Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Tirar leite...como fazer?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Tirar leite...como fazer?

    Olá meninas!
    A minha filhota tem 5 semanas e é alimentada unicamente a LM, quase sempre de 3 em 3h (às vezes lá se estica pras 4h!).
    Adquiri agora uma bomba eléctrica porque quero guardar algum leitinho para alguma eventualidade e para quando começar a trabalhar.
    Ela mama apenas de um peito de cada mamada,na mamada seguinte dou-lhe o outro e assim sucessivamente.
    As minhas dúvidas são:
    *em que altura devo tirar o leite?
    *E em que peito? No que mamou,no outro ou nos 2?
    *Devo mesmo esvazia-los?? Tenho receio que se o fizer possa não ter o suficiente na proxima mamada......
    Desculpem a ignorância,mas ser mamã de 1a viagem dá para estas coisas! Lol
    Obrigada pela ajuda.
    Beijinhos.



    Madrinha querida e eterna Amiga: Ana Helena

  • #2
    Podes fazer como te dermais jeito... Experimenta tirar do que acabou de mamar, sempre sai um pouco, e depois esvaziar o outro. Se preferires, podes tirar antes dela mamar, pode ser mais facil ao inicio, era como eu fazia. Não te preocupes que quando ela for para a mama, o leite desce outra vez, as nossas maminhas não são biberões que se esvaziam, são glandulas que têm produção continua, desde que o bebe mame, há sempre leite. O mais que pode acontecer, é ela ter de se esfoçar um bocadinho mais no inicio, até o leite correr outra vez. Mas talvez seja ainda um pouco cedo para começares a tirar leite, se o objectivo for fazer stock para quando fores trabalhar.Se for esse o caso, basta começar um mês antes, além disso as caracteriscticas do leite vão mudando...
    Bjs


    29/Setembro/2009 - O João António nasceu às 37s+5d, com 2,010kg e 43cm

    18/Outubro/2011 - Adeus estrelinha... viveste 8 semanas, 13 semanas comigo...


    Sócia nº 28
    CAM UNICEF/OMS

    Comentar


    • #3
      Oi,

      primeiro, que bomba compraste? É que não são todas iguais...
      Quanto a tirares leite, é muito cedo, mas podes fazê-lo para alguma eventualidade, claro. Não te esqueças é que o leite muda de composição à medida que eles vão crescendo para se adaptar às necessidades e não pode ser guardado no frigorífico mais de 3 meses. Tens aqui uma tabela que ajuda:

      vê no site que tem lá muita informação útil, assim como aqui:

      Quanto à melhor altura, talvez de manhã (o peito enche mais de noite) ou então numa altura em que vejas que ela vai fazer um intervalo maior se tens receio de o peito não encher! :P Tens que tirar uma mamada inteira, ou seja, não pode ser só o resto de uma mamada, pois o leite do princípio é muito aguado e a gordura só vem no fim, portanto tem que se tirar a mamada completa e depois abanar bem o leite antes de dar, pois fica assim com um aspecto muito estranho (aguado no fundo e uma camada de gordura em cima). Ah, e não tires muito leite, pois quanto mais tirares, mais o corpo vais produzir. Ou seja, se queres só fazer um stock para emergência, não tires muitas vezes.
      Se queres continuar a dar mama bastante tempo, recomendo os biberons Tomme Tippee, sempre com tetina 0, pois são os mais aproximados ao peito e não levam a que eles prefiram o biberon à mama.
      Acho que para já tens muita informação, mas se quiseres mais ajuda é só dizer!

      Beijocas,

      Tânia

      Inserido Inicialmente por lmngs Ver Mensagem
      Olá meninas!
      A minha filhota tem 5 semanas e é alimentada unicamente a LM, quase sempre de 3 em 3h (às vezes lá se estica pras 4h!).
      Adquiri agora uma bomba eléctrica porque quero guardar algum leitinho para alguma eventualidade e para quando começar a trabalhar.
      Ela mama apenas de um peito de cada mamada,na mamada seguinte dou-lhe o outro e assim sucessivamente.
      As minhas dúvidas são:
      *em que altura devo tirar o leite?
      *E em que peito? No que mamou,no outro ou nos 2?
      *Devo mesmo esvazia-los?? Tenho receio que se o fizer possa não ter o suficiente na proxima mamada......
      Desculpem a ignorância,mas ser mamã de 1a viagem dá para estas coisas! Lol
      Obrigada pela ajuda.
      Beijinhos.
      http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

      Comentar


      • #4
        Obrigada pela ajuda!
        Por acaso não sabia que não esvaziavam...pensava que sim e k tinha k dar um tempinho pra voltar. Lá está,santa ignorancia! Lol
        Quanto a começar mais pra frente......tinha pensado k devia começar já porque como o peito começa a produzir apenas o necessário para o bébé conforme aquilo que ele mama,tenho receio de depois não ter para tirar...! Então isso não acontece?
        Ah,a bomba k comprei é a mini electric da medela.
        Obrigada a todas.



        Madrinha querida e eterna Amiga: Ana Helena

        Comentar


        • #5
          Sim, o peito esvazia e depois produz mais por isso mesmo. Se vires, depois da mamada o peito não tem mais leite, passado um bocado já volta a ter, isto está tudo bem feito! :P
          Essa bomba é boa, estás bem servida!
          Sim, nós produzimos aquilo que nos é pedido, mas se começas a tirar já, tens que continuar a tirar, senão vias ficar com excesso de produção e se ele não der vazão, podes arranjar encaroçamentos e afins, o que não convêm nada. Como te disse, se queres tirar para teres numa emergência, acho bem, agora começar já é asneira. Eu comecei a tirar cerca de 1 mês antes de deixar a minha piolha na creche e a tirar só uma vez por dia consegui fazer um stock razoável e sem muitas preocupações. Não te esqueças que depois vais tirar leite em substituição das mamadas, por isso fica tudo ela por ela. Certo?

          Beijocas

          Inserido Inicialmente por lmngs Ver Mensagem
          Obrigada pela ajuda!
          Por acaso não sabia que não esvaziavam...pensava que sim e k tinha k dar um tempinho pra voltar. Lá está,santa ignorancia! Lol
          Quanto a começar mais pra frente......tinha pensado k devia começar já porque como o peito começa a produzir apenas o necessário para o bébé conforme aquilo que ele mama,tenho receio de depois não ter para tirar...! Então isso não acontece?
          Ah,a bomba k comprei é a mini electric da medela.
          Obrigada a todas.
          http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por taniasofia2002 Ver Mensagem
            Sim, o peito esvazia e depois produz mais por isso mesmo. Se vires, depois da mamada o peito não tem mais leite, passado um bocado já volta a ter, isto está tudo bem feito! :P
            Essa bomba é boa, estás bem servida!
            Sim, nós produzimos aquilo que nos é pedido, mas se começas a tirar já, tens que continuar a tirar, senão vias ficar com excesso de produção e se ele não der vazão, podes arranjar encaroçamentos e afins, o que não convêm nada. Como te disse, se queres tirar para teres numa emergência, acho bem, agora começar já é asneira. Eu comecei a tirar cerca de 1 mês antes de deixar a minha piolha na creche e a tirar só uma vez por dia consegui fazer um stock razoável e sem muitas preocupações. Não te esqueças que depois vais tirar leite em substituição das mamadas, por isso fica tudo ela por ela. Certo?

            Beijocas
            Pois,bem visto! Nem tinha raciocinado que tirava em substituição! Ahahahhaha Pois!!
            É,então sendo assim vou só tirar para qualquer emergência e faço o stock mais tarde.
            Mas hoje fiquei um bocado "preocupada"! Tirei leite depois de uma mamada,para experimentar a máquina. A pimpolha tinha mamado há cerca de 1h e aproveitei que dormia para fazer a experiencia. Coincidencia,ela lembrou-se de acordar pouco depois de eu ter acabado (2h depois de ter mamado) e levantou valente berreiro! Começou a pedir mama...! lá lhe dei,à confiança k teria o suficiente; o mais k aconteceria era ela esforçar-se mais,tal como vocês tinham dito. Ela lá mamou e depois acabou por adormecer. qual é o meu espanto k ela acorda 1h mais tarde com fome!!!! Ela nunca mamou com um intervalo tão pequeno! 2h é raro,mas às vezes lá lhe dá, 1h nunca tinha acontecido. Será que não ficou satisfeita com a mamada anterior por ter tirado?!? Lá vem o meu "medo" outra vez... Depois dessa mamada voltou às 3h do costume!
            Que acham que pode ter acontecido? Terá sido coincidência,ou o facto de ter tirado leite tão pouco tempo antes pode ter afectado?
            Mais uma vez,obrigada pela ajuda!
            Beijinhos.



            Madrinha querida e eterna Amiga: Ana Helena

            Comentar


            • #7
              Ola!

              A regra geral é começara fazer stock cerca de 1 mes antes da data que cres que vais precisar do leite. Se é para uma eventualidade e nao tens nada previsto nao tenhas pressa, algum dia te vai aparecer a oportunidade. Na minha opiniao o ideal é experiementares tirar logo a seguir a ter mamado. Nessa altura o reflexo de ocitocina ainda esta activado pelo bebe e vai ser mais facil para ti. Nao esperes tirar biberoes de leite! A maior parte das vezes so se consegue um bocadinho. E chega que eu com bocadinhos de 30 ou 50 mL fiz stock para amamentar o primeiro em exclusivo ate aos 6 meses, estando a trabalhar desde os 4 e meio. Para veres eu volto ao trabalho dia 20 de Janeiro e ainda nao comecei a fazer stock. Tenho acho que 3 copos de leite, 1 com cerca de 1 mes porque quis experimentar a bomba e 2 tirados este fim de semana porque o bebe esteve doente e nao mamava. tive de esvaziar as mamas porque ja doiam.

              Cuidado que a bomba nao so pode fazer disparar a tua produçao criando um problema, como ja te disseram, mas tambem pode ela propria magoar-te se usas demaseado tempo. 5,6 7 minutos e ja esta. Se vais tirar dos dois lados muda de mama. Depois tens duas hipoteses. Ou congelas logo ou guardas no fundo do frigorifico bocadinhos que tiras e no fim do dia (nao mais de 24 h preferencialmente) juntas tudo ja frio e congelas pondo a data do leite mais antigo.

              Beijinhos
              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                Pois, é perfeitamente normal, tinhas acabado de tirar e o corpo não teve tempo para responder. Não está habituado a esse rimo e sim às 3h de intervalo que dizes ser habitual, certo? Sem stresses!

                Tânia

                Inserido Inicialmente por lmngs Ver Mensagem
                Pois,bem visto! Nem tinha raciocinado que tirava em substituição! Ahahahhaha Pois!!
                É,então sendo assim vou só tirar para qualquer emergência e faço o stock mais tarde.
                Mas hoje fiquei um bocado "preocupada"! Tirei leite depois de uma mamada,para experimentar a máquina. A pimpolha tinha mamado há cerca de 1h e aproveitei que dormia para fazer a experiencia. Coincidencia,ela lembrou-se de acordar pouco depois de eu ter acabado (2h depois de ter mamado) e levantou valente berreiro! Começou a pedir mama...! lá lhe dei,à confiança k teria o suficiente; o mais k aconteceria era ela esforçar-se mais,tal como vocês tinham dito. Ela lá mamou e depois acabou por adormecer. qual é o meu espanto k ela acorda 1h mais tarde com fome!!!! Ela nunca mamou com um intervalo tão pequeno! 2h é raro,mas às vezes lá lhe dá, 1h nunca tinha acontecido. Será que não ficou satisfeita com a mamada anterior por ter tirado?!? Lá vem o meu "medo" outra vez... Depois dessa mamada voltou às 3h do costume!
                Que acham que pode ter acontecido? Terá sido coincidência,ou o facto de ter tirado leite tão pouco tempo antes pode ter afectado?
                Mais uma vez,obrigada pela ajuda!
                Beijinhos.
                http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

                Comentar


                • #9
                  Olá!

                  Desculpem mas vou aproveitar o tópico porque também tenho dúvidas e vou trabalhar daqui a menos de 2 meses

                  Imaginem que ela mama da mama direita (a minha bebé 90% das vezes só mama de uma de cada vez) e a seguir quero tirar leite. Tiro da direita, depois de esquerda e quando ela mamar a seguir ofereço a esquerda certo? Ou só tiro da esquerda e ofereço essa na mesma na próxima mamada?

                  Obrigada
                  Mães OMS Sócia n.º 123

                  Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                  Comentar


                  • #10
                    Surfie a regra de alternar as mamas serve para equilibrar a produçao por razoes esteticas. Assim evitas andar com uma mama de cada tamanho
                    Eu nao sei se alterno, simplesmento o ofereço sempre a que esta mais cheia. Se sinto que num dado dia inisisti muito na mesma (sinal que uma esta a produzir mais) insisto mais na outra no dia seguinte, mas normalmente a coisa equilibra sozinha.

                    Eu começaria por tirar da mama que o bebe mamou menos ou nao mamou e depois da outra so pela facilidade (estando mais cheia em principio sai mais depressa o leite).

                    Beijinhos
                    Rute

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #11
                      Oi,

                      se ela só mamar da direita, tira da esquerda. Se vires que a direita ainda ficou com leite, podes ir lá tirar também. Na próxima mamada, vê qual é o peito que tens mais cheio e dá.
                      http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X