 11 aninhos!!) quando era pequenino tinha o vicio de beliscar...
        Pede uma opnião ao pediatra, e vê o que ele te diz...

        Beijinhos
        Pat
        http://lilypie.com/pic/080730/KodX.jpg[/img][/url]




        Beijinhos

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        • #5
          Olá, desde já obrigada pela vossas opiniões.
          e Dulsa passo a responder-te:
          O olhar alheado realmente não era normal, porque sempre que notei ela não estava a fazer nada de especial, estava no mundo da lua, com o olhar para o infinito...desligada.
          O que tu dizes: “por vezes eles ficam alheados se estiveram a fazer algo com muito interesse e depois não conseguem concentrar-se em vários assuntos ao mesmo tempo” isto é exactamente a minha “queixa” principal, se ela estiver nessa situação não me ouve chamar, nem olha pra ninguém, fica absorvida no que está a fazer e isso mete-me cá uma confusão...
          Em relação à audição, ela fez um exame (na M. Julio Dinis) quando nasceu e estava tudo bem, a minha medica não mandou fazer mais exame nenhum porque eu disse-lhe que a testei em casa e que ela detectou cada ruidozinho.
          A questão dela dar cabeçadas dá-me a impressão que é um gesto alternativo ao ferrar e bater, já que sobre esses está farta de ser chamada a atenção :-(
          Sobre ela olhar pouco nos olhos, eu acho que isso acontece porque ela está sempre ocupada a fazer qualquer coisa, as vezes quero falar com ela e tenho que dizer olha pra mãe, olha para a mãe, e ela em vez de parar e olhar dá um sorriso e quer é trepar para o meu colo ou abraçar-me... parece uma pulga saltitona...
          Não acho que o olhar dela seja vazio, ela está é a marimbar-se prás pessoas, quando ela quer sabe bem deitar um olhar desafiador ou vir fazer cara de queixinha.
          Ela não liga muito à televisão nem à publicidade, faz alguns puzzles mas só põe as peças mais fáceis, as mais dificeis não tem paciencia, faz uns riscos num caderno com as canetas dela (aqui vejo que tem sempre preferencia pela caneta cor-de-rosa), empilha legos e anda nos carrinhos e triciclo pela casa, não noto que se interesse por partes de brinquedos.
          A obsessão dela são os filmes em DVD, no início colocava-mos DVDs de musicas infantis, mas quando ela começou a ver filmes mesmo, em casa da avó, foi o descalabro, a gente metia de musica e ela não não não, começou a ver “a idade do gelo 1,2,3, o Rei leão 1,2,3, o kenai e koda, o Madagascar, o Boog e Eliot 1 2 3, o stuart Little, o Chicken Little, uma vida de insecto, em busca do vale encantado e agora o wall-e que já viu umas 8 vezes, cada vez que vê um diferente, a seguir escolhe (pelas capas) sempre o mesmo e só escolhe outro quando já está enjoada desse. No meio desta lista extensa tem alguns mais “para bebé” e outros que lhe metemos, mas que não lhe despertaram interesse, nesses casos ao fim de 10m a ver começa a berrar que não quer esse, já com outro na mão para substituirmos...

          (Mau dirão muitas de vocês, já experimentei não a deixar ver, até porque não sou o tipo de mãe que deixa fazer tudo o que quer, mas é desesperante - ou mantenho-a entretida e não faço outra coisa, ou passa o tempo agarrada às minhas pernas e a empurrar-me para a televisão aos berros.)

          Não me parece que tenha comportamentos repetitivos, a menos que ver o mesmo filmes várias vezes seguidas (se for uma novidade) seja considerado um comportamento repetitivo.
          Como ela não fala, apenas diz de vez em quando uma palavrita não tenho noção do quanto ela entende dos filmes que vê, mas acho que deve ser mais do que o que imagino, porque ela ri-se imenso com as cenas mais engraças e por vezes acena e fala prá televisão.
          Em relação a ser autonoma ou querer que sejamos nós a fazer-lhe as coisas; ela é muito autónoma, só recorre a nós mesmo quando o que quer está fora do alcance dela.
          Faz pequenas tarefas se lhe pedir e ela não estiver ocupada, porque se não faz de conta! Por exemplo vai buscar coisas às gavetas se lhe pedir. Vai abrir a porta aos nossos gatos, vai arrumar os sapatos dela, vai ligar o radio etc.
          O que me entristece nisto tudo é que não consigo que me preste atenção nem presta atenção aos outros, quando vou buscá-la à escola, ela recebe-me com um sorriso, pego-a ao colo e ela abraça-me e dá às pernas toda contente, depois coloco-a no carro e ela vai a olhar pra janela, se falo com ela parece que falo para um boneco... ela gosta que pare no talho porque o dono lhe dá tremoços, se lhe pergunto vamos buscar xixa, umas vezes ouve-me logo e diz “chim chim” toda sorridente, outras tenho que perguntar meia duzia de vezes para ela me responder ou só quando vê que estou a parar frente ao talho é que “acorda” e fica toda animada...
          Parece que o facto de estar a prestar atenção a alguma coisa (visão) impede o outro sentido (audição)...

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          • #6
            Em relação ao resto das coisas não me sei pronunciar, mas a história dos filmes, a minha é igual, vejo-me aflita às vezes para a convencer a ver um filme novo, mas depois de o ver, se gosta, anda uns tempos que só quer ver aquele, até saber as falas de cor :-)

            Elsa

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            • #7
              Bem, não percebo nada de asperger mas a descrição da tua filha parece a minha. A minha tem 2 anos e meio e não anda na escola. É bastante sociável e fala com toda a gente e mete-se com os miúdos mais velhos mas não sei como se vai comportar no infantário porque gosta de mandar e tenho a certeza que vai arranjar sarilhos quando se vir confrontada com regras a que não está habituada (ela tem regras em casa, quero é dizer que no infantário é diferente).
              Já tentou dar-me cabeçadas precisamente por estar proibida de morder ou bater, também fica muito sensibilizada com certas situações (se ve algum desenho animado a chorar, por exemplo) e não pode ver nada mais forte do que a casa do mickey mouse porque fica mesmo sentida.
              Tem certas situações em que também não ouve. Ainda hoje de manhã tive de leh perguntar umas 10 vezes se queria papa ou leite.
              Acho que a minha é um pouco mais comunicativa que a tua mas pode ser só da personalidade dela. Nunca na vida me passaria pela cabeça um síndroma de asperger só pelo que contas. Claro que a educadora tem outra perspectiva mas, lá está, acho que a minha também vai ter um comportamento diferente no infantário.
              Acho que o melhor mesmo é falares com o pediatra, mas eu até falaria com ele primeiro e só se ele achasse importante é que levava a educadora.
              De qualquer das formas, deves falar com ele. Sei de um caso que até pode mesmo ser asperger ou algo mais mas os pais recusam-se a aceitar o alerta da educadora. O menino tem 5 anos e tem comportamentos que a minha com metade da idade não tem, a educadora alerta mas eles acham-na doida.
              2 filhotes lindos

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              • #8
                Olá Helena:

                Não percebo muito do tema, mas tenho um menino de 2 anos (feitos a semana passada) que também entrou para o infantário em Setembro (com 20 meses), até então tinha estado com os avós.

                Como é de Janeiro está numa sala de meninos de 1 ano (é o mais velho, mas há meninos de Fevereiro, Março,...) e acho que por um lado foi bom estar com os mais pequenos porque acaba por ter mais "mimos" que não têm os meninos na sala dos 2 anos. Por exemplo, por estar com os avós, e ser "má boca" estava um pouco atrasado na alimentação sólida. Ou seja comia muito pouco do prato, e sozinho nem pensar... numa sala de 2 anos se calhar não comia comida tão passada, nem lhe davam tanto à boca. A auxiliar diz que enquanto lhe dá o almoço a educadora dá o almoço a 3 meninos (todos mais novos que ele). No falar ele até está bastante avançado, até mesmo para a idade, mas porque tem um avô "jovem" de espirito e que puxava imenso por ele (ás vezes até demais). Mas há meninos na sala dele práticamente da mesma idade que também dizem muito pouco.

                Suponho que a tua filhota seja ligeiramente mais velha e esteja numa sala de 2 anos, e nesse caso a educadora nota mais diferenças dela para os outros meninos, mas é preciso ter em consideração que ela só lá está há 4 meses, enquanto os outros estão há quase 2 anos. E claro a personalidade de cada um também é importante, não há 2 crianças iguais.

                Tudo o que contas parece-me ser mais feitio dela, misturado com o facto de ter estado com os avós até à pouco tempo. De qualquer modo se fosse comigo eu falaria com o pediatra à mesma, só para ficar mais descansada.

                Espero que corra tudo bem.
                Beijinhos e vai dando noticias.
                Ultima edição por Anita27; 12-01-2012, 18:51.

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                • #9
                  Helena31, o meu tem pouco mais de 2 anos e algumas das coisas que descreves acontecem. Não sinto nele nada de invulgar.

                  E o teu coração de mãe, além de todas essas dúvidas e inseguranças perfeitamente compreensiveis, o que te diz? Que há algo de "diferente" na tua filhota? Ou que será apenas "o jeito de ser"?

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                  • #10
                    isa.2009
                    eu quero acreditar que é a maneira de ser dela, mas ando com o coração apertado...
                    custa-me tanto ver os meninos da sala dela a meterem-se comigo e ver como é a relação deles com os pais e ver que a minha está tão no mundo dela...
                    eu falo tanto com ela, coisas simples do dia-a-dia, faço-lhe perguntinhas mas ela parece sempre tão desinteressada...
                    os meus pais vêm ca a casa vê-la, chamam por ela e ela nem pra eles olha. Outras pessoas trazem-lhe presentes e ela também não liga nenhum... se insistem e a agarram pra ela ficar ao pé deles chateia-se e atira tudo ao chão...
                    não sei o que pense...

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                    • #11
                      Olá Helena.

                      A minha filha tem 4 anos e tem na sala dela um menivo com Asperger. Não sou intíma dos pais por isso só te posso dizer o que falei 2 ou 3 vezes com a mãe.

                      Começaram a detectar comportamentos mais atípicos por volta dos 3 anos. Isolava-se dos colegas nalgumas actividades mas reagia bem a crianças mais velhas, tinha um gesto e som que repetia sempre que estava nervoso ou contente ou simplesmente no mundo dele, tinha um tema sobre o qual sabia tudo, ou muito mais do que era espectável para a idade. Quando fez os testes detectaram-lhe mais algumas coisas que ninguém tinha reparado e sozinhas não são anormais.

                      Segundo a mãe quanto mais cedo for detectado melhor, mais cedo se começa a ter o comportamento adequado. Eles começaram no pediatra e acabaram em 2 especialistas para confirmar. A confirmação do diagnóstico foi já depois dele ter feito 4 anos. Penso que é um Asperger num nível baixo.

                      Quanto à tua filha não consigo dizer nada tenho um por volta da mesma idade que nalguns pontos é parecido, noutros não, mas na minha opinião, se a educadora te chamou a atenção para o comportamento dela deves falar com o pediatra e seguir para uma consulta especializada, se ela já tiver idade suficiente. Pode não ser nada, mas se for alguma coisa saberás lidar com isso e tornar a tua filha numa criança mais feliz. Não saber é o pior que nos pode acontecer.

                      Boa sorte

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                      • #12
                        Há algo que me chamou à atenção no meio do teu texto: não conheço um asperger que ACEITE BEM alteração de rotinas...

                        De resto, há coisas que escreves que me faz lembrar o meu M., que tem 16 meses.

                        Eu não sei se não cortaria ou limitava bastante a tv...se ela tem um objecto com tantos estímulos disponível, por que haverá de interagir com as pessoas (que podem parecer pouco estimulantes comparadas com a tv!!) que a rodeiam, mesmo quando a tv está desligada? Até porque, em termos de comunicação, ver tv é um acto de recepção, ou seja, ela não treina a oralidade...

                        Se ela sentir que a comunicação dela está limitada, é natural que ela dê dentadas, porque não consegue fazer-se entender.

                        E já consideraste a hipótese de ter algum tipo de surdez (a determinadas frequências?), por exemplo?

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                        • #13
                          Olá Helena,
                          Como as meninas também já disseram, eu não posso dar uma opinião muito científica, porque os problemas relacionados com autismo, asperger, são difíceis de diagnosticar, cada caso é um caso, e as características que uns têm outros não têm, etc, etc. Escrevo-te como mãe de um menino de 29 meses a quem foi diagnosticado uma perturbação do espectro autista, nomeadamente uma perturbação na relação e comunicação e um atraso no desenvolvimento. Digo-te já que soube de tudo isto há pouco tempo, pelo que o meu discurso não está muito bem estruturado. Sempre achei o meu filho um menino normal como os outros, embora tenha andado tardiamente. O que mais estranhava - mais as pessoas externas do que eu - era o facto de não falar, sendo que já tinha dito umas palavritas e deixava de dizer. Como agora, um dia diz uma coisa, noutro dia parece que esqueceu, etc. Outra coisa que me fez ficar mais preocupada é que o meu menino tinha alguns movimentos repetitivos: os objectos só serviam para girar, a máquina da roupa a girar, e ele próprio olhava para determinadas superfícies de forma estranha, como se tivesse a olhar de lado, até ao limite. Sempre foi afectuoso, nunca estranhou os estranhos, perdoa-me o pleonasmo, é divertido, olha nos olhos, mas se estiver a fazer algo do seu campo de interesse, não olha e parece mesmo surdo. Odeia ser contrariado e está numa fase de birras.
                          Fui a vários médicos especialistas, acabei com um diagnóstico na Unidade de Primeira Infância da Estefânia. Mal houve a suspeita pelo pediatra de que deveríamos ver, coloquei-o na escola. Na escola, o diagnóstico foi o mesmo: isola-se e prefere brincar sozinho. Agora vai iniciar terapia da fala e terapia ocupacional, juntamente com educação especial.
                          Como podes imaginar, nunca imaginei que o meu filho tivesse alguma coisa, mas procurei logo ajuda, porque não seria capaz de estar sempre com essa possibilidade no pensamento e, do pouco que sabia sobre o assunto, lembrava-me que a intervenção precoce poderia fazer toda a diferença no prognóstico. Portanto, como mãe que já teve dúvidas, o meu conselho é que não te martirizes a ver que sintomas tem ou não tem, tu és mãe, não és médica. Aos pais não pode ser exigido que detectem coisas que até os médicos têm dificuldades em detectar. Para te sossegar, fala com o pediatra e procura opiniões especializadas. Neste tipo de coisas, o difícil é perceber se não será uma questão de feitio ou personalidade, já que os miúdos são tão diferentes de caso para caso! Parece que tens uma educadora atenta e interessada, faz-te valer disso. Qualquer dúvida, podes mandar-me MP! A angústia não está no meu filho ser diferente dos outros ou ter interesses diferentes, ou ser tímido, ou ter tiques; a angústia é mesmo não conseguirmos estar com eles como sempre estivemos: bem, relaxadas, a brincar, como sempre tivemos. Essa dúvida é que é angustiante. Força e um beijo!
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                          • #14
                            Esqueci-me de referir que vão sempre ser pedidos exames auditivos. O meu filho só os vai fazer este mês.
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                            • #15
                              Olá Helena,

                              Vou-te falar também como mãe e não como especialista, apesar do que tenho estudado sobre o tema nos últimos 2 anos já me poder quase considerar doutorada no assunto O meu filhote tem 4 anos neste momento e considero que tem uma Perturbação do Espectro do Autismo Ligeira, apesar da opinião dos especialistas ser distinta. Para que vejas como estas coisas não são preto no branco, em 3 reputados especialistas que fui tive 3 diagnósticos distintos. O Dr. Pedro Caldeira, por exemplo, que a Rutexa menciona no caso do meu filho não indicou mais do que uma imaturidade do Sistema Nervoso Central (ou de integração sensorial) e é neste momento o médico que o segue tendo aconselhado apenas terapia da fala, o Dr. Lobo Antunes que o viu com 21 meses indicou uma Perturbação do Espectro do Autismo Ligeira com bom prognóstico e o Dr. Miguel Palha indicou Essence, um novo conceito que ele tem onde mete tudo o que tenha a ver com este tipo de perturbações do desenvolvimento e que não são, por a criança ser ainda muito pequena, enquadráveis num diagnóstico fechado. Do mesmo modo, o Dr. Pedro Caldeira quando fala em Perturbações da Relação e Comunicação é porque considera que em tenras idades não faz sentido um diagnóstico de espectro do autismo. Como ele diz, há crianças que de facto evoluem para um quadro de autismo e outras que não e quando chegam à idade escolar não apresentam qualquer indicador de estarem no espectro e por isso não precisam de um "rótulo". Estes casos são muito complexos de diagnosticar e nem os especialistas concordam entre eles. A mesma criança pode ir a um médico e ter um diagnóstico de hiperactividade + perturbação da linguagem e a outro e ter de espectro de autismo, por exemplo. Os sintomas são evolutivos e muitas vezes semelhantes...Por isso, mais importante que procurares um diagnóstico e veres quais as áreas em que a criança tem dificuldade para encontrares terapias que a ajudem a desenvolver.

                              É importante também que entendas que as Perturbações do Espectro do Autismo são um espectro. E não há casos iguais. E neste momento já nem se fala em Aspergers por exemplo, com a revisão do novo Manual de Perturbações Mentais. Fala-se apenas em Espectro do Autismo. E se há casos severos, existem outros onde as crianças apresentam apenas pequenos desvios que com a maturidade vão-se atenuando e levam uma vida perfeitamente normal. Espero que
                              seja esse o caso do meu filho, já que ele não apresenta de facto todos os sintomas. É um menino sociável (apesar de às vezes estar lá no mundo dele), com sentido de humor, super meigo e carinhoso (às vezes sufoca-me com abraços) e sem qualquer tipo de apego a routinas - adora novidades!. Mas tem de facto algumas características do espectro - fazia movimentos repetitivos quando era mais pequeno e também não respondia quando chamavamos o nome, tem uma memória visual fora do normal (para veres com 2 anos já sabia o abecedário todo e as marcas de carros todas!!!) e em termos de vocabulário (por exemplo decorar todo o nome de animais que existem) está avançado mas em termos de fala e narrativa super atrasado para a idade (por exemplo, raramente me conta o que faz, responde apenas a perguntas directas), começou a apontar com 2 anos (bem tarde, e isso é um indicador de falta de atenção conjunta), faz puzzles de milhares de peças desde pequenino, tem uma fixação por transportes públicos (o que tb pode ser típico da idade, sei lá...), tem alguns problemas sensoriais, é hiperactivo apesar quando se interessa numa coisa se interessa à séria. Neste momento as minhas maiores preocupações são de facto a linguagem, tanto expressiva como compreensiva. Ele entende tudo o que é racional, palpável mas não entende conceitos mais abstractos - Por exemplo, pergunto quem é este menino e ele responde mas se pergunto quem é o seu melhor amigo não entende o conceito...Mas tem evoluído muitíssimo nos últimos tempos e as terapeutas acreditam que quando chegar à idade escolar vai ter a maioria dos seus problemas ultrapassados. Temos que de facto dar tempo ao tempo.

                              O que te posso indicar, pelo que me contas é que a tua filha apresenta sinais muito positivos, que contraria a ideia de estar no espectro. Se estiver, nunca será uma situação grave (autismo clássico). Vejamos: aponta (atenção partilhada), já diz algumas palavras e no contexto, não me parece ter uma memória visual extraordinária pelo que dizes dos puzzles (que é típico de uma PEA), já indica que quer xixi ou cocó (o meu começou aos 3 anos a ir ao bacio), reaje às emoções dos outros (apesar do meu também sempre ter reagido e ser super sensível a isso)... Mas tem de facto alguns factores que podem indiciar alguma falta de integração sensorial, o que por vezes pode estar ligado a perturbações do espectro do autismo. Acho que no entanto é muito nova para se poder ainda entender o que quer que seja e não vais ter nenhum diagnóstico fechado com essa idade e esse quadro que indicas. No entanto é importante nesta fase veres o que ela necessita para colmatar algumas dificuldades, por exemplo fazer alguma terapia para integração sensorial ou da fala. Aconselhava-te a ires ao Dr. Pedro Caldeira (se fores de Lisboa está na UPI na Estefânia e não pagas, senão tem um consultório privado que podes procurar na Net) ou ao Cadin (onde te poderão fazer uma avaliação mais detalhada e ver o que ela precisa de intervenção. Aconselho-te a drª carla Almeida, técnica que acompanhou o meu filho e é excelente).

                              Agora, muito sinceramente não vejo motivos para alarme e autismo na versão clássica garanto-te que não é de certeza. Mas para tua paz de espírito vai a um especialista e ficas mais descansada.

                              Caso queiras saber mais sobre a história do meu pequenino lê aqui no meu blog: http://rainbowmum2007.blogspot.com/

                              E depois dá novidades

                              Um beijinho

                              Comentar

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