Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

freio da lingua (operação com anestesia :( )

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • freio da lingua (operação com anestesia :( )

    Queria desabafar com vcs mais uma vez e saber se algum dos vossos bebes teve de ser operado ao freio da lingua?
    Eu já tinha colocado aqui este topico a uns tempos qd o pediatra me falou que o meu anjo tinha o frio mt a frente na lingua.
    Os casos que me falaram aqui, eram todos de resolução simples, um pequeno corte feito mesmo no consultorio ou na maternidade ficava resolvido.
    E eu fiquei descansada, até hoje, dia da consulta de cirurgia pediatrica para ver o q fazer com o freio da lingua dele.

    Sai de lá tristissima, pois o meu anjo vai ter de ser operado no bloco operatorio ( Em Sta Maria) com anestesia (n sei como s chama, se é a geral ou s tem outro nome, é daquela q o põem a dormir com uma mascara?!?) pois o freio dele está mt para a frente, prende mesmo a lingua toda até a pontinha, mas já esta mt formado, grossinho e tudo, e para alem disso pareçe que os vasos sanguinios da lingua dele passam junto ao freio, o que faz com q seja necessario uma intervenção no bloco operatorio com anestesia.
    Para alem disso a intervenção cirurgiaca apenas vai servir para soltar a pontinha da lingua, n podem fazer mais q isso por causa dos vasos sanguinios, o que vai fazer com q ele fique sempre com a lingua um bocadinho presa (o q poderá dificultar um pouco a prenuncia de algumas palavras qd ele começar a falar e ele necessitar de terapia da fala).
    Ou com mt sorte a lingua dele cresça mais para a frente, mt pouco provavel, e q n seja preciso terapia.

    A unica coisa boa nisto tudo é que ele n tem dificuldade em mamar, pois parece q adaptou-se a mamar bem mesmo com a lingua sem chegar ao ceu da boca, e por isso a operação n vai ser feita ja já, vou dia 25 a Sta Maria a consulta para a Drª Marcar a operação para mais tarde (mas antes dele completar um ano), porque ela diz como ele ainda é pequenino, convem ser mais daki a um tempo por causa da anestesia.

    Alguem teve um caso parecido? è complicada a intervenção? è necessario internamento?

    jinhos

    Data da ultima mestruação ~20/09/2007
    Teste a urina - 19/10/2007 - NEGATIVO (falso lol)
    Teste ao sangue - 22/10/2007 - POSITIVO (tempo de gestação - ~4semanas)
    Já nasceu..dia 17/06/2008 ás 19:07 com 3,160gr e 47 cm...

  • #2
    RE:

    Olá bluelight,

    Uma vez que o que está em causa é, para todos os efeitos, uma pequena cirurgia e uma anestesia geral a um bebé pequeno, sugiro-te que procures uma 2ª opinião.

    O 1º pediatra do meu filho tb nos disse que ele tinha o freio curto e que era preciso cortar (embora não com anestesia geral). Marcou-nos data e tudo. Mas eu não me conformei, fui falar com mais médicos, marquei consulta com outro pediatra (que é Chefe do Serviço de Pediatria do HSFX e o actual pediatra do A.), que me disse: "Em 30 e tal anos só tive de cortar 2 freios porque esses bebés não conseguiam mamar. Está mais que sabido que não há outra justificação razoável para se proceder a este acto. O freio é elástico, vai dando de si e a história da "sopinha de massa" é um mito. Há quem fale assim sem freio curto e crianças com freio curto que não têm esse problema"

    Podes imaginar o meu alívio quando ouvi isto...

    É evidente que o caso do teu bebé pode ser especial (embora se ele mama bem, como tu dizes, não estou a ver o que possa ser), mas eu pediria sempre uma 2ª opinião antes de sujeitar um bebé a uma intervenção dessa natureza.

    Bjocas

    P.S. - Desculpa se não respondi concretamente às questões que levantaste, mas uma vez que foi "por pouco" que o meu bebé ficou com o freio intacto, não queria deixar de partilhar contigo a minha experiência.

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá, Bluelight
      Concordo a 100 % com a Saraf, deves procurar uma segunda opinião. A minha filha também tinha ( e ainda tem um pouco ) o freio curto. Foi visto logo nas primeiras consultas que a pediatra fez. Indicou-me uma consulta de cirurgia, na altura disseram que não tinha o freio assim tão curto e que se não influenciava em nada, comia bem, então não devia ser feito.. Tinhamos tempo para ver isso. No decorrer das consultas com a pediatra, falava-me sempre nisso. Recomendou-me um outro médico e disse que normalmente os médicos não gostavam de fazer isso. Fui a mais 2 consultas, todos disseram que não devia fazer, com o passar do tempo logo se via, se prejudicava de alguma forma, na fala, etc.,
      a verdade é que ela agora tem 2 anos e meio e por enquanto não noto nada de anormal na fala, por isso estou aliviada de não o terem feito.
      Pelo que dizes parece que teu caso é um pouco diferente, tenta não stressar, procura outras opiniões.
      Beijinhos.

      Comentar


      • #4
        RE:

        Inserido Inicialmente por bluelight
        Queria desabafar com vcs mais uma vez e saber se algum dos vossos bebes teve de ser operado ao freio da lingua?
        Eu já tinha colocado aqui este topico a uns tempos qd o pediatra me falou que o meu anjo tinha o frio mt a frente na lingua.
        Os casos que me falaram aqui, eram todos de resolução simples, um pequeno corte feito mesmo no consultorio ou na maternidade ficava resolvido.
        E eu fiquei descansada, até hoje, dia da consulta de cirurgia pediatrica para ver o q fazer com o freio da lingua dele.

        Sai de lá tristissima, pois o meu anjo vai ter de ser operado no bloco operatorio ( Em Sta Maria) com anestesia (n sei como s chama, se é a geral ou s tem outro nome, é daquela q o põem a dormir com uma mascara?!?) pois o freio dele está mt para a frente, prende mesmo a lingua toda até a pontinha, mas já esta mt formado, grossinho e tudo, e para alem disso pareçe que os vasos sanguinios da lingua dele passam junto ao freio, o que faz com q seja necessario uma intervenção no bloco operatorio com anestesia.
        Para alem disso a intervenção cirurgiaca apenas vai servir para soltar a pontinha da lingua, n podem fazer mais q isso por causa dos vasos sanguinios, o que vai fazer com q ele fique sempre com a lingua um bocadinho presa (o q poderá dificultar um pouco a prenuncia de algumas palavras qd ele começar a falar e ele necessitar de terapia da fala).
        Ou com mt sorte a lingua dele cresça mais para a frente, mt pouco provavel, e q n seja preciso terapia.

        A unica coisa boa nisto tudo é que ele n tem dificuldade em mamar, pois parece q adaptou-se a mamar bem mesmo com a lingua sem chegar ao ceu da boca, e por isso a operação n vai ser feita ja já, vou dia 25 a Sta Maria a consulta para a Drª Marcar a operação para mais tarde (mas antes dele completar um ano), porque ela diz como ele ainda é pequenino, convem ser mais daki a um tempo por causa da anestesia.

        Alguem teve um caso parecido? è complicada a intervenção? è necessario internamento?

        jinhos
        Olá,

        A minha filha quando foi operada a uma coisa que não tem nada a ver com o eu caso, estava lá uma menina que tambem foi operada ao freio e uma irmã dela tambem já tinha sido, foi uma intervenção bastante simples.
        Não sei a que´cirurgião foste, no entanto se quiseres o contacto do meu manda PM, só posso dizer bem dele. Se não for o teu podes sempre ouvir uma segunda opinião. Eu confio 100% nele.

        Beijinhos e vai correr tudo bem

        Afilhadas: Tisabel24, Sofia**

        Comentar


        • #5
          RE:

          Eu sobre esse assunto em concreto não te posso ajudar. Mas queria dizer-te que quando o primeiro médico disse que o meu filho mais velho teria que ser operado (amígdalas) consultei mais dois (todos da mesma opinião).

          Assim tens a certeza que fizeste a escolha certa

          Jinhos
          [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

          Comentar


          • #6
            RE:

            Ola
            O meu filhote cortou o freio com 3 semanas.O que me foi explicado na altura, é que se aguardasse muito mais tempo, ai sim, teria de ser com anestesia geral.Teria de ser no primeiro mes para ser a "frio".Assim, que o medico cortou, puz-o á mama e o sangue estancou logo.
            A pediatra do meu filho garantiu-me que seria o melhor a fazer pois mais tarde ele ia ter dificuldade na fala.Na minha opniao, deverias pedir mais opnioes medicas, nao perdes nada
            Jokas

            Comentar


            • #7
              RE:

              olá, ao meu filho diagnosticaram logo isso na primeira avaliação pediátrica na maternidade , na enfermaria, quando já estava comigo. O pediatra dele quando saí da maternidade e lá fui, quando viu fez-me ar de "esqueça lá isso". E até hoje nunca mais me preocupei com isso, ele fala bem tem algumas coisinhas "sopinha de massa" mas nada de especial,nem sei se é disso, nem me preocupo nada, nem nunca me falaram em cirurgia...beijocas e fizeste bem em pedir segunda opinião.

              Comentar


              • #8
                RE:

                Inserido Inicialmente por bluelight
                Queria desabafar com vcs mais uma vez e saber se algum dos vossos bebes teve de ser operado ao freio da lingua?
                Eu já tinha colocado aqui este topico a uns tempos qd o pediatra me falou que o meu anjo tinha o frio mt a frente na lingua.
                Os casos que me falaram aqui, eram todos de resolução simples, um pequeno corte feito mesmo no consultorio ou na maternidade ficava resolvido.
                E eu fiquei descansada, até hoje, dia da consulta de cirurgia pediatrica para ver o q fazer com o freio da lingua dele.

                Sai de lá tristissima, pois o meu anjo vai ter de ser operado no bloco operatorio ( Em Sta Maria) com anestesia (n sei como s chama, se é a geral ou s tem outro nome, é daquela q o põem a dormir com uma mascara?!?) pois o freio dele está mt para a frente, prende mesmo a lingua toda até a pontinha, mas já esta mt formado, grossinho e tudo, e para alem disso pareçe que os vasos sanguinios da lingua dele passam junto ao freio, o que faz com q seja necessario uma intervenção no bloco operatorio com anestesia.
                Para alem disso a intervenção cirurgiaca apenas vai servir para soltar a pontinha da lingua, n podem fazer mais q isso por causa dos vasos sanguinios, o que vai fazer com q ele fique sempre com a lingua um bocadinho presa (o q poderá dificultar um pouco a prenuncia de algumas palavras qd ele começar a falar e ele necessitar de terapia da fala).
                Ou com mt sorte a lingua dele cresça mais para a frente, mt pouco provavel, e q n seja preciso terapia.

                A unica coisa boa nisto tudo é que ele n tem dificuldade em mamar, pois parece q adaptou-se a mamar bem mesmo com a lingua sem chegar ao ceu da boca, e por isso a operação n vai ser feita ja já, vou dia 25 a Sta Maria a consulta para a Drª Marcar a operação para mais tarde (mas antes dele completar um ano), porque ela diz como ele ainda é pequenino, convem ser mais daki a um tempo por causa da anestesia.

                Alguem teve um caso parecido? è complicada a intervenção? è necessario internamento?

                jinhos
                Olá Mamã!!
                O meu bebé tb nasceu comm o freio da lingua curto. Todos os médicos me diziam q nao havia problema, q ele iria conseguir falar e comer bem, se qq tipo de problema, mas eu resolvi cortar.
                Como ele ainda era pequenino (tinha 3 meses), nao foi preciso ir ao bloco operatório, foi cortado numa sala de consulta da pediatria do Hospital Garcia D'Orta, foi super simples, nem chorou. O q o pedi me explicou é q se ele fosse maior tinha q ir ao bloco.
                Bjs e tudo de bom.


                Comentar


                • #9
                  RE:

                  O meu filho cortou o freio na consulta dos 15 dias mas ele tinha dificuldade em mamar e quase que não consiguia colocar a lingua direita fazia muita impressão olhar para a boquinha dele. Na altura a pediatra cortou mesmo à minha frente e ele só chorou um pouquinho e ficou logo bom.





                  O meu atelier.

                  Comentar


                  • #10
                    RE: freio da lingua (operação com anestesia )

                    Olá!



                    A minha filha também tinha o freio da lingua curto. Nós nunca tinhamos reparado nisso. Quem notou foi a educadora quando foi para o infantário, dizia que a Carolina mamava no biberão de forma diferente dos outros meninos. Falámos com a pediatra que desconsiderou o assunto disse que a única consequência poderia ser falar "sopinha de massa". Recentemente, fui a uma consulta de dentista e por acaso levei a minha filha comigo. A dra. reparou logo na lingua e disse que, no limite, poderia ter consequências ao nivel da malformação do maxilar superior, por causa da posição da lingua dela ser muito baixa (qualquer coisa assim). Ficámos alarmados e decidimimos marcar uma consulta de cirurgia pediátrica. A minha filha tinha 1 ano, acabado de fazer. A Dra. observou-a e como a Carolina não conseguia colocar a ponta da lingua à frente dos dentes incisivos, pois dobrava-a em V, aconselhou a cortar, não por haver consenso médico quanto às consequências, mas sobretudo para descanço dos pais. Disse que este era o momento, pois a pele que iria ser cortada ainda era fina e permitia que o corte fosse feito ali mesmo no consultório, com anestesia local. Decidimos operar. Foi um procedimento muito simples. A Carolina só chorou quando se sentiu presa, enquanto era colocada anestesia em spray e enquanto era feito o corte. Foi rapidissimo, praticamente não sangrou e saiu de lá a rir. Agora a minha filha já coloca a lingua de fora e até já se lambe com os petiscos da mamã!

                    Estou satisfeita por termos decidido cortar, porque foi tão simples, que acho que não se justificaria ficarmos com a ideia de que podiamos ter feito qualquer coisa pela nossa filha e não fizemos. É verdade que poderá na mesma vir a falar "sopinha de massa", mas paciência, pelo menos sei que não será por causa da lingua.

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X