Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

    A adopção de crianças por casais homossexuais: há opiniões a favor, outras contra.

    Qual é a vossa perspectiva?

    Beijinhos,



    Sofia

  • #2
    RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

    este deve ser dos temas mais controversos de sempre

    A minha opinião:

    Sou a favor, considero que a adopção deverá ser feita por pessoas responsáveis e capazes, acredito que existam casais homosexuais mais capazes que muitos heterosexuais. Não creo que seja ponto negativo ou positivo a considerar no processo.

    Conheço pelo menos um casal homosexual que considero perfeitamente capaz de educar uma criança nas melhores condições e conheço casais heterosexuais que não lhes deixava a guarda no meu gato sequer.



    poderão dizer que a criança se sentirá diferente, que lhe faltará sempre uma figura masculina ou feminina, consoante o caso, mas isso tb acontece nas familias monoparentais.

    Quanto à discriminação, é certo que ainda existe, mas acredito que em pouco tempo melhoraremos como sociedade pelo menos nesse ponto.



    Esta é a minha opinião, respeito outras.




    Comentar


    • #3
      RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

      olá.



      Sou 100% a favor.

      Os meus argumentos são e serão sempre os mesmos:

      Qualquer casal (hetero ou homossexual) tem de estar disposto a dar muito amor, carinho, educação, e tudo o que está enerente à paternidade.

      Não é a orientação sexual que faz de alguém mau ou bom pai, como se pode verificar pela comunicação social, e pelo que todos nos dias entra em casa através dos notíciários, de desgraças, maus tratos e abusos... entre progenitores heterossexuais.

      E partindo da minha certeza convicta de que a homossexualidade é tão só e apenas uma orientação sexual, não é uma perversão, uma doença nem nada que se pareça... é óbvio que uma criança educada por um casal homossexual não se torna gay ou lésbica pela convivência... (deveria ser por osmose, não??!!:P)

      E quando falam em perversão... irrita-me. Porque um casal é um casal. Partilham amor, carinho, discussões, as pazes... EDUCAM e são uma FAMÍLIA. Com regras, estatutos, muito próprios... como em todas as famílias deste mundo.



      Como tal... e tendo eu familiares homossexuais, ambos adaptados e vivendo com alguém (mas vivem no estrangeiro), parece-me horrível negar um lar a uma criança e a paternidade a alguém apenas porque, sendo do mesmo sexo, não podem naturalmente procriar!



      e tenho dito
      _________________________________________________
      Sem esperar, engravidei. No dia 6 de Setembro de 2010 a Margarida nasceu... e o meu mundo ganhou uma nova cor! (se me quiserem perguntar algo, mandem sempre PM: ando aqui a viajar pelo forum e posso não responder...)

      [O meu blog: http://euetudooresto.blogspot.com/

      Comentar


      • #4
        RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

        Ola!



        Leiam a minha opiniao ate ao fim antes de me bater, certo?



        Eu nao concordo com adopçao conjunta por duas pessoas do mesmo sexo. É-me igual se sao homosexuais ou nao. Acho que a preferencia sexual de alguem que adopta nao deve ser tomada em conta e se alguem quer adoptar como individual uma criança, o facto de ter uma relaçao afectiva estavel com alguem que apoia essa adopçao deve ser um pro, em qualquer circunstancia. Assim com estar ou nao casado nao devia pesar. Devia pesar sim o tempo de relaçoa, a estabilidade, o ambiente familiar, as condiçoe psara educar,...



        Mas quando se da uma adopçao atribui-se a essa criança um pai e/ou uma mae. Nao faz para mim qualquer sentido atribuir paternidade conjunta a duas pessoas do mesmo sexo. Deixa-se de ter pai e mae e passa-se a ter progenitor A e progenitor B, como aqui em Espanha :blink:



        O que eu defendo é que o poder paternal possa ser exercido conjuntamente por ambos, mesmo que seja um so a adoptar e que em caso de ruptura seja assegurada a ligaçao afectiva que possa existir entre a criança e essa pessoa. Alias eu defendo o mesmo para padrastos/madrastas que coabitaram com as crianças e mesmo avos.



        Resumindo, parece-me absurdo que se considere que um homossexual vai por isso ser melhor ou pior pai/mae e a sua preferencia sexual nao devia sequer ser considerada. Mas acima de tudo esta o direito de uma criança a ter um pai e uma mae. Se isso nao for possivel entao da-mos apenas um pai ou uma mae, de preferencia uma que tenha uma familia que a ame tambem, o que inclui o companheiro/a desse pai ou mae, se for esse o caso.



        Percebem-me?



        Beijinhos

        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

          rute, acho que aqui somos todos civilizados e ninguem bate em ninguem, acho que todos temos direito a uma opinião



          Sinceramente, não te percebi bem, ou antes, o que percebi, é que o que consideras melhor é uma relação familiar saudável, e preferencialemente com o pai e a mãe. Até aqui, de acordo ctg a 200%.



          As minhas duvidas na tua mensagem são as seguintes:

          e familias monoparentais???

          e homossexuais que tiveram filhos biologicos?

          etc, etc



          esta mensagem não pretende minimamente ser uuma contestação, nada disso, é mesmo discussão saudável (eu tenho algum receio que interpretem mal as minhas palavras, que isto de se escrever falta sempre o "Tom")



          mas acho siceramente que cada caso é um caso, há tantas possibilidades, tantas histórias, tanta gente diferente.

          Comentar


          • #6
            RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

            giselito (15-06-2009)rute, acho que aqui somos todos civilizados e ninguem bate em ninguem, acho que todos temos direito a uma opinião



            Sinceramente, não te percebi bem, ou antes, o que percebi, é que o que consideras melhor é uma relação familiar saudável, e preferencialemente com o pai e a mãe. Até aqui, de acordo ctg a 200%.



            As minhas duvidas na tua mensagem são as seguintes:



            e familias monoparentais???



            e homossexuais que tiveram filhos biologicos?



            etc, etc

            esta mensagem não pretende minimamente ser uuma contestação, nada disso, é mesmo discussão saudável (eu tenho algum receio que interpretem mal as minhas palavras, que isto de se escrever falta sempre o "Tom")



            mas acho siceramente que cada caso é um caso, há tantas possibilidades, tantas histórias, tanta gente diferente.


            Claro que foi força de expressao! Eu ate me acho muito mimada por ca! E sei que nao é facil perceber a minha opiniao..



            O que eu ponho em questao nao é a familia que um casal homossexual possa ser! Mas os papeis de mae de de pai serem, na minha opiniao, indissociaveis do genero do progenitor. ;Mesmo em familias com pais separados, se nenhum dos pais for ausente a criança tem pai e mae e pode usufruir disso. Se algum dos pais ou ambos refizeram a vida amorosa (e nao importa se o fizeram numa relaçao hetero ou homosexual) a criança pode ficar a ganhar tendo mais gente que a ama e se interessa pelo seu bem estar. Pode ate ganhar alguem que é para ela um segundo/a pai ou mae. Mas nao perde o facto de ter um pai e uma mae. Quando o estado admite dar a adopçao conjunta a 2 homens ou 2 mulheres esta a negar a essa criança o pai oumae que poderia ter tambem... E eu nao creio que o facto de ter 2 pais ou 2 maes a compense disso...



            O ideal para qualquer criança era ter um pai e uma mae (que amassem, estimassem e educacem, claro esta) e que nenhum dos dois nunca lhe faltasse nem deixasse de ter o seu papel importante na vida dela. Ora infelizmente nem sempre é assim, porque meninos que perdem pais e ha pais/maes que nao deveriam te-lo sido. Num a familia monoparental uma criança pode ser igualmente feliz claro esta, ninguem pode evitar o possivel sofrimento dessa criança por nao ter uma pai/mae. Em caso de adopçao eu creio que o estado deve procurar o melhor possivel para cada criança e isso tambem passa por tentar que tenha um pai e uma mae. Dai entender que se de preferencia a estes adoptantes, quando os outros factores (de capacidade para amar e educar uma criança, equilibrio familiar, etc...) sao identicos. O que eu faço nao é um juizo de valor sobre serem melhores pais ou melhores familias, entendes?



            Na minha opiniao um homosexual pode ser tao bom ou tao mau pai como um heterosexual e deveria poder adoptar sem ser descriminado. Mas de forma individual, tornando-se pai ou mae da criança, existindo algum mecanismo legal que permitisse salvaguardar a relaçao da criança com um eventual companheiro, mas sem lhe dar "paternidade". Fazer com fizeram aqui em Espanha desvalorizou o papel de pai e mae. Sao figuras que legalmente deixaram de existir! Ou seja uma criança em Espanha nao tem pai nem mae , tem progenitor A e progenitor B. Estas a ver a minha cara quando preenchi o papel do registo do meu filho :w00t:



            Beijinhos



            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • #7
              RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

              assim postas as coisas é fácil de perceber.

              não sabemos é o que pensa acegonhacorderosa, a proprietária do tópico.


              Comentar


              • #8
                RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                Não sabia disso... progenitor A e B



                Mas pelo que explicas-te até parece bem, isto porque:



                -eu não acho tão importante assim para uma criança ter um pai e uma mãe, acho que acima de tudo deve de estar rodeada de pessoas capazes de amar e que realmente queiram uma criança nas suas vidas.



                - acho que o o maior interesse da criança é ter um lar, uma família que a ame, ter acesso a educação e alimentação e saúde e que lhe sejam dadas condições para ser uma criança feliz e se tornar num adulto capaz, se tal lhe é fornecido por um homem/mulher solteiro, um casal hetero ou homossexual, para mim não faz a menor diferença.



                - acho que manter uma criança numa instituição, por melhores que estas sejam, não é de todo o melhor para uma criança.



                As mentalidades mudam, e felizmente hoje em dia devido á informação mais disponível e á globalização, muito mais rápido que antigamente. E nós todas como mães temos esse papel importante de educar os nossos filhos para que sejam tolerantes para as diferenças... até porque nunca se sabe se não será um deles o homossexual que daqui a 30 anos vai querer adoptar uma criança...
                Inicio da dieta: 1 de Março de 2009



                ...a reparar os estragos do verão!

                Comentar


                • #9
                  RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                  Eu sou contra pelo simples motivo da nossa sociedade de hoje em dia.



                  Penso que essa criança so iria sofrer tanto com a soceidade como na escola.



                  A criança vai ver os amigos com um pai e com uma mae e vai notar que na vida dela algo nao esta bem. Essa criança tambem vai ser motivo de gozo e brincadeiras que lhe podem afectar muito a sua vida.



                  Nao tenho nada contra casais do mesmo sexo quererem ter filhos mas em primeiro lugar penso na vida da criança e no bem estar dela.



                  Quando a sociedade mudar certamente a minha opiniao tambem mudera


                  Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                    Clara Sophie (29-06-2009)Eu sou contra pelo simples motivo da nossa sociedade de hoje em dia.







                    Penso que essa criança so iria sofrer tanto com a soceidade como na escola.







                    A criança vai ver os amigos com um pai e com uma mae e vai notar que na vida dela algo nao esta bem. Essa criança tambem vai ser motivo de gozo e brincadeiras que lhe podem afectar muito a sua vida.







                    Nao tenho nada contra casais do mesmo sexo quererem ter filhos mas em primeiro lugar penso na vida da criança e no bem estar dela.







                    Quando a sociedade mudar certamente a minha opiniao tambem mudera


                    acho ke nao tens razao pelo simples facto de ke na escola todos os miudos sao gozados ou pk sao gordos ou pk sao magros ou usao oculos etc... tudos fomos e ca estamos para contar a historia depoix nao achas bem pior essas crianças irem para a escola e nao terem nem pai nem mae... serem de uma instituiçao, perto de onde eu cresci ha a casa do gaiato e digo te akeles miudos passam por mto sem reerencia de ninguem... acho ke realmente estariam melhor com dois pais ou com duas maes, do que como estao... sem nenhum...

                    Ja agora seguindo o tua logica ... e os filhos fora do casamento, se maes solteiras e divorciados ... ??? deveriam ser retirados saos pais e postos numa "familia normal"



                    Acho ke hoje em dia os filhos com um pai e uma mae a viverem juntos e ke se devem sentir descriminados lolol
                    __________________________________________________ _______________________________________







                    Comentar


                    • #11
                      RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                      Clara Sophie (29-06-2009)Eu sou contra pelo simples motivo da nossa sociedade de hoje em dia.

                      Penso que essa criança so iria sofrer tanto com a soceidade como na escola.



                      A criança vai ver os amigos com um pai e com uma mae e vai notar que na vida dela algo nao esta bem. Essa criança tambem vai ser motivo de gozo e brincadeiras que lhe podem afectar muito a sua vida.

                      Nao tenho nada contra casais do mesmo sexo quererem ter filhos mas em primeiro lugar penso na vida da criança e no bem estar dela.

                      Quando a sociedade mudar certamente a minha opiniao tambem mudera


                      quando a opinião de uma pessoa mudar, começa a mudar-se a sociedade. se todos pensarem assim, nunca se muda nada, ficamos à espera uns dos outros.



                      (atenção, é a minha opinião, respeito todas. Posso é não concordar com elas)

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                        Eu dei a minha opiniao!



                        Simplesmente so estou a pensar no bem estar da criança, na minha opiniao existe uma mãe e um pai que sao necessarios para a criança.. Nao vamos comparar crianças gorgas e magras a esta situaçao porque isso ha em toda a sociedade, é uma coisa "normal" agora uma criança ter 2 pais ou duas maes é totalmente diferente, acredito que essa criança durante muito tempo nao ia conseguir perceber e a parti dai vem logo o mau estar.. psicologicamente a criança ia ficar afectada.







                        Eu tenho uma melhor amiga que é lesbica, conheço-a desde os 10 anos, vive com uma rapariga e por os mesmos motivos que apresentei aqui nao querem adoptar uma criança, nao tenho nada contra, sempre lidei com elas normalmente mas com a adopçao nao controlo.



                        A sociedade nao vai mudar com as opinioes das pessoas, a sociedade so vai mudar quando for possivel os homossexuais adoptar em Portugal e quando vires isso no teu dia a dia. Se isso mudar eu começo a dar força.



                        Aqui nao se fala em instituiçoes, sao situaçoes bastante diferentes, claro que isto é a minha opiniao



                        Querida nao vamos falar em pais separados (etc) porque isso nao falta na sociedade de todo o mundo, é uma coisa normal na vida das pessoas mas em portugal nao é normal veres 2 homens com 1 filho ou é? Essa criança nao vai viver bem, ja ouviste falar em bollying? é isso que essa criança vai sofrer, sabes o que isso faz na vida de uma criança?

                        Bullying é isular uma criança da sociedade.. criança e adulto



                        Consequencias? Demasiadas e graves



                        "Efeitos sobre o indivíduo incluem:

                        Depressão Reativa, uma forma de depressão clínica causada por eventos exógenos

                        Estresse de desordem pós-traumática

                        Tornar-se também um agressor

                        Ansiedade

                        Problemas gástricos

                        Dores não-especificadas

                        Perda de auto-estima

                        Medo de expressar emoções

                        Problemas de relacionamento

                        Abuso de drogas e álcool

                        Auto-mutilação

                        Suicídio (também conhecido como bullycídio)"




                        Ha inumeras consequencias






                        Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                          BotãoAzul (18-06-2009)Não sabia disso... progenitor A e B

                          Mas pelo que explicas-te até parece bem, isto porque:

                          -eu não acho tão importante assim para uma criança ter um pai e uma mãe, acho que acima de tudo deve de estar rodeada de pessoas capazes de amar e que realmente queiram uma criança nas suas vidas.

                          - acho que o o maior interesse da criança é ter um lar, uma família que a ame, ter acesso a educação e alimentação e saúde e que lhe sejam dadas condições para ser uma criança feliz e se tornar num adulto capaz, se tal lhe é fornecido por um homem/mulher solteiro, um casal hetero ou homossexual, para mim não faz a menor diferença.

                          - acho que manter uma criança numa instituição, por melhores que estas sejam, não é de todo o melhor para uma criança.

                          As mentalidades mudam, e felizmente hoje em dia devido á informação mais disponível e á globalização, muito mais rápido que antigamente. E nós todas como mães temos esse papel importante de educar os nossos filhos para que sejam tolerantes para as diferenças... até porque nunca se sabe se não será um deles o homossexual que daqui a 30 anos vai querer adoptar uma criança...


                          Eu Vivo na Holanda

                          Os casais Homossexuais podem adoptar.

                          vivem tal como os casais hetero, tem uma família, namoram em publico e não noto nem um tipo de estranheza na sociedade em relação a estes factos...

                          Gostava de ver isto acontecer em Portugal, e sinceramente acredito que muito em breve... porque acredito que a nossa geração tem uma mentalidade mais aberta a novas situações, e menos xenófoba.

                          sublinhei o que o BotãoAzul disse porque é exactamente a minha opinião!

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                            A minha opinião...

                            Ora, sempre tive uma opinião dificil de explicar, e depois de ler a rbalmeid, pensei... é isto...



                            Alguém conseguiu expressar o que eu penso... fantástico!!!



                            Na verdade, nada tenho contra a orientação (e não opção) sexual de cada um, e acredito mesmo que uma pessoa homossexual tem a mesma capacidade de amar uma criança que outra pessoa que seja heterossexual...



                            Mas há aqui algumas coisas que gostava de comentar:



                            1 - Quando falam na separação dos pais... Acho que o que traumatiza uma criança não é a separação em si... ´todo o processo que existe em paralelo (as discussões, as ameaças, as chantagens, os abandonos, etc)

                            Acredito que uma criança consegue viver bem, com os pais separados, sem por isso existirem as tais consequencias devastadoras... Tudo depende de como lidamos com a situação.



                            Eu sou filha de pais separados, e sei que o que me custou realmente, não foi a separação propriamente dita... mas todos os amuos, todas as discussões, todos os abandonos...



                            Ora... Numa adopção homossexual não me parece que dê para comparar com familias separadas... Porque em familias separadas, continua a existir a figura do pai e da mãe... num casal homossexual, um não faz de mãe e outro faz de pai... Para mim mãe é inevitavelmente uma mulher e um pai é inevitavelmente homem...



                            No entanto não digo que a figura materna ou paterna sejam totalmente obrigatórias, basta pensarmos nas familias monoparentais...



                            Mas não podemos substituir uma figura materna por um homem, ou uma figura paterna por uma mulher... ou podemos?



                            O que queria acrescentar tem a ver com o terem dito que as instituições por melhores que sejam não são o melhor para as crianças...



                            Cro que não... já sabemos que o ideal é a criança nunca ter perdido os pais, ou terem familia para a acolher, ou nunca terem sido molestadas...

                            Mas não podemos achar que, não sendo a instituição o local ideal, é legitimo entregar a criança assim, sem mais nem menos... e não digo com isto que entregar uma criança a um casal homossexual, fosse um caso desses!



                            As instituições servem de abrigo enquanto não encontram uma familia "ideal" para a criança...

                            E essa procura deve ter como base uma série de critérios, e não posso concordar que a orientação sexual do adoptante deva ser tida em conta... mas sim os outros critérios que a rbalmeid falou Estabilidade emocional, financeira e a caracteristicas da criança vs as caracteristicas da pessoa adoptante...



                            Bjs

                            BABS

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                              BABS (05-07-2009)



                              Mas não podemos substituir uma figura materna por um homem, ou uma figura paterna por uma mulher... ou podemos?



                              As instituições servem de abrigo enquanto não encontram uma familia "ideal" para a criança...


                              Claro que podemos, basta pensar em algumas famílias liberais, equitativas, em que é o homem (pai) que fica em casa a tratar das crianças e a cuidar das lides domésticas enquanto a mulher (mãe) trabalha fora de casa, ou então naquelas famílias em que homem e a mulher partilham de forma identica, equilibrada, os custos e as tarefas domésticas, os cuidados com as crianças, os bons momentos e os maus momentos; a figura maternal não se limita ao parto, à amamentação, às noites de cuidado, o pai (homem) pode representar, tão bem ou melhor, essa imagem de ‘colo’.

                              No que se refere à dualidade das figuras/estatutos, basta, como referido, pensar nas famílias monoparentais, nas crianças criadas pelas avós, nas crianças criadas em instituições de solidariedade social – será que essas crianças apenas intuem figuras femininas? Não me parece.

                              Não existem famílias ideais (só nos contos de fadas), existem famílias que se amam, que se respeitam independentemente da origem étnica, religiosa, cultural, etc., etc., e em última análise independentemente do sexo dos seus elementos.



                              Também eu penso no que aqui já foi escrito... se a minha filha se revelar homossexual daqui a uns 15/18 anos e quiser constituir família com a sua companheira, nada me fará mais feliz do que vê-la feliz, ou seja, concretizar na integra os seus planos de adopção.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X