Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Medo de perder o leite [Options] · [View]
Sbbf
Inserida em: Sunday, November 02, 2008 12:22:44 AM
Ranking: Newbie

Membro desde: 11/2/2008
Olá Boa Noite! Sou mãe faz hoje precisamente 2 meses e estou a amamentar em exclusivo. Decidi registar-me no site porque tenho dúvidas acerca da amentação e gostaria que me ajudassem com algumas sugestões a não perder o pouco leite que ainda tenho. A minha bébé faz hoje 2 meses e sempre mamou em exclusivo. Tenho muita motivação para a amamentar até ao máximo de tempo possível mas infelizmente à cerca de 2 semanas, na mamada das 19h (+ ou -) fico sem leite. A bébé chora muito e esperneia com a falta de leite. Tenho conseguido superar essa falta porque de noite tiro com a bomba e dou-lhe a essa hora quando falta. À partida parece que tenho o problema resolvido mas esta situação causa-me muita insegurança e desconforto pois estou sempre a pensar que vou ficar sem leite... O pediatra sugeriu o suplemento, mas eu não quero, eu quero dar à minha filha o meu leite porque acredito que é a melhor protecção em todos os níveis que lhe posso proporcionar. Mas fico muito triste quando ela chora com fome... Estou a beber chá de funcho, estou a tomar um suplemento que se chama Promil, e até já enjooei bacalhau cozido detanto o comer, mas o que é certo è que ao fim da tarde o leite esgota-se sempre. Durante o dia a bébé mama de 2 em 2, às vezes 3 em 3 horas, e à noite espaça 4/5 horas. Relativamente ao seu peso, nasceu com 36 semanas + 6 dias com 2850 Kg e neste momento tem 5250 Kg. Podem por favor ajudar-me com alguma sugestão para contrariar esta situação? Muito obrigada.
[Sponsor]
Inserida em: Sunday, November 02, 2008 12:22:44 AM

[]
Mãeaos30
Inserida em: Sunday, November 02, 2008 12:30:29 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 4/1/2008
OLá,

De certeza que as mães que são conselheiras em aleitamento materno te vão ajudar, mas posso perguntar como tens a certeza que não tens leite a essa hora?

É que chorar e espernear pode bem ser um sinal de cólicas; aliás, o final do dia é um momento em que muitos bebés têm cólicas.

Além disso, a tua filha aumentou imenso de peso (mais de 2kg em 2 meses) e isso é uma prova de que tens leite suficiente para ela.
Mamã_da_Joana
Inserida em: Sunday, November 02, 2008 12:39:10 AM

Membro desde: 10/29/2008
Boa noite mamã.
Olha eu tenho uma bebé de 3meses e a mim infelizmente aconteceu-me o mesmo... Esse é mesmo o primeiro sinal de que estás a ficar sem leite Sad
Comigo foi igual e segundo o que tu dizes o teu leite não satisfaz por completo o teu bebé porque se por vezes ele mama de 2 em 2 horas é porque não ficou totalmente satisfeito com a tua mama.
Nesse caso acho que deves introduzir o suplemento, só à hora em que não tens leite porque se o teu bebé não bebe o suficiente estás a priva-lo dos nutrientes que ele precisa e isso é muito pior do que lhe dares o suplemento.
Eu dou o Enfalac à minha bebé, a médica diz que é o mais aproximado do leite materno e estou satisfeita.
Se lhe puderes continuar a dar mama é óptimo mas acredita que um bebé alimentado a leite artificial não é menos saudavel do que os outros... A minha está bem desenvolvida e gordinha Smile
Se lhe começares a dar o suplemento pode acontecer ele habituar-se a mamar do biberão pois não tem de fazer tanta força na sucção e não querer o teu leite, aí podes "enganá-lo" e das-lhe o suplemento à colher que ele se vai irritar e mamar na tua mama Smile
Aconselho-te também a dares-lhe à noite antes de deitar, vais ver que ele vai dormir muito melhor e vai regular os intestinos (a minha no inicio não fazia coco e depois deixou de ter dificuldade).
Qualquer coisa avisa Smile

Joana- 18 de Julho de 2008: 2960kg e 46,5cm
mãede3
Inserida em: Sunday, November 02, 2008 10:48:47 AM

Membro desde: 7/28/2008
Desculpa mamã da Joana, mas não me parece que uma bebé que mame de 2 em 2 horas com os aumentos de peso que ela tem tido, esteja "com fome". Simplesmente alimenta-se de 2 em 2 horas e não de 3 em 3 horas. E de facto há bebés que choram desalmadamente a partir das 17/19h, eu sei o que é isso e não é necessariamente fome. Chamam-se bebés coléricos. Ao introduzir o suplemento, este problema pode inclusivamente ser agravado, por causar ainda mais cólicas.

Sbbf: , é fácil falar, mas essa tua ansiedade acumulada também pode despoletar a tua menor quantidade de leite a essa hora. Pode ser uma sugestão parva, mas por exemplo, na mamada das 16.30h (faz de conta que seja a esta hora), se bem que é uma hora complicada, a seguir devias comer alguma coisa e tentares descansar até à hora da próxima mamada que é quando costumas ter menos leite. Por exemplo, adiantares o jantar de manhã, para depois às 19h/20h teres as coisas prontas.

Além do mais deixa-me dizer-te que uma bebé alimentada a peito que dorme de noite em intervalos de 4 ou 5 horas não me parece que tenha fome tens é uma sorte descomunal, pois ela fica satisfeita e já vai distinguindo o dia da noite. Parabéns e não desmotives e espera pela APPM ou pela BABS que dirão coisas muito mais acertadas que eu. Beijocas

A minha afilhadinha: andreia3 (vai ter um menino!!!4º filho! Parabéns linda!)
Mamã_da_Joana
Inserida em: Sunday, November 02, 2008 11:03:20 AM

Mãe de 3 eu também não sou muito experiente, estou apenas a transmitir o que a médica me disse na altura em que foi da minha Joana e o que é certo é que também comecei assim e depois perdi o leite infelizmente, o que não quer dizer que aconteca com ela Smile

mãede3
Inserida em: Sunday, November 02, 2008 11:11:47 AM

Membro desde: 7/28/2008
Claro, mas se reparares a maioria das mamãs deste fórum quando se queixam destas situaçãos aos pediatras são imediatamente aconselhadas ao suplemento, corrigir a amamentação das mamãs é caso raro. Eu sei que já estive nessa situação e garanto que se fosse hoje não o faria. O que me aconteceu foi que ao introduzir o suplemento é claro que fiquei sem leite a curto prazo...daí que prefiro aconselhar no sentido de manter a amamentação, porque hoje sei que fui mal aconselhada. Não quer dizer que tu o tenhas sido, cada caso é um caso, beijocas.

A minha afilhadinha: andreia3 (vai ter um menino!!!4º filho! Parabéns linda!)
Mamã_da_Joana
Inserida em: Sunday, November 02, 2008 11:18:40 AM

Pois... Eu quando dei o suplemento vi a produção de leite a diminuir ainda mais... E ela por vezes já nem queria a minha mama, custou-me muito não poder amamentar mas enfim Sad

Ritagameiro
Inserida em: Sunday, November 02, 2008 11:48:38 AM

Membro desde: 1/4/2008
Não introduzas o suplemento ainda, porque senão é que a produção diminui mesmo.
A mim aconteceu-me isso algumas vezes e ele continuou só com a maminha e o leite aumentou logo.
Ainda por cima com esse aumento de peso, nem penses nisso.
De certeza que a Babs ou a APPM te vão ajudar a não desistir.

APPM
Inserida em: Sunday, November 02, 2008 12:16:44 PM

Membro desde: 5/23/2007
Oi, mamãs!

Sbff: posso tentar ajudar-te, mas para isso preciso de mais informações, vou enviar-te uma PM (vi que és novata, por isso para consultares a PM basta ires à caixa de correio que te aparece no canto superior direito) com os meus contactos, para falarmos melhor!

Mamã da Joana: realmente é possível que o bebé não esteja a extrair leite suficiente, mas raramente é porque a mãe não consegue produzir mais, mas sim porque o corpo não está a receber a mensagem de que tem de produzir mais (normalmente deve-se a má pega ou outros problemas), e a introdução do suplemento só faz com que passemos a messagem errada ao nosso corpo, pois ao introduzir o suplemento estimula-se menos o peito, e o bebé por vezes passa a preferir o biberon e depois é um clico vicioso que normalmente acaba no desmame... há quanto tempo é que isso aconteceu contigo? Em alguns casos a relactação é possível! Se estiveres interessada envia-me PM!

Jocas

Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008
Vonny A LAURA NASCEU DIA 07/12/2008 às 21:52 anabd A MARIANA NASCEU DIA 19/12/2008!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
BABS
Inserida em: Sunday, November 02, 2008 5:02:44 PM

Membro desde: 7/2/2007
Olá...

Tal como a APPM disse, dificilmente a causa será a pouca produção... as nossas mamocas não são como as lojas que funcionam bem num determinado horário e depois fecham...
Dizes que é por volta das 19h que a tua menina reclama... quando o meu filhote tinha 2 meses, a partir das 19h havia berreiro de todo o tamanho e a razão era mesmo as cólicas...

Seja qual for a causa, lembra-te que o suplemento não é a solução, poderá eventualmente ajudar enquanto se resolve o problema, mas não é por si só a solução!

Não sei o que se passa com o teu caso concretamente, pois falta muita informação que normalmente é pedida para poder avaliar melhor toda a situação.

Já vi que és de Setúbal e tens a APPM relativamente perto de ti... porque não lhe envias uma PM (ela já explicou como se faz) e não marcam um encontro (desculpa lá o abuso APPM mas sei que estou à vontade contigo Wink sei que estarás disponivel em caso de necessidade)... se por acaso for numa altura em que ela não possa, eu tb poderei ir ajudar (sou de um pouco mais longe, mas se for necessário não me importo)...

Bjinhos grandes
BABS

mcac
Inserida em: Sunday, November 02, 2008 9:47:22 PM
Ranking: Member

Membro desde: 4/1/2008
Olá a todas as mães!

Queria só dar o meu contributo. Sou mãe de 2 rapazolas de 3 e 6 meses, e ambos com mama exclusiva até aos 5,5-6meses. Agora tenho imenso leite, mas com ambos tive situações no início, em que pensei que o leite estava a diminuir, comecei a beber bastante água, mesmo porque dar de mamar me faz imensa sede, e tirar leite com a bomba também estimulou. Acalmei a ansiedade, confiei que o corpo sabe o que faz e o leite voltou. Dei de mamar ao mais velho até ao 13 meses, e o mais novo espero que dure o mesmo.
Relativamente às birras, experimenta ler os livros do Brazelton, adorei quando tive o primeiro, ajudaram-me imenso a compreender os comportamentos do meu filhote.

Não desistas, pq como dizes, não há nada melhor do que o leite materno!

Boa sorte!
Bjinhos, Marta
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum