Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

    Mary20007 (07-07-2009)
    BABS (05-07-2009)



    Mas não podemos substituir uma figura materna por um homem, ou uma figura paterna por uma mulher... ou podemos?



    As instituições servem de abrigo enquanto não encontram uma familia "ideal" para a criança...


    Claro que podemos, basta pensar em algumas famílias liberais, equitativas, em que é o homem (pai) que fica em casa a tratar das crianças e a cuidar das lides domésticas enquanto a mulher (mãe) trabalha fora de casa, ou então naquelas famílias em que homem e a mulher partilham de forma identica, equilibrada, os custos e as tarefas domésticas, os cuidados com as crianças, os bons momentos e os maus momentos; a figura maternal não se limita ao parto, à amamentação, às noites de cuidado, o pai (homem) pode representar, tão bem ou melhor, essa imagem de ‘colo’.







    No que se refere à dualidade das figuras/estatutos, basta, como referido, pensar nas famílias monoparentais, nas crianças criadas pelas avós, nas crianças criadas em instituições de solidariedade social – será que essas crianças apenas intuem figuras femininas? Não me parece.



    Não existem famílias ideais (só nos contos de fadas), existem famílias que se amam, que se respeitam independentemente da origem étnica, religiosa, cultural, etc., etc., e em última análise independentemente do sexo dos seus elementos.



    Também eu penso no que aqui já foi escrito... se a minha filha se revelar homossexual daqui a uns 15/18 anos e quiser constituir família com a sua companheira, nada me fará mais feliz do que vê-la feliz, ou seja, concretizar na integra os seus planos de adopção.








    Parece-me um pouco retrogada a imagem de uma mãe como limpeza doméstica e a do pai como provedor...



    Ser mãe, é algo inerente às características ÚNICAS de uma mulher... e jamais ela será pai... Numa familia monoparental, uma mãe pode fazer o papel de provedora, mas nem por isso substitui a imagem paterna...



    Em muitas familias monoparentais, opta-se (ou acontece expontaneamente) por "entregar" a figura paterna a um tio, imão mais velho, um avô... etc...



    Quanto ao meu filho poder vir a ser homossexual e tb ele querer constituir familia, tb quero ve-lo feliz... mas não seria uma adopção pelos dois, mas sim por 1deles... pelas razões que apresentou a rbameid

    Não discordo sobre a capacidade de 2 homens ou de 2 mulheres criarem uma criança... pelo contrário... acho perfeitamente possivel, desde que haja estabilidade na relação etc... tal como num casal heterossexual...

    Mas 2 Homens serão 2 pais... e 2 Mulheres serão 2 mães (não digo que isso seja problema)...



    O importante é perceber o que é melhor para a criança... Ficar 4 ou 5 anos numa instituição ou ser adoptada por alguém que está disposta a tudo para a acolher e faze-la feliz... A resposta é obvia!



    Mas entre uma criança ficar numa instituição por 4 ou 5 anos ou ser adoptada por um casal (seja qual for a orientação sexual) que é instavel, etc... pois acho preferivel que a criança fique na instituição...



    Lembrem-se que a grande maioria das crianças que estão institucionalizadas, são vitimas de abusos e maus tratos... O cuidado de entregar esta criança a uma familia, terá e ser redobrado... porque esta criança precisa de ter a certeza que não vai passar pelo mesmo...





    Bjs



    BABS

    Comentar


    • #17
      RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

      babas nao vamos confundir homosexualidade com pedofilia... esta provado que a possibilidade da existencia de um pedofilo homosexual e a mesma de um heterosexual... por isso, se formos por ai essas crianças nao deviao sequer ser adptadas.

      Como foi amplamente divulgado na tv a uns tempos... ha casais heterosexuais a devolverem crianças porke nao se dao bem com o cao ou pk nao ficam bem com a mobilia... essa crianças nao teram ficado mto mais traumatizadas do que se tivessem sido logo adptadas por duas pessoas que as fossem amar incondicionalmente?
      __________________________________________________ _______________________________________







      Comentar


      • #18
        RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

        BABS (09-07-2009)
        Mary20007 (07-07-2009)
        BABS (05-07-2009)



        Mas não podemos substituir uma figura materna por um homem, ou uma figura paterna por uma mulher... ou podemos?



        As instituições servem de abrigo enquanto não encontram uma familia "ideal" para a criança...


        Claro que podemos, basta pensar em algumas famílias liberais, equitativas, em que é o homem (pai) que fica em casa a tratar das crianças e a cuidar das lides domésticas enquanto a mulher (mãe) trabalha fora de casa, ou então naquelas famílias em que homem e a mulher partilham de forma identica, equilibrada, os custos e as tarefas domésticas, os cuidados com as crianças, os bons momentos e os maus momentos; a figura maternal não se limita ao parto, à amamentação, às noites de cuidado, o pai (homem) pode representar, tão bem ou melhor, essa imagem de ‘colo’.



        No que se refere à dualidade das figuras/estatutos, basta, como referido, pensar nas famílias monoparentais, nas crianças criadas pelas avós, nas crianças criadas em instituições de solidariedade social – será que essas crianças apenas intuem figuras femininas? Não me parece.



        Não existem famílias ideais (só nos contos de fadas), existem famílias que se amam, que se respeitam independentemente da origem étnica, religiosa, cultural, etc., etc., e em última análise independentemente do sexo dos seus elementos.



        Também eu penso no que aqui já foi escrito... se a minha filha se revelar homossexual daqui a uns 15/18 anos e quiser constituir família com a sua companheira, nada me fará mais feliz do que vê-la feliz, ou seja, concretizar na integra os seus planos de adopção.




        Parece-me um pouco retrogada a imagem de uma mãe como limpeza doméstica e a do pai como provedor...



        Ser mãe, é algo inerente às características ÚNICAS de uma mulher... e jamais ela será pai... Numa familia monoparental, uma mãe pode fazer o papel de provedora, mas nem por isso substitui a imagem paterna...



        Em muitas familias monoparentais, opta-se (ou acontece expontaneamente) por "entregar" a figura paterna a um tio, imão mais velho, um avô... etc...



        Quanto ao meu filho poder vir a ser homossexual e tb ele querer constituir familia, tb quero ve-lo feliz... mas não seria uma adopção pelos dois, mas sim por 1deles... pelas razões que apresentou a rbameid



        Não discordo sobre a capacidade de 2 homens ou de 2 mulheres criarem uma criança... pelo contrário... acho perfeitamente possivel, desde que haja estabilidade na relação etc... tal como num casal heterossexual...



        Mas 2 Homens serão 2 pais... e 2 Mulheres serão 2 mães (não digo que isso seja problema)...



        O importante é perceber o que é melhor para a criança... Ficar 4 ou 5 anos numa instituição ou ser adoptada por alguém que está disposta a tudo para a acolher e faze-la feliz... A resposta é obvia!



        Mas entre uma criança ficar numa instituição por 4 ou 5 anos ou ser adoptada por um casal (seja qual for a orientação sexual) que é instavel, etc... pois acho preferivel que a criança fique na instituição...





        Lembrem-se que a grande maioria das crianças que estão institucionalizadas, são vitimas de abusos e maus tratos... O cuidado de entregar esta criança a uma familia, terá e ser redobrado... porque esta criança precisa de ter a certeza que não vai passar pelo mesmo...

        Bjs

        BABS




        Não concordo contigo, para mim mãe e pai são exactamente a mesma coisa (progenitores ou adoptantes), os mesmos direitos as mesmas obrigações, o mesmo amor pelos filhos, apenas se atribuem nomes diferentes consoante os sexos dos progenitores ou adoptantes.

        Ser ‘mãe’ ou o termo mãe, não é objectiva e subjectivamente diferente do termo pai (para mim), tirando as diferenças genéticas (óvulo, espermatozóide, gestação, amamentação) não me parece que se possa maximizar o termo mãe para minimizar o termo pai.

        Se calhar tenho esta ideia porque tenho dois irmãos (tirando as tais diferenças genéticas sempre fomos criados/educados/amados como seres iguais, sem distinção sexual ou orientação sexual diversa) e porque comprovo pelo meu marido que os tais direitos, obrigações e amor incondicional são exactamente iguais, a dar e a receber da nossa filha, ou seja, para mim, e para ele, nós os dois somos ‘pater’.

        Não me revejo no tal papel de limpeza doméstica e ele no de provedor, partilhamos todos os encargos domésticos e na minha ausência ele assegura, na perfeição e com algumas indicações, a tal função de 'colo'.


        Comentar


        • #19
          RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

          helena_estrela (09-07-2009)babas nao vamos confundir homosexualidade com pedofilia... esta provado que a possibilidade da existencia de um pedofilo homosexual e a mesma de um heterosexual... por isso, se formos por ai essas crianças nao deviao sequer ser adptadas.



          Como foi amplamente divulgado na tv a uns tempos... ha casais heterosexuais a devolverem crianças porke nao se dao bem com o cao ou pk nao ficam bem com a mobilia... essa crianças nao teram ficado mto mais traumatizadas do que se tivessem sido logo adptadas por duas pessoas que as fossem amar incondicionalmente?


          Cruzes....

          Quem poderia confundir isso!?!?

          Não ponham palavras na minha boca...



          O que estou a dizer é que não é por uma instituição não ser o melhor lugar para uma criança, não a vamos entregar sem mais nem menos...

          Sejam a heterossexuais ou não!

          Acho que fui bem clara!!!



          Confundir homossexualidade com pedofilia seria algo muito grave... quas tão grave como acharem que eu o disse!

          Bjs

          BABS

          Comentar


          • #20
            RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

            Mary20007 (09-07-2009)

            Não concordo contigo, para mim mãe e pai são exactamente a mesma coisa (progenitores ou adoptantes), os mesmos direitos as mesmas obrigações, o mesmo amor pelos filhos, apenas se atribuem nomes diferentes consoante os sexos dos progenitores ou adoptantes.



            Ser ‘mãe’ ou o termo mãe, não é objectiva e subjectivamente diferente do termo pai (para mim), tirando as diferenças genéticas (óvulo, espermatozóide, gestação, amamentação) não me parece que se possa maximizar o termo mãe para minimizar o termo pai.



            Se calhar tenho esta ideia porque tenho dois irmãos (tirando as tais diferenças genéticas sempre fomos criados/educados/amados como seres iguais, sem distinção sexual ou orientação sexual diversa) e porque comprovo pelo meu marido que os tais direitos, obrigações e amor incondicional são exactamente iguais, a dar e a receber da nossa filha, ou seja, para mim, e para ele, nós os dois somos ‘pater’.



            Não me revejo no tal papel de limpeza doméstica e ele no de provedor, partilhamos todos os encargos domésticos e na minha ausência ele assegura, na perfeição e com algumas indicações, a tal função de 'colo'.




            Pois, então discordamos



            Por muito que se tente igualar, o cérebro de uma mulher é diferente do do homem, e daí surgem logo atitudes diferentes...

            E não digo que a mãe seja melhor que o pai ou vice-versa.. apenas digo que é diferente.

            Cada um tem uma maneira diferente de agir..



            E tb não vejo que o papel de mulher seja o do colo, e o pai de provedor... Foi exactamente o que disse no post anterior...



            Bjs

            BABS

            Comentar


            • #21
              RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?



              Lembrem-se que a grande maioria das crianças que estão institucionalizadas, são vitimas de abusos e maus tratos... O cuidado de entregar esta criança a uma familia, terá e ser redobrado... porque esta criança precisa de ter a certeza que não vai passar pelo mesmo...



              foi por causa desta frase que eu referi isso, porque na minha opiniao uma criança corre os mesmos riscos de abuso ( fisico, psicologico etc...) quer seja adoptada por um casal homosexual ou heterosexual....



              acho realmente que e preciso ter mto coidado quando se entrega uma criança... mas deve ser sempre... independentemente de quem a adopta...
              __________________________________________________ _______________________________________







              Comentar


              • #22
                RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                helena_estrela (11-07-2009)



                Lembrem-se que a grande maioria das crianças que estão institucionalizadas, são vitimas de abusos e maus tratos... O cuidado de entregar esta criança a uma familia, terá e ser redobrado... porque esta criança precisa de ter a certeza que não vai passar pelo mesmo...



                foi por causa desta frase que eu referi isso, porque na minha opiniao uma criança corre os mesmos riscos de abuso ( fisico, psicologico etc...) quer seja adoptada por um casal homosexual ou heterosexual....





                acho realmente que e preciso ter mto coidado quando se entrega uma criança... mas deve ser sempre... independentemente de quem a adopta...


                Sim, Helena... Eu escrevi essa frase para que percebam que o argumento "é preferivel ser adoptada do que estar numa insituição" nem sempre é válido... E também para perceberem porque que às vezes as crianças estejam institucionaliadas mais tempo do que o desejavel...



                Não disse que isso se aplicava apenas aos casais homossexuais ...



                Ufa,,, Não gosto de mal entendidos :P



                Bjinhos

                BABS

                Comentar


                • #23
                  RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                  Sou contra...



                  É contra-natura peço desculpa a quem pensa o contrário.



                  Até podem ter muito amor para dar, acredito que sim... mas a nossa sociedade é extremamente cruel e aquela criança ia sofrer muito... por ter 2 pais ou 2 mães... os homossexuais, ou as lésbicas ainda são olhados de lado nos tempos que correm...

                  Comentar


                  • #24
                    RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                    BABS (12-07-2009)

                    Sim, Helena... Eu escrevi essa frase para que percebam que o argumento "é preferivel ser adoptada do que estar numa insituição" nem sempre é válido... E também para perceberem porque que às vezes as crianças estejam institucionaliadas mais tempo do que o desejavel...

                    Não disse que isso se aplicava apenas aos casais homossexuais ...

                    Ufa,,, Não gosto de mal entendidos :P

                    Bjinhos



                    BABS


                    BABS

                    No meu entender, quando foi dita esta frase, foi no contexto de a criança ser adoptada por pessoas que a tenham capacidade para a amar independente de ser homosexual ou não.


                    Comentar


                    • #25
                      RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                      Para mim SIM, os casais homossexuais deveriam poder adoptar...



                      Para começar, quem está literalmente tramado são os casais homossexuais do sexo masculino, já que no caso do casais homo do sexo feminino existe sempre a possibilidade de recorrer a uma inseminação artificial...



                      Eu acho k sim, deveriam poder adoptar... com a quantidade de crianças institualizadas e muitas vezes abusadas ou que ainda que ñ sejam maltratadas com tanta falta de afecto, de apoio, de amor, de uma familia, é rídiculo que um casal só porque é do mesmo sexo ñ lhes possa dar um lar, ñ as possa amar...



                      Sim, é um facto que iriam sentir alguma diferença na escola ao verem que a maioria dos colegas tem um pai e uma mãe de sexo oposto (se bem k hoje em dia normalmente só estão com um deles, tendo em conta o aumento de divórcios...) é um facto k iriam ser gozadas pelos colegas, já que as crianças conseguem ser mt, mt cruéis... mas na escola é-se gozado por muita coisa... porque somos marrões, porque somos burros, porque ñ vestimos roupa de marca, pk usamos óculos, pk temos borbulhas, pk somos gordos... enfim... é só mais uma coisa para algum rufia gozar... Eu pessoalmente preferia ser gozada por esse motivo mas ter 2 pessoas k me amassem e cuidassem de mim do que estar enfiada numa qualquer instituição...



                      Tbm nos cabe a nós enquanto pais instruir os nossos filhos a que ñ gozem com as diferenças dos outros... é o que pretendo ensinar aos meus... claro k nada me garante k ñ o façam mas se eu souber k o fazem serão castigados. Amo os meus filhos, mas se ñ quero que alguém os trate mal, tbm ñ posso admitir k sejam os meus a fazê-lo aos outros...



                      A homossexualidade ñ me faz diferença nenhuma, encaro-a com a maior naturalidade, acho k deveriam ter os mesmos direitos que qualquer um de nós... Espero sinceramente que as mentalidades mudem no nosso pais...



                      Conheço vários homossexuais, maioritariamente do sexo masculino... e em 2 desses individuos, conheço tbm as suas mães... que têm maneiras completamente opostas de encarar a homossexualidade dos filhos... enquanto uma delas apoia o filho incondicionalmente, aceita-o como é e faz questão de mostrar a toda a gente o quanto orgulho tem no excelente ser humano k o filho se tornou, a outra ñ aceita de todo a homossexualidade do filho, controla-o, manipula-o e é tipo sombra, segue-o para todo o lado... Acho isto ridiculo... É óbvio que ninguém sonha ter um filho gay... todos nós sonhamos com o dito normal... mas se um dos meus filhos for gay só tenho k o aceitar e estar do lado deles... continuam a ser meus filhos e pretendo ser a 1ª a apoia-los... prefiro ter um filho gay a um filho toxicodependente...

                      Comentar


                      • #26
                        RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                        Por vezes sou contra, por vezes sou a favor.

                        Se tivesse que decidir sozinha, votava não.

                        Se algum dos meus filhos for homossexual não quero que ele/ela adopte.

                        Se algum deles for infértil e decidir adoptar que pense bem. A adopção já é difícil por si só, aumentar a essa situação mais uma , a da homossexualidade, é dose.

                        Acho que os homossexuais podem ser tão bons pais como os outros todos, mas é um casal por mais do que natureza infértil e isso deveria contar.


                        Comentar


                        • #27
                          RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                          helena_estrela (30-06-2009)
                          Clara Sophie (29-06-2009)Eu sou contra pelo simples motivo da nossa sociedade de hoje em dia.















                          Penso que essa criança so iria sofrer tanto com a soceidade como na escola.















                          A criança vai ver os amigos com um pai e com uma mae e vai notar que na vida dela algo nao esta bem. Essa criança tambem vai ser motivo de gozo e brincadeiras que lhe podem afectar muito a sua vida.















                          Nao tenho nada contra casais do mesmo sexo quererem ter filhos mas em primeiro lugar penso na vida da criança e no bem estar dela.















                          Quando a sociedade mudar certamente a minha opiniao tambem mudera






                          acho ke nao tens razao pelo simples facto de ke na escola todos os miudos sao gozados ou pk sao gordos ou pk sao magros ou usao oculos etc... tudos fomos e ca estamos para contar a historia depoix nao achas bem pior essas crianças irem para a escola e nao terem nem pai nem mae... serem de uma instituiçao, perto de onde eu cresci ha a casa do gaiato e digo te akeles miudos passam por mto sem reerencia de ninguem... acho ke realmente estariam melhor com dois pais ou com duas maes, do que como estao... sem nenhum...



                          Ja agora seguindo o tua logica ... e os filhos fora do casamento, se maes solteiras e divorciados ... ??? deveriam ser retirados saos pais e postos numa "familia normal"







                          Acho ke hoje em dia os filhos com um pai e uma mae a viverem juntos e ke se devem sentir descriminados lolol


                          Vou meter a colherada...



                          A minha opnião é exactamente essa... não é uma questão de ser contra ou a favor da adopção por casais homossexuais é uma questão do estigma que essas crianças vão ter que enfrentar... as crianças sabem ser, em certas idades, muito crueis...



                          Lembram-se quando uma criança usava óculos que era chamada de "caixa de óculos"? O meu irmão passou por isso... pode ser bastante traumatizante.

                          Felizmente agora já é normal uma criança usar óculos mas mesmo assim ainda há crianças "gozadas" por isso..



                          Tb sei que para se mudar mentalidades é preciso dar-se os primeiros passos... mas fazer crianças que já por si são crianças em situação complicada (ou não estariam para adopção) passar por mais essas provação...



                          Não é a mesma coisa que ser filho de pais separados ou de pertencer a uma família monoparental... na nossa sociedade o "fardo" é muito maior....



                          Beijinhos


                          \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                          \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                          Comentar


                          • #28
                            RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                            Então aqui estou eu para ser cruxificada!

                            Bem, a desculpa dos filhos das famílias monoparentais e outras famílias diferentes da tradicional, acontecem porque assim calhou, essas ninguém pode "controlar".

                            As crianças adoptáveis sim, o Estado pode controlar para que tipo de família irão ser entregues. E por isso terão de cumprir critérios q infelizmente muitas crianças não podem usufruir porqeu lhas calhou naturalmente uma família disfuncional.

                            A desculpa qeu é preferivel um casal homossexual estável qeu estarem numa instituição tb não serve porque infelizmente não faltam casais "tradicionais" para adoptar, infelizmente muitas crianças institucionalizadas demoram ANOS a serem consideradas pelo tribunal adoptáveis e isso é que "atrasa" os processos de adpoção! Por isso não é incluindo mais um tipo de família qeu o problema se resolve.

                            Por fim, podendo escolher uma família para deteminada criança adoptável, a escolher q escolham uma família tradicional (composta de pai homem e mãe mulher) pois considero que será a mais "estável" do ponto de vista psicológico para a criança, relativamente ao ambiente experior (escola, vizinhos e afins), que de certo não tem tido uma vida fácil em tão tenra idade. Família tradicional qeu além de serem de sexo diferente tb cumpram todas as outras condições (estabilidade, afecto e tudo e tudo...)

                            É a minha opinião!

                            Por tudo isto, sou contra a adopção por casais homossexuais. Se Eles tiverem filhos biológicos, pois esses efectivamente ninguém os deverá tirar apenas pq o pai/mãe é homossexual.

                            Comentar


                            • #29
                              RE: Adopção por casais homossexuais: qual a vossa opinião?

                              Não sou contra nem a favor, apenas sou da opinião que na selecção dos pais adoptivos seja dada preferência às famílias ditas tradicionais, que cumpram os requisitos económicos e emocionais, pois uma criança precisa de ter referências masculinas e femininas na sua vida, qualquer psicólogo dirá o mesmo.



                              Quanto aos casais hetero que se divorciam, claro que os há, mas o divórcio não implica cortar relações com os filhos, e eu até conheço muitos casais divorciados que mantêm uma boa relação de cordialidade e nunca faltaram com as suas obrigações de pais, inclusive alguns filhos até são mais felizes depois dos pais se divorciarem.



                              Aqui não se trata dos direitos dos homossexuais, esse é que é o grande problema, é como num divórcio, os pais acharem que eles é que têm o direito de estar com os filhos... Aqui a questão é precisamente salvaguardar o superior interesse das crianças, pois ter um filho não é um capricho (ou não deve ser) e adoptar um, tendo em conta que não é do nosso sangue, ainda menos. E infelizmente o que não faltam são histórias de quem adoptou uma criança e depois não se "adaptou"...



                              Tendo em conta a dificuldade que um casal hetero tem em adoptar uma criança, receio bem que esta questão nunca chegue a ser verdadeiramente um problema.


                              Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
                              Johann Wolfgang Von Goeth

                              Comentar


                              • #30
                                eu acho que ter duas pessoas que nos amam, independentemente do papel que representam, é sempre melhor do que passar a infância privada de quaisquer conceitos de família para além de um orfanato e das pessoas que lá trabalham.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X