Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Devo aceitar que me trate por mamã?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Devo aceitar que me trate por mamã?

    Olá a todas!

    Estou numa relação alguns meses e há pouco mais de 2 meses decidimos viver juntos. O meu companheiro tem uma filha de uma anterior e possui a guarda exclusiva da menina. A F tem 4 anos (feitos este mês) e é a menina mais doce e carinhosa que conheço.
    Criámos uma relação maravilhosa a duas e até há 2 dia ela tratava-me pelo meu nome ou por amor (por ouvir o pai a chamar, suponho) mas há dois dias perguntou-me se me podia chamar mamã. Eu respondi que sim, que se era isso que ela sentia e queria que me podia chamar o que quisesse.
    Depois de falar com o meu namorado fiquei a pensar se realmente fiz bem em dizer-lhe que sim, o namorado diz que sim e que se a F se sente bem assim que é assim que deve tratar... Mas e a mãe dela?
    Eu serei sempre madrasta, por mais que a ame profundamente e cuide dela com todo o amor e dedicação, como farei com os futuros irmãos sem distinção, a mãe existe, mesmo não tendo um papel ativo na vida dela (Em 7 meses ligou 1 vez no Natal e a F não quis falar com ela) é a mãe dela.
    Eu considero a F minha filha, amo-a tanto e fiquei tão feliz por ela gostar de mim e me aceitar na vida dela ao ponto de me quer chamar mamã
    Acham que fiz bem
    Beijinhos
    Não esperes nunca de mim que eu seja fiel a qualidades que não tenho. O que podes é contar com as que tenho, porque nessas não te falharei nunca!

  • #2
    Olá,

    Como primeiro ponto acho que se ela te pediu não deves dizer que não para ela não se sentir regeitada, no entanto a situação que contas não é fácil, principalmente porque dizes que estás nesta relação apenas há alguns meses. O que isto mostra é que a F deve ser muito carente relativamente à falta da mãe, o que é perfeitamente normal numa criança tão pequena.

    Se a tua relação fosse mais duradoura eu diria que não havia problema, ela sabe quem tu és e quem é a mãe e é só uma forma de mostrar o quanto tu és importante para ela. Mas numa relação tão curta, é esperar que corra tudo bem. Não te ademires se este ano ela te pedir para ires à escola nas comemorações do dia da mãe e se te der o presente que fez...

    Se gostas dela como dizes, o principal será sempre não a desiludir e não a fazer sentir regeitada.

    Boa sorte para a tua relação.

    Comentar


    • #3
      Ola.... Sinceramente é uma situação um pouco dificil. No entanto, concordo com a AlimG. Possivelmente por ser tao pequenita, sente a falta de alguem a quem possa chamar de mae, um apoio, um abraço e aquele carinho especial, q cada mae sabe dar da sua maneira. E ao nao ter contacto com a mae "verdadeira", ve isso em ti. No entanto, claro q a medalha tem 2 faces e sendo 1 relação recente, no caso das coisas nao correrem bem (esperemos que nao) ela pode sentir-se rejeitada. Se fosse eu, acho q tb nao conseguia dizer q nao, apesar de saber os pros e contas. mas também, nao podemos estar sempre a pensar nas coisas más, correcto? Vai correr tudo bem.

      bjkas

      Comentar


      • #4
        Olá!
        Eu diria, mesmo, que esta moeda tem 3 faces e não 2!!
        Agora a sério, uma relação recente é sempre uma rlação recente, para o casal, e para os filhos, quando os há.
        Eu sou mãe de duas crianças, um de 7 e uma de 2, e sei como não é fácil ser mãe. Diga-se, boa mãe! (Estou longe de ser a melhor do mundo, mas esforço-me por ser das boas, claro!)
        E, as boas mães, as boas madrastas, também ralham e dão castigos. Aliás, as boas ralham e dão castigos , as outras deixam fazer tudo...
        Quando tiveres de ralhar ou dar um castigo (sim, vai acontecer!) não te podes sentir triste se a menina algum dia te disser que não és a mãe dela... Aqui está a 3ª face. Tu também podes sair magoada, tens de estar preparada, és a adulta...

        Eu tenho tentado educar os meus filhos com amor, regras e razoabilidade. Não falo com eles como se fossem bebés limitados, explico tudo o que me vão perguntando com a verdade, adequando a linguagem e o nível de conhecimento, que é o que acho que deves fazer. Acho que é o que qualquer dulto deve fazer!
        Por isso, acho que (agora que já disseste que sim, que te pode tratar por mamã) deves ter uma conversa especial. Deves dizer que não és a mãe mas que te vais esforçar por lhe ser amiga dela e educá-la por forma a ser uma menina especial, doce e humana. Que te pode tratar por mãe, sim, mas que - também - vai haver vezes em que ser amiga significa dizer não, significa não permitir certas coisas ou condicionar o caminho. Isso tambémé amar!
        Ela tem 4 anos, se conversares uma coisa deste género ela vai perceber e vai, deste modo, perceber que um ralhete ou um castigo não vão significar que não gostas dela, pelo contrário, e vai lembrar-se desta conversa. Vai sentir-se mais segura, e tu também!
        Os bons adultos formam-se em crianças!

        Bjs e boa sorte!
        Carmen


        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X