Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ajuda a quem percebe de adopção

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ajuda a quem percebe de adopção

    Ola a todas



    Queria pedir a ajuda a alguém que possa estar por dentro das burocracias de adopção.

    Tenho um casal amigo, mais velho que eu dado que tem uma filha com cerca de 26/27 anos que está a pensar adoptar uma menina de 8 anos.

    A história é assim: eles tem uma pessoa conhecida que vive bastante perto deles que foi mãe aos 18 anos de gémeas. Na altura a rapariga trabalhava e cuidar das 2 era mto complicado tendo em conta tb a imaturidade. Então pediu a esse casal se a ajudava ficando com uma das gémeas por algum tempo. Esse tempo foi até hoje, ou seja passaram 8 anos. A rapariga entretanto já teve outro filho q tem agora cerca de 2 anos, n trabalha e vive do rendimento mínimo. O pai da menina nem quer saber dela e acho q já nem a ve há mais de 5 anos.

    A mae da menina ve-a com frequencia, mas qd se embebeda às vezes ameaça q vai levar a filha etc. Claro q a criança sabe q ela é a mae biologica, mas cada vez que tem de sair com a mae vem sp a chorar.

    Entretanto este casal conseguiu o contacto do pai da menina para saberem se na eventualdade de quererem tentar a adopção se ele concordaria e ele disse q seria o melhor para a menina...



    A minha questão é a seguinte: na eventualidade de ambos os pais biologicos concordarem com a adopçao é possivel tratar-se das coisas como um "acordo amigavel" em que todos assinam e já esta? Claro q a assistente social deve ter que ser metida ao barulho para ver condiçoes onde vive a criança se não se trata da "venda" da menina etc... Mas pode ser assim tão simples ou nem por isso?



    Obrigada a todas q possam ajudar
    [HR]



  • #2
    RE: Ajuda a quem percebe de adopção

    olá...



    Em Portugal não são permitidas as adopções directas. Ou seja, sempre que quaisquer pais biológicos querem ceder/entregar um filho para adopção este entra no sistema... e será institucionalizado até que seja adoptado tendo em conta as listas de espera e as questões diversas de adoptabilidade. (se ambos os pais prescindem dos direitos sobre a criança, etc).



    Sei também que se não for adopção plena, mas sim uma adopção que confira alguns direitos (que penso terem a ver com visitas e férias, ACHO EU) aos pais biológicos, pode ser um processo mais rápido... mas só com UMA GRANDE CUNHA se conseguem 'escolher' de antemão as crianças que queremos adoptar, pois, tal como já referi, em Portugal a adopção directa não é permitida por lei.



    Espero não me ter enrolado muito na explicação....

    Biju ***
    _________________________________________________
    Sem esperar, engravidei. No dia 6 de Setembro de 2010 a Margarida nasceu... e o meu mundo ganhou uma nova cor! (se me quiserem perguntar algo, mandem sempre PM: ando aqui a viajar pelo forum e posso não responder...)

    [O meu blog: http://euetudooresto.blogspot.com/

    Comentar


    • #3
      RE: Ajuda a quem percebe de adopção

      sorcha (21-09-2009)

      Sei também que se não for adopção plena, mas sim uma adopção que confira alguns direitos (que penso terem a ver com visitas e férias, ACHO EU) aos pais biológicos, pode ser um processo mais rápido... mas só com UMA GRANDE CUNHA se conseguem 'escolher' de antemão as crianças que queremos adoptar, pois, tal como já referi, em Portugal a adopção directa não é permitida por lei.



      Biju ***


      Obg Sorcha, mas o objectivo seria mesmo a adopção que confira alguns direitos aos pais biologicos, pq o objectivo não é q a menina deixe de ver a mae biologica, só n querem correr o risco de um dia a mãe em estado de bebedeira e drogada resolva levar a menina sem saber o q está a fazer. E nesse sentido o casal nunca poderá fazer nada para impedir...
      [HR]


      Comentar


      • #4
        RE: Ajuda a quem percebe de adopção

        Eu não sei se a lei mudou, mas há uns 20 anos (eh, pá, sou mesmo velha!) era possível requerer a tutela de um menor até à maioridade. A minha mãe criou uma menina assim, nunca foi adoptada mas o tribunal entregou a tutela à minha mãe e os pais biológicos não tinham qq poder paterna sobre ela.

        Eu aconselho a consultar um bom advogado (mas tem que ser mm bom pq mts não percebem nada de direito da família) ou então tentar obtrer informações junto da Comissão de Protecção de Menores.

        Comentar


        • #5
          RE: Ajuda a quem percebe de adopção

          becas (22-09-2009)Eu não sei se a lei mudou, mas há uns 20 anos (eh, pá, sou mesmo velha!) era possível requerer a tutela de um menor até à maioridade. A minha mãe criou uma menina assim, nunca foi adoptada mas o tribunal entregou a tutela à minha mãe e os pais biológicos não tinham qq poder paterna sobre ela.



          Eu aconselho a consultar um bom advogado (mas tem que ser mm bom pq mts não percebem nada de direito da família) ou então tentar obtrer informações junto da Comissão de Protecção de Menores.


          A tal lei do apadrinhamento que foi publicada este mês não prevê exactamente situações como esta?





          aqui



          Jinhos
          [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

          Comentar


          • #6
            RE: Ajuda a quem percebe de adopção

            Desde já obg a todas. Eu trab numa soc de advogados, mas no meio de 200 advogados n há nenhum deles especialiizado em direito da familia (pq não dá mto dinheiro ), pelo que o facto de mencionares esta nova proposta de lei já é uma grande ajuda, para ir falar com algum deles e assim ja estou mais dentro do contexto.



            Mais uma vez obrigada
            [HR]


            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X