Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

    Encontrei mais informação para vocês!

    Aqui fica o link: AMAMENTAR O SEU BEBÉ


    Jocas a todas
    Patrícia Paiva
    - Educadora Perinatal
    - Conselheira em Aleitamento Materno
    - Professora Ginástica para Bebés

    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

    Comentar


    • #32
      RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

      Então, meninas , já leram tudo? Não têm mais dúvidas? Disponham...

      Se quiserem, também podem colocar dúvidas por PM, se se sentirem mais à vontade!

      Ajudarei no que puder!

      Jocas e FELICIDADES
      Patrícia Paiva
      - Educadora Perinatal
      - Conselheira em Aleitamento Materno
      - Professora Ginástica para Bebés

      BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

      Comentar


      • #33
        RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

        Encontrei mais uma ajuda, espero que percebam inglês: Clutch Hold, este vídeo mostra como fazer uma pega correcta e mostra também uma posição que ajuda bastante na pega que é muito importante para o sucesso da amamentação!

        Jocas a todas
        Patrícia Paiva
        - Educadora Perinatal
        - Conselheira em Aleitamento Materno
        - Professora Ginástica para Bebés

        BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

        Comentar


        • #34
          RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

          :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
          muitos parabéns APPM, sempre esclarecendo e ajudando as mamãs e futuras mamãs! realmente amamentar é a coisa mais linda do mundo! para as futuras mamãs, digo para não se desesperarem nos primeiros dias pelo bebé não conseguir pegar na mama, ou com a subida do leite..realmente às vezes pode ser muito dificil, como eu por exemplo que tive um bebe muito pequenino que não tinha forças para puxar a minha mama e tive que tentar de todas as maneiras que ele agarrasse..e mesmo assim ainda foi muito dificil, ainda bem que o tive num hospital que é a favor da amamentação e em momento algum pensaram na hipotese de o dar suplemento, sempre me ajudaram e insistiram para ele mamar..até depois de sair da maternidade me telefonaram para saber como estava a correr..isso me ajudou imenso e o forum de amamentação também foi muito importante para mim, pois as meninas estavam sempre prontas a me ajudar, porque em situações dificeis e cansativas, so nos apetece desistir, mas é tudo questão de paciencia, força de vontade e buscar sempre ajuda em qualquer dúvida..nosso leitinho é a melhor coisa que podemos dar para nosso bebe e para ser sincera, no começo nao gostava nada de amamentar, mas agora é a coisa mais linda que faço para o meu filhote, dar o melhor que eu tenho para ele..e só de ver o sorrisinho nos rostos dele no meio da amamentação, que até escorre o leitinho, é o melhor presente que recebemos em troca!!!!
          beijinhos a todas e que corra tudo otimamente!!!

          Comentar


          • #35
            RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

            Inserido Inicialmente por suecosta
            :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
            muitos parabéns APPM, sempre esclarecendo e ajudando as mamãs e futuras mamãs! ...nosso leitinho é a melhor coisa que podemos dar para nosso bebe e para ser sincera, no começo nao gostava nada de amamentar, mas agora é a coisa mais linda que faço para o meu filhote, dar o melhor que eu tenho para ele..e só de ver o sorrisinho nos rostos dele no meio da amamentação, que até escorre o leitinho, é o melhor presente que recebemos em troca!!!!
            beijinhos a todas e que corra tudo otimamente!!!
            Obrigado, Sue!

            Faço os possíveis para ajudar, pois sei que, apesar de ser algo muito natural há alguns obstáculos a ultrapassar e muitas dúvidas para esclarecer!

            Há muitas mamãs que dizem o mesmo que tu... que ao início não gostavam de amamentar: pelo facto de termos de estar sempre disponíveis, pelo facto de sermos sempre nós a ter de acordar para dar leitinho ao bebé, pelo facto de por vezes ser cansativo, por nem sempre correr bem! Mas até essas mamãs, depois de ultrapassarem os primeiros tempos dizem que agora é um prazer, o melhor do mundo, podes ver pelo exemplo da BABS que diz que não gostava nada e agora é uma forte defensora da amamentação e também está a tirar o curso comigo!

            Não sei se já coloquei aqui, mas há um tópico que mostra muito bem o prazer que é AMAMENTAR: O QUE EU ADORO NA AMAMENTAÇÃO, dêem uma espreitadela!

            Jocas a todas e FELICIDADES
            Patrícia Paiva
            - Educadora Perinatal
            - Conselheira em Aleitamento Materno
            - Professora Ginástica para Bebés

            BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

            Comentar


            • #36
              RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

              Oi, Barriguitas!

              Tenho estado a ler o "Manual de Aleitamento Materno" do Dr. Carlos Gonzalez, não é aquele que está no link pois esse é apenas um resumo, é mesmo um livro, que está disponível para compra no Site SOS Amamentação a 9.9€, eu aconselho a leitura pois dá para perceber muitas coisas sobre a amamentação e como já vos disse a informação é fundamental!

              Ontem li uma parte que penso que vos vai interessar:

              Preparação para a amamentação durante a gravidez

              "Propuseram-se numerosas intervenções na preparação da grávida para a amamentação, mas ainda não foi demonstrada a eficácia de nenhuma delas e algumas podem até ser contraproducentes"

              Vou resumir um pouco: apesar de em alguns locais vos disserem que devem colocar cremes específicos para fortalecer os mamilos, que devem esfregar os mamilos em toalhas turcas (disseram-me esta no curso de preparação para o parto), que devem estimular ou retorcer os mamilos, nenhuma destas técnicas é recomendada, pois não está comprovada qualquer eficácia destas práticas! E não vale a pena acreditarem que fazendo isto terão sucesso na amamentação e muito menos pensar que se tiverem alguma dificuldade foi por não terem feito alguma destas preparações!

              "A única preparação útil durante a gravidez é a informação."

              Antigamente a amamentação passava de geração em geração e mães ou outros familiares próximos ensinavam filhas, no entanto cada vez mais as pessoas afastam-se umas das outras, nas gerações anteriores às nossas nem todas amamentaram, e as futuras mamãs aprendem algumas coisas no curso de preparação para o parto ou nas consulta de vigilância da gravidez, mas isso não é suficiente pois é importante terem contacto com as veterenas da amamentação (e por isso é que adoro este fórum) e também é importante verem bebés a serem amamentados, e por isso vou fazer os possíveis para vos arranjar mais informação visual! Hoje em dia vê-se muitas imagens incorrectas da alimentação dos bebés e as mães podem imitar posições incorrectas, ou como já estão tão habituadas a ver bebés a serem alimentados por biberon poderão pensar (mesmo que inconscientemente que é o normal)!

              Devo também informar-vos que o início da amamentação é muito importante para o seu decorrer com sucesso! Por isso, quando os vossos bebés nascerem informem os médicos que querem que eles sejam colocados ao pé de vocês o mais rapidamente possível para que possam oferecer o peito entre a primeira hora de vida, pois nessa altura o bebé tem o instinto de sucção mais inato, e se se deixar passar muito tempo (que acontece normalmente em casos de cesariana) pode complicar as primeiras mamadas e pode retardar a subida de leite!
              Não digo que se não forem logo colocados à mama a amamentação fica logo comprometida, o que digo é que é preferível e as coisas correm melhor se o bebé for colocado a mamar na sua primeira hora de vida, ou se isso não for possível deverá ser o mais rápido possível!

              O contacto pele a pele também é muito importante e no caso de partos normais, por vezes o bebé é logo colocado em cima da mãe sem ter nada vestido (ou pelo menos assim deveria ser) e o seu instinto é logo procurar a mama, e que o faz através do cheiro por isso evitem usar cremes com cheiros intensos ou até mesmo perfumes!

              Deixo aqui um filme que fala sobre a amamentação na primeira hora de vida (infelizmente não está disponível em Português)!

              Jocas a todas e espero que continuem a visitar este tópico
              Patrícia Paiva
              - Educadora Perinatal
              - Conselheira em Aleitamento Materno
              - Professora Ginástica para Bebés

              BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

              Comentar


              • #37
                RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                Futuras mamãs,

                Tenho tentado reunir o máximo de informação para vocês e vou colocando aqui artigos que penso serem interessantes e úteis para vocês, mas por vezes é esclarecendo dúvidas que poderei ter uma ideia melhor do que vos poderei informar...
                Não sei se têm lido as informações que aqui tenho colocado, nem se as acham úteis, e penso que ao lerem devem surgir-vos dúvidas, por isso não hesitem em colocá-las, seja aqui ou por PM!

                Aguardo um feed-back da vossa parte, para saber o que mais poderei fazer!

                Jocas
                Patrícia Paiva
                - Educadora Perinatal
                - Conselheira em Aleitamento Materno
                - Professora Ginástica para Bebés

                BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                Comentar


                • #38
                  RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                  Olá APPM!

                  Tenho acompanhado atentamente o teu tópico desde o início e acredita q sempre q leio os artigos q recomendas quero cada vez mais conseguir dar a maminha ao João! E acredito que vou conseguir!

                  A minha mãe não me deu de mamar, pq segundo ela, não teve leite. O que eu penso que aconteceu foi que, pelo facto de eu ter nascido de cesariana e porque na altura não devia haver a informação que temos hoje, não insistiram muito ou demoraram muito tempo a pôr-me na mama e o leite dela não subiu.

                  Hoje, pergunta-me se quero dar de mamar e avisa-me sempre q ela não teve leite e eu posso não ter tb. Já lhe expliquei q não tem nada a ver e digo sempre q EU VOU DAR DE MAMAR!

                  Quero agradecer-te pela informação q tens deixado aqui e, se não te importares, quando me surgirem dúvidas, posso contactar-te?

                  Bjinhos!
                  Carla
                  Carla, João, Gabriel e Mariana


                  Comentar


                  • #39
                    RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                    Inserido Inicialmente por Ben
                    Olá APPM!

                    Tenho acompanhado atentamente o teu tópico desde o início e acredita q sempre q leio os artigos q recomendas quero cada vez mais conseguir dar a maminha ao João! E acredito que vou conseguir!

                    A minha mãe não me deu de mamar, pq segundo ela, não teve leite. O que eu penso que aconteceu foi que, pelo facto de eu ter nascido de cesariana e porque na altura não devia haver a informação que temos hoje, não insistiram muito ou demoraram muito tempo a pôr-me na mama e o leite dela não subiu.

                    Hoje, pergunta-me se quero dar de mamar e avisa-me sempre q ela não teve leite e eu posso não ter tb. Já lhe expliquei q não tem nada a ver e digo sempre q EU VOU DAR DE MAMAR!

                    Quero agradecer-te pela informação q tens deixado aqui e, se não te importares, quando me surgirem dúvidas, posso contactar-te?

                    Bjinhos!
                    Carla
                    olá!
                    a minha mãe teve a mesma "situação" que a tua mãe e eu não fui amamentada..ela temia muito que eu não tivesse leitinho também, mas olha..tenho a potes! ahahhaha
                    e digo-te que é o melhor que podemos dar e é lindo!!!

                    Comentar


                    • #40
                      RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                      Olá!

                      A minha experiência com a minha lindona de 4 anos foi um bocadito diferente do normal... só lhe deu de mamar durante sete dias, não por pouco leite, ou por ser fraco, mas exactamente pelo contrário : tinha demasiado leite e demasiado grosso,que nem com a força toda da minha pequenita ele saia, e até com a bomba de leite só saia ás gotas e muito muito concentrado...Só para terem uma ideia, os sutiens copa DD deixaram de me servir!!...
                      Chegou a um ponto em que o esforço para tirar leite era tanto que já eu e o meu marido choravamos ( ok... eu cheguei a morder toalhas para aguentar a dor!), e já saia mais sangue que leite...
                      A médica acabou por me aconselhar a secar o leite ( após tentar inumeros métodos desde pomadas, pingos no nariz, toalhas quentes, etc etc etc ) e acreditem que foi das decisões na minha vida que mais me custaram a tomar....
                      Felizmente a minha filhota hoje é super saudavel e reguila como se quer :angelyel:
                      Quando toda a gente fala do "medo do parto" eu falo do medo de amamentar....
                      Mas agora gravida de 6 semanas, o meu maior desejo é que consiga amamentar o meu bebe até ele ir para a faculdade!!( hehe......)
                      Acho que vou "devorar"os links que aqui puseram a ver se arranjo alguns truques para tentar prevenir o que aconteceu com a minha filhota....

                      Já agora, só por curiosidade, alguem teve ou soube de alguem que teve experiencia similar?....
                      OS ANJOS DO MEU CORAÇÃO

















                      Comentar


                      • #41
                        RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                        Olá APPM!

                        Antes de mais, quero felicitar-te pela iniciativa deste post e pela tua disponibilidade em ajudares a esclarecer as inúmeras dúvidas!

                        Aproveito para colocar também uma questão.

                        Quando a Mariana nasceu, durante uma semana não tive leite. E quando finalmente o leite subiu, nunca consegui que a Mariana pegasse na mama (tenho mamilos invertidos - talvez isso tenha dificultado). Ou seja, tinha que tirar leite com a bomba, tive peitos gretados, duas mastites, febres de 40º... Enfim, o stress foi algum e ao fim de dois meses o leite secou (lá está, o psicológico tem muitaaaa influência).

                        Tem algum conselho para me dar por forma a que desta vez a situação seja diferente? Provavelmente vou fazer nova cesariana. Será que se não tiver logo leite vai voltar a ser tudo igual?

                        Obrigada!!!!

                        Beijinhos e muitas felicidades!
                        Filipa&Mariana&Maria

                        Comentar


                        • #42
                          RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                          Inserido Inicialmente por Ben
                          A minha mãe não me deu de mamar, pq segundo ela, não teve leite. O que eu penso que aconteceu foi que, pelo facto de eu ter nascido de cesariana e porque na altura não devia haver a informação que temos hoje, não insistiram muito ou demoraram muito tempo a pôr-me na mama e o leite dela não subiu.
                          Isto aconteceu imensas vezes e por isso é que os níveis de amamentação desceram tão drasticamente eme tão pouco tempo e tem sido difícil conseguir subi-los. Bascamente houve a combinação de vários factores:

                          1) O bébé não foi posto à mama o mais depressa possível após o parto - Na geração das nossas mães, após o parto, levava-se o bébé para o berçário e deixava-se a mãe descansar. O que isto fazia era atrasar em várias horas o estímulo da mama e por isso a descida do leite ficava comprometida. Além disso, para compensar, os bébés eram alaimentados com um biberão e quando a mãe o punha à mama ele não só não sabia o que fazer como muitas vezes nem fome tinha.

                          2) O bébé ficava afastado da mãe no hospital, tipicamente em berçários. Hoje sabe-se que o alojamento conjunto é muito importante a vários níveis, quer para a mãe, quer para o bébé, e que tem uma importância enorme na amamentação.

                          3) Acreditava-se que o leite artificial era superior em qualidade ao leite materno. Houve uma grande campanha de promoção dos leites artificiais. Juntando isto ao fraco estímulo da mama, era muito fácil para uma mãe acreditar que ela não tinha leite, mas que isso também não era grave porque agora havia alternativas (que ainda por cima eram "melhores").

                          4) Acreditava-se que a amamentação precisava de regimes de tempo, quer na duração da mamada, quer na sua frequência - a onda de dar apenas de 3 em 3 horas e só 10 minutos de cada lado. Hoje, com os conhecimentos acerca da fisiologia da amamentação e das características do leite materno, sabe-se que seguir estes regimes é equivalente a matar o estímulo à produção de leite materno. Em poucas semanas, seguindo este regime, a produção decai e tornava-se impossível alimentar correctamente o bébé, sendo quase obrigatório recorrer ao suplemento. Quando se começava com o suplemento o estímulo decaía ainda mais e daí até o leite secar era um pulinho.

                          Se vocês querem amamentar é fulcral que falem com as vossas mães acerca destas coisas e que esclareçam bem, para vocês e para elas, porque é que elas "não tiveram leite". Se isto não estiver bem esclarecido agora, vai-vos ser muito mais difícil lidar com as criticas e os "bitaides" de quem não amamentou. Para uma amamentação de sucesso a confiança da mãe é muito importante e isso passa pelo apoio que ela tem em casa!

                          Bjs
                          [hr]Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal, Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF e directora da Baby Signs Portugal - ufa!

                          Comentar


                          • #43
                            RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                            Sara, abrigada pela tua resposta!

                            Tenho q continuar a "dar umas aulas" à minha mãe! O maridão já levou umas ensaboadelas sobre amamentação e, volta e meia, ponho-o a ler os documentos que a APPM disponibiliza aqui! Quero todo o apoio dele! (E vou ter!)

                            Bjinhos!
                            Carla
                            Carla, João, Gabriel e Mariana


                            Comentar


                            • #44
                              RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                              Inserido Inicialmente por Alexandra Santos
                              A minha experiência com a minha lindona de 4 anos foi um bocadito diferente do normal... só lhe deu de mamar durante sete dias, não por pouco leite, ou por ser fraco, mas exactamente pelo contrário : tinha demasiado leite e demasiado grosso,que nem com a força toda da minha pequenita ele saia, e até com a bomba de leite só saia ás gotas e muito muito concentrado...Só para terem uma ideia, os sutiens copa DD deixaram de me servir!!...
                              Chegou a um ponto em que o esforço para tirar leite era tanto que já eu e o meu marido choravamos ( ok... eu cheguei a morder toalhas para aguentar a dor!), e já saia mais sangue que leite...
                              A médica acabou por me aconselhar a secar o leite ( após tentar inumeros métodos desde pomadas, pingos no nariz, toalhas quentes, etc etc etc ) e acreditem que foi das decisões na minha vida que mais me custaram a tomar....

                              Já agora, só por curiosidade, alguem teve ou soube de alguem que teve experiencia similar?....
                              Olá Alexandra,

                              Provavelmente tu tiveste um excesso de produção que não foi resolvido como deve ser. Eu sei o que isso é porque eu passei pelo mesmo com a minha filha mais nova. Tinha tanto leite que ela se engasgava toda, tinha imensos gases, chorava para mamar porque aquilo era um sufoco para ela. Existem truques e dicas para resolver a situação, mas pelo que escreveste talvez tenhas feito o contrário (aumentar o estímulo em vez de o diminuir). Além disso, deves ter tido probelmas adicionais com a pega, porque o excesso de leite não dá sangue, mamilos gretados sim. Ou seja, factores de dificuldade com uma médica que, apesar das boas intenções, desajudou, é natural que o resultado final não tenha sido o mais positivo. Desta vez, o eu podes fazer é aquilo que a APPM já disse, muita muita muita informação! E quando estiveres com o teu rebento nos braços, é procurares ajuda de quem realmente sabe de amamentação e te quer ajudar a conseguir amamentar com sucesso e sem sofrimento!

                              Bjs
                              [hr]Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal, Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF e directora da Baby Signs Portugal - ufa!

                              Comentar


                              • #45
                                RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                                Inserido Inicialmente por Golfinho
                                Quando a Mariana nasceu, durante uma semana não tive leite. E quando finalmente o leite subiu, nunca consegui que a Mariana pegasse na mama (tenho mamilos invertidos - talvez isso tenha dificultado). Ou seja, tinha que tirar leite com a bomba, tive peitos gretados, duas mastites, febres de 40º... Enfim, o stress foi algum e ao fim de dois meses o leite secou (lá está, o psicológico tem muitaaaa influência).

                                Tem algum conselho para me dar por forma a que desta vez a situação seja diferente? Provavelmente vou fazer nova cesariana. Será que se não tiver logo leite vai voltar a ser tudo igual?
                                Olá Golfinho,

                                A descida de leite tardia foi muito provavelmente consequência da cesariana (é um efeito conhecido). A Mariana bebeu de biberão antes de mamar? Isso, com os mamilos planos podem ter afectado muito a situação. O que podes fazer agora é:

                                * Meter a Maria na mama o mais rapidamente possível após o parto. Sê firme com isto porque nas cesarianas o relaxe é maior.
                                * Usar métodos de puxar o mamilo para fora nas primeiras mamadas (por exemplo com o Niplette da Avent). Não é necessário fazeres nada antes do parto, mas vai estudando os métodos para te sentires mais confortável com eles quando precisares
                                * Estudares bastante sobre a fisiologia da amamentação e a importância de uma pega correcta.
                                * Se a Maria precisar de beber leite artificial por algum motivo, não dês num biberão, mas sim à colher, seringa ou copinho. Assim manténs o estímulo de sucção "virgem"
                                * Mantém as chuchas afastadas até a amamentação estar bem estabelecida, pela mesma razão do ponto anterior.

                                Com paciência, confiança e ajuda vais conseguir e vais adorar!

                                Bjs
                                [hr]Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal, Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF e directora da Baby Signs Portugal - ufa!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X