Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Incontinência Urinária

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Incontinência Urinária

    Sabia que a gravidez e o parto natural são as principais causas de incontinência urinária feminina?

    Esta semana é dedicada à sensibilização para o tema, com o seu assinalar específico a 14 de março, um pouco por todo o mundo. Por aqui, a TENA coloca ao seu dispor as suas especialistas, numa ação de esclarecimento online inédita, para que possa ver respondidas todas as dúvidas e curiosidades em torno desta que é uma condição com especial incidência sobre as mulheres.

    Descubra como prevenir o problema fortalecendo o pavimento pélvico ou que soluções poderá adoptar depois da gravidez para voltar a retomar uma vida ativa e sem quaisquer constrangimentos. Saiba o que é um prolapso, porque é que a gravidez constitui um factor de risco ou aprenda a distinguir os tipos de incontinência existentes. Pergunte, sem pudor, porque só assim será possível lidar com os pormenores que a têm retraído e perceber que para tudo existe uma solução.

    Teresa Mascarenhas, uroginecologista no Hospital de São João e representante europeia do IUGA (International Urogynecological Association) e Fátima Sancho, fisioterapeuta licenciada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão e presidente do grupo de Interesse de Fisioterapia na Saúde da Mulher, estarão disponíveis, a partir de hoje e até à próxima sexta-feira, para responder a todas as suas inquietações.

    Dia 14, entre as 15h00 e as 16h00, Fátima Sancho estará ainda presente num formato “live”, esclarecendo-a e informando-a sobre os melhores exercícios e rotinas a adoptar em tempo real.

    A informação é a nossa mais poderosa ferramenta. De que está à espera para saber mais?

    Poderá também contactar a especialista por PM!

    Nota: Se quiser ser alertada sempre que sejam inseridas respostas ou novas questões neste tópico escolha a opção "Funcionalidades do Tópico > Subscrever este tópico" no menu por cima desta mensagem.
    Ultima edição por TENA; 14-03-2012, 13:59.

  • #2
    Olá a todas,

    Estou grávida de 36 semanas, do primeiro filho, e nas últimas semanas tenho sentido maior "urgência" para urinar e ligeiras perdas de urina quando rio ou faço um pouco mais de esforço, o que é muito desagradável. É normal? Poderá ter que ver com a pressão que o bebé está a exercer na bexiga? Há alguma coisa que possa fazer para evitar esta situação? Obrigada pela vossa ajuda!

    Comentar


    • #3
      Olá Susanisca
      Em primeiro lugar os meus parabéns pelas suas 36 semans de gravidez. A questão que nos coloca é de facto muito pertinente pois nesta fase da gravidez, altura em que o seu bebé já está mais pesado e por isso a exercer uma maior pressão na sua bexiga é muito natural, que exista não só uma vontade mais frequente de urinar como também possa haver alguma perda associada ao esforço. Apesar de ser habitual existem algumas estratégias que podem ajudar a evitar essas perdas. Uma delas passa por aprender a contrair os seus musculos do pavimento pélvico, fortalecê-los e usá-los melhor especialmente em alturas em que espirra, tosse ou faz algum outro tipo de esforço. Imagine que tem um gás que quer sair e a Susanisca não quer que ele saia, o que faz nessa alura é apertar os musculos que circundam o anus para evitar que o gás saia, CERTO? esses musculos, chamados musculos do pavimento pélvico (MPP), são também responsáveis pelo encerramento da uretra ou seja do canalzinho por onde sai a urina. Se a Susanisca contrair esses musculos sempre antes de tossir , rir ou espirrar evitará que a urina sai nessas situações. Depois de ter percebido onde estão os musculos do pavimento pélvico há que fortalecê-los pois, nesta fase da sua vida, são de facto um dos grupos musculares mais importantes pois não só têm que suportar todo o aumento de peso durante 9 meses de gravidez como também sofrerão um enorme alongamento no parto.
      Bom trabalho e nunca mais se esqueça dos seus musculos do pavimento pélvico , SIM"!!!
      Fátima Sancho

      Comentar


      • #4
        olá a todas! Estou com 21 semanas de gravidez e embora vá mais vezes à casa de banho ainda não tive nenhuma perda. acontece em todos os casos??? e depois de termos o bebé passa??

        Comentar


        • #5
          Bom dia,

          Fui mãe recentemente e desde o parto que tenho sofrido perdas de urina. O meu médico foi bastante atencioso e recomendou-me uma série de exercícios (semelhantes ao que indicou), o uso de protecções etc.
          No entanto, tenho tentado procurar alguma informação na Internet que me possa elucidar melhor sobre o meu problema, saber se é temporário, se pode voltar a acontecer no futuro, se existem outros casos semelhantes ao meu... e tenho reparado que não se fala do assunto.
          Será que é por vergonha?? Não percebo. Mas gostaria de ver este assunto mais debatido, porque suscita dúvidas, preocupação, para além de que limita a nossa vida social e intima.
          Obrigado!!
          Ultima edição por MJoaoA; 13-03-2012, 12:52.

          Comentar


          • #6
            Bom dia! Indentifiquei-me com o comentário da Susanisca, mas a mim acontece-me quando desço escadas. É normal? Gostava de conhecer mais casos. Esta situação deixa-me um pouco desconfortável mas disseram-me que era algo comum...!

            Comentar


            • #7
              Pipa Alves,
              nunca ouvi falar de casos em que ocorre a descer escadas. é só nessa altura? e com quanto tempo de gravidez é que estás??

              Comentar


              • #8
                Olá Marta
                Pois é, na verdade o seu bebé está a crescer e com 21 semanitas já tem algum peso e esse peso aumenta um pouco a pressão na bexiga e em algumas mães pode originar pequenas perdas de urina mas no geral aquilo que mais acontece é mesmo aumentar a frequência das visitas ao WC, para isto acontecer as hormonas também têm alguma influência. A maioria das mulheres não tem perdas nem na gravidez nem após o parto mas se tiver geralmente é de fácil resolução. A continuação de uma boa gravidez e disfrute-a o mlehor possível.
                Fátima Sancho

                Comentar


                • #9
                  Olá MJoao
                  PArabéns desde já pelo seu bebé As perdas de urina depois do parto podem-se considerar como que "normais" se forem uns pinguinhos e se passarem dentro de mais ou menos umas duas a três semanas, quando o problema perdura o meu conselho é que procure um fisioterapeuta com formação especifica nessa área e que possa avaliar a situação pois muitas vezes assume-se que isso é uma das consequências de um parto e que não há nada a fazer e na grande maioria dos casos é de fácil e rápida resolução. Ensinar os exercícios não é o suficiente é preciso perceber se a pessoa os faz devidamente, que tipo de exercícios são necessários e adequados á sua situação e isso só se consegue saber com uma boa avaliação da situação.
                  Disponha se tiver mais alguma dúvida
                  Fátima Sancho

                  Comentar


                  • #10
                    Olá Pipa
                    Não me parece nada normal perder urina quando desce escadas, mas como não sei qual a sua situação é difícil ajudar, está grávida ou já teve o seu bebé??
                    Até breve
                    Fátima Sancho

                    Comentar


                    • #11
                      Obrigada pela resposta! estou mais descansada eheh de qualquer forma, e só por prevenção, quando diz que as perdas após o parto são de fácil resolução...como é que se resolvem?

                      Comentar


                      • #12
                        Obrigada pelo esclarecimento, Dra. Fátima! Vou começar então a "fazer ginástica". E uma vez que o meu Tomás está quase a chegar, há algum exercício recomendado para o pós-parto que ajude a fortalecer o "pavimento pélvico"? Obrigada mais uma vez!

                        Comentar


                        • #13
                          Susanisca, Tomás é o meu nome de eleição! mas vou ter uma linda menina que ainda não tem nome...não conseguimos decidir-nos!!!!

                          Comentar


                          • #14
                            Bom dia Drª Fátima. Tive o meu bebe há duas semanas. Li algumas coisas na internet e achei que fosse comum. Só acontece mesmo a descer as escadas...!

                            Comentar


                            • #15
                              Obrigado pela ajuda Dra. Eu já sou mãe à três semanas e o problema permanece sim, mas não é algo que seja recorrente. Ocorre em certas alturas do dia e quando faço esforços. Tenho mesmo que recorrer a um especialista?? E se não o fizer... fico assim para sempre? é irreversível??

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X