Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Gineco: citologia anormal

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Gineco: citologia anormal

    Olá a todas(os),

    Sou nova por aqui
    Não estou grávida nem a tentar, neste momento, mas surgiu-me uma situação e pelo que li em alguns tópicos talvez me possam ajudar.
    Fiz a minha primeira citologia no mês passado. Seria apenas de rotina pois à partida o gineco disse que estava tudo normal. Contudo, quando o resultado chegou, mostrou anormalidades nas células sendo detectado "ascus". O lab que fez a citologia aconselhou a realização do teste HPV.
    Mais uma vez o gineco disse que, grande maioria das mulheres sexualmente activas teriam "ascus", e que seria normal. Segundo ele não seria nada de mais. Voltei mais tarde para a realização da colheita para o teste do HPV e ele realizou logo um teste rápido para detectar lesões no colo do útero, e que de fato deu positivo para uma pequena lesão na zona superior.
    Claro que fiquei em pânico, pois a conversa dela foi "o mais certo é o HPV dar positivo e depois temos que fazer uma biópsia"
    Agradecia que me pudessem elucidar um pouco sobre isto tudo, pois tenho apenas 22 anos e tudo isto foi um "balde de água fria", pois até tenho muitos cuidados em relação à minha vida sexual.
    Queria saber se esta situação é reversível e se poderei "curar" esta lesão.
    Já agora a utilização de tampões (de forma sistemática, ou seja 24h por dia) poderá causar estas lesões?


    Desde já obrigada a todas.


    Sophiee

  • #2
    Eu tive uma lesão no colo do útero e a GO proibiu-me os tampões, mas sei que há médicos que dizem que não faz mal usar. Cada um diz uma coisa.
    No meu caso, esse foi um dos problemas que desapareceu completamente quando deixei de tomar a pílula.

    Comentar


    • #3
      Ainda não questionei o uso de tampões ao meu GO, mas tenho lido algures, que podem influenciar no aparecimento destas lesões.
      Eu não tomo a pílula, porque tenho muitas enxaquecas e o meu GO diz que se não me adapto então que use preservativo (o que tenho feito).
      A minha grande preocupação é o facto do meu GO afirmar com alguma convicção que o mais provável é ter HPV apenas de olhar para a lesão.



      Agradecia mais opiniões sobre o assunto.
      Obrigada desde já.


      Sophiee

      Comentar


      • #4
        Eu fiz biópsia e deu negativo para o HPV, portanto não é assim tão certo. A minha lesão, segundo a GO, teria causas hormonais e a pílula seria a principal culpada. Deixei a pilula e todos os anos faço colposcopias e nunca mais tive problemas, portanto alguma culpa a pílula teria. Para além disso a pílula fazia-me enxaquecas, candidiases recorrentes, derrames nas pernas, perda de líbido... enfim. Acabar com ela foi o melhor que fiz!

        Para a lesão fiz alguns tratamentos medicamentosos mas sem grandes resultados (a minha lesão era grande) e a GO acabou por sugerir tratar com laser e pronto.

        As melhoras

        Comentar


        • #5
          Olá a todas.
          Venho então dar noticias acerca do meu caso.
          Fiz citologia inicial e com resultado de "ASCUS" pelo que me foi aconselhado fazer pesquisa de HPV (que FELIZMENTE deu negativa). Então o GO, sem me conseguir explicar o porque da minha pequena lesão, decidiu tratar a laser para acelerar o processo de cicatrização. Agora tenho que la voltar dentro de 2 meses para ver como estão as coisas.
          Mesmo assim não fiquei muito descansada pois não sei qual a origem da minha lesão.



          Obrigada a todas pela ajuda e apoio.



          Sophiee

          Comentar

          slot_bottomleaderboard_post

          Collapse
          Working...
          X