Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Exposição solar (praia, piscina, montanha)

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Exposição solar (praia, piscina, montanha)

    olá, como várias mamãs me pediram esta informação e eu realmente a acho importante e completa decidi partilha-la com vocês.
    Eu sabia que era importante que até aos 3 anos se utiliza-se protectores solares de écran fisico/mineral e por aí fora... mas como aqui tem sugestões de nomes é uma grande ajuda! (pelo menos pra mim foi que estava perdida no meio de tantas marcas...)

    SOL
    O sol apresenta uma grande gama de radiações, com muitos benefícios, para a nossa saúde e bem-estar. Mas em excesso, pode prejudicar a saúde da pele.
    A radiação ultravioleta B permite que a pele produza vitamina D, o que é bom para o crescimento da criança. Contudo, as radiações ultravioletas (B e A) também têm efeitos negativos, nomeadamente: queimaduras, reacções fototóxicas, envelhecimento e cancro da pele.
    A pele das crianças é mais sensível aos raios ultravioletas do que os adultos. Lembre-se de que muitos cancros de pele têm origem em queimaduras intensas durante a infância. Por isso, todos os cuidados são poucos e as crianças só devem frequentar a praia a partir dos 6-12 meses.
    Não esquecer que na praia, na piscina, na montanha, no jardim ou no campo o sol é todo igual, mas na praia há mais radiação reflectida!
    REGRAS PARA EXPOSIÇÃO AO SOL
    1. A exposição solar deve ser lenta e progressiva.
    2. Até aos 6 meses de idade é proibida a exposição solar, porque a pele do bebé é demasiado sensível. Evite, também, a exposição directa de crianças com menos de 3 anos.
    3. Entre os 6 meses e os 36 meses, se possível, mantenha as crianças à sombra, protegendo-as com um bom creme/protector/filtro solar (que filtre a radiação UVB e UVA). Até aos 3 anos de idade deverá ser um “écran físico” ou “écran mineral”; após os 3 anos já poderá ser também um “écran físico e químico”. Qualquer deles deverá ser aplicado antes da criança sair de casa, 30-60 minutos antes da exposição, em quantidade suficiente do produto (ex.Anthelios Dermo-Pediatrics Leite SPF 50+; D’Aveia Protector Solar Infantil SPF 50+; Aveeno Baby Solar SPF 50+; Uriage Protection Trés Haute SPF 50+; A-Derma Creme Solar SPF 50+; Photoderm Mineral SPF 50+; Mustela Creme Mineral 50+; Mustela Creme Zonas Sensíveis 50+; SVR 50+ Ecrã Mineral; SVR 50+ Leite Especial Crianças). Depois dos 3 anos – (ex. Photoderm Kid SPF 50+; Derma Spray Solar SPF 40+; etc.)
    ** em todo o corpo e comprado no ano corrente.
    (Primavera/Verão). Não se esqueça das zonas mais sensíveis (cara, orelhas, nariz, ombros, pescoço, dorso dos pés, lábios (Halibut Derma Stick Labial), etc.). Depois, o filtro solar deverá ser reaplicado a cada 2 horas, a seguir ao banho ou quando necessário (transpiração abundante, etc.). O filtro solar também deve ser aplicado em dias nublados porque as radiações UVA e UVB atravessam as nuvens. Estudos recentes sugerem que a aplicação de uma quantidade generosa de protector solar é de longe o factor mais importante da sua eficácia, seguida pela uniformidade da aplicação e pelo espectro de absorção específica do agente usado.
    4. Nesta idade, a criança deverá usar sempre uma “T-shirt” (de algodão), pouco porosa, larga e opaca (que proteja o decote e os braços), calças compridas, chinelos ou sandálias e um boné/chapéu de abas largas, para proteger a face. A roupa deve ser mantida seca.
    5. Depois dos três anos, no 1º dia só dispa a criança durante 5–10 minutos. Depois vista-lhe uma “T-shirt” e ponha-a à sombra.
    6. Só expor a criança ao sol de manhã até às 11 horas e à tarde depois das 17 horas (horas mais nocivas: entre as 12 e as 16horas). Como regra, a criança não deve ser exposta ao sol quando a sombra projectada for inferior ao seu tamanho (“regra da sombra”).
    7. No dia seguinte já pode expô–la ao sol durante mais 5 ou 10 minutos, conforme a reacção da pele no dia anterior. Continue lenta e progressivamente a exposição ao sol.
    8. Administre-lhe frequentemente água e/ou outros líquidos frescos (pouco açucarados).
    9. Não lhe corte cabelo antes da época de praia, porque o cabelo comprido protege parcialmente a face, o pescoço e os ombros.
    10. Também, se aconselha o uso de óculos de sol de boa qualidade. Para as crianças os óculos de sol devem ser inquebráveis e resistentes, ter lentes anti-reflexo e protegerem contra os UV até 400 nm (comprimento de onda).
    11. Se o seu filho está a tomar algum medicamento, não o exponha ao sol sem consentimento médico, pois certos medicamentos podem provocar reacções fototóxicas. Pelo mesmo motivo, não devem ser usadas loções perfumadas, águas-de-colónia, etc. antes da exposição ao sol.
    12. Se o seu filho tem alguma doença foto-agravada (lúpus eritematoso sistémico,
    dermatomiosite, etc.) é imperativa a evicção solar.
    13. Evite absolutamente as lâmpadas de bronzeamento artificial (solários).
    14. Após a exposição solar aplique produtos para depois do sol que são calmantes e hidratam a pele (ex. Avène Réparateur Aprés-soleil, Uriage Bálsamo Reparador, Aveeno Baby After-Sun Lotion, Bepanthol Loção Ultra Proteção, After Sun Otc, Photoderm Aprés-Soleil; Infinite Dolcezze Leite Após-solar, etc.).
    15. Estes cuidados devem ser redobrados nas crianças de pele clara, olhos claros, sardentos, que queimam facilmente e têm dificuldade em ficar morenos e os que têm muitos sinais (nevos), etc.
    16. Se surgir qualquer dúvida em relação a um sinal que surgiu ou modificou não hesite em consultar o seu pediatra ou dermatologista. Esteja atento à sua pele, não ignore um sinal que se modificou...
    Notas :
    1. Os protectores solares são necessários, mas não suficientes para uma protecção solar adequada. Por isso, tenha em atenção o comportamento adequado, as sombras, o vestuário e os protectores solares.
    2. Poderá haver “mais risco” de queimadura solar: numa caminhada à beira-mar (efeito da brisa, etc.); andar de barco; dias de nevoeiro.
    QUEIMADURAS SOLARES (PELE DE LAGOSTA)
    1. Dê-lhe um banho de água à temperatura ambiente e/ou aplique compressas de água à temperatura ambiente e uma loção hidratante suave (nunca use álcool ou loções que o contenham!). Também, pode aplicar compressas de leite à temperatura ambiente para aliviar os sintomas.
    2. Não volte com a criança à praia enquanto a pele não voltar à cor normal, i.e., um ou dois dias sem apanhar sol (quando voltar à praia não se esqueça de lhe aplicar um bom filtro solar!).
    3. Ofereça líquidos livremente para beber (preferencialmente água, mas também poderá dar leite, chá ou sumos naturais)
    4. Se a dor é importante, pode dar-lhe um analgésico (Ben-U-Ron, Panasorbe, etc.)
    5. Se a queimadura for extensa, tiver bolhas, se houver febre ou manifestações de
    insolação/desidratação (delírio, boca seca, diminuição do débito urinário, etc. procure ajuda médica!
    NOTAS:
    1. As crianças não devem submeter-se ao bronzeamento artificial.
    2. Queimaduras solares repetidas podem aumentar o risco de cancro da pele.
    Quais os melhores meios de flutuação para crianças?
    Os coletes salva-vidas e as braçadeiras são os melhores meios de flutuação para crianças. Evite as bóias, pois a criança pode ficar de barriga para baixo.
    Como deve nadar a criança na praia?
    Ao longo da praia para nunca se afastar muito dela.
    Quanto tempo depois de uma refeição tem a criança que esperar para poder tomar banho?
    Após as refeições ligeiras, como o pequeno-almoço e o lanche, não é necessário qualquer período de espera. Depois das refeições principais é necessário um período de espera de pelo menos 3 horas.
    A entrada na água deverá ser sempre progressiva.
    Quanto tempo a criança poderá permanecer na água?
    Até sentir frio ou se a criança apresenta as polpas dos dedos das mãos engelhadas (este último significa que a criança já devia ter saído da água!).
    Peixe-aranha: peixe muito frequente na costa portuguesa e também nos Açores e em Porto Santo. É muito temido pelos banhistas, pelo facto de ser venenoso. Aparece nas praias, por vezes enterrado na areia a poucos centímetros de profundidade, normalmente na vazante.
    Como actuar perante a picada do peixe-aranha:
    Se a praia tiver nadador-salvador ou posto de socorros, peça ajuda o mais rapidamente possível!
    Se a praia não tiver nadador-salvador ou posto de socorros, preste-lhe os primeiros socorros:
    Atendendo a que o veneno que estes peixes libertam é termolábil (decompõem-se com o calor) aconselha-se uma destas soluções, preferencialmente nos primeiros 30 minutos após a picada:
    Lavar o pé, espremer o local da picada e mergulhar o pé que foi picado em água quente à temperatura máxima suportável pelo seu filho, durante 30 a 90 minutos. Também pode recorrer a meios de improviso, como a aproximação de um cigarro aceso, à menor distância que se puder suportar (a medida mais eficaz!)
    Lavar o pé, espremer o local da picada e mergulhar o pé que foi picado numa mistura de água, gelo e vinagre (ácido acético).
    Em todo o caso, deve levar sempre o seu filho ao Centro de Saúde mais próximo. Provavelmente o médico de serviço prescreverá um analgésico local (por exemplo, ParaPic Spray), analgésico sistémico (Ben-U-Ron/Brufen) ou injecções de anestésicos locais (lidocaína, procaína, etc.) que atenuarão a dor.
    Não se esqueça, o mais importante é prevenir situações futuras, por isso calce ao seu filho umas sapatilhas próprias para andar na água e assim evitará a picada do peixe-aranha e também que ele pise acidentalmente uma medusa (alforreca).
    Última actualização em 05-12-2010.
    Informação tirada do site: http://amrf.no.sapo.pt/Praia.pdf

  • #2
    Muito completo...parabéns pela iniciativa..todo o cuidado é pouco...e é sempre bom relembrar.

    Comentar


    • #3
      Olá!

      Muito boa iniciativa! Parabéns pelo tópico!
      Esta questão da exposição solar traz-me muitas dúvidas que vou colocar à médica da minha filha na próxima consulta. Mas até lá gostava que me dessem a vossa opinião e experiência, é que é a minha primeira e eu ainda estou a aprender muito.
      A minha menina tem 2 mesinhos e no outro dia fomos tomar café perto da praia e começaram as questões... Nunca a tirei do ovo e estivemos sempre à sombra mas o próprio "ar" pode prejudicar.
      As questões são, antes dos 6 meses não devo levá-la à praia? Ainda que à sombra e nas horas de menor intensidade solar?
      E o protector solar? Não deve ser aplicado antes dos 6 meses? Na farmácia indicaram-me um protector mineral da uriage spf 50+.
      Não costumo ir à praia antes de Junho mas nessa altura ela ainda terá 4 meses...

      Comentar


      • #4
        Olá vera, tal como diz no texto "Até aos 6 meses de idade é proibida a exposição solar, porque a pele do bebé é demasiado sensível. Evite, também, a exposição directa de crianças com menos de 3 anos."
        Antes da minha filha fazer 6 meses a médica desaconselhou o uso de protector solar, e por isso também me disse para evitar praia pois a areira reflete os raios solares e mesmo à sombra os bebé acabam por ser "atingidos" por eles.
        Este ano já pode ir mas a médica frisou que ela deve estar vestida (com uma camisola larga) e sempre que possível à sombra.
        Até ela ter 3 anos não vou facilitar, vou evitar ao máximo a exposição directa porque ela é branquinha, de olhos azuis e ainda por cima tem angiomas planos.

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X