Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pré-mamãs - o que devemos saber

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    RE:

    Ai Tanaxen, só de pensar que poderia conhecer-te nessas aulinhas de PPP!!

    Estás a gostar? Segunda tenho consulta e vou pedir novamente à médica se posso só assisitr.

    Obrigada pelas tuas dicas, acho que serão mt úteis para mim e tb para outras mamãs que estão por casa. Todas as sextas não te esqueças de passar por cá, ok?

    Meninas,

    amanha actualizo na 1ª página!!!! Acho que antes do parto vou imprimir e ler tudo várias vezes
    :-$
    O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

    Os meus tesouros...

    Comentar


    • #32
      RE:

      Eu vou reforçar o que a Tanaxen disse. Quem não pode fazer os exercícios não faz mesmo! Os exercícios descritos são as básculas e nós fizemos de barriga para cima, sentadas "à chinês" e de gatas (posição da gata assanhada...). Eu já costumava fazer a mesma coisa no pilates e o que é certo é que como tive um pequeno descolamento às 6 semanas a GO proibiu-me o pilates pela força que se faz nos abdominais. Estes exercícios trabalham os abdominais e os lombares e quem não pode não deve mesmo tentar fazer.
      Treinem a respiração e a concentração. Parecem-me muito mais importantes que os exercícios.
      Tentem é saber se podem fazer o exercício para o pavimento pélvico. Esse é fundamental para prevenir a incontinência urinária. Não sei se já falei nele: quando vão fazer xixi, parem e façam, parem e façam... e no final façam mais uma vez como se ainda tivessem xixi e parem. Garanto-vos que é óptimo. Conheço quem tivesse problemas de incontinência urinária que melhoraram imenso com este treino. Também podem encolher e relaxar os músculos como se estivessem aflitinhas para ir à casa de banho enquanto estão sentadas, numa fila à espera, etc.
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #33
        RE:

        Ora bem, na 2a feira tivemos uma aula mais prática mas a enfermeira dá sempre umas dicas quando lhe fazem perguntas por isso, aqui vão mais umas coisinhas:

        - deitar o bebé para dormir de barriga para cima com a cabeça de lado. Se quisermos, podemos enrolar uma toalha e colocá-la de lado para ele ficar ligeiramente inclinado para o lado. Convém ir trocando os lado para que ele inclina a cabeça para não ficar com a cabeça marcada.

        - se o bebé se engasgar e não respirar, devemos pegar nele de barriga para baixo e bater-lhe nas costas. Se não chorar, pega-se nos pés e dá-se uma palmada para ele chorar. É importante fazer isto depressa. É mais importante fazer isto logo do que pegar no bebé e andar à procura das enfermeiras. Na 5a feira em princípio vai explicar-nos estes primeiros socorros com um boneco.

        - depois do parto, nunca nos devemos levantar a primeira vez sozinhas. Chamar sempre alguém, sentar primeiro e se não estivermos tontas, então é que nos levantamos. Quem fizer cesariana, deve levantar-se de lado para não fazer força na barriga e apoiar-se num braço para se levantar e com o outro segurar o sítio dos pontos para não doer tanto

        - não devemos levar para a sala de partos brincos, anéis (porque depois podem inchar as mãos e não saem) e verniz nas unhas das mãos ou dos pés (acho que é para verem bem a cor da pele)

        Respiração durante contracções:
        - fazer inspirações o mais profundas possível e expirações muito lentas (mesmo nas contracções antes do trabalho de parto). Podem treinar de vez em quando simulando uma contracção (55 segundos)
        - se durante uma contracção nos disserem que não podemos fazer força mas apetece, devemos soprar com as bochechas cheias (como se vê a fazerem nos filmes) mas não é para fazer sempre, é só se nos disserem para não fazer força e apetecer fazer
        - no fim da contracção, devemos respirar normalmente. Podemos ficar com os dedos com formigueiro se respirarmos profundamente muitas vezes mas neste casos devemos avisar um enfermeiro do formigueiro e respirar com as mãos em concha à frente do nariz e da boca para diminuir o nível de oxigénio
        - esta respiração é para oxigenarmos bem o sangue que chega ao bebé

        Durante as contracções:
        - devemos ter todos os músculos relaxados para todo o oxigénio ir para o útero e para o bebé
        - se não conseguirmos, não faz mal, tentamos na próxima fazer melhor
        - devemos concentrar-nos noutro sítio para ser mais fácil
        - não esquecer: durante uma contracção é importante RELAXAR, RESPIRAR, CONCENTRAR

        Período expulsivo (atenção, não treinem isto em casa. nas aulas só a mamã com 38 semanas é que anda a treinar isto)
        - durante a contracção, enchemos bem o peito de ar para os pulmões ajudarem a fazer força e contemos a respiração fazendo força no sítio onde fazemos xixi (daí ser importante treinar estes músculos)
        - se ficarmos sem ar, expiramos e voltamos a inspirar bem até acabar a contracção
        - devemos fazer força durante o máximo de tempo possível para o bebé progredir bem
        - devemos mentalizarmo-nos que conseguimos. todas vamos conseguir
        - a enfermeira disse que esta é a parte mais fácil porque temos mais energia e temos o bebé e o útero a ajudar e demora pouco tempo
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #34
          RE:

          Inserido Inicialmente por khlaudhya
          Inserido Inicialmente por Maria T
          Desculpem a intromissão mas o creme para as gretas é fundamental...qdo fui ter o meu bebe levei mas havia mtas maes aflitas que andavam a pedir emprestado às enfermeiras.
          Aconselho o purelan. O creme é sempre necessário nos primeiros dias, no meu caso ao fim de duas semanas deixou de ser necessário.
          bjos e horas pequeninas para todas
          Desculpa contrariar-te, mas isso não é verdade. Eu nunca usei creme para as gretas e amamentei durante 2 anos. Desde que haja uma boa pega, o nosso leite é mais que suficiente para hidratar. Claro que a haver problemas pode ser necessário o creme, agora dizer sempre...
          Excatamente! Eu tb amamentei durante 11 meses e nunca tive nada... comprei o bephantene ungento por via das duvidas mas não precisei....
















          Comentar


          • #35
            RE:

            Actualizei a primeira página!!!

            Acho que está a ficar mesmo bom:banana: :banana: :banana:
            (aceitam-se sugestões, claro)

            A mim ajuda-me imenso!!

            beijokas e vão passando por aqui...
            O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

            Os meus tesouros...

            Comentar


            • #36
              RE:

              Inserido Inicialmente por nuskinha
              Olá mamãs e pré-mamãs.


              - não devemos usar cotonetes para limpar os ouvidos, podemos limpar com uma toalha. Nem dos próprios para bebés devemos usar. Basta um movimento brusco e podemos magoar o bebé. A mim sugeriram a ponta de uma compressa.


              Relativamente à mamada:
              - devemos dar uma mama de cada vez e até ao fim, nunca devemos dar 10 min de uma mama e mais 10 min de outra mama (pode ser relativo e mudar de pessoa para pessoa, devemos fazê-lo até sentirmos a mama vazia e só depois passar para a outra se o bebé necessitar).As enfermeiras explicaram que o primeiro leite que sai da mama é só açúcar, o leite que é retirado mais para o fim da mamada é que contém nutrientes, gordura e afins.
              No fim da mamada, espalhar uma gota do nosso leite em volta do mamilo ajuda a cicatrizar as gretas

              Se a sala de partos estiver com o ar muito seco, o que complica a respiração para quem tem sinusite, podemos colocar água no lavatório. Ajuda a humidificar o ar e respiramos melhor.


              Acrescentei umas coisas de que me lembrei. Hoje volto ás aulas. Depois passo por aqui
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #37
                RE:

                Inserido Inicialmente por micaela24
                Inserido Inicialmente por nuskinha
                Olá mamãs e pré-mamãs.


                - não devemos usar cotonetes para limpar os ouvidos, podemos limpar com uma toalha. Nem dos próprios para bebés devemos usar. Basta um movimento brusco e podemos magoar o bebé. A mim sugeriram a ponta de uma compressa.


                Relativamente à mamada:
                - devemos dar uma mama de cada vez e até ao fim, nunca devemos dar 10 min de uma mama e mais 10 min de outra mama (pode ser relativo e mudar de pessoa para pessoa, devemos fazê-lo até sentirmos a mama vazia e só depois passar para a outra se o bebé necessitar).As enfermeiras explicaram que o primeiro leite que sai da mama é só açúcar, o leite que é retirado mais para o fim da mamada é que contém nutrientes, gordura e afins.
                No fim da mamada, espalhar uma gota do nosso leite em volta do mamilo ajuda a cicatrizar as gretas

                Se a sala de partos estiver com o ar muito seco, o que complica a respiração para quem tem sinusite, podemos colocar água no lavatório. Ajuda a humidificar o ar e respiramos melhor.


                Acrescentei umas coisas de que me lembrei. Hoje volto ás aulas. Depois passo por aqui
                :bounce: obrigada :friends:
                O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

                Os meus tesouros...

                Comentar


                • #38
                  RE:

                  Mais umas dicas da aula de ontem:

                  - não comprar muitas fraldas da mesma marca. O bebé pode fazer alergia, por muito boas que sejam, e depois é dinheiro deitado fora. Eu conheço um bebé que fez alergia às fraldas dodot e que agora usa pingo doce e contaram uma história precisamente ao contrário

                  - a respiração nas contracções é para manter mesmo com epidural, porque como o útero contrai e leva menos sangue ao bebé temos de manter o sangue bem oxigenado. Se entrar alguém na sala de partos para nos examinar ou assim, eles sabem o que estamos a fazer e esperam que a contracção pare para falar conosco por isso devemos ignorá-los.

                  - ao ter o bebé no ovinho, ele deve estar sempre preso, mesmo que esteja em casa. Nunca se sabe quando podemos tropeçar no ovo ou embarrar sem querer.

                  - é preciso muito cuidado com o bebé na nossa cama, principalmente na maternidade. estamos muito cansadas e podemos adormecer sem querer. Aconteceu há pouco tempo um bebé cair da cama na maternidade porque a mãe adormeceu.

                  - a roupa do bebé para a sala de partos deve ser o mais simples de vestir possível. o bebé tem de ser vestido rapidamente para não arrefecer, por isso nada de fitinhas ou botões complicados.

                  - a roupa do bebé deve ser enxaguada novamente no fim da lavagem à máquina para ficar com menos detergente e seca ao sol porque o sol faz uma desinfecção biológica e a máquina de secar deixa a roupa mais áspera

                  - para o bebé arrotar, se ele não conseguir sozinho, carrega-se nas costas dele com a mão em concha

                  - ruptura da bolsa amniótica: ver as horas e a cor do líquido. normalmente é transparente. As horas são importante porque não podemos estar mais de 72 horas com a bolsa rota. Devemos ir logo para o hospital (com calma, dá para tomar um banho) porque é preciso controlar as infecções. Se a ruptura acontecer com contracções ritmicas em simultâneo, o trabalho de parto deve ser rápido.

                  - os slings são óptimos para transportar os bebés. Acalmam-nos se forem a ouvir o coração e a posição em que eles vão com as pernas afastadas é muito boa para prevenir problemas de anca.

                  Curiosidade: não sei se acreditam, mas a enfermeira disse que, pela experiência dela, há muito mais partos espontâneos na lua nova e lua cheia (e nos 2 dias anteriores)

                  Na próxima 2a não posso ir, mas na quinta temos a aula sobre o banho e cuidados de higiene
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #39
                    RE:

                    Obrigada, Micaela24!!

                    A tanaxen também tem aulinha hoje, depois actualiz tudo.

                    Se outras mamãs também quiserem dar dicas, agradeço mt.

                    Espero que o tópico esteja a ser útil, não só para mim, mas também para outras mamãs que não podem frequentar as aulas de PP.

                    Jinhos a todas
                    O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

                    Os meus tesouros...

                    Comentar


                    • #40
                      RE:

                      Olá!

                      Aconselho cuecas descartáveis...se levares cuecas normais...corres os risco de ficares com as cuecas todas sujas de sangue...e a última coisa que queres fazer é lavar cuecas!

                      Beijinhos

                      Paula
                      _______________

                      Paula

                      Comentar


                      • #41
                        RE:

                        No primeiro post refere-se que se deverá ire de imediato para a maternidade se se perder o rolhão mas esta informação não é correcta. O rolhão poderá sair semanas antes do parto. E, por si só, não é motivo para ir para a maternidade.

                        No caso de contracções regulares, devemos ir para a maternidade quando temos 3 contracções no espaço de 10 minutos.

                        Deve-se levar uma lima de cartão para se limar as unhinhas do bebé, no caso de estarem compridas e evitar assim que o bebé arranhe a cara.

                        Uma boa hora, bem pequenina, a todas.
                        mariajoaom: orgulhosa mamã de dois

                        Comentar


                        • #42
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por mariajoaom
                          No primeiro post refere-se que se deverá ire de imediato para a maternidade se se perder o rolhão mas esta informação não é correcta. O rolhão poderá sair semanas antes do parto. E, por si só, não é motivo para ir para a maternidade.

                          No caso de contracções regulares, devemos ir para a maternidade quando temos 3 contracções no espaço de 10 minutos.

                          Deve-se levar uma lima de cartão para se limar as unhinhas do bebé, no caso de estarem compridas e evitar assim que o bebé arranhe a cara.

                          Uma boa hora, bem pequenina, a todas.
                          Quanto ao rolhão, acho que já disse que a enfermeira disse para irmos à maternidade mais para ficarmos descansadas.

                          Quanto às contracções regulares, ela não nos deu um número certo, já que os partos variam muito. Disse que sendo regulares, vamos. Podem ser de 20 em 20, 10 em 10 ou 5 em 5 minutos.

                          Hoje fui visitar uma mamã à maternidade e ela deu-me duas dicas: pedir a alguém para nos levar logo água assim que puder (está calor e tem muita sede por causa do esforço e do leite) e levar pijamas. Ela diz que para sair da sala de partos dá muito mais jeito a camisa de dormir mas depois está muito mais à vontade com o pijama. depende do gosto de cada uma, mas eu também prefiro o pijama, para não estar com as cuecas à mostra em frente das visitas
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #43
                            RE:

                            Inserido Inicialmente por micaela24
                            Inserido Inicialmente por mariajoaom
                            No primeiro post refere-se que se deverá ire de imediato para a maternidade se se perder o rolhão mas esta informação não é correcta. O rolhão poderá sair semanas antes do parto. E, por si só, não é motivo para ir para a maternidade.

                            No caso de contracções regulares, devemos ir para a maternidade quando temos 3 contracções no espaço de 10 minutos.

                            Deve-se levar uma lima de cartão para se limar as unhinhas do bebé, no caso de estarem compridas e evitar assim que o bebé arranhe a cara.

                            Uma boa hora, bem pequenina, a todas.
                            Quanto ao rolhão, acho que já disse que a enfermeira disse para irmos à maternidade mais para ficarmos descansadas.

                            Quanto às contracções regulares, ela não nos deu um número certo, já que os partos variam muito. Disse que sendo regulares, vamos. Podem ser de 20 em 20, 10 em 10 ou 5 em 5 minutos.

                            Hoje fui visitar uma mamã à maternidade e ela deu-me duas dicas: pedir a alguém para nos levar logo água assim que puder (está calor e tem muita sede por causa do esforço e do leite) e levar pijamas. Ela diz que para sair da sala de partos dá muito mais jeito a camisa de dormir mas depois está muito mais à vontade com o pijama. depende do gosto de cada uma, mas eu também prefiro o pijama, para não estar com as cuecas à mostra em frente das visitas
                            Olá mamãs!!
                            Desculpem invadir, mas em relação ao pijama, pela minha experiencia, não aconselho, pq com os pontos não vão conseguir levantar as pernas para vestir as calças, a camisa é mais pratica. Mas pelo sim pelo não levem os dois.
                            Eu nã sei se é igual em todos os hospitais, mas qd sai da sala de partos tinha a bata do hospital vestida, só dps do banho é q vesti a minha camisa.
                            Bjs
                            Bjs


                            Comentar


                            • #44
                              RE:

                              Inserido Inicialmente por micaela24
                              Inserido Inicialmente por mariajoaom
                              No primeiro post refere-se que se deverá ire de imediato para a maternidade se se perder o rolhão mas esta informação não é correcta. O rolhão poderá sair semanas antes do parto. E, por si só, não é motivo para ir para a maternidade.

                              No caso de contracções regulares, devemos ir para a maternidade quando temos 3 contracções no espaço de 10 minutos.

                              Deve-se levar uma lima de cartão para se limar as unhinhas do bebé, no caso de estarem compridas e evitar assim que o bebé arranhe a cara.

                              Uma boa hora, bem pequenina, a todas.
                              Quanto ao rolhão, acho que já disse que a enfermeira disse para irmos à maternidade mais para ficarmos descansadas.

                              Quanto às contracções regulares, ela não nos deu um número certo, já que os partos variam muito. Disse que sendo regulares, vamos. Podem ser de 20 em 20, 10 em 10 ou 5 em 5 minutos.

                              Hoje fui visitar uma mamã à maternidade e ela deu-me duas dicas: pedir a alguém para nos levar logo água assim que puder (está calor e tem muita sede por causa do esforço e do leite) e levar pijamas. Ela diz que para sair da sala de partos dá muito mais jeito a camisa de dormir mas depois está muito mais à vontade com o pijama. depende do gosto de cada uma, mas eu também prefiro o pijama, para não estar com as cuecas à mostra em frente das visitas


                              Meninas a questão da água é bastante importante!! lo a sério!! eu pedi logo ao marido para levar pq dá-nos umas sedes q nem vos passa....


                              o pijama não dá mesmo jeito nenhum pq com os pontos além de não ser facil de vestir - eu fiz cesariana - e como o HSFX é um hospital escola tem sempre médicos e enfermeiros a ver e certificar que estás bem e está tudo bem e volta e mea lá vão ver os pontos e palpar a barriga... enfim as camisas são mais pr´ticas.... e de manga curta meninas pq o calor é imenso.....

                              as cuecas recomendo as da chicco - descartáveis e de rede.... uma maravilha... eu como tive de ficar lá 4 dias p causa da cesariana levei 2 pacotes - cada um tem 3 cuecas....

                              tb recomendo os discos para as mamocas por causa do leite ... tb comprei da chicco... acho q são os melhores... eu experimentei as outras marcas e achei os da chicco melhores...

                              qualquer coisa q eu possa ajudar perguntem!! algumas vantagens em ser a 2ª viagem tão perto da 1ª é estar ainda tudo «fresquinho» lol!!!

                              beijinhos a todas
















                              Comentar


                              • #45
                                RE:

                                Olá a todas! E olá nuskinha!!! Espero que esteja tudo bem contigo!
                                Hoje foi uma aula variada... primeiro vimos/fizemos novamente aquele movimento da bacia, para a frente e para trás.

                                Posturas / Prevenção de dores nas costas / Circulação sangue- Depois a fisioterapeuta retomou o tema das posturas, das formas que temos para prevenir as dores nas costas. Por exemplo ao preparar um molho de espinafres é melhor fazê-lo sentadas. Os movimentos que antes faziamos de pé agora poderão dar-nos alguns problemas, porque dantes encostavamo-nos ao balcão e agora a barriga não o permite o que faz com que a amplitude dos braços seja maior forçando as costas. Nesta altura temos um acréscimo de 40% de sangue a circular o que faz com que o nosso coração tenha um trabalho enorme e por tal é natural estarmos mais cansadas. Para as que continuam a trabalhar, num final do dia poderão ter as pernas/pés mais inchados. A fisioterapeuta recomenda que nos deitemos no chão (em algo confortável e direito) e colocamos as pernas no sofá por exemplo, tendo em atenção que as pernas deverão estar o mais para dentro do sofá de forma a que o joelho faça um ângulo de mais ou menos 90º e assim não forçamos os joelhos. Será que conseguem visualizar? Imaginem as pernas subidas, a fazer um ângulo de 90º e a apoiá-las (desde a dobra do joelho) está o sofá. Podemos permanecer nesta posição +- 10minutos. Rodar os pés nesta posição é muito eficaz na circulação do sangue.

                                Massagens - Depois falamos/fizemos massagens. As massagens nos pés são benvindas, sempre no sentido dedos dos pés - calcanhar e nunca no oposto, facilitando a circulação do sangue. No final podemos massajar cada dedinho.
                                As massagens nas costas, devem ser feitas com as grávidas sentadas em cadeiras ao contrário, com uma almofada a apoiar nas costas da cadeira e o mais confortáveis possiveis. Não devem ser feitas massagens na coluna, mas sim nas zonas adjacentes à coluna, onde estão as áreas musculares. Devem ser feitas com alguma pressão e com a zona palmar da mão, podem fechar as mãos (tipo punho) e apoiar a parte do lado do mindinho e toda a área palmar nas costas começando em baixo e subindo até ao pescoço lentamente. Podem pôr um creme hidratante mas não um que deslize facilmente pois assim a massagem não tem atrito e termina rapidamente, é mais uma massagem a deslizar do que uma massagem.

                                Foi explicado que uma vez no chão a melhor forma de nos levantar-nos será colocando-nos de gatas e depois de joelhos, por partes.

                                Treino de relaxamento - Fizemos um treino de relaxamento breve, que deverá ser feito diariamente para que possamos relaxar quando estivermos na box. De barriga para cima, começamos por afastar o mais possível os ombros das orelhas de forma a esticar muito o pescoço e o braços na direcção dos pés e depois retomamos à posição que nos for mais confortável colocando os braços / cotovelos na posição que nos dê mais conforto; depois esticamos as mãos o mais possivel e voltamos à posição que nos for mais confortável, fazemos o mesmo às pernas, esticamos muito as pernas e depois relaxamos, esticamos os pés para cima e para baixo e depois relaxamos e finalizamos a fechar muito os olhos e depois relaxamos toda a face. É dificil de descrever, mas se precisarem de uma explicação melhor eu prometo que faço uma pesquisa e faço um texto melhor.

                                Treino do períneo - devemos fazê-lo várias vezes ao dia. Inicialmente fazê-lo deitadas para que a gravidade e peso da barriga não interfiram com os musculos a exercitar, depois com a prática podemos fazê-lo em pé. Consiste em contrair os musculos da vagina sem contrair as nadegas e a barriga. Para as que tenham mais dificuldade em perceber se estão a contrair ou não, sugerem ou fazê-lo durante a relação sexual porque tem feedback ou no bidé colocando um dedo na vagina e fazendo e contraindo o musculo perceber se estão mesmo a fazê-lo ou não.

                                Lista maternidade / Lista Bébe - Apresentaram um flyer com a lista da roupa para o bloco de partos do Hospital do Barreiro - 1 camisa de dormir aberta à frente, 2 cuecas (a enfermeira tem dúvidas que sejam necessárias), 1 manta para o bebé, 2 fraldas de pano, 2 fraldas descartáveis, 2 conjuntos de roupa interior (calças e body ou camisa), e 2 conjuntos de roupa exterior (babygrow é melhor para a saída do bloco depois logo vestem outras roupas), 1 gorro e meias ou botinhas; e outra lista para o serviço de obstetrícia - Para o bebé: 5 conjuntos de roupa interior 5 conjuntos de roupa exterior, 1 manta (pode ser a mesma do bloco de partos), 6 fraldas de pano, fraldas descartáveis, 2 toalhas de banho (enf. acha que só é preciso 1), toalhetes, creme para o rabinho, pente, escova. Para a mãe: camisas de noite largas e abertas à frente e/ou pijamas, soutiens, discos, cuecas de algodão ou descartáveis, roupão fininho, chinelos quarto, chinelos para o duche, toalha de banho, artigos de higiene pessoal (escova dos dentes, deo, pasta dentes, escova cabelo, etc) e 1 saco para a roupa suja. A enfermeira sugeriu que pra além da toalha de banho que levassemos umas toalhas de bidé só para nos limparmos de forma a manter a vagina o mais seca possível após o duche e assim não sujamos o toalhão de banho.
                                Salientaram novamente a utilização do ovinho, que o bebé não deverá estar no ovinho mais de 2 horas seguidas e deverá ser utilizado apenas nas viagens de carro. Para passear aconselham outro tipo de transporte, marsupios, slings, panos, alcofas, etc.

                                Lavagem da roupa do bebé - Deve lavar-se a roupa com detergente próprio, nunca misturar a nossa roupa com a deles, lavar tudo o que é dos bebés e não usar amaciador, de preferência secar ao sol e do avesso e passar a ferro.

                                Higiene do bebé - O creme hidratante deve ser para o corpo todo assim como o gel banho, o creme para o rabinho deve ser à base de pasta água (Uriage ou Lutsine). Inicialmente é preferivel utilizar cremes para peles sensiveis e sem perfume por causa de possiveis alergias ou peles atópicas. Devemos mudar frequentemente as fraldas. Quando estamos em casa devemos limpar os rabinho com água e sabão neutros e deixar os toalhetes para quando estivermos fora de casa. Produtos a ter em casa: alcool 70º, soro fisiológico (para o nariz), compressas esterilizadas (para os olhos).

                                Hospital do Barreiro - Para o Hospital do Barreiro só levamos o tal creme pasta de água para o rabinho porque os outros produtos são fornecidos. Normalmente o tempo de permanência é de 48h para parto normal e 72h para cesariana. As visitas sociais são das 18h às 19h, sendo 2 visitas de cada vez para além da pessoa significativa. Esta pessoa significativa só pode ser uma e pode visitar das 13h às 20h. O banho é dado das 17h às 18h para que os pais possam estar presentes. Devemos levar cartão de utente, boletim saúde da grávida, ecografias, análises (incluindo grupo de sangue) e outros exames.

                                Após o parto vamos perder muito sangue! Preparem-se porque parece que perdemos bastante e depois dura entre 4 a 6 semanas, sempre a reduzir. Ter em atenção se a perda de sangue parece sempre igual e nesse caso poderão dirigir-se ou ao bloco de partos ou ao centro de saúde. Podemos ter em casa para a higiene intima Betadine dermico (amarelo) e o outro betadine vermelho (não me lembro do nome técnico), se nos fizerem o corte. Parece que até há um ano e tal faziam habitualmente este corte a todas, mas actualmente neste Hospital avaliam o musculo do perineo e só quando há risco de rasgar por falta de elasticidade é que procedem ao corte.

                                Alguns produtos para irmos pensando em adquirir: parque, tapete de actividades, espreguiçadeiras, almofadas daquelas que tem rolos para o bebé não se virar ou o babiage. Eu não tenho nada disto...

                                Acho que é tudo!
                                Beijocas e até à próxima aula!









                                Madrinhas isa20: É um Santiago DPP 25 Abril - nasceu dia 1 Maio às 16h53 com 3,330kg, carlabisnaga: É um André DPP 16 Abril - nasceu de cesariana às 21h30 no dia 20 Abril com 3,200kg !!







                                Afilhada fourmis: É uma Carmen DPP 5 Abril - nasceu às 19h23 no dia 26 Março!!!







                                Madrilhada: anibla:feet: :star:

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X