Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&

    Editado a 2/12/2008



    DIARREIA



    O seu filho sofre de diarreia aguda, uma doença que na sua maioria é benigna e passa ao fim de 5-7 dias. A sua principal preocupação é a de mantê-lo hidratado.

    Se ele não quiser comer não o force, pois à medida que a doença resolve, o apetite voltará. O importante é que consiga beber líquidos.



    Nas primeiras horas:

    - Ofereça-lhe frequentemente pequenas quantidades de líquidos:

    ?Soro de hidratação oral;

    ?Se não tolerar o soro pode dar-lhe chá preto fraco açucarado.

    - Se se trata de um bebé alimentado a peito, deve continuar a dar peito.

    - Em crianças mais velhas pode oferecer:

    ?Papa de arroz;

    ?Sopa de cenoura; canja de galinha;

    ?Arroz branco cozido com carne, frango ou peixe cozido/grelhado;

    ?Maçã ou pêra cozida ou assada e banana madura;

    ?Bolachas de água e sal e pão torrado.



    Dirija-se ou regresse ao seu Centro de Saúde se:

    ?Vómitos persistentes e não tolerar os líquidos oferecidos;

    ?Apresentar prostração ou estiver muito queixoso;

    ?Apresentar sinais de desidratação: olhos encovados; moleirinha afundada; boca seca; choro sem lágrimas; deixar de urinar (fraldas secas).

    ===========

    VÓMITOS



    Os vómitos, numa criança pequena podem aparecer no decurso de várias doenças sem que isso signifique gravidade. Mais frequentemente são uma das manifestações de uma gastroenterite aguda, doença infecciosa do tubo digestivo, habitualmente benigna.



    Regressando a casa deve:

    ?Após o vómito não force a criança a beber ou a comer – faça uma pausa de 30 min

    ?Depois desse período, ofereça-lhe líquidos em pequenas quantidades – um golo ou uma colher de chá de 5 / 5 mins: escolha um soro de rehidratação oral ou chá preto fraco com um pouco de açúcar.



    Quando o seu filho tiver fome, ofereça-lhe pequenas quantidades de alimentos cozidos ou grelhados, (bolachas de água e sal são também uma boa opção) sem insistir.

    Se os vómitos persistirem, a criança ficar prostrada, a febre não baixar com o medicamento prescrito (rectal) contacte o seu médico assistente ou Centro de Saúde.



    Deve regressar ao Serviço de Urgência se:

    ?Tiver vómitos repetidos e mantidos ou que se agravam ao longo das horas

    ?Estiver prostrado ou queixoso

    ?Apresentar sinais de desidratação: olhos encovados, fundos; moleirinha afundada; boca seca; ausência de lágrimas; deixar de urinar (fraldas secas).



    =============

    FEBRE



    A febre é habitualmente a resposta do organismo a uma situação infecciosa benigna, de curta duração. Durante os primeiros anos de vida as crianças têm várias vezes febre sem que isso deva ser motivo de preocupação. Tanto infecções virais (viroses) como bacterianas podem originar febre.

    ?Deve medir a temperatura com um termómetro. Pode medir a temperatura no canal auditivo, na axila (crianças crescidas) ou no recto (bebés).

    Uma criança tem febre quando tem uma temperatura superior a 38º C.

    Para tentar que a temperatura decresça:

    ?Não agasalhe a criança, mantenha-a fresca, com roupas leves;

    ?Dê-lhe um banho de imersão morno;

    ?Reforce a ingestão de líquidos;

    ?Dê-lhe um medicamento para baixar a febre.



    Se a criança ficar prostrada, aparecerem manchas na pele, tiver dificuldade em respirar, ou vomitar repetidamente pode a situação ter-se agravado, devendo a criança ser observada com urgência.

    Se a febre não ceder ao fim de 3 dias deve voltar a ser observada pelo médico assistente.



    Fonte: Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra)



    Inserido Inicialmente por Patchi



    FEBRE

    A febre é um sintoma bom e mau. Bom porque dá o alarme de que algo "invadiu" o organismo - um vírus, uma bactéria ou um parasita e permite a libertação de toxinas, através da transpiração, e a diminuição da multiplicação dos vírus, através do calor e da maior mobilidade e acção dos glóbulos brancos. Mau porque provoca bastante desconforto.



    O QUE FAZER

    Durante o primeiro ano: Antes dos três meses, altura em que as respostas dos bebés são muito imaturas, qualquer febre acima dos 38º (39º rectal) deve ser motivo de preocupação. Se a criança estiver muito sonolenta e não quiser comer não se deve perder tempo a tentar baixar a febre, a recomendação é para ir ao médico imediatamente. Depois dos três meses, mais do que centrar-se na temperatura em si, os pais devem preocupar-se com a origem. Há situações clínicas preocupantes que provocam febres baixas. O melhor é aconselharam-se com o médico.



    Do 1 aos 3 anos: Se a criança estiver bem disposta e activa, não há grande motivo de preocupação. Por vezes, é preferível mantê-la com uma temperatura ligeiramente elevada, mas estável, do que ver a febre subir e descer repetidamente, em consequência de medicamentos.



    Dos 3 aos 5 anos: A atitude anterior é válida para esta faixa etária. No entanto, há sinais que devem ser motivo de alarme: se a criança estiver muito prostrada mesmo depois da medicação, se houver outros sintomas como dificuldade respiratória ou vómitos consecutivos e se a febre persistir por vários dias.



    pais e filhos




    ===============

    CONVULSÕES FEBRIS





    =========

    INFECÇÕES URINÁRIAS



    Inserido Inicialmente por spal
    Olá



    Como há cada vez mais casos de infecções urinárias, resolvi juntar uma série de informação sobre o assunto.

    Vou propor ao administrador que coloque como "sticky".

    Se tiverem mais informação, agradeço que a coloquem aqui.



    Vou editando à medida que tenha mais informação.



    =============

    Artigos sobre infecção urinária:

















    REFLUXO VESICOURETERAL (Refluxo urinário)

    Elaborazione di testi, presentazioni e fogli di lavoro sul Web




    Intervenção cirúrgica para o refluxo vesicouretral





    Exames

    Cintigrafia





    Renograma





    Gamacistografia





    Mensagens no fórum sobre infecções urinárias




























    Susana e Afonso (14/09/2004)
    Nobody is perfect!!!
    I'm nobody.

  • #2
    RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

    muito obrigada
    é bom estarmos sempre atentas a estes problemas, e saber como reagir nestas situações.
    mais uma vez obrigada
    bjs

    Comentar


    • #3
      RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

      Olá!

      O soro de hidratação oral compra-se na farmácia?
      A minha pipoquinha teve de madrugada com cocó liquído e pensei logo em diarreia e que era o leite que lhe estava a causar. hoje fui à farmácia e comprei outro leite o S-26 A.R. ela estava a beber o Nutribén Natal A.R.. Agora vamos a ver como sai o cocó dela. Durante 2 semanas bebeu aquele leitinho e foi uma maravilha, depois começou a bolçar o leite todo e fazer umas fezes mais para o liquído. tenho lhe dado agua fervida em colherzinhas mas ela não gosta nada para não ficar desidratada.

      Beijinhos,

      Sandra + Inês
      sandrapaula@net.sapo.pt

      Comentar


      • #4
        RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

        Olá Sandra,

        Desculpa não ter respondido logo.
        No caso dos bébés que bebem só leitinho, é normal o cócó ser para o líquido.
        A diarreia não se considera só por o cócó ser líquido, tem também a ver com o aumento do n.º de vezes que eles fazem.
        Susana e Afonso (14/09/2004)
        Nobody is perfect!!!
        I'm nobody.

        Comentar


        • #5
          RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

          Olá...

          O soro compra-se na farmaácia.
          O que conheço é o soro miltina....é muito bom...eles costumam gostar pk tem sabor a banana.

          Bjokas

          100--limites.blogspot.com
          sol13, miguel (3 anos ...)...e joaninha (3 meses)

          Comentar


          • #6
            RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

            Olá...
            Tenho uma felhota com 3 aninhos, a Iara, ela desde 4ª feira que anda com diarreia, e desde 6ª feira que a diarreia vem com sangue, fui ao hospita (pediatria), no sábado e a médica de serviço disse que ela estava bem, não estava desidratada, e passou a receita de um soro, mas ainda não o consegui comprar só amanhã de manhã, mas estou preocupada porque ela não come praticamente nada e quando chega para a noite vai ao wc umas 4 ou 5 vezes numa hora e depois é o sangue que dá ainda mais impressão... Será que é normal?...

            Obrigada por tudo...

            Comentar


            • #7
              RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

              ola, nem de preposito este topico

              O meu menino tem 3 meses e uns dias para ca tem feito diarreia, e so peito k eu lhe dou. ontem fui a vacina com ele e aproveitei e perguntei a enfermeira k lhe deu a vacina, o pk da diarreia, ela disse-me k pode ser do calor, p lhe dar so um cadinho d agua nao mt, th lhe dado mas com mt esforço pois ele n gosto, praticamente kuase k nn bebe nd, hj ja fez diarreia 2 vezes, a enferimeira disse-me k s fizer mais 3 a 4 vezes e ganhar febre p ir com ele ao hospital, mas mm assim tou preocupada, ele come bem, tem aumentado mt bem d peso, n chora, tou mm a desispirar, pois axo k n e normal, n m pode ajudar?

              Desculpem o incomudo

              Mt obrigada

              Beijinhos
              [Url = http://lilypie.com] [img] http://lb3f.lilypie.com/MLv9p1.png [/ img] [/ url]

              Comentar


              • #8
                RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

                Boa Tarde o meu filhote (6meses) já anda com diarreia á 3 semanas e não á meio de passar estou a ficar desesperada, pois não fazem nada a não ser receitar teorfan

                Comentar


                • #9
                  RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

                  Estive a ler este tópico e o seu oposto: obstipação. Nunca perguntei na médica porque achava que o meu menino era normal mas se calhar até tem diarréia e eu não sei #-o

                  Ele faz umas 4 vezes por dia, ou mais, e parece gema de ovo crua, excepto quando como mais verduras, aí fica verde. Isto será normal?

                  Parece que, pelo que dizem aqui no fórum, é normal os bebés amamentados em exclusivo, como o meu, ficarem alguns dias sem fazer cocó. Isso só aconteceu umas 2 ou 3 vezes e ele ficou super desconfortável. O meu menino é um cagão (desculpem a linguagem) é raro mudar uma fralda só com xixi.

                  Será que me podem dar uma ajudinha para eu saber se isto é normal?

                  P.S. Ele faz 4 meses no fim desta semana.




                  Nasceu com 3890 gr e 52 cm. Parto normal com fórceps e episiotomia às 39 semanas + 2 dias

                  Mamou em exclusivo até aos 5 meses e meio e ainda mama

                  Dentes: - 9m+29d, - 11m+7d, 3º e 4º quase 13m, 5º e 6º - 14m, - 17m+28d

                  1ºs passinhos agarrado aos papás dia 2 de Maio

                  Dia em que começou a andar sozinho sem se agarrar a nada nem a ninguém: 29 de Agosto de 2009

                  Comentar


                  • #10
                    RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

                    Olá

                    O que define se é diarreia ou não é um aumento do n.º de vezes habitual, ou seja, se o teu menino faz sempre 4 não parece haver indicío de ser diarreia, mas se aumentasse para o dobro, aí sim poderia estar com diarreia.
                    Nem todos os bébés são iguais.
                    Susana e Afonso (14/09/2004)
                    Nobody is perfect!!!
                    I'm nobody.

                    Comentar


                    • #11
                      RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

                      Spal,

                      desculpa evadir este tópico, mas já agora acrescento aqui que para as gastroenterites (quando há diarreia e vómitos) deve-se dar:

                      - carne de aves - perú e frango - cozidos ou grelhados
                      - iogurtes actimel naturais
                      - nestum de arroz
                      - leite sem lactose

                      Comentar


                      • #12
                        RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

                        Inserido Inicialmente por Lieber
                        Spal,

                        desculpa evadir este tópico, mas já agora acrescento aqui que para as gastroenterites (quando há diarreia e vómitos) deve-se dar:

                        - carne de aves - perú e frango - cozidos ou grelhados
                        - iogurtes actimel naturais
                        - nestum de arroz
                        - leite sem lactose
                        Minha querida,

                        É mesmo para acrescentar coisas ao tópico.

                        Obrigada
                        Susana e Afonso (14/09/2004)
                        Nobody is perfect!!!
                        I'm nobody.

                        Comentar


                        • #13
                          RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

                          Olá

                          Será que já posso dar nestum de arroz à minha piolha? com 13 meses?

                          Ela tem tido diarreia e hoje vomitou :? :-#

                          Tive a pesquisar na net e vou comprar a papa de arroz da nutriben, é indicada para gastroentrites e preparo com o leite sem lactose. Que acham?



                          Comentar


                          • #14
                            RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

                            Inserido Inicialmente por mar 28
                            Olá

                            Será que já posso dar nestum de arroz à minha piolha? com 13 meses?

                            Ela tem tido diarreia e hoje vomitou :? :-#

                            Tive a pesquisar na net e vou comprar a papa de arroz da nutriben, é indicada para gastroentrites e preparo com o leite sem lactose. Que acham?
                            Sim a partir dos 12 meses já podes dar nestum. Eu referi em cima a papa nestum porque quando os meus filhos tiveram gastroenterite, antes de ir ao hospital dava-lhes a nutriben de arroz, só que eles detestavam aquilo, na segunda vez que lhes tentei dar começaram a ter vómitos e desisti, começei a dar cerelac de arroz, e aí começaram a comer melhor, posteriormente foi a médica do hospital que mandou parar com a cerelac e disse que o nestum de arroz era a pápa indicada.

                            Se a tua filhota gostar da papa da nutiben melhor, se não gostar o nestum de arroz é também indicado para estas situações.

                            E sim deves fazer as pápas ou com água ou com leite sem lactose.

                            Comentar


                            • #15
                              RE: OUTRAS DOENÇAS (Diarreia/Vómitos/Febre/Convulsões febris/Infecções urin&amp

                              Olá

                              O meu nem Nestum de arroz, nem Nutriben come.
                              O que vai comendo e é no biberão é a HN25 da Milupa, que pode ser dada no prato e que substitui todas as refeições se necessário.

                              Há também um truque com cenoura, já ponho aqui o link.
                              Susana e Afonso (14/09/2004)
                              Nobody is perfect!!!
                              I'm nobody.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X