Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mamãs de Setembro/Outubro/Novembro 2013

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Olá mamãs!!!

    Andei desaparecida (não li tudo para trás) pois fui passar uns dias à minha sogra e lá não tenho internet. Hoje já deixo Portugal e já só penso no dia 13 de Junho, quando vou voltar novamente!!

    Connosco está tudo bem, tirando as alergias que deram cabo de mim lá na aldeia, a minha menina devia pensar que a estava a por fora de casa, era cada crise de espirros!!! Até me ficava a doer a barriga

    Espero que esteja tudo bem com as mamãs e os rebentos Há meninas desaparecidas, é uma pena!! A Pioka nunca mais deu notícias???

    Li esta discussão em relação às banheiras e tenho uma questão. Há esse suporte para menina?? As dos ratinhos por exemplo, mas em rosa? E até quando usaram essa banheira? Sei que há vários tamanhos. Lembro-me que da minha irmã pequenina aquilo durou só até aos 9 meses, que ela era muito comprida.
    É que vamos fazer um quarto para a minha menina em casa da minha sogra, mas não me parece que vamos para lá nos primeiros 5-6 meses, por isso se a banheira não der para muito tempo não me compensa.

    Beijinhos a todas*


    ★Nasceu: 07.10.13 às 11h32 ★ - 36s6d | 47.5cm| 3180g
    POSITIVO: 19.02.13| DUM: 19.01.13 | DPP: 29.10.13

    ☆ O Meu Gráfico ☆

    Madrinha da Diabinha mais querida: White_Devil
    Madrinha das minhas grandes amigas EFAOL e Parisienne
    Afilhada da doce e querida TelmaGD

    Comentar


    • Inserido Inicialmente por trosinha Ver Mensagem

      MLC, a ideia é principalmente usar como muda fraldas. Eu ficava toda arrebentada de trocar fraldas na cama ou no sofá. Quando a banheira for pequena passa para a banheira do meu filho. Sem stress! A ideia é mesmo continuar sempre a usar o muda-fraldas. A parte da banheira em cima da cama até corria bem: punha uma toalha por baixo, enchia a banheira com um balde e depois o marido despejava quando chegava. O problema era depois disso tudo ainda meter a fralda e vestir o bebé... sempre dobrada. Havia alturas que me punha de joelhos!
      Pois... Compreendo!

      Então pelo menos já tens algumas opiniões, agora vai vendo algumas e depois escolhes a que achares mais indicada!

      Eu só tinha um pequeno senão é que a banheira ainda eh alta e eu sou baixa..LLOLOLOL

      Mas lá está tudo é uma questão de hábito!!! e temos que nos adaptar!


      Comentar


      • Inserido Inicialmente por trosinha Ver Mensagem
        A tummy tub não é tipo a Shantala? Tenho uma amiga que anda a tentar convencer-me a comprar essa mas faz-me confusão o "balde". Já vi vídeos e realmente parece funcionar mas eu do meu filho não tinha jeitinho nenhum para lhe dar banho ao início e acho que essa banheira ainda dá menos jeito. Sem falar que acaba por ser mais um banhinho para relaxar do que propriamente para lavar (não é que o bebé precise de ser esfregado, lol). Mas pronto essa é a minha opinião baseada na minha falta de jeito!

        Voltando ao assunto, essa minha amiga disse que colocava a Shantala em cima do tampo da sanita. Ela tem uma sanita grande com tampo liso. Se não der no teu caso podes sempre tentar um banco ou uma cadeira.
        Eu também vou comprar a Shantala para ter aqui na minha mãe. Vou usar em cima da pedra mármore do lavatório ou mesmo no chão. Além disso cheira-me que o marido é que vai ser responsável pelos banhos Para quando deixar de servir, tenho uma que adapta nas banheiras grandes, não vou precisar de comprar.

        Fiquei rendida à Shantala, por isso quero mesmo experimentar.

        Beijinhos grandes*


        ★Nasceu: 07.10.13 às 11h32 ★ - 36s6d | 47.5cm| 3180g
        POSITIVO: 19.02.13| DUM: 19.01.13 | DPP: 29.10.13

        ☆ O Meu Gráfico ☆

        Madrinha da Diabinha mais querida: White_Devil
        Madrinha das minhas grandes amigas EFAOL e Parisienne
        Afilhada da doce e querida TelmaGD

        Comentar


        • Sim trosinha, a tummy é tipo a shantala, olha pessoalmente não sei se presta ou não, é a 1ª vez que a vou usar, a minha opinião também era essa, parece um balde e não dá jeito nenhum, mas depois de ver videos no youtube pensei "hmmm isto com prática vai-se lá!" e como eu sofri muito com as cólicas da Teresa, vou-me já precaver com uma banheira terapêutica que dizem relaxar muito nas cólicas loool Pois há essa hipotese da sanita, mas tenho que ver se pôr à prova 1º, tenho medo que ela se vire (se bem que dizem que ela é feita para não tombar, mas nunca fiando lool)

          Olhem ontem fiquei muito frustrada... fui ás compras, andei á procura de partes de baixo (tudo o que não sejam calças de ganga de gravida) e vim muito chateada. Leggins pretas quase não encontrei, e as que encontrei têm o elástico muito apertado, mesmo sendo um L. Entretanto vi imensas leggins daquelas da moda, com estampados variados, mas todas igualmente apertadas no elástico... como eu passo o dia todo sentada, preciso mesmo de me sentir confortavel e odeio ter elásticos a apertar. Há tempos tinha comprado umas dessas estampadas da Lefties, um XL, adoro-as porque são super confortáveis, ya XL para uma pessoa que veste 38, mas é da maneira que me acentuam muito suavemente na barriga (ok, ás vezes tenho que andar a puxá-las para cima!)
          Depois vi aquelas saias lindas que também estão na voga, compridas e de tecido esvoaçante... na Stradivarius, a loja que faz roupa para gente anorética, e mais uma vez aí nem sequer havia tamanho L... depois vi umas saias curtas, em tecido, com cores muito lindas, coral, salmão... e mais uma vez, apertadas na cintura!!! GRRRRRR vim tão irritada para casa, nem imaginam!!!!!!
          Positivo a 20/01/2013
          My Ovulation Chart





          Sou afilhada da gravidérrima Pocas com muito orgulho!!!
          Madrinha da graviduxa babydust e da Anitaluzz que daqui a nada tambem vai ter a sua estrelinha!!!

          Comentar


          • Miss Dior... voltaste! Inda bem que isto anda paradito e precisa de movimento! Sim... há muitas meninas desaparecidas mas deve ser pelos melhores motivos... pelo menos esperamos que assim seja!
            Eu acho que a banheira do muda fraldas só serve mesmo para os 1ºs meses. Devem existir umas maiores do que outras, logo dão para um bocadinho mais mas a diferença não deve ser muita. Não sei se existe em rosa na prénatal... tb queria. Mas já vi que na loja existem muitas mais opções de cor nos artigos do que no site. Se for lá depois digo-te.
            Para usar até mais tarde porque não procuras um trocador? Tens uns jeitosos no Ikea e se calhar até dão para colocar a banheira em cima, como por exemplo:

            ou mais baratuxo:


            Shantala em cima da pedra do lavatório... e chegam lá como? De escadote? :S

            maria.teresa, conheço bem essa frustração. Também me aconteceu o mesmo. Mas consegui comprar umas leggings próprias para grávida no Lidl, tipo 4,99 euros cada. Só havia era preto ou cinzento. Também comprei umas calças de grávida desportivas lá (9,99) e uma blusa de alsas também para grávidas (3,99). Ou seja, duas leggings, umas calças e uma blusa por menos de 25 euros. E são próprias para grávidas... são de cintura subida até debaixo do peito para proteger a barriga e sem elásticos. Não são fashions mas eu tenho é de andar vestida e confortável! lol

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por trosinha Ver Mensagem
              Miss Dior... voltaste! Inda bem que isto anda paradito e precisa de movimento! Sim... há muitas meninas desaparecidas mas deve ser pelos melhores motivos... pelo menos esperamos que assim seja!
              Eu acho que a banheira do muda fraldas só serve mesmo para os 1ºs meses. Devem existir umas maiores do que outras, logo dão para um bocadinho mais mas a diferença não deve ser muita. Não sei se existe em rosa na prénatal... tb queria. Mas já vi que na loja existem muitas mais opções de cor nos artigos do que no site. Se for lá depois digo-te.
              Para usar até mais tarde porque não procuras um trocador? Tens uns jeitosos no Ikea e se calhar até dão para colocar a banheira em cima, como por exemplo:

              ou mais baratuxo:


              Shantala em cima da pedra do lavatório... e chegam lá como? De escadote? :S

              maria.teresa, conheço bem essa frustração. Também me aconteceu o mesmo. Mas consegui comprar umas leggings próprias para grávida no Lidl, tipo 4,99 euros cada. Só havia era preto ou cinzento. Também comprei umas calças de grávida desportivas lá (9,99) e uma blusa de alsas também para grávidas (3,99). Ou seja, duas leggings, umas calças e uma blusa por menos de 25 euros. E são próprias para grávidas... são de cintura subida até debaixo do peito para proteger a barriga e sem elásticos. Não são fashions mas eu tenho é de andar vestida e confortável! lol
              Todos os modelso de banheira têm mais que um padrão, que vai variando ao longo dos anos...(obvio!!!) e normalmente do mesmo modelo existem vários padrões/cores!

              A minha era com a parteleira branca , banheira rosa e tampo ás flores rosa, verde e laranja!

              O melhor mesmo eh verem na slojas e nos catalogos da loja...

              A Shamtala vão me emprestar 1, a pessoa que a usou diz q a menina só tomou banho la ate aos 2-3 meses e nunca gostou mto, porque gosta mais de se mexer...

              Por isso só experimentado..cada caso eh um caso!!


              Comentar


              • Meninas, preciso de mais uma opinião vossa.
                Eu vou fazer uma eco em 3D/4D. Sinceramente não sei se vou gostar porque quando vejo fotos das ecos confesso que me impressionam um bocadinho.
                Mas como dizem que se vê melhor qualquer problema no bebé, resolvi fazer.

                O meu filho está sempre a dizer que quer ver o bebé na barriga. Eu mostrei-lhe a eco a 2D e ele reagiu mto bem. Pensei em levá-lo para ver a 3D mas pensando melhor não sei se será uma boa ideia. Como a imagem é "mais real" ele pode pensar que o bebé vai nascer mesmo assim. Se calhar é melhor eu gravar e conforme as imagens mostrar-lhe ou não. As mamãs que já têm filhotes vão levar os manos mais velhos às ecos? O meu filho tem 5 anos e meio.

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por trosinha Ver Mensagem
                  Meninas, preciso de mais uma opinião vossa.
                  Eu vou fazer uma eco em 3D/4D. Sinceramente não sei se vou gostar porque quando vejo fotos das ecos confesso que me impressionam um bocadinho.
                  Mas como dizem que se vê melhor qualquer problema no bebé, resolvi fazer.

                  O meu filho está sempre a dizer que quer ver o bebé na barriga. Eu mostrei-lhe a eco a 2D e ele reagiu mto bem. Pensei em levá-lo para ver a 3D mas pensando melhor não sei se será uma boa ideia. Como a imagem é "mais real" ele pode pensar que o bebé vai nascer mesmo assim. Se calhar é melhor eu gravar e conforme as imagens mostrar-lhe ou não. As mamãs que já têm filhotes vão levar os manos mais velhos às ecos? O meu filho tem 5 anos e meio.
                  ))

                  eu ainda nucna levei a minah Sofia, e penso que não vou levar..não sei..mas tem mais a ver com o facto de não nos dar tanto jeito ir buscá-la para levar a LX e isso...

                  qto á 3D, eu fiz na primeira gravidez, mas nesta não vou fazer... teria que pagar de novo 100 e tal euros e não se justifica na minha opiniao...

                  Eu penso que se tens ideia de o levar..ele vai gostar de ver... e as crianças são mto inteligentes... se ficam com dúvidas perguntam e tentam entender...


                  Comentar


                  • Inserido Inicialmente por trosinha Ver Mensagem
                    Eu tenho banheira mas é do ikea... baratuxa. E pelo que me disseram a outra dos muda-fraldas é mais pequena. Logo, vou acabar por utilizar a do ikea mais tarde. Aliás o meu filho com 5 anos e meio ainda gosta de tomar banho lá... todo encolhidinho! looooooool
                    As cómodas que tenho são altas, logo não dão para fazer de muda-fraldas. Para comprar o suporte mais o colchão, mais vale comprar tudo com a banheira. Assim escuso de dar banho no quarto ou de joelhos no WC.
                    Compraste aonde e qual o preço? (se não for indiscrição)
                    oi linda, desculpa só responder agora. Já comprei faz mais de 6 anos e foi no toys r us e ainda foi carota, quase 100 euros na altura.Eu a bebés pequeninos prefiro dar banho no quarto e mantinha a banheira no quarto assim dava banho, mudava fraldas, vestia tudo ali. Aquilo tem um suporte que parece um cabide e punha a toalha ai, depois pegava na toalha com uma mão e agarrava com o queixo, as coisas que uma mãe faz, mas era na boa , embrulhava a bebé na toalha e ficava no colinho e depois com uma mão colocava de novo a parte de de cima que tapa a banheira (é muito fácil)
                    Educadora Perinatal

                    Conselheira em aleitamento materno





                    Madrinha orgulhosa da querida Pocas

                    Comentar


                    • Olá queridas.

                      Desculpem não ter dito nada mas estou sozinha aqui no trabalho esta semana e tenho tanto que fazer que só deixei as notícias no facebook e só agora deu para vir aqui.

                      A eco correu bem, foram 2 horas de massacre à minha barriga mas fizeram as medições todas direitinhas, contaram os dedinhos e essas coisas todas que vocês sabem. Não foi fácil porque as meninas são mexericas e não paravam quietinhas mas a médica foi paciente e conseguiu fazer tudo.

                      São lindas e estou super apaixonada por elas, cada dia que passa mais e mais.

                      Tenho umas fotos a 4D que espero ter tempo de ainda colocar hoje.

                      Beijinhos


                      Madrinha, com muito prazer, da minha querida cp1979!

                      Comentar


                      • Ola meninas!

                        Ja tenho ca o meu trocador emprestado

                        Hoje fui a consulta e esta tudo bem mas vou tomar magnesio por causa das contracções... ver se nao aumentam! Eco só na proxima quarta

                        Qto a levar os irmaos mais velhos acho q isso depende de cada um... Eu nao vou levar pq acho q nao e momento para distrações do medico e mostro-lhe sempre qdo chego a casa. E se lerem a opiniao do Mario Cordeiro ele ate diz que se devem evitar as visitas na maternidade pq ha crianças q depois ficam muito tristes por terem de ir embora e a mae/pai ficar com o bebe... Segundo ele o melhor e levar os irmaos no dia em q vamos ter alta pq assim eles veem q vamos todos para casa. Isto claro q é para crianças pequenas ate + ou - 6 anos... Mas como disse no inicio cada uma tem de fazer como achar q a criança vai reagir melhor!




                        Madrinha vaidosa da cp1979!!!

                        Comentar


                        • Olá amigas barrigudas!...
                          Só agora consegui vir dar noticias...
                          Confirmaram se as suspeitas e,o meu feeling...é 1 PILAS!... com o pai babadérrimo a festejar...ainda levava 1 esperança (embora minima)de k fosse uma raxa mas...não fiquei propriamente triste no verdadeiro sentido da palavra pk,durante estes 4 meses fui me preparando mas,depois da eco lá fomos virados ao shoping pra comprar uma roupinha de menino pra marcar o dia e,acabei por me derreter ao passar ao lado do mundo rosa e,inconscientemente fiz uns comentários k dps me senti mal perante o meu principe e o meu maridão...logo ali tive a certeza k "ainda não estava curada,nem mentalizada" pró mundo azul...
                          Pra piorar acabamos por discutir(por momentos)pk pareciamos "2 burros a olhar pra 1 palácio"...não tinha a minima noção do k devia ou não comprar e,os tamanhos e só havia roupa de verão...como se não bastasse o meu marido acha k nós mulheres nascemos já com o livro de instruções e,deveria saber td acerca do assunto... foi a gota de água...
                          ´Corremos um sem numero de lojas e,finalmente conseguimos na H&M com a ajuda da colaboradora e dps de uma "breve aula"de quem já era mãe pela 3ªvz encontrar 1 fatinho,umas mini calças de ganga,com casaquinho de malha branco e azul e,uns tenis(assim mesmo á bétinho) tão a ver?
                          A noticia na familia do marido foi festejada de forma eufórica...já na minha...a minha mãe chorou baba e ranho e,acabei por ficar ainda pior o k fez com k tivesse uma noite mt mal dormida(pra nervos do marido k tava fulo com a minha mãe)...fogo no fundo tb não esperava isso da minha mãe pois ela é uma mulher mt contida nas suas emoções,por vezes fria demais e logo agora k precisava era de energia positiva...ela faz me isto...
                          Pra terminar o dia bem e depois de uma breve reflexão a 2,reparamos k de tão anciosos k tavamos pra saber se o nosso bébe tava bem não trouxemos a foto da eco e,nem sabemos qto media já o nosso filhote...a médica tava tda entusiasmada a mostrar nos o nosso bébe e a pila k a conversa alongou se pra outros temas e pormenores da gravidez k...nunca mais nos lembrámos...logo...fiz logo outo stress na minha cabeça pra ajudar a noite...

                          Então hj de manha a 1ªcoisa k fiz foi: espalhar td o k tinha pró meu bébe em cima da cama e fazer uma reflexão...depois liguei prás "minhas"enfermeiras e expliquei lhe o meu stress...elas não poderam consultar o meu processo mas,no relatório de ontem das consultas tinham:eco de 17sem normal,rastreio bioquimico de baixo nivel,ou seja,estava td dentro do normal.Escusado será dizer k fiquei aliviada e...pra aliviar mais fui á minha vilinha comprar mais umas coisitas pró meu principe mas agora td azulinho...isto pra meter mesmo na minha cabeça k tb há coisas amorosas pra menino e eu vou amar esse mundo e amar loucamente este meu filhote!...

                          Desculpem este meu missal mas precisava de partilhar convosco estas minhas ultimas 24h horas...
                          Ah,e,como secalhar algumas ainda se lembram... eu nunca pesei 50kg...então a drª no mes passado receitou me umas vitaminas e este mes VOILÁ mais 3 kg ou seja estou com os 50kg e agora...mandou me parar hahahahahahahahahahahaha

                          Pronto já não tenho mais assunto...
                          A todas k tiverem coragem pra ler o meu testamento o meu mt Obrigado e a todas as outras k desistirem a meio agradeço igualmente!...

                          Apenas me digam k amamos de igual forma os nossos filhos sejam eles rapazes ou raparigas...
                          BEIJINHOS

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por sóniabatista Ver Mensagem
                            Olá amigas barrigudas!...
                            Só agora consegui vir dar noticias...
                            Confirmaram se as suspeitas e,o meu feeling...é 1 PILAS!... com o pai babadérrimo a festejar...ainda levava 1 esperança (embora minima)de k fosse uma raxa mas...não fiquei propriamente triste no verdadeiro sentido da palavra pk,durante estes 4 meses fui me preparando mas,depois da eco lá fomos virados ao shoping pra comprar uma roupinha de menino pra marcar o dia e,acabei por me derreter ao passar ao lado do mundo rosa e,inconscientemente fiz uns comentários k dps me senti mal perante o meu principe e o meu maridão...logo ali tive a certeza k "ainda não estava curada,nem mentalizada" pró mundo azul...
                            Pra piorar acabamos por discutir(por momentos)pk pareciamos "2 burros a olhar pra 1 palácio"...não tinha a minima noção do k devia ou não comprar e,os tamanhos e só havia roupa de verão...como se não bastasse o meu marido acha k nós mulheres nascemos já com o livro de instruções e,deveria saber td acerca do assunto... foi a gota de água...
                            ´Corremos um sem numero de lojas e,finalmente conseguimos na H&M com a ajuda da colaboradora e dps de uma "breve aula"de quem já era mãe pela 3ªvz encontrar 1 fatinho,umas mini calças de ganga,com casaquinho de malha branco e azul e,uns tenis(assim mesmo á bétinho) tão a ver?
                            A noticia na familia do marido foi festejada de forma eufórica...já na minha...a minha mãe chorou baba e ranho e,acabei por ficar ainda pior o k fez com k tivesse uma noite mt mal dormida(pra nervos do marido k tava fulo com a minha mãe)...fogo no fundo tb não esperava isso da minha mãe pois ela é uma mulher mt contida nas suas emoções,por vezes fria demais e logo agora k precisava era de energia positiva...ela faz me isto...
                            Pra terminar o dia bem e depois de uma breve reflexão a 2,reparamos k de tão anciosos k tavamos pra saber se o nosso bébe tava bem não trouxemos a foto da eco e,nem sabemos qto media já o nosso filhote...a médica tava tda entusiasmada a mostrar nos o nosso bébe e a pila k a conversa alongou se pra outros temas e pormenores da gravidez k...nunca mais nos lembrámos...logo...fiz logo outo stress na minha cabeça pra ajudar a noite...

                            Então hj de manha a 1ªcoisa k fiz foi: espalhar td o k tinha pró meu bébe em cima da cama e fazer uma reflexão...depois liguei prás "minhas"enfermeiras e expliquei lhe o meu stress...elas não poderam consultar o meu processo mas,no relatório de ontem das consultas tinham:eco de 17sem normal,rastreio bioquimico de baixo nivel,ou seja,estava td dentro do normal.Escusado será dizer k fiquei aliviada e...pra aliviar mais fui á minha vilinha comprar mais umas coisitas pró meu principe mas agora td azulinho...isto pra meter mesmo na minha cabeça k tb há coisas amorosas pra menino e eu vou amar esse mundo e amar loucamente este meu filhote!...

                            Desculpem este meu missal mas precisava de partilhar convosco estas minhas ultimas 24h horas...
                            Ah,e,como secalhar algumas ainda se lembram... eu nunca pesei 50kg...então a drª no mes passado receitou me umas vitaminas e este mes VOILÁ mais 3 kg ou seja estou com os 50kg e agora...mandou me parar hahahahahahahahahahahaha

                            Pronto já não tenho mais assunto...
                            A todas k tiverem coragem pra ler o meu testamento o meu mt Obrigado e a todas as outras k desistirem a meio agradeço igualmente!...

                            Apenas me digam k amamos de igual forma os nossos filhos sejam eles rapazes ou raparigas...
                            BEIJINHOS
                            Ainda bem que tudo está bem ))))

                            Temos que saber gerir as emoções, principalmente nesta fase!!!

                            O facto de ser menino ou menina, penso que não é o mais relevante!!!! O que interessa é que está tudo bem e com saúde!!!

                            Vais ver que independentemente do genero será sempre o vosso bébé muito amado e certamente desejado!!! E é nisso que te deves focar!!!

                            Deves , a meu ver, tentar controlar essa ansiedade que habita em ti!!! Vive esta fase com muita alegria e guarda os stresses para os momentos em que realmente algo possa não estar tão bem!!!

                            Um beijinho e Parabéns pelo piwinhas!!!


                            Comentar


                            • sóniabatista faço minhas as palavras da MLC. O mais importante é que venha com saúde e controla essa ansiedade. Tens de levar as coisas com mais calma. Ninguém nasce ensinado mas hoje em dia a informação é muito maior e muito mais acessível. Ainda tens muito tempo para preparar a chegada do teu pilinhas. Aproveita cada dia e cada momento. O stress não faz bem a ti nem ao teu bébé. E nome... já pensaram no nome?

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por sreis1979 Ver Mensagem
                                Olá queridas.
                                Desculpem não ter dito nada mas estou sozinha aqui no trabalho esta semana e tenho tanto que fazer que só deixei as notícias no facebook e só agora deu para vir aqui.
                                A eco correu bem, foram 2 horas de massacre à minha barriga mas fizeram as medições todas direitinhas, contaram os dedinhos e essas coisas todas que vocês sabem. Não foi fácil porque as meninas são mexericas e não paravam quietinhas mas a médica foi paciente e conseguiu fazer tudo.
                                São lindas e estou super apaixonada por elas, cada dia que passa mais e mais.
                                Tenho umas fotos a 4D que espero ter tempo de ainda colocar hoje.
                                Beijinhos
                                Estás desculpada! O importante é que está tudo bem e que nos trazes boas notícias.
                                Estamos à espera de ver as fotos!!!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X