Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

iniciar as sopas: apanhado do que dizem as mamas e ja agora fruta tambem

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    RE:

    Ola mamas!
    O topico ja esta como sticky!

    Chegamos agora do pedi e entao as ideias fundamentais sao:

    - se o bebe e amamentado em exclusivo os solidos vao ser dados como complemento e nao substituem nenhuma refeiçao, ou seja as comidas ou levam leite ou se oferece maminha no fim

    - as indicaçoes actuais sao para antecipar a introduçao dos alimentos assim vamos começar ja com cereais com gluten e com a carne, o peixe e a gema de ovo começa aos 7 meses

    - em particular diz que e muito importante introduzir o gluten enquanto o bebe ainda e amamentado e que a melhor forma de o fazer é dando migalhas ao bebe para ele provar

    - os cereais devem ser com glutem e sem mel, preparados com agua ou leite materno e misturados com a fruta, ou seja ele recomenda uma refeiçao com papa de cereias e fruta fresca

    - nenhuma fruta esta proibida mas ele recomenda começar com maça, pera, banana, laranja e tangerina e depois introduzir outras frutas de epoca, deixando de fora as frutas tropicais (menos comuns) e as mais dadas a alergias: kiwi, morangos e frutas de caroço como pessegos e semelhantes

    - para a sopa ele recomenda: batata, feijao verde, abobora, corgette, alho frances, cebola, cenoura, etc. Acrescentando que pode comer todos os vegetais excepto couves, espinafres e beterraba que se introduzirão mais tarde. Os legumes devem ser frescos ou entao congelados e nao devem passar mais de 24 horas no frigorifico crus para evitar a acumulaçao de nitratos. Se nao se preparam de imediato e melhor congelar.

    - desde ja a sopa pode ter frango (30 a 50g) e cada 15 dias se pode introduzir a vitela e o cordeiro; aos 7 meses o peixe branco e a gema de ovo previamente cozida

    - a sopa deve ter um fio de azeite cru e um bocadinho de sal iodado. Isto e porque eu vivo numa zona de bocio e o iodo e recomendado


    Beijinhos

    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #32
      RE:

      Mamas, lembro que vou actualizando/ completando na primeira pagina e que isto sao so indicaçoes gerais do que e mais comum o pediatra recomendar! Nao estranha se o medico do vosso bebe der indicaçes algo distintas! O do meu por exemplo quer que de desde ja carne (logo na primeira sopa) mas mandou esperar para dar frutas tropicais enquanto o de uma amiga minha indicou a papaia como das primeiras frutas a introduzir!

      Beijinhos

      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #33
        RE:

        Olá Rute!

        Adorei o tópico :d

        Ajuda imenso, apesar de algumas coisas serem diferentes das indicadas pela pediatra! Mas cada caso é um caso!

        Não vou acrescentar nada, pois está tudo muito identico ao que me foi recomendado pela pediatra!

        Beijokas




        O meu parto foi assim

        Comentar


        • #34
          RE:


          Não posso deixar de dar a minha opinião,mas antes,agradeço a informação do que é o STICKY!!

          Nunca ouvi essa de dar laranja aos bebes....assim como dar maminha após a refeição???? Cereais com gluten para um bebe com 5 meses?? O meu pedi disse que espinafres podia dar já(mas isso ainda é discutivel!!) Sal também nunca ouvi,bem pelo contrário....

          Desculpa rbalmeida,não é nada contigo,mas tinha que dar a minha opinião. E já agora congratular-te por este tópico que é EXCELENTE!!!

          Beijinhos

          Natacha

          Comentar


          • #35
            RE:

            Inserido Inicialmente por nmr76
            Não posso deixar de dar a minha opinião,mas antes,agradeço a informação do que é o STIC
            KY!!

            Nunca ouvi essa de dar laranja aos bebes....assim como dar maminha após a refeição???? Cereais com gluten para um bebe com 5 meses?? O meu pedi disse que espinafres podia dar já(mas isso ainda é discutivel!!) Sal também nunca ouvi,bem pelo contrário....

            Desculpa rbalmeida,não é nada contigo,mas tinha que dar a minha opinião. E já agora congratular-te por este tópico que é EXCELENTE!!!

            Beijinhos

            Natacha
            A tua opiniao e bem vinda como todas!

            A da laranja sabes que o que recente e mesmo nao dar, porque quando foi connosco era dos primeiros frutos a incluir!

            Maminha depois de cada refeiçao vem na sequencia das indicaçoes da OMS de utilizar os solidos como complemento e nao ao contrario. So no segundo ano e que o leite começa a passar para segundo plano. E uma forma de promover a amamentação materna ate aos dois anos. Ele frisou que os solidos nao substituem nenhuma refeiçao, quando muito que podia incluir o leite na preparaçao das papas.

            Quanto ao sal, eu perguntei, e ele explicou que o que quer e o iodo, e dai usar sal iodado! Nao e pelo sal mas pelo iodo, porque estamos numa zona de bocio (longe do mar) e e importante compensar a falta de iodo. Tambem disse que introduzindo o peixe de mar ja era menos relevante porque tambem tinha iodo. Para veres ca eu tambem tomei iodo durante a gravidez, junto com o acido folico!

            Ah, e o plano alimentar e para os 6 meses, nao para os 5! E ele recomendou a introduçao lenta do gluten dando primeiro migalhas ao bebe e so depois as papas. E frisou que devia ser introduzido numa fase em que ainda sao amamentados nao sei se altera alguma coisa :?

            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • #36
              RE:


              Obrigada Rute.

              Cada pediatra com sua sentença.......


              Beijocas

              Natacha

              Comentar


              • #37
                RE:

                muito obrigada por partilhar conosco rute, gostei muito, pois ja vou tendo ideia de como vai ser
                beijinhos!

                Comentar


                • #38
                  RE:

                  Olá Rute :queen:
                  Mais uma vez parabéns pelo tópico! Já fiz um "copy past" para depois imprimir e levar comigo ao pedi.:writer:
                  Ela ainda só tem 4 mesinhos e meio e vou tentar dar leitinho exclusivo ate aos 6 meses como ja disse.
                  Ela tb está bem de peso ... por isso vamos esperar p ver.
                  Mas concordo com o q teu pedi diz de fazermos a refeição como complemento e continuar a dar o leitinho materno normalmente. Assim é bom para nós e para eles que continuam a mamar eace:
                  Bjinhos e felicidades




                  Comentar


                  • #39
                    RE:

                    ola mamas
                    pois é..cada pediatra tem a sua maneira de agir e por isso devemos respeitar as suas decisoes ate porque ele para alem de nos é o que melhor conhece o bebe..
                    as sopas devem ter sempre uma base branca e depois levar apenas um legume verde..
                    as vezes podemos fazer outras combinaçoes diferentes que nao levem cenoura ou abobora..vais do gosto e da imaginaçao de cada um..

                    batata+ cebola+ 1 dente de alho+ broculos

                    batata+ corgete+ alho frances + alface

                    etc etc...

                    o medico da minha filha mandou iniciar a carne aos 6 meses, o peixe aos 9 meses e a gema de ovo aos 10 meses..
                    frutas ate aos 6 meses apenas maça, pera e banana..depois dos 6 meses qualquer fruta da epoca excepto kiwi, ananas,morangos e citrinos...
                    bjx



















                    socia nr. 10 do clube em busca da cegonha 2



                    afilhadas do meu coraçao : verinha30 e petite étoile e SGFernandes]

                    a minha madrinha querida é a Pipa:D:D::D



                    1º CICLO- 11 DEZEMBRO A (?) [-o<[-o<



                    o blog das minhas caixinhas



                    http://caixinhasdesonhodatiti.blogspot.com/

                    Comentar


                    • #40
                      RE:

                      Realmente muito util este tópico!

                      A minha pediatra nas primeiras sopas disse-me q podia fazer a base com arroz ou batata (convém q o arroz seja lavado, para não ser obstipante). Fica uma sopa mt boa mas faço poucas vezes (convém colocar pouco arroz senão engrossa muito).

                      As frutas a partir dos 6 meses disse-me q poderia ser qq uma, excepto morangos, amoras e framboesas, mas eu tenho evitado o kiwi e ananás, pois parece-me q devem ter um maior potencial alérgico.
                      tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


                      Vendas em 1ª e 2ª mão;

                      Comentar


                      • #41
                        RE:

                        rute só uma dúvida:
                        então quer dizer que os bebes amamentados em exclusivos começam logo com papas e sopas com carne??? não é tipo como os bebes de 4 meses que iniciam os solidos com papa, depois sopa de legumes, depois sopa com carne?
                        essa questão é que eu não entendi ainda!
                        então vamos ver como eu entendi:
                        amamentados até os 6 meses em exclusivos já começam com papa com gluten e sopas já com carne de vitela e frango, é isso? e é tudo já de uma vez ou 1ª semana inicia a papa, 2ª semana sopa de legumes, 3ª semana sopa com carne?
                        desculpa tantas duvidas, mas ainda não entendi como é a dieta alimentar de um bebe amamentado em exclusivo até os 6 meses!
                        beijinhos!

                        Comentar


                        • #42
                          RE:

                          Suecosta, a minha bebé não foi amamentada em exclusivo e iniciou as papas aos 4 meses e as sopas com carne aos 5 meses (primeiro só água de cozer a carne, depois a carne triturada). Pelo q percebi hà bebés q começam com sopa de legumes, outros logo com sopa de carne. A opinião da minha pediatra é q não vale a pena estar a dar um alimento sem proteinas, daí a 1ª sopa ter sido com carne.

                          Bebés mais "pesados" poderão começar logo pela sopa e não pela papa.

                          As carnes a introduzir tb variam de pediatra para pediatra, eu comecei logo com frango ou peru ou vitela ou borrego, sendo q a pediatra me recomendou q desse mais carnes vermelhas devido ao ferro mas q retirasse toda a gordura visivel e peles (aves).

                          Qt a bebés amamentados em exclusivo não te sei dizer, mas parece-me q, lá está, vai depender das opiniões do teu pediatra.
                          tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


                          Vendas em 1ª e 2ª mão;

                          Comentar


                          • #43
                            RE:

                            Inserido Inicialmente por filomenav
                            Suecosta, a minha bebé não foi amamentada em exclusivo e iniciou as papas aos 4 meses e as sopas com carne aos 5 meses (primeiro só água de cozer a carne, depois a carne triturada). Pelo q percebi hà bebés q começam com sopa de legumes, outros logo com sopa de carne. A opinião da minha pediatra é q não vale a pena estar a dar um alimento sem proteinas, daí a 1ª sopa ter sido com carne.

                            Bebés mais "pesados" poderão começar logo pela sopa e não pela papa.

                            As carnes a introduzir tb variam de pediatra para pediatra, eu comecei logo com frango ou peru ou vitela ou borrego, sendo q a pediatra me recomendou q desse mais carnes vermelhas devido ao ferro mas q retirasse toda a gordura visivel e peles (aves).

                            Qt a bebés amamentados em exclusivo não te sei dizer, mas parece-me q, lá está, vai depender das opiniões do teu pediatra.

                            obrigada pela ajuda!!!
                            beijinhos!

                            Comentar


                            • #44
                              RE:

                              olá sue,
                              os bebés amamentados em exclusivo até aos 6 meses, iniciam os sólidos básicamente da mesma forma que os bebés de 4 meses. provávelmente a introdução do segundo prato (pápa ou sopa), é que pode ser em menos tempo. quanto ao gluten, há quem defende que os bebés só deverão comer pápa com gluten aos 8 meses, por isso, os bebés com 6 meses podem comer pápa com gluten, como sem gluten. depende sempre de pediatra para peditra.

                              Comentar


                              • #45
                                RE:

                                Uma dúvida... qdo introduzir a beringela? Aos 6 meses já se pode dar?

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X