Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Introdução dos sólidos [Options] · [View]
acegonhacorderosa
Inserida em: Monday, November 03, 2008 11:55:21 AM
Ranking: Newbie

Membro desde: 11/3/2008
Bom dia, queridas mamãs, preciso dos vossos conselhos!

Na passada semana teve lugar a consulta dos 12 meses da Joana, sendo que a pediatra nos deu luz verde para começarmos a introduzir a nossa comida, com as devidas adaptações, na sua alimentação.
Assim, para o jantar de Sábado fiz-lhe um bocadinho de puré de batata, um bocadinho de esparregado e cortei aos pedacinhos um bifinho de novilho.
Pois a Joana não pegou em nada, apesar de ter fome e mesmo depois de misturar tudo. Cerrou a boca e nada feito. Mesmo conseguindo encostar a colher aos seus lábios, a Joana cuspia tudo.
Decidimos dar um passo atrás para, futuramente, conseguirmos dar dois passos em frente. Regressamos às sopas, desta vez um pouco menos bem passadas. Assim, para o almoço de Domingo fiz uma sopa com batata, cebola, um dente de alho, abóbora e alho francês. À parte cozi um bocadinho de carne e, num outro tachinho, um bocadinho de massa-estrelinha. Passei os legumes e, no fim, acrescentei a carne cortadinha aos pedaços bem como a massa-estrelinha.
A Joana boicotou também esta refeição. No entanto, ao jantar, a Joana comeu bem a sopa. Não a comeu toda, antes metade, o que já não foi mau. Estava a ver que íamos seguir o mesmo caminho que à hora do almoço, pois a Joana começou a fazer birra mal a sentamos na cadeirinha de refeições, virando a cara de um lado para o outro. Mas, vá lá, consegui com que ela comesse a sopa, em parte distraida com um brinquedo.
Penso que a introdução dos sólidos vai ser um processo lento. Tenho sobretudo receio que a Joana perca algum peso com esta nova adaptação. Por outro lado, pergunto-me: será que o facto da Joana ainda ter poucos dentes (tem dois, neste momento) dificulta a introdução dos sólidos? Qual a pertinência, ou não, de nos cingirmos às sopas menos bem passadas até ela ter mais dentes para, aí sim, começarmos a familiarizá-la com uma comida mais sólida?

Obrigada pelas vossas valiosas dicas!
Beijinhos,

Sofia,Pedro e Joana
www.acegonhacorderosa.blogspot.com
acegonhacorderosa@hotmail.com
[Sponsor]
Inserida em: Monday, November 03, 2008 11:55:21 AM

[]
RitaBruno
Inserida em: Monday, November 03, 2008 12:26:08 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 6/15/2007
Que engraçado, também tenho uma Joana que também fez há 2 semanas os doze meses Smile

Tenho andado já há algum tempo a preparar a chegada dos sólidos e ensinando-a a mastigar ela aos poucos chegou lá Smile

Mastiga mesmo com ela para ela aprender e vai sendo aos poucos, também ontem dei-lhe carninha bolonhesa e arroz mas sempre com a sopinha para rematar, o resto ainda vai sendo uma brincadeira e vou sempre mastigando com ela para aprender. Ela já tem mts dentes mas isso não quer dizer nada.

Boas paparocas

Rita e Joana

Suferreira
Inserida em: Monday, November 03, 2008 4:08:35 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 1/23/2007
Olá....

A minha filha faz hoje 14 meses e á cerca de 1 mês+/- comecei a introdução dos sólidos.
Já antes tinha começado com pedaços de pão, bolachas etc...pois nunca comeu tudo até ao fim deitava para o chão.
Passado cerca de 1 mês ainda não come a quantidade que deveria no meu ver, ou seja, +/- á 5ª colher de sobermesa começa a a virar a cara.
Começo sempre pelo sólido, mas continuo a ter sopa de carne ou peixe para remate final.
Os sólidos que já lhe dei foi: batata com peixe e cenoura, esmigalhado com garfo.
carne picada com massa uma vez com massa de letras e outra vez com esparguete, ela achou mais graça ao esparguete pois apanhava com a mão e assim comia sozinha.
Já comeu frango assado com arroz, o frango deixei uns bocados maiores para ela pegar com as mãos e até achou piada.
Não tem sido tarefa fácil...mas vai aos pouquinhos.
Na creche também já estão a dar-lhe os sólidos. A minha filha tem 6 dentes e agora um molar a nascer... :S

Umas crianças são mais rápidas outras mais lentas nesta aprendizagem.....mas não desistindo tudo se consegue!!! Smile

Tudo a correr pelo melhor

Susana

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum