Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dúvidas e receios

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    Pipa, parabéns mais uma vez pela tua princesa!

    Já postaram aqui foristas mais entendidas do que eu, mas sabendo os receios de uma mãe a estrear como eu já fui acho que testemunhos positivos de quem passou pelo mesmo são sempre bons por isso aqui vai o meu também.

    A minha pimpolha mais velha e o meu mais novo também precisaram de suplemento no hospital, as enfermeiras bem me espremiam e tentavam estimulá-los e mantê-los acordados mas só queriam mesmo dormir ( até compressas molhadas enfiaram no pescoço do meu pimpolho!! na tentativa de o manterem acordado ). Quando chegamos a casa a subida do leite foi assim uma coisa bem dolorosa mas os duches quentes fizeram magia, depois com muita insistência e oferecendo a mama sempre que queriam a coisa lá foi ao sítio. Com o meu pimpolho cheguei a trazer um copinho para casa por segurança minha ( bebia o suplemento de um copo não de um biberão ).
    Agora continua a ser amamentado em exclusivo e com boas perspectivas para chegarmos aos 6 meses.

    Existem vários sinais que o bébé dá de que está a alimentar-se convenientemente e não é apenas o peso, as fraldas sujas são um bom indício mas existem outros que as enfermeiras que te ajudam ou as conselheiras de amamentação com certeza podem listar para não estares sempre ( como eu estava no início ) com a ânsia de o pesar.


    Boa sorte.

    Beijinhos


    A felicidade completa

    Comentar


    • #32
      Parabens!

      Olha fiquei triste ao ler-te. Porque tendo-te tu preparado tanto pensei que estarias em melhor posiçao para nao seres "enganada"...

      O normal é ter so umas pinguinhas de colostro mesmo. O estomago de um bebe tem o tamanho de um berlinde, quantas gotas achas que la cabem? E depois é de esperar que um recem nascido mame 10, 12,15 vezes por dia, pouquinho de cada vez, claro. E é esse estimulo frequente que leva a uma subida de leite tranquila.

      Mesmo com mamilos invertidos quase sempre é possivel amamentar directamnete. E é recomendavel que se dispense os mamilos de silicone logo que possivel porque prejudicam a pega e reduzem os estimulo. Ao bebe custa-lhe mais a mamar com eles. Mas para isso precisas de ajudar presencial de uma CAM que saiba corrigir apega nessa situaçao para que avlie se é possivel no teu caso e te de truques de como fazer uma prega para o bebe mamar. O normal é que depois o mamilo sobressaia com a sucçao e em pouco tempo o tenhas formado. Claro que para evitar gretas convem fazer isto com ajuda de quem saiba!

      A indicaçao de dar sempre suplemento a seguir esta errada! So deves dar suplemento se depois de esvaziadas ambas as mamas e as repetires a bebe desmonstrar fome. Senao nao das. Se voltar a pedir mama passado 10 minutos pois voltas a dara mamama e se esvaziou e nao encheu entretanto o suficiente ja daras o suplemento nessa altura. Mas basta que passem 30 minutos para que a mama encha e ja nao precises de suplemento mesmo que a bebe queira mais. Isso é essencial para que a tua produçao se ajuste. Ao ofereceres sempre suplemento vais levar aque as mamadas se espacem mais (como nos depois de um almoço mais farto) e dai as 4 horas de intervalo que sao muito para esta idade. Ha bebes que dormem essas tais 4 horas mas nao sao comuns, dai eu achar que pode ser isso. Tu nao queres que passe fome, mas tambem nao queres que fique ate empurrar como dedo... Se precisa de mais leite tem de mamar mais vezes...
      De resto nesta fase tens de dar muita mama. Oferece sempre, se nao quiser ela rejeita. Nao esperes que chore, que o choro é um sinal tardio de fome. Bebe na mama é muito melhro estimulo que qulquer bomba. Nao des chupetas e evita o biberao. Podes dar o suplemento de seringa nao te esqueças. Isso é importamte para poupar os teus mamilos. Ja sei que sabes muito disto, mas a insegurança e as hormonas sao danadas e fazem-nos esquecer e duvidar!

      E des resto muita calma. Descansa tudo o que puderes (sim que nao vai ser sempre essa fartura de sestas longas) e repete para ti mesmo que apesar de amamentar nao ser sempre um mar de rosas (os inicios muits vezes sao dificeis) os problemas resolvem-se amamentando e pedindo ajuda a quem sabe quando precisamos. A tua autoconfiança é fundamental até porque o stress bloqueia a saida do leite e torna tarefa da tua filhota mais dificil.

      Beijinhos e vai dando noticias

      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #33
        Repetiu a mensagem.

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #34
          Já não vou acrescentar muito ao que foi dito mas sabes quanto colostro eu tive durante a gravidez toda? Não tive rigorosamente nenhum. Não fui daquelas gravidas que precisam de usar discos e mesmo depois na maternidade não vi mais do que uma pinga ou duas (que eu tirava para aplicar depois da mamada). Nem sequer tive uma subida de leite particularmente dolorsa. E sabes quanto tempo a minha filha mamou? 2 anos e 4 meses. Portanto confia em ti e dá de mamar quantas vezes ela quiser e deita fora o suplemento que não precisas dele mesmo.
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #35
            Olá e muito obrigada pelas dicas!
            Isto é complicado e é verdade, as hormonas e a falta de descanso não ajudam nada.

            A amamentação está melhor, tenho leite e ela tem mamado bem, mesmo com os mamilos de silicone. Esta noite esteva 1h na mama, adormecia mas depois acordava e mamava mais um bocadinho. Hoje já não dei suplemento.
            Então devo acordá-la de 2h em 2h aproximadamente para lhe dar de mamar, visto que por iniciativa própria ela não pede? No curso falaram-nos em não estar mais de 4h sem mamar, em vários livros falam-nos em 3h, hoje a médica de família falou-nos em 2h e num folheto que ela própria tinha no gabinete falam em 3h novamente.
            Eu tentei preparar-me antecipamente, como qualquer mãe de 1ª viagem quererá fazer, mas pelos vistos somos inexperientes e ficamos confusos com tantas informações diferentes... Nesta altura tudo se baralha e ficamos sem saber o que fazer.

            Bem, penso que isto agora comece a andar melhor e daqui a uns dias posso postar aqui que está tudo a correr bem.

            O pior hoje tem sido as cólicas, tem chorado muito o dia todo e só oiço "barulhinhos na barriga". Custa imenso ouvi-la chorar e vê-la aflita. Eu própria fico aflita e também me dá para chorar. A falta de sono também me traz alguma falta de discernimento. Tenho conseguido aliviá-la com colo, aero-om e um pouco de chucha.
            Aqui outras informação contraditória - não se pode dar chucha enquanto a amamentação não estiver bem implementada - mas quer no hospital, quer a médica de família dizem que não faz mal, visto que estou a usar bicos de silicone e não o peito.
            Se não melhorar, daqui a bocado vou tentar a técnica da cânula de bebegel no rabinho para ver se alivia mais.
            Também não sei se estou a fazer mal em pegar-lhe tanto ao colo para aliviá-la, o meu marido diz que se calhar devíamos deixá-la chorar um bocado para não ir sempre a correr.

            Desculpem tantas dúvidas, pareço uma tonta...
            Obrigada!
            __________________________________________________ ______________________________
            Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
            - O meu blog -

            Comentar


            • #36
              Pipa,

              Podes crer que os 1ºs tempos são de desorientação, faz parte, queremos fazer tudo bem e no entanto como é a 1ª vez que temos um ser à nossa responsabilidade ficamos inseguras e nervosas - com o tempo vai tudo entrar nos eixos, relaxa. Também é normal chorar, estamos muito emocionais e faz bem chorar.

              A tua bebé acabadinha de sair de ti ainda nem consciência tem que tu e ela são dois seres distintos, sabe respirar, mamar, dormir, fazer xixi e cocó, sabe chorar ( e não conhece outro recurso para se queixar!!) e sabe que quando está perto de ti - está segura... neste ambiente novo, cheio de luz e sons altos. Ela está a aprender a estar cá fora. Dar-lhe colo é fundamental, é nutrição.
              (o choro também provoca cólicas porque engole ar)

              O choro pode ser fralda suja, frio, calor, dor, falta da mãe, fome, e pode ser ainda "time-out" - porque quando o bebé chora corta os estimulos do exterior, porém, está tudo bem com ele.

              Acho que um sling ia ajudar, nas cólicas e na amamentação. O contacto próximo é muito importante, fazer pele-com-pele é fundamental para o bebé se sentir confortável e sereno e permite que mame quando precisa.

              Descontrai, a tua filhota sente a tua ansiedade, é importante para o seu bem estar que haja serenidade à sua volta. Não fiques "presa" aos mamilos invertidos, experimenta dar mama sem eles, pode ser que ela pegue bem ou vá ganhando técnica. Pede ajuda a uma CAM.

              Outra coisa, se andares com ela "colada" a ti, talvez mame em intervalos menores. Não penses em termos de horas, como rotina, mas não deixes passar muito das 2 horas porque ainda é muito pequenina.

              Confia em ti, mãe Pipa! E parabéns.

              Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

              Comentar


              • #37
                Para as cólicas podes ainda fazer massagem abdominal com óleo de amêndoas doces ou calêndula (biológicos preferencialmente), usar a banheira shantala ou tummy tub, andar com ela no colo de barriga para baixo, sentá-la à chinês contra a tua barriga e não me lembro de mais.

                Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                Comentar


                • #38
                  Não a deixes chorar...é mto pequena ainda e nem sabe o k sao birras. Ha mta informação na net sobre este assunto. Da uma vista de olhos kd tiveres tempo (ex. http://www.maternidadeconsciente.com...bebe-chorando/
                  http://brasil.babycenter.com/baby/recem-nascido/choro/). Li uma vez num dos sites k um recém nascido n deve ficar a chorar mais de 1mn e a minha médica de família confirmou.

                  Sobre as questões que colocaste acho que a Maria Verde explicou o essencial. Só vou acrescentar a parte da chucha que a minha medica tb é dá opiniao de apenas começarmos a dar chucha kd a amamentação estiver bem implementada.

                  Espero que começe a correr tudo pelo melhor.

                  Bjs e felicidades
                  Ultima edição por Isa_@; 27-03-2012, 01:59.

                  Comentar


                  • #39
                    Olá!

                    É normal O embate de termos um bebé, o cansaço, as hormonas podem muitas vezes deixar-nos completamente exaustas. Eu segui rigorosamente o que me disseram na maternidade que é descansar quando o bebé descansa.
                    com a 2ª já não tive tanta sorte, mas tentava ao máximo pelo menos a seguir ao almoço

                    Em relação ao tempo quando a mais velha nasceu diziam-me que era de 3 em 3 horas e para não deixar passar mais do que 4, quando nasceu a mais nova já me disseram para dar de mamar a pedido. Acho que intuitivamente segui sempre a 2ª, mamavam sempre que queriam e tinha era sempre o cuidado de nao deixar passar muito tempo.

                    As cólicas são muito normais nesta idade, penso que os mamilos de silicone potenciam um bocado, mas podes ter alguns cuidados alimentares como limitares o consumo de leite.

                    E confesso que a coisa que mais me faz confusão é ouvir pessoas a dizerem para não pegarmos nos bebés recem nascidos porque eles habituam-se, ou que lhes faz bem chorar um bocadinho, irrita-me solenemente.
                    Um bebé recém nascido é suposto estar com a mãe, é suposto sentir-se seguro e aconchegado. Não é por acaso que começaram o método canguru com os bebés prematuros.
                    Não ligues ao que te dizem, se a tua filha chora é porque se sente incomodada não é por birra e muito menos por manha

                    Bjks

                    Comentar


                    • #40
                      Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                      A tua bebé acabadinha de sair de ti ainda nem consciência tem que tu e ela são dois seres distintos, sabe respirar, mamar, dormir, fazer xixi e cocó, sabe chorar ( e não conhece outro recurso para se queixar!!) e sabe que quando está perto de ti - está segura... neste ambiente novo, cheio de luz e sons altos. Ela está a aprender a estar cá fora. Dar-lhe colo é fundamental, é nutrição.

                      Gosto sempre tanto de te ler maria verde!

                      Adorei este paragrafo!

                      Beijinhos

                      Carla


                      Comentar


                      • #41
                        Olá Pipa!

                        Era importante pela pega e para reduzir as cólicas tentar tirar os mamilos de silicone e a chupeta. Sim, achupeta interfere com a amamentação no mamilo porque a pega é diferente. Se continuares a usar mamilos de silicone e chupeta poderás depois ter que ter muito mais trablaho e dores para retirar os mamilos de silicone.

                        Não passa de uma parvoice um médico ou uma enfemeira (ou lá o que foi) dizer que como usas mamilos de silicone não precisas de retirar a chupeta.... mas porquê? Vais continuar com os mamilos de silicone para sempre? Não é?
                        os mamilos de silicone servem para resolver situações pontuais e para serem usados pouco tempo, até que a mãe com a ajuda de alguém corrija a pega e amamente sem eles.

                        o facto de usares mamilos de silicone pode de facto piorar as colicas. no entanto é ter alguma paciencia, eles são tao pequeninos, o choro é a unica coisa que têm...

                        Comentar


                        • #42
                          Pipa, e porque já te disseram tudo, venho apenas deixar um pouquinho da minha experiencia
                          É preferivel não usar bicos de silicone e chupeta, mas se já se usa ambos, é possivel que o bebé seja amamentado na mesma... É possivel retirar os bicos de silicone também!! O meu filho mamou biberão e usou chupeta nos 4 primeiros dias de vida. Quando finalmente veio à mama (era mais um calhau, visto que eu não pude tirar leite nesses dias) não a reconheceu e olhou para ela como se fosse um OVNI. Os bicos estavam de tal forma vidrados que ele nunca iria conseguir pegar naquilo. Usei então os bicos de silicone e ele pegou, para grande felicidade minha
                          Quando ele tinha +/- 2 semanas de vida (já em casa), continuava com chupeta e bicos de silicone, exclusivamente a leite materno. A aréola já tinha uma forma mais "jeitosa" para ele pegar e eu tentei. Tentei 1, 2, 3 vezes, sempre sem stress, até que, um belo dia, ele pegou directo na mama!! Demorámos uns dias a acertar com a coisa, mas já lá vão 13 meses e ele ainda gosta das maminhas da mamã e ainda usa a chupeta. Tive sorte porque o meu bebé tinha e tem uma boa sucção e adapta-se bem às circustâncias.
                          Quero com o meu testemunho dizer para não entrares em pânico, pois com calma e um pouco de insistência tu e a tua menina vão-se entender com as mamocas.
                          Em todo o caso, procura um cantinho de amamentação perto de ti, que é bom termos orientações pessoalmente

                          Bjinhus e tudo de bom para voces!




                          Realizando os meus sonhos...

                          Comentar


                          • #43
                            Pipa,

                            Ser mãe de 1ª viagem não é fácil mas confia em ti e na tua intuição.
                            Como sabes eu não tenho mta experiência, o meu Tiago ainda só tem 1 mês mas posso dizer-te como tem sido a minha experiência.

                            Horas de amamentação - na maternidade e a pediatra sempre me disse que o máximo era de 4h em 4h. O que eu sempre fiz foi dar-lhe quando ele pedia e tinha atenção a não deixar passar as 4h. Não te preocupes com o tempo a Inês começa a estabelecer o horário dela. Ao inicio o Tiago mamava de 4h em 4h e dps fazia 3h30 e agora é um relógio de 3h em 3h. O importante é se ela engorda bem.

                            Bicos de Silicone - Na maternidade tb me deram bicos de silicone pq ele não conseguia fazer uma boa pega. Tinha os mamilos curtos e o peito mto largo e duro e então ele não conseguia pegar bem na mama. As enfermeiras sempre insistiram para eu tentar tirar os bicos e foi o que fiz aos poucos. Só quando me senti preparada porque tinha mto medo das gretas.
                            Houve um mamilo que foi logo a 1ª que consegui largar os bicos, o outro ainda demorou um pouco. Então o que fazia era assim, dava de mamar com o bico de silicone e dps quando ele já estava um pouco a mama e o bico estava mais saído tentava sem os bicos. Aos poucos o bico começou a adaptar-se e agora não uso bicos. Por isso faz aos poucos e quando te sentires preparada.
                            A justificação que me deram para ser melhor tirar os bicos é que eles engolem mais ar e que esforçam-se mais, ou seja, ficam mais cansados. Faz as coisas com calma e quando te sentires preparada.

                            xuxa/amamentação - Eu tb sempre li que não se devia dar xuxa nas 1ª semanas porque podia interferir na amamentação. Por isso não levei xuxa para a maternidade. Mas o Tiago mamava nos dedos, na mão, na língua. Ele tinha o cateter para receber o antibiótico na mão, conclusão mamava na gase do cateter. Na maternidade aconselharam-me a dar a xuxa. Ao inicio fiz cara feia mas acabei por dar com 3 dias e ele continuou a mamar bem. Mas tive sempre atenta se ele continuava a mamar correctamente. Por isso acho que deves é estar atenta se a xuxa esta ou não a influenciar uma boa pega. Não precisas sempre de lhe dar a xuxa. Dá-lhe quando ela chora ou se vês como no meu caso que mama na mão ou na língua. Mais para a frente das-lhe para adormecer ou para ela se acalmar... A xuxa tem sido amiga do Tiago para adormecer e quando esta com mais cólicas o xuxar alivia-o. Apesar de achar que a xuxa tb deve ser uma amiga do engolir ar e fazer gases. Mas não se pode ter tudo...

                            Cólicas - Eu ao inicio tb não sabia o que fazer... o Tiago choramingava e contorcia-se. Desde que fez um mês a coisa piorou um pouco porque ele agora chora mm. A minha pediatra mandou-me dar colimil, resultou os 1ºdias e dps voltou ao normal. Falaram-me em dar cha de alfazema a seguir a mamada do banho. E aliviou-o imenso.
                            O que eu faço é massagens e ginástica antes da mamada, dou o chá uma vez por dia (quantidade mto pequenina – igual a medida do colimil) e colinho.
                            Eu antes fazia como tu, não dava mto colo e não colocava na minha cama para não habituar... esquece... eles são pequeninos e precisam de nos, do colinho e miminhos. Eles precisam sentir-se protegidos. Antes durante a noite estava acordada 2h para ele adormecer e coloca-lo no berço. Conclusão eu não dormia por isso a minha paciência era mto pouca e ele não adormecia. Agora durante a noite vejo que ele não adormece porque sente-se desconfortável porque tem gases e o que faço é coloca-lo ao meu lado encostado a mim para sentir o meu calor e ele sente-se bem e os 2 dormimos. O nosso calor ajuda-os nas cólicas. E é importante tu dormires...

                            Esta é a minha experiencia de 1 mês... Ao inicio andava com as hormonas aos saltos, estava desesperada porque não dormia, não tinha experiencia nenhuma, só pensava que não conseguia tratar dele que não o conhecia. Mas isto tudo passa... com o tempo tu começas a confiar em ti, começas a dormir mais ou o teu organismo habitua-se a rotina e tudo é mais facil.
                            Hoje em dia tenho a certeza que trato bem do meu menino, que não há nng melhor que eu para saber o que ele quer e precisa... Tem calma e esperança.

                            Beijocas
                            Ultima edição por Annicas; 29-03-2012, 15:51.

                            Comentar


                            • #44
                              Inserido Inicialmente por Annicas Ver Mensagem
                              Pipa,

                              Eu antes fazia como tu, não dava mto colo e não colocava na minha cama para não habituar... esquece... eles são pequeninos e precisam de nos, do colinho e miminhos. Eles precisam sentir-se protegidos. Antes durante a noite estava acordada 2h para ele adormecer e coloca-lo no berço. Conclusão eu não dormia por isso a minha paciência era mto pouca e ele não adormecia. Agora durante a noite vejo que ele não adormece porque sente-se desconfortável porque tem gases e o que faço é coloca-lo ao meu lado encostado a mim para sentir o meu calor e ele sente-se bem e os 2 dormimos. O nosso calor ajuda-os nas cólicas. E é importante tu dormires...

                              Esta é a minha experiencia de 1 mês... Ao inicio andava com as hormonas aos saltos, estava desesperada porque não dormia, não tinha experiencia nenhuma, só pensava que não conseguia tratar dele que não o conhecia. Mas isto tudo passa... com o tempo tu começas a confiar em ti, começas a dormir mais ou o teu organismo habitua-se a rotina e tudo é mais facil.
                              Hoje em dia tenho a certeza que trato bem do meu menino, que não há nng melhor que eu para saber o que ele quer e precisa... Tem calma e esperança.

                              Beijocas

                              Adorei ler-te... tomara eu ao fim do 1ºmês do meu 1º filho ter tantas certezas! Quanto ao colinho e noites mal dormidas concordo plenamente... aqui por casa faz-se o mesmo, aliás... grande parte das mamadas noturnas já são feitas deitada, ela já nem volta para a cama dela! E tenho conseguido dormir tranquila quase até ao meio dia! Se me perguntares quantas vezes amamento durante a noite... algumas noites nem te sei dizer, pois practicamente nem disperto... ela está mesmo ali ao lado a mama esta de fora e ela serve-se!

                              Beijocas e continua a penasr assim

                              Comentar


                              • #45
                                Olá,

                                Cá estou eu novamente com dúvidas, mas não exactamente sobre o processo de amamentação, porque esse tem corrido muito bem felizmente. As primeiras 2 semanas foram mais de pânico, mas rapidamente entrou tudo nos eixos.
                                A dúvida que tenho agora é a seguinte...

                                A Inês desde logo tem um preferência pela mama direita em vez da esquerda, embora já me dissessem que isso pode ser normal. Inclusivamente ela adormece mais na esquerda, tenho de estar sempre a estimulá-la enquanto que na direita liga o piloto automático e mama muito mais rapidamente.
                                Por causa disto, por vezes a mama direita já tem ficado bastante cheia e eu aproveito para aliviar e retirar algum leite, mas manualmente porque não consigo com a bomba. A bomba que tenho é a Avent manual e não sai nada, mas manualmente (apertando com as mãos) consigo encher um copinho com 50ml aproximadamente. Aproveitei para congelar este leitinho porque sei que pode durar 3 meses no congelador e estou já a pensar no mês de Julho, mês em que devo regressar ao trabalho.

                                1. O que posso fazer, para conseguir a mesma performance com a mama esquerda?
                                2. O que é que estou a fazer mal para não conseguir tirar leite com a bomba?
                                3. Quais as melhores técnicas para extrair leite, nomeadamente horário? (tirei antes da mamada e mesmo assim ela ainda mamou bem a seguir)
                                4. Que quantidade mínima é razoável para constituir uma refeição? (sei que 50 ml não deve dar para saciar a fome)
                                5. Qual a melhor maneira de descongelar o leite depois?
                                6. Posso misturar depois duas doses de 50 ml e dar no mesmo biberon?

                                Para já não me lembro de mais nada.
                                Obrigada e beijinhos!
                                __________________________________________________ ______________________________
                                Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
                                - O meu blog -

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X