Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

    Meninas que estão à espera de bebés, já pensaram como vão alimentar os vossos filhotes quando nascerem?



    Sei que a resposta normal será: "Vou amamentá-lo!" - eu pelo menos espero que seja essa a vossa resposta!



    Mas já pensaram nisso a sério? Já planearam até quando o pretendem fazer? Já falaram lá em casa na vossa opção?

    E o mais importante, já se informaram???



    Pergunto isto porque é muito importante terem alguma preparação, sei que de certeza já leram muito mas nas revistas nem sempre vêm as dificuldades... Por isso aconselho-vos a estudarem o MANUAL DE ALEITAMENTO MATERNO, que vos pode tirar várias dúvidas e ajudar a ultrapassar algumas dificuldades!



    E aqui ficam alguns site que também podem ajudar:



    SOS AMAMENTAÇÃO



    LEITE MATERNO



    Podem também ir dando uma olhadela pelos tópicos da amamentação, com uma mente aberta e sem se assustarem pois há algumas dificuldades que aparecem, mas a maioria são ultrapassáveis!



    O apoio é muito importante, por isso isto deve ser discutido com o pai do bebé ou com outras pessoas que estejam com vocês no início, devem informá-las das vantagens da amamentação e de que os mitos antigos (leites fracos e outros) já foram desmitificados cientificamente, para evitarem "conselhos inadequados" nas alturas mais stressantes!



    Se precisarem de alguma ajuda, contactem as voluntárias do SOS Amamentação (brevemente também farei parte da lista)!



    Jocas a todas, Felicidades e espero sinceramente que tudo vos corra bem!!!



    COMO ESTE TÓPICO TEM INFORMAÇÕES MISTURADAS COM COMENTÁRIOS, CRIEI UM BLOG COM VÁRIAS INFORMAÇÕES SOBRE AMAMENTAÇÃO.

    VISITEM EM www.mamaraopeito.blogspot.com/
    Patrícia Paiva
    - Educadora Perinatal
    - Conselheira em Aleitamento Materno
    - Professora Ginástica para Bebés

    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

  • #2
    RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

    :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
    Excelente!

    Devias pôr sticky... apesar de às vezes não adiantar nada.


    Beijos




    http://solangeburri.blogspot.com

    \" ajude-nos a dar-lhe colo... vai ver que não pesa nada!

    http://www.arcidadania.org/\"

    Comentar


    • #3
      RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

      obrigada

      Comentar


      • #4
        RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!


        Achei muito bem vires aqui pôr este post, é muito importante a informação sobre este tema da amamentação e ir lá espreitar os vossos assuntos tem sido muito esclarecedor para mim que sou mamã de 1ª viagem.

        Quero muito amamentar e espero e desejo que tudo corra bem e se tiver essa sorte e conseguir pois a maioria das mulheres que conheço não conseguiu incluindo a minha mãe, irei dar até já não haver gota de leite, há-de ser até que ela queira! (adorava que fosse pelo menos até aos 6, 8 meses....era tao bom...)

        Bjinhos




        Madrinha e Afilhada: Shiva

        Comentar


        • #5
          RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

          Então, futuras mamãs? Não dizem mais nada...

          Obrigado às que responderam! Fico contente por saber que acham as informações úteis!

          Eu já passei os 8 meses, foi em exclusivo quase até aos 6 meses e ainda hoje somos os dois viciados na maminha!

          Quando me perguntam "Até quando?" eu normalmente respondo "Até ambos querermos...", tenho quase a certeza que ele vai deixar de querer antes de mim, mas será uma fase ultrapassada e que tem sido vivida com grande amor!

          Desejo-vos muita sorte, e como digo, informem-se! Muitas mamãs deixam de amamentar por falta de informação ou falta de apoio (de familiares, pediatras, etc...) por isso leiam bem os sites que vos dei e quando tiverem alguma dúvida contactem as voluntárias SOS!

          Jocas
          Patrícia Paiva
          - Educadora Perinatal
          - Conselheira em Aleitamento Materno
          - Professora Ginástica para Bebés

          BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

          Comentar


          • #6
            RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

            Gostava de amamentar! TEnho fé que tudo corra bem, ao contrário do 1º em que não tive leite.Ainda não respondi, porque não li a informação fornecida.
            Obrigada












            Madrinhas:Judith e susat4







            Afilhadas: aispdias, bebecas_07, Anocas22, Anita78, eclipse e MATS







            Muitas vezes procuramos fora de nós, aquilo que apenas podemos encontrar dentro. O segredo da felicidade está dentro de nós, foi-nos oferecido. Descobri como ser feliz!

            Comentar


            • #7
              RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

              O que eu fiz ainda grávida, além de me informar nesses sites e noutros locais, foi transmitir essa informação ao meu marido, à minha mãe e à minha sogra.

              Muitas vezes, são as avós que começam a criar-nos inseguranças com os típicos comentários do "olha que o teu leite parece fraco" ou "acho que a bebé ficou fome" e, por isso, tratei logo de lhes dar informação sobre a amamentação. A minha mãe gostou imenso de ler tudo o que eu lhe dei e ficou surpreendida com algumas coisas.

              Da mesma forma, acho que também o pai é essencial neste processo: o meu marido também já é um defensor da amamentação (incentiva-me e, sempre que pode, partilha connosco esse momento).




              Comentar


              • #8
                RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                Falando das minhas experiências de amamentação nunca pûs outra hipótese que não fosse não amamentar, até porque a minha família é absolutamente defensora da amamentação e sempre me apoiaram e deram dicas de como o fazer. Umas das coisas que considerei essencial foi ter começado a preparar o meu peito antes do nascimento dos meus filhos, através da hidratação com óleo de amêndoas doces e de alguma massagem ligeira. Confesso que a experiência com o meu primeiro filho foi mais problemática, talvez devido ao facto de ter sido cesariana, mas mesmo assim consegui dar de mamar durante 9 meses. A minha filha foi bem mais fácil, uma verdadeira mamona, começou a mamar com menos de uma hora de vida e parecia que o tinha feito a vida inteira. Infelizmentente por motivos profissionais só lhe dei até aos 4 meses. Para além de ser o melhor para os nossos filhos e para nós, é incrível o dinheiro e trabalho que poupamos quando damos de mamar, para além de ser uma experiência única. Aconselho vivamente e mesmo que tenham dificuldades não desistam.

                Beijinhos
                Cat































                http://mundodosls.blogspot.com/

                Comentar


                • #9
                  RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!



                  Eu ainda não pensei noutra forma de alimentar o meu filho!! E se não iver leite qd ele nascer, espero bem que o hospital tenha meios para o alimentar de outra forma até eu ter leite... Pois n tenho nada para o alimentar doutra forma, nem um biberão.... Será q devo prevenir-me???


                  Bjs

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                    Depoi das minhas menos boas duas experiências, o meu maior desejo é amamentar, por isso das coisinhas que já comecei a pensar em ir preparar, que no meu caso, tenho muitos sacos e caixas para vasculhar de roupas dos dois filhos, não me interssa nada saber onde tenho o esterilizador, se os biberóns ainda estão bons, o que é feito da bomba de leite...e esta última só me interessa saber para o caso de querer "aliviar" o peito. Beijocas

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                      Inserido Inicialmente por kamanga

                      Eu ainda não pensei noutra forma de alimentar o meu filho!! E se não iver leite qd ele nascer, espero bem que o hospital tenha meios para o alimentar de outra forma até eu ter leite... Pois n tenho nada para o alimentar doutra forma, nem um biberão.... Será q devo prevenir-me???


                      Bjs
                      Oi, futura mamã!

                      Os hospitais e maternidades têm sempre suplementos para dar ao bebé, caso aconteça algo à mãe e esta não possa amamentar, felizmente alguns (como é o caso dos Hospitais Amigos dos Bebés) só os usam em último caso, no entanto há outros que antes de colocarem o bebé para mamar introduzem logo o suplemento, alegando que a mãe tem de descansar, ou qualquer outra coisa! Não tens de estar prevenida, até mesmo porque todas as mães têm forma de alimentar o seu bebé (a não ser que aconteça algo grave) mas nos primeiros dias não é leite, é colostro, como vocês já devem saber!

                      O bebé deve ser colocado ao peito entre a primeira meia hora de vida, preferencialmente, se não for possível (normalmente em cesarianas demora um pouco mais) deve ser colocado o mais brevemente possível, e mesmo que o bebé não pegue logo não se devem preocupar pois eles normalmente trazem reservas de quando estavam na barriga!

                      Jocas
                      Patrícia Paiva
                      - Educadora Perinatal
                      - Conselheira em Aleitamento Materno
                      - Professora Ginástica para Bebés

                      BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                        Inserido Inicialmente por Mãeaos30
                        O que eu fiz ainda grávida, além de me informar nesses sites e noutros locais, foi transmitir essa informação ao meu marido, à minha mãe e à minha sogra.

                        Muitas vezes, são as avós que começam a criar-nos inseguranças com os típicos comentários do "olha que o teu leite parece fraco" ou "acho que a bebé ficou fome" e, por isso, tratei logo de lhes dar informação sobre a amamentação. A minha mãe gostou imenso de ler tudo o que eu lhe dei e ficou surpreendida com algumas coisas.

                        Da mesma forma, acho que também o pai é essencial neste processo: o meu marido também já é um defensor da amamentação (incentiva-me e, sempre que pode, partilha connosco esse momento).
                        Acho que fizeste muito bem, e realmente são as mães, sogras, avós ou tias que dão conselhos inadequados e desactualizados! Principalmente aquelas que não tiveram casos de amamentação de sucesso! Felizmente a ciência já desmitificou a maioria dos mitos de antigamente, mas ainda há muita gente desinformada que gosta de opinar... E uma mãe que se sinta insegura (nor primeiros dias é normal estar insegura) ao ouvir esses comentários vai-se muito abaixo! E a falta de confiança em si e no seu leite é uma das principais razões para deixar de amamentar...

                        Deixo-vos também um link onde podem ver os Cantinhos da Amamentação existentes em Portugal onde estão pessoas que vos poderão ajudar a ultrapassar dificuldades, no entanto penso que o SOS Amamentação ainda será o melhor pois são mais especializadas nesse assunto!

                        Jocas a todas e FELICIDADES
                        Patrícia Paiva
                        - Educadora Perinatal
                        - Conselheira em Aleitamento Materno
                        - Professora Ginástica para Bebés

                        BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                          Amamentar, na minha opinião, deve ser uma das coisas mais maravilhosas que deve existir...quando tudo corre bem, mas não é assim com tudo na vida?

                          Acho que é um momento muito intímo e de amor entre mãe e filho, é óptimo amamentar por todos os motivos que se sabem, por isso só posso pedir a Deus que tenha leitinho e que tudo corra pelo melhor!

                          Eu mamei até quase aos 2 anos :-" :-" :-" :-" e o meu marido até aos 3:banana: :banana: :banana: , não era amamentação exclusiva, ou seja, já comiamos outras coisas, mas pelos vistos o leite das nossas mamãs era bom!!! :cow :cow :cow :cow :cow :cow :cow :cow

                          Boa sorte a todas as mamãs!

                          Beijocas
                          Xana
                          Madrinhas: AL77 e Mãe LaraMadrilhada:CarlaVCAfilhadas:floribella; diaba; pinipom; belas; Vamos Conseguir; sfiasaramago; rafalum; ligma; Matheriz;nokas4;ccmct; Patrícia79; paty.d O meu Positivo A minha experiência de Parto

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                            Meninas, decidi deixar aqui este excerto que foi colocado na amamentação também:

                            «Amamentação a La Carte


                            Amamentação em intervalos pré-determinados é um mito. Houve um tempo em que se pensava que bebês deveriam mamar a cada 3 horas, ou a cada 4 horas e por exatamente 10 minutos de cada lado! Você já se perguntou o porquê de 10 minutos e não 9 ou 11?

                            Claro, adultos nunca comem por "10 minutos em cada prato a cada 4 horas". Quanto tempo a gente leva para terminar o prato? Isso depende do quão rápido a gente come. É o mesmo com bebês. Se eles mamam rápido, podem gastar menos que 10 minutos, mas se mamam devargar, podem gastar bem mais.

                            O adultos comem em horários pré-determinados somente porque as obrigações de trabalho forçam-nos a organizar suas refeições desta forma. Normalmente, nos dias de folga, a rotina usual é mudada sem qualquer dano à saúde. Contudo, ainda existem pessoas que acreditam que os bebês precisam ser acostumados a mamadas de horário e fazem referências vagas à disciplina ou boa digestão.

                            Para um adulto, a comida pode esperar. Nosso metabolismo permite que esperemos por uma refeição e a comida é exatamente a mesma agora ou daqui a uma hora. Mas seu bebê não pode esperar. Sua fome é urgente e a comida dele muda se a refeição se atrasa. O leite humano não é um alimento morto, mas uma matéria viva em constante processo de mudança. A quantidade de gordura no leite aumenta à medida em que a amamentação progride. O leite do início da mamada tem baixo conteúdo gorduroso e o leite do final é altamente rico em gordura; chegando a ser 5 vezes mais gordo.
                            média de gordura em qualquer mamada depende de quatro fatores:
                            1. Intervalo da mamada anterior (quanto maior o intevalo, menor a quantidade de gordura);
                            2. Concentração de gordura no final da mamada anterior;
                            3. Quantidade de leite ingerido na última mamada;
                            4. Quantidade de leite ingerido nesta mamada.

                            Quando a criança mama os dois seios, ela raramente esvazia o segundo seio. Para simplificar, basta dizer que ela toma 2/3 de leite desnatado e 1/3 de creme de leite. Contudo, a criança que mama somente um seio por mamada toma ½ leite desnatado e ½ creme de leite. Se ela toma um leite menos gordo (menos calórico), ela pode aceitar grandes volumes e consumir mais proteínas. Então o bebê que mama 50 ml de cada seio não mama o mesmo que um que toma 100 ml de um seio só; e a dieta do bebê que toma 80 ml a cada 2 horas é totalmente diferente da dieta do bebê que toma 160 ml a cada 4 horas.

                            Os fatores que controlam a composição do leite ainda estão sendo estudados e ainda não se sabe muita coisa. Por exemplo, sabe-se que um dos seios geralmente produz mais leite, com maior concentração de proteínas que o outro. Talvez seja só coincidência ou talvez seu filho decida isso, dando preferência a um seio em relação ao outro, escolhendo uma refeição com mais ou com menos calorias.

                            E você pensou que seu bebê mamasse sempre o mesmo leite? Você pensava que era entediante passar meses e meses tomando somente leite? Isso não é verdade com o leite materno. Seu bebê tem à disposição dele um grande cardápio para escolher, desde sopa leve a uma sobremesa bem cremosa. Uma vez que o seio não fala (nem pode entender o bebê, o bebê faz seu pedido de 3 formas:

                            1. Pelo tanto de leite que ele toma a cada mamada (mamando por um longo ou curto tempo e com mais ou menos intensidade) ;
                            2. Pelo intervalo entre uma mamada e outra;
                            3. Mamando um ou os dois seios.

                            O que seu bebê faz quando mama para obter exatamente o que ele precisa de um dia para o outro é uma obra de engenharia. O bebê tem total e perfeito controle da sua dieta, desde que ele possa mudar as variáveis de acordo com seu desejo. É isso que a livre demanda significa: deixar o bebê decidir quando ele quer mamar, por quanto tempo ele vai ficar no seio e se ele quer mamar um ou os dois seios.

                            Quando o bebê não tem o direito de controlar um dos mecanismos, na maioria das vezes ele tenta mudar uma ou outra variável. Num experimento, alguns bebês foram colocados para mamar somente em um seio por mamada, durante uma semana e nos dois seios na semana seguinte (a ordem foi variável). Em teoria, os bebês teriam ingerido muito mais gordura nos dias em que mamaram somente de um lado do que quando mamaram nos dois seios. Contudo, os bebês espontaneamente modificaram a freqüência e a duração das mamadas e foram capazes de ingerir quantidades similares de gordura (mas volumes diferentes de leite).

                            Se o bebê não tem a chance de modificar a freqüência ou duração das mamadas e ele não tem a oportunidade de decidir se quer mamar de um lado ou dos dois, ele fica perdido. Ele não consegue tomar a quantidade de leite de que precisa, mas acaba tomando o que lhe é oferecido. Se a sua dieta está muito longe das necessidades reais do bebê, ele terá problemas em ganhar apropriadamente ou passará o dia faminto e irritado. É por isso que amamentação em horários pré-estabelecidos raramente funciona e quanto mais rígido for o esquema, mais catastrófico é o resultado. Os bebês precisam mamar irregularmente, somente assim eles têm uma dieta balanceada.

                            Desde o primeiro dia, embora pareça que ela está tomando somente leite, a criança está escolhendo sua dieta a partir de uma gama de opções e ela sempre escolhe sabiamente, tanto na qualidade, quanto na quantidade.»

                            Do livro “My Child Won't Eat”, ou em espanhol “Mi Niño no me Come” do pediatra Carlos González.

                            Jocas a todas e FELICIDADES
                            Patrícia Paiva
                            - Educadora Perinatal
                            - Conselheira em Aleitamento Materno
                            - Professora Ginástica para Bebés

                            BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                              O meu único receio é de facto a MINHA falta de sono. Eu sou uma pessoa nervosa e ansiosa e uma noite mal dormida agrava substancialmente o meu estado. Com um bebé que coma por exemplo de 2 em 2 horas, tenho de repensar bem como vai ser quando nascer e tentar arranjar forma de dormir também durante o dia. A ver vamos como vai correr.

                              Beijocas e obrigada pela informação disponibilizada.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X