Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

ida para fora

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • ida para fora

    Estou com um nó na garganta. O meu marido vai trabalhar para fora nos próximos 2 anos. Vai para longe.

    Não sei quando nem como vamos dar esta notícia aos miúdos. Ela tem 4 e meio e ele está a 3 meses de fazer 3.

    Alguém que passou por esta ‘experiência’ ou tem alguém perto que passou consegue dar-me alguma sugestão?

  • #2
    Não passei por isso, mas passei por uma separação....

    Acho que o truque é não fazer dramas... Falar com eles numa linguagem simples que percebam e sem grandes detalhes que o papá vai trabalhar para longe para ter dinheiro para a papa e para os brinquedos mas que gosta muito deles, que vai ter saudades deles mas que podem falar todos os dias ao telefone e que vai passar depressa...

    Depois, no dia-a-dia vai ser a ti que te vai caber a tarefa dificil de gerir as tuas saudades, os teus sentimentos e não transpareceres e fazê-los encarar como uma situação normal que vai passar... vai ser um dia de cada vez e, sem dramas, vais reagindo coo o teu instinto de mandar a cada pergunta, a cada saudade, etc...

    Não faças é drama... o pior que podes fazer é um grande drama de saudades, etc...


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

    Comentar


    • #3
      Olá Alimg,
      eu passei por essa situação.
      A minha filha tinha ano e meio quando o pai foi trabalhar para fora. O pai tinha ficado desempregado praticamente quando ela nasceu, era ele que tomava conta dela, tinham portanto uma relação muito próxima. Preocupava-me muito com o que ela sentiria com esta ausência, o que pensaria na cabecinha dela, com um ano e meio ainda nem conseguia verbalizar.
      Aquilo que notava nela é que andava mais mal comportada, fazia mais birras, dormia pior, era ao fim ao cabo a forma que tinha para exteriorizar o que sentia.
      Se queres algumas dicas para tentar suavizar as coisas, aqui vão algumas que nós utilizamos:
      - todos os dias falamos no skype, com webcam;
      - o pai levou brinquedos dela e brinca com ela, dá a chucha aos bébes, dá injecções, o que ela for pedindo;
      - de vez em quando ponho um livro na caixa do correio e digo que foi o pai que mandou;
      - tentamos não estar periodos muito longos sem ele vir cá;
      - no inico colei uma foto do pai no berço;
      - da minha parte tento compensar dando-lhe mais atenção, mais mimo, o que posso e consigo, porque também não sou perfeita.

      Já lá vai quase ano e meio, não é fácil para eles, não é fácil para nós. MAs hoje em dia com as novas tecnologias facilita muito. Sinto, sei que a minha filha continua muito ligada ao Pai, são apaixonados um pelo outro. A maior difernça agora é que é muito mais ligada a mim.
      No outro dia a educadora disse-me: "ela é uma menina muito feliz" e isso é que conta.
      Dois anos passam num instante.
      Muita sorte

      Comentar


      • #4
        Acabei por me esquecer de responder ao que pediste. No nosso caso e porque ela era muito pequena, dissemos que o pai não ái dormir em casa uns dias, mas que voltava. Quando foi embora da segunda vez, dissemos que ía buscar o pai Natal, porque foi em Novembro. Os teus são mais crescidos, suponho que o melhor é dizer a verdade, sem grandes dramas. É o que faço agora sempre que a minha pergunta pelo pai ou diz que tem saudades.

        Comentar


        • #5
          Obrigada pelas respostas, não dizem mais do que eu calculava, mas sinto uma angustia que tenho de resolver sózinha.

          Tenho de me mostrar feliz ao pé dos meus filhos e confiante ao pé do meu marido, afinal de contas é ele que vai para o fim do mundo, mas neste momento só me apetece gritar com quem manda e mandou neste país e que obriga os meus filhos a passarem uma fase importante das suas vidas sem um abraço ou um beijo do pai.

          Comentar


          • #6
            ola Alimg ,não tenho uma boa dica pra dar até pq nunca passei por isso,mas ainda ontem dizia eu em casa.
            Não fosse os pequenos e já tinhamos ido embora daqui.e realmente concordo ctg quando dizes:
            "só me apetece gritar com quem manda e mandou neste país e que obriga os meus filhos a passarem uma fase importante das suas vidas sem um abraço ou um beijo do pai" é realmente mto injusto andarmos a pagar o que os outros fizeram ...
            desculpa n te ajudar mas n pude deixar de opinar.
            Desejo.te tudo de bom e mta força,vcs vão precisar.
            bjs gds.
            Mãe babada de dois meninos

            http://tudousado2.blogspot.com/

            Comentar


            • #7
              AlimG, não venho acrescentar nada mas há aqui uma menina que passou e está a passar pelo mesmo, é a susanamotavilas, fala com ela, ela tem meninos da idade dos teus.

              Boa sorte com tudo, imagino como deve ser dificil mas pensa que ultrapassam tudo
              Mães OMS Sócia n.º 123

              Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

              Comentar


              • #8
                Olá AlimG,

                Eu tenho uma amiga a passar pelo mesmo que tu. Ela e o marido ficaram desempregados com poucos meses de diferença. Têm 3 filhotes. Ela é uma mulher muito forte, que muito admiro pois já passou por tanto na vida... Custa-lhe muito estar longe do marido e também saber que os filhos estão longe do pai. Mas acho que a fase pior foi mesmo antes da partida, sem saberem como iam aguentar as saudades. O grande dia chegou. Teve de ser. Ele já está fora há meses, quase um ano e só pôde vir cá 1 vez por 2 ou 3 semanas. Comunicam todos os dias via skype. E estão unidos pelo amor. O amor supera a distância. Ele não tem data para regressar. Mas regressará e essa certeza ajuda-os a fazer passar os dias.

                Comentar


                • #9
                  Trab longe dos filhos

                  Boas.
                  Eu estou nessa situação. Sou mãe sozinha de um menino de 5A. Estou a trab a 300 Km dele há 1 mês e só o consigo ver 2 dia e meio ou por vezes apenas 1 dia por semana.Farto-me de chorar..até em público no outro dia na estação de autocarros só pq não consegui apanhar por 8 min um autocarro q me iria permitir jantar com ele...não consegui, pelo que cheguei e já ele dormia.
                  Enfim...a "sorte" é que durante o dia estou tão ocupada com o trab e ainda tou a estudar mestrado à 6ª e sáb manhã e trab até à noite..senão, passava o dia a morrer de saudades.
                  Ele tá óptimo, bem entregue à minha mãe..mas confesso que é a coisa mais difícil q já fiz eu só quero rapidamente arranjar casa e q termine o ano lectivo para o poder trazer....
                  Não te vim ajudar com o meu comentário. Mas vim pa te dar força. Quando tem de ser, tem de ser..ou...o q tem que ser, tem muita força!....E não duvides que os pais q amam os filhos têm força suficiente para superar isso, nem q para tal tenham de chorar mto.
                  Bjinhos
                  Lu

                  Comentar


                  • #10
                    Olá

                    eu estou essa situação, tenho uma menina de 4 anos e um rapazote de 16 meses.
                    Todos os dias fico uns minutos a respirar fundo quando os vou buscar à escola não só para ser forte em frente a eles mas para me mentalizar que a qualquer momento a miuda me vai fazer perguntas sobre o pai. Aind ahoje quando viemos de uma festinha de aniversário ela toca à campaonha de casa para "chamar o pai" disse ela, depois entrou foi ao sofa dizer olá ao pai pois segundo ela ele estava a dormir no sofá.
                    Infelizmente a situação deste país leva-nos a tomar estas decisoes que nos custam muito. Nós somos todos muito chegados e o meu marido é o verdadadeiro pai galinha. Tem sido muito dificil para ele. Para mim tambem porque estou sozinha os meus pais estão no Porto e tenho a minha mana masela tem a vidad dela. O que fazemos para não custar tanto:

                    -falamos no Skype
                    - a pequena sabe que o pai está longe e que tem de estar lá para termos dinheiro para as papas, bonecos e roupa
                    - Quando tem muitas saudades ligo lhe e ela fala com ele
                    - começou a fazer birras mas com um pouco mais de atenção melhorou muito
                    e tem de serum dia de cada vez. Sempre a pensar no dia em que ele vem passar 7 dias a casa. DE 2 em 2 meses.

                    Tive uma situação mais complicada porque umas semanas depois de ele ter vindo cá passar 7 dias ela aleijou se e quando isso acotece chama logo o pai, depois como eu disse que estava cá eu e o pai estava longe ela começou a dizer que ele se tinha ido embor aporque nao gostava dela etc etc, nessa hora o meu coração ficou do tamanho mais pequenino que pode ser tive de lhe dar muito mimo e explicar mais uma vez porque o pai tinha ido.

                    Senti contudo que quando ele foi ela tentou aproveitar para ver se eu cedia em certas coisas como ficar acordada até tarde, como não comer o que eu queria só o que ela queria, e tive de pensar que não podia ceder logo mantive as regras como quando o pai estava e passei a ter um tempo exclusivo de brincadeira com eles.

                    O mais pequeno adora o pai quando o vê no PC delira. Hoje na festa que fomos ele simpatizou com o pai do aniversariante e andava sempre a brincar com o senhor fiquei a pensar se lhe fará falta uma presença masculina visto que tem todos os dias :eu a mana e as educadoras !!!!


                    Qualquer coisa dispõe temos de ser umas pelas outras.

                    beijinhos e força





                    Comentar


                    • #11
                      Neste momento ainda estou numa fase de preparação, estou sempre à espera que aconteça alguma coisa que evite o inivitável. Até joguei no euromilhões .

                      Ele vai-se embora no início de Junho e deve vir a casa 3 vezes por ano, a 1ª deve ser logo em Agosto, depois será Natal e Páscoa.
                      Vamos ver como reagem as minhas crianças e eu. Os meus pais também estão longe, os meus sogros um pouco mais perto e já se ofereceram para ajudar no for preciso, mas são sogros...

                      Provavelmente só vamos falar com os miúdos no fds antes, enfim, tem de ser...

                      Comentar


                      • #12
                        Olá

                        Nós com a mais velha fomos contando e explicando para ser mais fácil. E ela foi entendendo tanto que no dia em que o pai foi ela só queria ligar o Skype para falar com ele era a emoção de falar com o pai no PC tadinha!
                        No nosso caso as mudanças foram radicais Eu estava desempregada ele recebeu a proposta mas nunca mais diziam quando era para começar. Entrentanto fui a uma entrevista e ficaram de me dar uma resposta e deram passado poucos dias, entrentanto ele foi informado que ia passados dias. Eu comecei a trabalhar ele foi embora quase tudo na mesma semana.
                        Os horarios enquanto eu estava desempregada eram levava os miudos às 9:30 e ia busca-los às 16:00. quando comecei a trabalhar levo-os às 8:00 e vou busca-los às 17:30 (quando consigo)
                        No primeiro mês a miuda nao queria ficar na escola berrava e agarrava se a mim para eu nao ir embora. O pequeno às 15:30 começava a chegar se à porta e chorava sempre aparecia um pai ou uma mae e via que não era eu! Tinha começado a fazer o desfralde nocturno da pequena e foi tudo por agua abaixo.

                        Custou muito o primeiro mês habituar me a fazer tudo a não ter tempo para mim a não conseguir por exemplo tomar banho sem um deles estar a ve ro que eu fazia!!!!Depois vem a casa, a roupa, a comida, e o tempo que quero estar com eles. Engordei imenso porque estava sempre a atacar bolachas......

                        Um dia decidi que assim não podia ser, comecei a organizar o meu tempo de maneira a estar com eles o maximo que conseguisse, chego a casa de prefereência com o jantar já encaminhado, dou banho dia sim dia não a cada um deles (os dois ao mesmo tempo no mesmo dia é de loucos!), dou jantares, brincamos até eles irem para a cama, entretanto temos a hora do pai em que ele se liga e brinca com eles. Quanod se deitam eu trato de arrumar a casa e todos os dias tento limpar uma divisão da casa para que no fim de semana consiga ter tempo para eles e descansar um bocadito (que não tem sido fácil pois eles decidiram alterar as horas de sesta e quando um dorme o outro está acordado).

                        (desculpa o testamento)

                        Para mim o mais dificl é ir por exemplo ao supermercado com eles, ou se preciso de comprar roupa não vou porque com eles é impossivel experimentar o que quer que seja.

                        O mais fácil é ter os meus amores sempre ao meu lado a darem me carinho e muitos beijinhos, é saber que a ida do meu marido (estamos literalmente juntos desde do namoro 1999) foi a maior prova de amor que ele nos podia ter dado e agradeço todos os dias termos tido estas oportunidades pois se ele não fosse e eu não arranjasse trabalho as coisas ficavam complicadas.

                        Espero que tenha ajudado e sempre que precisares manda PM ou fala aqui que eu posso não responder logo porque o miudo anda entretido a tirar as teclas do PC mas respondo.

                        Beijinhos e tudo de bom





                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por Surfie Ver Mensagem
                          AlimG, não venho acrescentar nada mas há aqui uma menina que passou e está a passar pelo mesmo, é a susanamotavilas, fala com ela, ela tem meninos da idade dos teus.

                          Boa sorte com tudo, imagino como deve ser dificil mas pensa que ultrapassam tudo
                          Obrigada por te lembrarres de mim





                          Comentar


                          • #14
                            Susana, obrigada pelo teu testemunho. Há algumas coisas que tu falas que eu já comecei a pensar: idas ao parque, idas ao super-mercado, idas ao cabeleireiro, entre outras.
                            Quanto ao dia a dia, tenho a vida mais facilitada, porque tenho uma empregada que faz limpezas e recebe os miudos 3 dias por semana, porque eu só consigo ir buscá-los por volta das 7.

                            Vamos ver como corre, pode ser que ainda recorra a uns concelhos, ou então posso ter mesmo a sorte de me sair o euromilhões .

                            Comentar


                            • #15
                              O meu maior problema é mesmo as saidas ou quando quero ir sozinha a alguma lado!!! (Não vou!) Não tenho onde os deixar, tenho a minha irmã cá em Lisboa que fica com eles mas eu não me sinto bem em pedir porque ela tem a vida dela e ter dois miudos em casa prende qualquer pessoa.

                              Posso te contar que houve um dia que fiquei em pânico porque eles ficaram a dormir e eu fui despejar o lixo , esqueci me da chave foi terrivel tive de ligar à minha mana para trazer a chave que ela tem para me abrir a porta. Agora faço sempre a chek list antes de sair de casa: telefone e chaves!!!

                              Mas com o habito vamos entrando num ritmo que se torna rotina.

                              Espero que te saia o euromilhoes ou que seja repartido por ti e por mim ;D

                              Para onde vai o teu marido? Nós não pensamos em ir ter com ele porque o sitio onde está não tem condições se fosse na Europa de certeza que a esta hora já estavaa empacotar tudo para ir ter com ele!

                              Beijinhos e força





                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X