Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

HS João - Hospital amigo do bébé: Será que é mesmo?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • HS João - Hospital amigo do bébé: Será que é mesmo?

    Boa tarde a todas,

    Tive a semana passada o meu segundo filho no hospital de S. João e saí de lá com a sensação que a convera de "hospital amigo do bébé" é treta.
    É certo que há lá enfermeiras extremamente competentes e boas conselheiras no que à amamentação diz respeito mas infelizmente nem todas têm a mesma formação.
    Tive duas enfermeiras que praticamente me forçaram a dar LA ao bébé. Uma delas, pelo simples motivo do bébé ter chorado algum tempo durante a noite dando a sensação que não estava satisfeito. Em momento algum recomendou que mudasse de estratégia, que lhe fizesse uma massagem pois poderia ter cólicas. Nada de alternativo. O biberon resolveria tudo.
    Já na minha filha mais velha fiquei com a sensação que, principalmente durante o turno da noite, o biberon era solução para todos os males. E agora vim de lá com a mesma impressão.
    Por exemplo, sei que na MJD se derem LA ao bébés usam copinhos em vez de biberon. Ali não. É directo e com uma facilidade impressionante.

    Achei que devia partilhar a minha opinião e gostava de saber a vossa.

    Pam



  • #2
    A minha opinião é muito parecida com a tua. Em relação ao SJoão, não tive lá filho nenhum mas tenho várias amigas que sim e tenho uma prima que teve lá a bebé há uns dias. Todas contam mais ou menos o mesmo que tu. Muitos biberões servidos, muita facilidade em desistir caso a coisa comece a correr mal, etcs. Eu tive o meu filho num hospital mto próximo e que na altura andava a tentar ser tb "amigo dos bebés" (agora já é) e a coisa igual ao que descreves. Algumas enfermeiras muito pacientes e ali à volta muito tempo, outras pura e simplesmente a virarem as costas e a trazerem o suplemento. Eu ainda hoje me pergunto se não decidi secar o leite ainda no hospital graças a umas enfermeiras que apanhei que opinaram e disseram que o meu filho nunca ia poder mamar (tinha problemas nos mamilos, gretas, sangue, pus etcs) decentemente. Ouvi isto algumas vezes e nem pensei mais no assunto, venha o suplemento. Não foi uma questão de fundo para mim mas para outras pessoas talvez pudesse ser. Enfim..

    Comentar


    • #3
      Ola!

      É a primeira vez que oiço que o HJS é HAB... Só se é muito recente porque da lista de 2011 ainda nao fazia parte.
      Creio que o primeiro passo seria apresentar uma reclamaçao no livro amarelo, cuja informaçao segue para o ministerio. Suponho qu etambem podes fazer chegar essa informaçao â Comissao Iniciativa Hospitais AMigos dos bebes.

      E parabens pelo bebe!

      Beijinhos
      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #4
        Olá, tive a minha bebé no Hospital da Estefânia á 21 meses e tive a mesma experiência que tu, cheguei a impor-me a uma enfermeira..só mesmo uma..poruqe de resto foram todas fantásticas. A bebé chorava muito de noite e ela queria que eu lhe desse biberon, como eu recusei sempre ela chamou-me fundamentalista da amamentação...que por acaso até sou! lol
        Beijinhos e tudo a correr bem contigo e com o teu bebé
        Maminha com fartura!

        Comentar


        • #5
          O meu filho nasceu no hospital de S. João e não posso dizer que seja amigo dos bebés, pelo menos no que toca ao pós-parto. Se consegui amamentar o meu filho, foi porque li muito e tive muitos apoios fora do hospital, mas havia uma enfermeira que, sempre que estava de serviço, lá vinha a dizer "oh, coitadinho, mas é melhor dar-lhe um bocadinho de suplemento, não?" Todos os outros bebés foram bebendo suplemento, menos o meu filho. Sem contar que, sempre que punha o meu filho na cama comigo, vinham por o miudo no berço porque as mamãs não podiam dormir com os bebés. Nah, eu não gostei do pós-parto em termos de apoio à maternidade.

          Comentar


          • #6
            Não é sobre o Hospital de que falam, mas é para dar uma experiência positiva!
            No Hospital de S. Bernerdo, em Setúbal, fui muito, muito bem acolhida e tratada! tal como a minha bebé.
            Na visita que fiz antes do parto mostraram-me tudo, explicaram-me tudo e fiquei surpreendida por lá se fazerem partos na água!
            Acabei por fazer uma cesariana (a rapariga não deu a volta...), mas tive uma equipa fantástica, profissional e bem disposta, fartei-me de rir com eles durante o parto... parte do tema foi sobre comida, o anestesista e a GO iam "gozando" por eu ter estado a soro durante todo o dia...
            Quando fui para o quarto, pedi para ficar num sozinha (que geralmente são usados para situações de doenças infeto-contagiosas), como estavam disponíveis, deixaram. Foi muito bom, como se estivesse no privado (com o primeiro filho estive).
            As efermeiras foram muito prestáveis, tive apoio para tudo o que pedi, nunca interferiram nas minhas opões de amamentar, e quando chamei por ela estar a chorar muito uma noite, até uma auxiliar foi uma simpatia, fazendo massagens na barriguinha e descansando-me... Cheguei a ter a menina a dormir na minha cama, porque percebi que assim dscansava melhor, bem, ela e eu... e nunca me disseram nada.
            Também no banho me apoiaram, tal como em todas as outras situações.
            Claro que foi mais fácil por ser o segundo filho mas, em momento algum senti que estivessem fora do caminho desejável para um bom começo de maternidade!!

            Fica uma boa experiência!

            Bjs,
            carmen


            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
              Ola!

              É a primeira vez que oiço que o HJS é HAB... Só se é muito recente porque da lista de 2011 ainda nao fazia parte.
              Creio que o primeiro passo seria apresentar uma reclamaçao no livro amarelo, cuja informaçao segue para o ministerio. Suponho qu etambem podes fazer chegar essa informaçao â Comissao Iniciativa Hospitais AMigos dos bebes.

              E parabens pelo bebe!

              Beijinhos
              Rute
              Oi,

              Segundo as informações que temos o Hospital de S. João não tem o certificado Amigo dos Bebés!
              Vejam aqui: http://mamaraopeito.webnode.com/hosp...gos-dos-bebes/

              Podem ter os cartazes afixados, mas isso não significa que tenham concluído o processo de certificação! Normalmente sai sempre uma notícia a informar que são HAB!

              Jocas,
              APPM
              Patrícia Paiva
              - Educadora Perinatal
              - Conselheira em Aleitamento Materno
              - Professora Ginástica para Bebés

              BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

              Comentar


              • #8
                Boa!! O de Setúbal é!!
                Também, se fosse preciso, eu certificava, lol!!!

                Bjs,
                carmen


                Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X