olá a todas/os, nem sei por onde começar...mas sei que vai sair daqui um relatório extenso...
tenham paciencia... preciso colocar aqui tudo que me lembrar, para me poderem dar opiniões consistentes,
e não, não quero uma consulta médica, isso fica para os médicos, apenas quero opiniões porque sei que aqui tem pessoas com bons conhecimentos nesta área (já vos lí).
bem... a minha filha tem 2 anos e entrou prá escolinha em Setembro passado, até essa altura a única coisa que notei diferente nela foi o facto de a apanhar, algumas vezes, com um olhar alheado, como que se estivesse ausente, e nesses escassos minutos se eu a chamasse ou até passasse a mão frente aos olhos dela, ela não tinha qualquer reação...
Falei com a médica de família e ela mandou fazer um electroencefalograma que foi feito a dormir e não acusou nada de anormal (a suspeita era epilepsia de ausencia).
Felizmente à uns 4 meses que não "apanho" nenhum episódio desses.
Acontece que a educadora da minha filha (a quem estou muito grata por ser tão atenciosa) notou que ela tem comportamentos diferentes dos outros meninos da idade dela: isola-se um pouco, mantem pouco contacto visual com as pessoas, por vezes parece surda quando a chamam ou falam com ela, não fica muito tempo a fazer uma actividade, tem muita tendencia para bater nos coleguinhas e faz muitas vezes um som repetitivo que é tipo “hummmmmmm hummmmmmm hummmmmm hummmmmm”...
A parte que me tirou o sono foi a parte dela ser agressiva com os coleguinhas (vim a saber entretanto que isso incluia ferrar e dar cabeçadas porque a educadora não tinha ido tão fundo quando falou comigo).
Aos outros comportamentos não dei tanto valor porque achei que eram por ela estar na fase de adaptação à escolinha e a pessoas novas (até então tinha estado sempre com os avós).
Só quando a educadora me perguntou se podia acompanhar-me numa próxima consulta é que eu levei um choque... um dia marquei com ela e estivemos a falar imenso tempo e a suspeita (que ela não me queria dizer) recai sobre a sindrome de Asperger.
Desde essa altura eu tenho absorvido tudo sobre Asperger, Autismo, deficit de atenção, problemas de comunicação, já fiz mil e uma comparações de comportamentos, testes, analisei atitudes e excentricidades, até de familiares...
Já achei que tinha certezas... mas quanto mais tempo passa mais incertezas tenho que seja Asperger...
Por este apanhado de comportamentos o que é que vocês acham?
- Raramente nos olha quando falamos com ela ou vem quando a chamamos, a menos que tenhamos algo que lhe interesse.
Presta pouca atenção às pessoas e olha pouco nos olhos, mas reage com entusiasmo se vê alguém que costuma brincar muito com ela, a esses puxa-os para brincar, diz “ana” (anda) ou “mão”, dá-lhes beijos e quando eles se vão embora chora e agarra-os para eles não irem.
Se estiver a fazer algo que goste e a chamamos reage como se fosse surda. Parece que os sentidos funcionam à vez.
Se pedirmos que atire beijos ou diga xau raramente o fáz (mas se estiver alguém em casa que a incomode (interronpa as nossas brincadeiras) ela puxa essa pessoa até à porta, empurra-a para fora e diz “xau”, faz xau e atira beijinhos).
Às vezes acena sim e não com a cabeça se perguntamos se quer algo, mas nem sempre, pede “mais” quando quer comer mais ou outras coisas.
Raramente diz o nome da “coisa”, mesmo já o tendo dito alguma vez, ou seja sabe dizer muitas palavras mas só as diz em último recurso ou nem assim.
Já disse: mãe, pai, aua (água), açá (maça), tí (aqui ou alí), couo (colo), ana (anda), á-me (dá-me), mais, mão, xau, cão, passa (uvas passas), xixa (carne), peixe, cacol (caracol), tia, pão, alde (balde)...
Gosta muito de brincar nos parques que existem nos shopings especialmente se tiverem outras crianças a brincar, já aconteceu de um menino começar a chorar porque o pai o obrigou a sair e ela ir atrás dele a chorar e puxar-lhe pela mão para ele voltar.
Entende quando lhe digo que não posso ir brincar com ela porque estou a comer/lavar a louça e que tem que esperar.
Não se importa que lhe toquem ou peguem ao colo e se for para irem brincar ela própria pede colo ou puxa a pessoa.
Quando lhe digo que vamos a casa da vó ela fica muito contente e quer logo ir pró carro (lá tem as tias que ela gosta e as galinhas e os pássaros do avó a quem ela gosta de dar comida)
Tem dias que dá beijos a todos outros que nem vale a pena pedir.
Quando quer alguma coisa aponta ou pede colo para lhe conseguir chegar.
Toma iniciativa para brincar, vai buscar o carro para depois a empurrar-mos, vem pedir comida para colocar nas panelinhas dela, esconde-se no armário e diz “um tá” (onde está) para a irmos procurar...
Gosta de jogar ao esconde- esconde e rí-se imenso quando saimos de onde ela não contava e a assustamos.
Quando digo “vou-te apanhar...vou-te apanhar” ela rí e começa a fugir.
Fáz pequenas coreografias de músicas.
Se estiver a fazer asneiras e eu ralhar ela obedece.
Gosta de me imitar a pintar as unhas, desenho a mão dela numa folha, limito o sítio das unhas e ela pinta essa zona com verniz.
Quando é contrariada tem tendencia para bater e ser agressiva, quando vê que não “ganha” deita-se no chão a chorar.
Presta mais atenção quando exemplificamos como se faz algo do que quando apenas falamos com ela.
Não fica muito tempo a brincar com a mesma coisa, a única excepção é a ver um filme que goste, aí fica a ver e rí imenso nas alturas mais engraçadas.
Tem um interesse muito grande por desenhos animados e identifica várias personagens nas fotos.
Não gosta de ver o pápa léguas porque tem pena do coiote, viu no BBC um animal a ferrar noutro e começou a chorar.
Se lhe mostrar um livro e lhe perguntar onde está determinado objecto ela aponta e diz “ti” (aqui).
Muitas vezes está a brincar e de repente alaga tudo e atira as coisas para o chão.
Quando aponto para alguma coisa ou digo “está em tal parte” ela vai buscar.
Adora uma mantinha peluda que tem e se deixassemos levava-a para todo lado, mas aceita deixá-la em casa quando lhe dizemos que não a pode levar.
Aprende depressa rotinas mas se eu as mudar ela aceita bem.
Por vezes lambe e cheira objectos.
Vê-me a por perfume, pede que ponha também nela e vai mostrar ao pai se lhe disser pra ir.
Muitas vezes vai buscar um banco para chegar a determinada coisa.
Come sozinha e fáz xixi no pote se a colocarmos lá, se andar sem fralda e fizer xixi ou coco diz xixi ou coco depois de já ter feito.
Sabe que alimentos tem no frigorífico e nos armários e quando quer comer dirige-se ao sítio e pede colo para chegar a eles ou diz “á-me”.
Não acho que tenha comportamentos repetitivos a não ser o som que faz (Hummm hummm)
Gosta de se ver ao espelho enquanto fáz movimentos, por exemplo a saltar em cima da cama.
É muito activa, só pára quieta a ver televisão, gosta de subir cadeiras, escadas, explorar sítios desconhecidos, no shoping ou em lugares desconhecidos anda sempre a correr e quer ver tudo.
Não é medrosa, mas se lhe disser que num determinado local tem um bicho mau já não entra.
Se um estranho disser que lhe dá algo de que ela goste ela aceita ir com essa pessoa.
Nas viagens de carro expliquei-lhe que quando o semaforo está vermelho temos que parar e o verde é pra avançar e ela passou a reparar imenso nos semaforos, quando vê um aponta e diz “tí, tí ” (alí).
Quando quero vir embora de algum sítio e ela não quer vir digo-lhe “xau vais ficar aí sozinha” e então ela vem.
O que acham?
tenham paciencia... preciso colocar aqui tudo que me lembrar, para me poderem dar opiniões consistentes,
e não, não quero uma consulta médica, isso fica para os médicos, apenas quero opiniões porque sei que aqui tem pessoas com bons conhecimentos nesta área (já vos lí).
bem... a minha filha tem 2 anos e entrou prá escolinha em Setembro passado, até essa altura a única coisa que notei diferente nela foi o facto de a apanhar, algumas vezes, com um olhar alheado, como que se estivesse ausente, e nesses escassos minutos se eu a chamasse ou até passasse a mão frente aos olhos dela, ela não tinha qualquer reação...
Falei com a médica de família e ela mandou fazer um electroencefalograma que foi feito a dormir e não acusou nada de anormal (a suspeita era epilepsia de ausencia).
Felizmente à uns 4 meses que não "apanho" nenhum episódio desses.
Acontece que a educadora da minha filha (a quem estou muito grata por ser tão atenciosa) notou que ela tem comportamentos diferentes dos outros meninos da idade dela: isola-se um pouco, mantem pouco contacto visual com as pessoas, por vezes parece surda quando a chamam ou falam com ela, não fica muito tempo a fazer uma actividade, tem muita tendencia para bater nos coleguinhas e faz muitas vezes um som repetitivo que é tipo “hummmmmmm hummmmmmm hummmmmm hummmmmm”...
A parte que me tirou o sono foi a parte dela ser agressiva com os coleguinhas (vim a saber entretanto que isso incluia ferrar e dar cabeçadas porque a educadora não tinha ido tão fundo quando falou comigo).
Aos outros comportamentos não dei tanto valor porque achei que eram por ela estar na fase de adaptação à escolinha e a pessoas novas (até então tinha estado sempre com os avós).
Só quando a educadora me perguntou se podia acompanhar-me numa próxima consulta é que eu levei um choque... um dia marquei com ela e estivemos a falar imenso tempo e a suspeita (que ela não me queria dizer) recai sobre a sindrome de Asperger.
Desde essa altura eu tenho absorvido tudo sobre Asperger, Autismo, deficit de atenção, problemas de comunicação, já fiz mil e uma comparações de comportamentos, testes, analisei atitudes e excentricidades, até de familiares...
Já achei que tinha certezas... mas quanto mais tempo passa mais incertezas tenho que seja Asperger...
Por este apanhado de comportamentos o que é que vocês acham?
- Raramente nos olha quando falamos com ela ou vem quando a chamamos, a menos que tenhamos algo que lhe interesse.
Presta pouca atenção às pessoas e olha pouco nos olhos, mas reage com entusiasmo se vê alguém que costuma brincar muito com ela, a esses puxa-os para brincar, diz “ana” (anda) ou “mão”, dá-lhes beijos e quando eles se vão embora chora e agarra-os para eles não irem.
Se estiver a fazer algo que goste e a chamamos reage como se fosse surda. Parece que os sentidos funcionam à vez.
Se pedirmos que atire beijos ou diga xau raramente o fáz (mas se estiver alguém em casa que a incomode (interronpa as nossas brincadeiras) ela puxa essa pessoa até à porta, empurra-a para fora e diz “xau”, faz xau e atira beijinhos).
Às vezes acena sim e não com a cabeça se perguntamos se quer algo, mas nem sempre, pede “mais” quando quer comer mais ou outras coisas.
Raramente diz o nome da “coisa”, mesmo já o tendo dito alguma vez, ou seja sabe dizer muitas palavras mas só as diz em último recurso ou nem assim.
Já disse: mãe, pai, aua (água), açá (maça), tí (aqui ou alí), couo (colo), ana (anda), á-me (dá-me), mais, mão, xau, cão, passa (uvas passas), xixa (carne), peixe, cacol (caracol), tia, pão, alde (balde)...
Gosta muito de brincar nos parques que existem nos shopings especialmente se tiverem outras crianças a brincar, já aconteceu de um menino começar a chorar porque o pai o obrigou a sair e ela ir atrás dele a chorar e puxar-lhe pela mão para ele voltar.
Entende quando lhe digo que não posso ir brincar com ela porque estou a comer/lavar a louça e que tem que esperar.
Não se importa que lhe toquem ou peguem ao colo e se for para irem brincar ela própria pede colo ou puxa a pessoa.
Quando lhe digo que vamos a casa da vó ela fica muito contente e quer logo ir pró carro (lá tem as tias que ela gosta e as galinhas e os pássaros do avó a quem ela gosta de dar comida)
Tem dias que dá beijos a todos outros que nem vale a pena pedir.
Quando quer alguma coisa aponta ou pede colo para lhe conseguir chegar.
Toma iniciativa para brincar, vai buscar o carro para depois a empurrar-mos, vem pedir comida para colocar nas panelinhas dela, esconde-se no armário e diz “um tá” (onde está) para a irmos procurar...
Gosta de jogar ao esconde- esconde e rí-se imenso quando saimos de onde ela não contava e a assustamos.
Quando digo “vou-te apanhar...vou-te apanhar” ela rí e começa a fugir.
Fáz pequenas coreografias de músicas.
Se estiver a fazer asneiras e eu ralhar ela obedece.
Gosta de me imitar a pintar as unhas, desenho a mão dela numa folha, limito o sítio das unhas e ela pinta essa zona com verniz.
Quando é contrariada tem tendencia para bater e ser agressiva, quando vê que não “ganha” deita-se no chão a chorar.
Presta mais atenção quando exemplificamos como se faz algo do que quando apenas falamos com ela.
Não fica muito tempo a brincar com a mesma coisa, a única excepção é a ver um filme que goste, aí fica a ver e rí imenso nas alturas mais engraçadas.
Tem um interesse muito grande por desenhos animados e identifica várias personagens nas fotos.
Não gosta de ver o pápa léguas porque tem pena do coiote, viu no BBC um animal a ferrar noutro e começou a chorar.
Se lhe mostrar um livro e lhe perguntar onde está determinado objecto ela aponta e diz “ti” (aqui).
Muitas vezes está a brincar e de repente alaga tudo e atira as coisas para o chão.
Quando aponto para alguma coisa ou digo “está em tal parte” ela vai buscar.
Adora uma mantinha peluda que tem e se deixassemos levava-a para todo lado, mas aceita deixá-la em casa quando lhe dizemos que não a pode levar.
Aprende depressa rotinas mas se eu as mudar ela aceita bem.
Por vezes lambe e cheira objectos.
Vê-me a por perfume, pede que ponha também nela e vai mostrar ao pai se lhe disser pra ir.
Muitas vezes vai buscar um banco para chegar a determinada coisa.
Come sozinha e fáz xixi no pote se a colocarmos lá, se andar sem fralda e fizer xixi ou coco diz xixi ou coco depois de já ter feito.
Sabe que alimentos tem no frigorífico e nos armários e quando quer comer dirige-se ao sítio e pede colo para chegar a eles ou diz “á-me”.
Não acho que tenha comportamentos repetitivos a não ser o som que faz (Hummm hummm)
Gosta de se ver ao espelho enquanto fáz movimentos, por exemplo a saltar em cima da cama.
É muito activa, só pára quieta a ver televisão, gosta de subir cadeiras, escadas, explorar sítios desconhecidos, no shoping ou em lugares desconhecidos anda sempre a correr e quer ver tudo.
Não é medrosa, mas se lhe disser que num determinado local tem um bicho mau já não entra.
Se um estranho disser que lhe dá algo de que ela goste ela aceita ir com essa pessoa.
Nas viagens de carro expliquei-lhe que quando o semaforo está vermelho temos que parar e o verde é pra avançar e ela passou a reparar imenso nos semaforos, quando vê um aponta e diz “tí, tí ” (alí).
Quando quero vir embora de algum sítio e ela não quer vir digo-lhe “xau vais ficar aí sozinha” e então ela vem.
O que acham?
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