Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

18 meses - Não come quase nada

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • 18 meses - Não come quase nada

    Estou a desesperar! A minha filha está numa fase em que pouco come e agora já há uma semana que não aceita nem uma colher de sopa.
    Já tentei com a minha sopa, a sopa de uma avó, sopa da outra avó, sopa do restaurante... o problema não está no sabor, porque ela nem sequer prova. Ainda por cima, parece que enjoou os iogurtes, ou seja, cada vez há menos coisas que vá aceitando.

    Alguém que tenha passado pela mesma situação, o que me aconselha?




    Madrinha e companheira de barriga: Bentinha

  • #2
    Ola!

    O meu sempre foi bom comedor, mas posso dar-te algumas ideias. Quem sabe se pegam.

    Tenta esquecer-te da comida dela, escolha para o vosso jantar um coisa saudavel que nao tenha alimentos a que ela seja alergica se é alergica a alguma coisa, por exemplo um peixe cozido com legumes e batatas, uma jardineira, uma massa com bolanhesa... Nao lhe des a ela, senta-te a mesa com ela ao colo e come tu a ver se ela rouba do teu prato. Tambem podes senta-a a mesa com voces e quando te servires vai-lhe dando do teu prato para a frente dela. De preferencia deixa-a brincar com a comida e ter ela a iniciativa de por a boca

    Alternativa aos iogurtes é o queijo fresco, do normalissimo. Podes dar-lhe a colher simples, misturar com fruta, dar aos quadradinhos para que coma sozinha, dar com pao,...

    Como parece que ela esta com aversao a comer (nem seuqer prova) eu acho mesmo que mudar de aborgem e em vez de tentar fazer com que coma simplesmente deixar comida ao alcance dela pode resultar. E deixa la a sopa uns dias, seguramnete que mais tarde ja a voltara a aceitar.

    Beijinhos
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      A minha filh Tmbém é chata pra comer. TAmbém já tive a fase do não querer a sopa (que dura até hoje, mas agora consigo que ela coma, mas a idade também é outra, já uso outra abordagem).
      Eu esqueci a sopa durante semanas. Voltei a tentar, tive que ser a comê-la. Esperei meses e do nada, voltou a comer de novo (estava eu cheia de medo).
      Iogurtes foi tal e qual a sopa, deixou de querer e até hoje come porque enfim (o preferido é o de coco e o de banana da marca Pingo Doce - infantis não quer mais, Danoninhos e Yoko também não). Passei a dar mais papa, cererais, Nestum, pão, leite com chocolate, etc.
      Você não está sozinha, é mais comum do que se imagina. Não dar importância é o melhor, eu não acreditava quando me diziam e fiquei surpresa quando vi que funcionou!
      Beijinhos!

      Comentar


      • #4
        Quando os meus ficam assim, levo-os ao pediatra por via das dúvidas e estão completamente congestionados. Recusam praticamente tudo ou comem o mínimo para saciar a fome.

        Não há outros sintomas?

        Comentar


        • #5
          Obrigada pelas vossas respostas e sugestões. Ajudam sempre.

          Ontem voltou a não comer sopa. Nem provou. Comeu um pouco de arroz e bife de perú, como a cenoura incluída no arroz era aos pedaços, não a comeu, só mesmo se for ralada. Depois ainda comeu uns pedaços de maçã (menos mal).

          Outros sintomas, há o facto de pôr muitos as mãos na boca o que leva a crer que estarão novos dentes a nascer. Mas isso justificará o facto de ser tão selectiva nos alimentos que recusa (sopa e iogurtes)?

          Os iogurtes não me preocupam tanto porque toma bem dois biberões de leite por dia e por isso o cálcio está assegurado. Mas os legumes que deveria ingerir na sopa é que não os consigo substituir. Além da cenoura ralada, conhecem outras estratégias para aumentar a ingestão de legumes? Têm de estar muito camuflados, desfeitos de preferência porque se nota a textura ou cor, já não vai nada do que estiver no prato.

          Eu ponho alimentos à frente dela mas a reacção é mexer com o dedo, fazer uma cara de enjoada e ainda fica toda zangada. Grrr! Haja paciência! Ai, Rosana, meses sem comer sopa... agora é que me dá uma coisinha má.

          Depois as pessoas perguntam-me se ela já está a tomar vitaminas para abrir o apetite. Não está, ainda não falei com a pediatra e nem sei se ela vai aconselhar isso ou não. Até agora, a resposta dela é que tenho de ir insistindo (eu bem tento) e de continuar a dar leite em pó porque é mais rico do que o de pacote e sempre vai ajudando enquanto ela não ganha mais gosto pela comida.




          Madrinha e companheira de barriga: Bentinha

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por Rosie Ver Mensagem
            Obrigada pelas vossas respostas e sugestões. Ajudam sempre.

            Ontem voltou a não comer sopa. Nem provou. Comeu um pouco de arroz e bife de perú, como a cenoura incluída no arroz era aos pedaços, não a comeu, só mesmo se for ralada. Depois ainda comeu uns pedaços de maçã (menos mal).

            Outros sintomas, há o facto de pôr muitos as mãos na boca o que leva a crer que estarão novos dentes a nascer. Mas isso justificará o facto de ser tão selectiva nos alimentos que recusa (sopa e iogurtes)?

            Os iogurtes não me preocupam tanto porque toma bem dois biberões de leite por dia e por isso o cálcio está assegurado. Mas os legumes que deveria ingerir na sopa é que não os consigo substituir. Além da cenoura ralada, conhecem outras estratégias para aumentar a ingestão de legumes? Têm de estar muito camuflados, desfeitos de preferência porque se nota a textura ou cor, já não vai nada do que estiver no prato.

            Eu ponho alimentos à frente dela mas a reacção é mexer com o dedo, fazer uma cara de enjoada e ainda fica toda zangada. Grrr! Haja paciência! Ai, Rosana, meses sem comer sopa... agora é que me dá uma coisinha má.

            Depois as pessoas perguntam-me se ela já está a tomar vitaminas para abrir o apetite. Não está, ainda não falei com a pediatra e nem sei se ela vai aconselhar isso ou não. Até agora, a resposta dela é que tenho de ir insistindo (eu bem tento) e de continuar a dar leite em pó porque é mais rico do que o de pacote e sempre vai ajudando enquanto ela não ganha mais gosto pela comida.
            Rosie se comer fruta nao precisa dos legumes LOL

            Legumes camuflados. Se ela come hamburguer podes picar verduras junto com a carne e vao la no meio.. O mesmo para bolanhesas. Da mesma forma que ralas cenoura no aroz podes fazer o memso com brocolos por exemplo.

            Beijinhos
            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • #7
              É mesmo isso, Rute.
              Hoje voltou a comer meia maçã a meio da manhã e uma boa porção de melancia à sobremesa. Fiz bolonhesa e acrescentei cenoura, couve e courgete, tudo muito picadinho. Ela não deu por nada e comeu um prato bem cheiinho (bolonhesa é a comida preferida dela). Hei-de experimentar com bróculos então. A quantidade de legumes presente no prato é inferior à da sopa mas já é melhor do que nada.
              Há dias bons e dias maus. Hoje está a ser um dia bom (excepto a parte da sopa, claro)

              Acho que é mesmo como vocês dizem: não stressar. Ela fome obviamente não passa... só não quero que lhe falte algum nutriente essencial.




              Madrinha e companheira de barriga: Bentinha

              Comentar


              • #8
                Ola rosie
                Eu tenho um pilantra com 4 anos e que come mto pouco, ou melhor é um horror para comer desde pequeno, stressamos passamos por varias tecnicas e agora é ele é um pisco come pouco ......
                Agora o que faço é que quando quero dar legumes faço lhe purée batata com o legume em questão e pronto la vai comendo.
                Nao stresses eu acho que a nossa situação se agravou pq stressamos e era a nossa "fixação" e ele agora serve se disso se bem que agora nós demos a volta a questão.
                bejinhos


                Comentar


                • #9
                  Eu passo ciclicamente pelo mesmo. CHega uma altura e a minha pura e simplesmente recusa-se a comer sopa. Aos 18 meses também me aconteceu e os truques que te posso dizer que resultam comigo são:
                  - durante 2 ou 3 dias nem sequer tento dar sopa. Dou canja, muita fruta e da nossa comida. Não insisto de forma alguma com a sopa e normalmente passados esses dias ela volta a comer
                  - quando volto a tentar dar sopa dou daquela que tenho a certeza que ela gosta: faço sopa muito simples com batata, bróculos e frango, ou grão e espinafres e ela come. durante uns dias não dou sopas com muita variedade de legumes, dou mesmo as básicas.
                  - em desespero de causa, faço sopa com uns cubinhos de beterraba passados. Digo-lhe que é sopa das meninas fofinhas e que os meninos não comem e ela normalmente vai na conversa.
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #10
                    Carol, com a Sofia não posso misturar os legumes no puré porque ela não o come. Só mesmo esparguete (se for outro tipo de massa, não come) e arroz seco. Hoje fiz arroz de feijão vermelho para o jantar e ela nem provou. Olhou para o prato e começou a chorar!!! A sério, isto deixa-me passada. Batata, só come se for frita - azar, logo o que não deve comer.

                    Micaela, gostei dessa da sopa das meninas fofinhas. Estou ansiosa por poder usar essa estratégia com a Sofia.




                    Madrinha e companheira de barriga: Bentinha

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por Rosie Ver Mensagem
                      Carol, com a Sofia não posso misturar os legumes no puré porque ela não o come. Só mesmo esparguete (se for outro tipo de massa, não come) e arroz seco. Hoje fiz arroz de feijão vermelho para o jantar e ela nem provou. Olhou para o prato e começou a chorar!!! A sério, isto deixa-me passada. Batata, só come se for frita - azar, logo o que não deve comer.

                      Micaela, gostei dessa da sopa das meninas fofinhas. Estou ansiosa por poder usar essa estratégia com a Sofia.
                      E se fritares outras verduras? Cenoura as tiras, batata doce, feijao verde,... Os fritos nao sao o ideal mas sempre era uma alternativa para variar...

                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #12
                        Bem vou dar o meu testemunho!

                        O meu tem a idade que podem ver em rodapé... nunca foi amigo de sopa, desde os 6 meses que é um filme para lhe dar sopa, entre 1 ano e os 2 eu desesperava até porque só começou a comer bem comida sólida já perto dos 18 meses, apartir dos dois anos melhorou, e posso dizer que só o vi comer voluntariamente sopa, ou seja pela mão dele, há cerca de duas semanas atrás, foi uma festa lá em casa! Papas, leite, iogurtes e fruta sempre comeu muito bem, mas sopa ou legumes no parto, nem vê-los... mas é claro que não se podia alimentar só de produtos lácteos e fruta!

                        Truques que usamos alguns desde os 6 meses!
                        -Quando era pequenino, resultava a televisão e lá iam 150ml ou mesmo 200ml de sopa, que ainda é a quantidade que come hoje em dia após a comida, sopa antes da comida sólida nem pensar, começa logo o berreiro.
                        -Um brinquedo diferente, telemoveis, comandos de televisão, qualquer coisa que lhe tire do pensamento que está a comer sopa e voluntariamente a sopa lá vai indo pela boca abaixo.
                        -Agora funciona muito bem o fazer desenhos, dou-lhe uma caneta, que ele adora, e uma folha de papel e lá marcha a sopa.
                        -E não fazer guerra, se eles começam a entrar por ai, vai ser dia após dia só para provarem que mandam alguma coisa... se eles começarem a ir por ai, o melhor é desistir durante uns dois três dias e depois voltar à carga.
                        -sopa com coisas nem pensar, tem de ser tudo triturado e de preferencia na liquidificadora e bem grossa, se ele encontra um fiozinho do alho francês ou da nabiça está tudo estragado.
                        - outro truque ... muita muita muita paciência.

                        É claro que faço coisas que antes dizia que nunca faria, mas é um desespero vê-los a rejeitar alimentos essencias para o seu bom desenvolvimento, mais ainda qd não comem mais nada como era o caso entre os seis e 18 meses, agora já lhe vou perdoando umas refeições de sopa.

                        Posso dizer que hoje em dia ele até já vai comendo umas tijelas de sopa e diz que está boa e até quer comer sozinho, se ele comesse legumes no prato, não me preocupava... mas não come.

                        Com muita insistência nossa e das educadoras na escola, não deixamos de ter um menino percentil 90 a peso e 95 a tudo o resto.
                        Ultima edição por Sunflower; 31-08-2011, 12:13.

                        Comentar


                        • #13
                          Obrigada por partilharem as vossas experiências.
                          Por cá, o problema mantém-se. Sopa, nem vê-la. O resto, umas vezes melhor, outras pior, tem ido.
                          Hoje começou a ir para o infantário. Fui buscá-la após o almoço. Estava a soluçar, de olhos vermelhos. A manhã tinha corrido bem mas a hora da refeição foi o descalabro. Nem uma colher lhe conseguiram dar. De nada. Com a insistência, fartou-se de chorar, claro. Enfim, um dia de cada vez.




                          Madrinha e companheira de barriga: Bentinha

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                            Bem vou dar o meu testemunho!

                            O meu tem a idade que podem ver em rodapé... nunca foi amigo de sopa, desde os 6 meses que é um filme para lhe dar sopa, entre 1 ano e os 2 eu desesperava até porque só começou a comer bem comida sólida já perto dos 18 meses, apartir dos dois anos melhorou, e posso dizer que só o vi comer voluntariamente sopa, ou seja pela mão dele, há cerca de duas semanas atrás, foi uma festa lá em casa! Papas, leite, iogurtes e fruta sempre comeu muito bem, mas sopa ou legumes no parto, nem vê-los... mas é claro que não se podia alimentar só de produtos lácteos e fruta!

                            Truques que usamos alguns desde os 6 meses!
                            -Quando era pequenino, resultava a televisão e lá iam 150ml ou mesmo 200ml de sopa, que ainda é a quantidade que come hoje em dia após a comida, sopa antes da comida sólida nem pensar, começa logo o berreiro.
                            -Um brinquedo diferente, telemoveis, comandos de televisão, qualquer coisa que lhe tire do pensamento que está a comer sopa e voluntariamente a sopa lá vai indo pela boca abaixo.
                            -Agora funciona muito bem o fazer desenhos, dou-lhe uma caneta, que ele adora, e uma folha de papel e lá marcha a sopa.
                            -E não fazer guerra, se eles começam a entrar por ai, vai ser dia após dia só para provarem que mandam alguma coisa... se eles começarem a ir por ai, o melhor é desistir durante uns dois três dias e depois voltar à carga.
                            -sopa com coisas nem pensar, tem de ser tudo triturado e de preferencia na liquidificadora e bem grossa, se ele encontra um fiozinho do alho francês ou da nabiça está tudo estragado.
                            - outro truque ... muita muita muita paciência.

                            É claro que faço coisas que antes dizia que nunca faria, mas é um desespero vê-los a rejeitar alimentos essencias para o seu bom desenvolvimento, mais ainda qd não comem mais nada como era o caso entre os seis e 18 meses, agora já lhe vou perdoando umas refeições de sopa.

                            Posso dizer que hoje em dia ele até já vai comendo umas tijelas de sopa e diz que está boa e até quer comer sozinho, se ele comesse legumes no prato, não me preocupava... mas não come.

                            Com muita insistência nossa e das educadoras na escola, não deixamos de ter um menino percentil 90 a peso e 95 a tudo o resto.
                            Esses truques também eu uso: as molas da roupa, lápis de cor, plasticina, livros... seja o que for. ´às vezes só come com a minha mãe a dar e eu ao lado a distrair...
                            2 filhotes lindos

                            Comentar


                            • #15
                              Eu acho que todos os bebś acabam por passar por fases em que comem pior ou rejeitam comida. Eu própria passei por isso e fiquei bastante aflita, mas eventualmente acabou por voltar tudo a normalidade. Mas concordo que a melhor abordagem é tentar ser criativa com a forma como apresentamos a comida, torná-la mais apelativa.

                              Espero que corra tudo bem

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X