|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 3/16/2006 Mensagens: 736 Localização: Muita a Norte. Quase, quase em Espanha!!!
|
POis é o piolho está com 2 anos, e de há uns tempos a esta parte nao se senta á mesa para comer, e como tal tb nao come.
Já tentei de tudo desde o sentar nas nossas cadeiras (mas ele foge), ou sentar numa cadeira de bebe (a do IKea) mas ele grita como um desalmado, tentei entrete-lo com brinquedos ou mm com a tv e nada resulta.
Ele sp se sentou à mesa e comia mt bem, mas ultimamente tem sido um castigo.
Aínda na 6ª feira fomos jantar com a familia a um restaurante e o griteiro foi tanto tanto a dizer "quéo saí" q tivemos q o levar pro carro e comemos alternadamente - ora ia eu, ora ia o pai...
Alguem q tenha boas dicas para transmitir?~
Ficaria mm mt mt agradecida.
Bjs
Cláudia
|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 7/28/2008 Mensagens: 310 Localização: queluz de baixo
|
oi pela minha experiencia isso sao fases. o meu ainda tem dias que nao se senta na mesa para comer e outros em que fica na cadeira e come e outros em que até pede para se sentar na cadeira dele coisa que ja a bastante tempo que nao queria. a ultima tatita utilizada e que tem funcionado melhor é deixa-lo ver uns desenhos animados que goste enquanto come assim enquanto olha para a tv nos vamos pondo uma colher na boca ou entao vamos dizendo que tiramos o que esta a ver se nao comere lá vai resultando mas ja houve alturas em que nem isso. bjs

|
|
Membro desde: 1/2/2007 Mensagens: 251
|
Pois é... eu lá por casa quando há convites para restaurantes prefiro nem sequer ir pois já sei que vou comer a entrada e o prato FRIOS. O Bruno lá fica um bocado sentado mas depois ninguém o consegue ter na mesa. antigamente com o dvd portátil ele ainda ia ficando entretido mas agora nem pensar. Em casa tem alturas. na cadeira dele já não quer, quer sentar-se na mesa connosco, mas já se sabe como é: come umas garfadas e vai tratar de assuntos dele, volta, mais uma garfada e lá vai ele, enfim, é um stress. Para comer a sopa ou lhe mostro um slide com os amiguinhos da escola e vou dando umas colheres a um e outras a ele. há que ginasticar quando eles são assim chatos para comer. Ainda por cima tenho muitas vezes de ouvir comentários de que ele é mal educado pois não come à mesa e bla bla bla. pois como não são essas pessoas que têm de lhe dar de comer gostam de criticar. se não come na mesa fica sem comer: claro, grande estratégia! aproveitei também para desabafar um bocadinho sobre este assunto  Beijinhos e vamos esperar que eles cresçam mais um bocadinho a ver se a coisa melhora,
Xana + Bruninho (09/03/2006)
|
|
Membro desde: 7/7/2004 Mensagens: 2,014 Localização: Oeiras
|
Olá Pela experiencia que tenho e mesmo com amigos nossos, as crianças não gostam muito de estar à mesa. O meu come e logo a seguir levanta-se. Claro que nós saimos sempre da mesa depois porque ficamos a saborear. Principalmente aqueles que são piscos a comer. Comem 4 ou 5 garfadas e já está tudo comido e depois é querer vê-los a levantar da mesa. Bjs Ica  Afilhada: Sufiland - É um RapazAfilhada: ARQ - É um Rapaz-DPP 21/04/2009
|
|
Membro desde: 1/7/2006 Mensagens: 965
|
oi infelizmente ou felizmente , ainda não percebi sempre fui um pouco dura com as maneiras a mesa desde pequeno geralmente ele porta-se bem a mesa não se levanta sem ter acabado de comer ( sempre que afirmo isto ele deixa-me mal vista ) o melhor mesmo é o reenforço positivo ou seja elogiar sempre que ele se portar bem e anunciar que ficamos contentes por ele estar a comer bem o que funcionou comnosco foi o reenforço positivo e usar pratos pequenos e por pouca comida, ( se ele quiser mais poum-se mais ) comermos em familia todos sentados com regras e comida iguais para todos. em restaurantes evito comida que sei que ele não gosta , como cenouras, a melhor forma de ganhar uma discussão é evita-la ele sabe que se esta no prato vai ter de comer ( por isso ponho pouco ) quando ele se recusa a comer digo-lhe que estou muito triste e que se ele não quer comer pode ir sozinho para o quarto ( nunca lhe ligo a tv ) a terçeira vez que lhe aviso para comer levanto-me e ponho no chão e digo - se não queres comer não comes, mas tambem não há mais nada, nem fruta ou sobremesa, podes ir-te embora. da primeira vez que fiz isto custou-me imenso , mas a verdade é que como não tinha ninguem para brincar e atv estava desligada ele voltou para a cozinha, e eu perguntei-lhe se se queria sentar e comer ele disse que sim é claro que tive de repetir no mesmo dia e dias seguintes mas a verdade é que como manti o comportamento consistente ele aprendeu há que saber escolher as batalhas, por isso tento 1 resolver uma de cada vez de cada vez, comer sentado comer cenouras comer a sopa comer sem atirar coisas para o chão comer sem cuspir....
Bjs, Patchi e André Estás em casa e queres ganhar € com o teu computador ?clica aqui, regista-te nestes 2 link´s hoje mesmo. - http://emcasaganhareuroscomocomputador.blogspot.comESTE JÀ ME PAGOU  .  http://sandrafanha.spaces.live.comhttp://www.meubebezinho.com.br/bebe/andreramos
|
|
Membro desde: 7/28/2008 Mensagens: 1,255 Localização: Carcavelos
|
[Patchi wrote:]oi
infelizmente ou felizmente , ainda não percebi sempre fui um pouco dura com as maneiras a mesa desde pequeno geralmente ele porta-se bem a mesa não se levanta sem ter acabado de comer ( sempre que afirmo isto ele deixa-me mal vista )
o melhor mesmo é o reenforço positivo ou seja elogiar sempre que ele se portar bem e anunciar que ficamos contentes por ele estar a comer bem
o que funcionou comnosco foi o reenforço positivo e usar pratos pequenos e por pouca comida, ( se ele quiser mais poum-se mais ) comermos em familia todos sentados com regras e comida iguais para todos.
em restaurantes evito comida que sei que ele não gosta , como cenouras, a melhor forma de ganhar uma discussão é evita-la ele sabe que se esta no prato vai ter de comer ( por isso ponho pouco )
quando ele se recusa a comer digo-lhe que estou muito triste e que se ele não quer comer pode ir sozinho para o quarto ( nunca lhe ligo a tv ) a terçeira vez que lhe aviso para comer levanto-me e ponho no chão e digo - se não queres comer não comes, mas tambem não há mais nada, nem fruta ou sobremesa, podes ir-te embora. da primeira vez que fiz isto custou-me imenso , mas a verdade é que como não tinha ninguem para brincar e atv estava desligada ele voltou para a cozinha, e eu perguntei-lhe se se queria sentar e comer ele disse que sim é claro que tive de repetir no mesmo dia e dias seguintes mas a verdade é que como manti o comportamento consistente ele aprendeu
há que saber escolher as batalhas, por isso tento 1 resolver uma de cada vez de cada vez, comer sentado comer cenouras comer a sopa comer sem atirar coisas para o chão comer sem cuspir.... ASSINO POR BAIXO e mais: nunca por nunca eu consentiria num comportamento desses....eu ter de ir para o carro e comer à vez??Que respeito estamos a demonstrar por nós próprios ao sermos subjugados pela vontade de uma criança dessa maneira? Nem pensar, eles berram? as pessoas olham? Ralhem com eles, sejam firmes...além disso não se pode levar para um restaurante uma criança que não tenha regras de sentar á mesa em casa....não ficam sentados em casa? não comem, é simples....acabaram de comer e levantam-se logo? nem pensar!!!Os meus ainda mal falavam e das primeiras coisas que ensinei a dizer foi: posso sair da mesa se faz favor? Tive muita gritaria também até começar a deixar de me enervar e impor regras rigidas e acima de tudo, horários aceitáveis para crianças. Ir com eles para restaurantes fora das horas normais das refeições pode revelar-se um tormento. Ah e ainda hoje levo canetas para fazerem desenhos quando acabam de comer. Desculpem os meus modos, mas eu também sou muito rigida com "a mesa" e sim, não gosto de deixar chorar, mas na cadeira do comer ainda os deixei chorar para aprenderem que é ali que que ficam, isto tudo sem me ausentar da cozinha é claro. Uma beijoca
  A minha afilhadinha: andreia3 (vai ter um menino!!!4º filho! Parabéns linda!)
|
|
Membro desde: 12/10/2007 Mensagens: 2,314
|
|
|
Membro desde: 12/14/2007 Mensagens: 2,401
|
[mãede3 wrote:][Patchi wrote:]oi
infelizmente ou felizmente , ainda não percebi sempre fui um pouco dura com as maneiras a mesa desde pequeno geralmente ele porta-se bem a mesa não se levanta sem ter acabado de comer ( sempre que afirmo isto ele deixa-me mal vista )
o melhor mesmo é o reenforço positivo ou seja elogiar sempre que ele se portar bem e anunciar que ficamos contentes por ele estar a comer bem
o que funcionou comnosco foi o reenforço positivo e usar pratos pequenos e por pouca comida, ( se ele quiser mais poum-se mais ) comermos em familia todos sentados com regras e comida iguais para todos.
em restaurantes evito comida que sei que ele não gosta , como cenouras, a melhor forma de ganhar uma discussão é evita-la ele sabe que se esta no prato vai ter de comer ( por isso ponho pouco )
quando ele se recusa a comer digo-lhe que estou muito triste e que se ele não quer comer pode ir sozinho para o quarto ( nunca lhe ligo a tv ) a terçeira vez que lhe aviso para comer levanto-me e ponho no chão e digo - se não queres comer não comes, mas tambem não há mais nada, nem fruta ou sobremesa, podes ir-te embora. da primeira vez que fiz isto custou-me imenso , mas a verdade é que como não tinha ninguem para brincar e atv estava desligada ele voltou para a cozinha, e eu perguntei-lhe se se queria sentar e comer ele disse que sim é claro que tive de repetir no mesmo dia e dias seguintes mas a verdade é que como manti o comportamento consistente ele aprendeu
há que saber escolher as batalhas, por isso tento 1 resolver uma de cada vez de cada vez, comer sentado comer cenouras comer a sopa comer sem atirar coisas para o chão comer sem cuspir.... ASSINO POR BAIXO e mais: nunca por nunca eu consentiria num comportamento desses....eu ter de ir para o carro e comer à vez??Que respeito estamos a demonstrar por nós próprios ao sermos subjugados pela vontade de uma criança dessa maneira? Nem pensar, eles berram? as pessoas olham? Ralhem com eles, sejam firmes...além disso não se pode levar para um restaurante uma criança que não tenha regras de sentar á mesa em casa....não ficam sentados em casa? não comem, é simples....acabaram de comer e levantam-se logo? nem pensar!!!Os meus ainda mal falavam e das primeiras coisas que ensinei a dizer foi: posso sair da mesa se faz favor? Tive muita gritaria também até começar a deixar de me enervar e impor regras rigidas e acima de tudo, horários aceitáveis para crianças. Ir com eles para restaurantes fora das horas normais das refeições pode revelar-se um tormento. Ah e ainda hoje levo canetas para fazerem desenhos quando acabam de comer. Desculpem os meus modos, mas eu também sou muito rigida com "a mesa" e sim, não gosto de deixar chorar, mas na cadeira do comer ainda os deixei chorar para aprenderem que é ali que que ficam, isto tudo sem me ausentar da cozinha é claro. Uma beijoca Mais uma que exige regras e boa educação desde cedo! O David come à mesa conosco desde os 11 meses. Come ao mesmo tempo que nós e a mesma comida, talvez seja por isso que está habituado a comportar-se à mesa. Quando acaba, pede para saír da mesa, mas regra geral ele é o último a acabar Houve alturas, quando ele tinha os seus 18 meses que deixámos de comer fora porque ele queria explorar os restaurantes. Em casa portava-se bem, fora não, portanto abolimos restaurantes durante uns 2 meses e depois voltou ao normal. Já houve dias em que não quer comer ou não quer estar sentado à mesa, tem duas opções: ou fica e come ou pode ir para o quarto brincar sem jantar. Ele escolhe sempre a primeira! E já lhe dou estas opções desde antes dos 2 aninhos dele! Tenho uns amigos que a míuda faz 3 anos em janeiro e ainda come às prestações. Nunca come sentada à mesa. Ou está a brincar ou ver tv e quando lhe apetece vai buscar uma garfada à Mãe ou ao Pai! Mas cada um sabe de si, eu não permitia.... Mas é preciso paciência, muita paciência!
    Com 4 meses meço 68 cm e peso 7.930 kg!
|
|
Membro desde: 3/16/2006 Mensagens: 736 Localização: Muita a Norte. Quase, quase em Espanha!!!
|
ok
Cláudia
|
|
Membro desde: 12/10/2007 Mensagens: 2,314
|
|
|
Membro desde: 1/7/2006 Mensagens: 965
|
a marias disseJá houve dias em que não quer comer ou não quer estar sentado à mesa, tem duas opções: ou fica e come ou pode ir para o quarto brincar sem jantar. Ele escolhe sempre a primeira! E já lhe dou estas opções desde antes dos 2 aninhos dele!a verdade é que funciona desde muito pequenos lembro de que quando li num livro esta sugestão pensei que nunca funcionaria com um bb que não anda-se mas como já estava a desesperar decidi tentar e a verdade é que mesmo eles sendo bbs eles percebem tudo e mais hoje ele tem 3 anos e está sempre a testar os limites ( faz parte da natureza deles ) o importante é mesmo ser consistente no que se permite ou não. em relação a eusinha ter ido para o carro, na verdade em locais publicos quando ha birras é o melhor comportamento quando a birra começa o melhor é avisar que não pode ser e que se não para irá para o carro e se não parar ir para o carro ou um corredor longe das pessoas agora no carro não dar brinquedos nem falar até a birra passar, tambem não chamar nomes ( como menino feio ) o melhor mesmo é não dar importancia e deixar passar quando passar então voltar ao restaurante se recomeçar voltar a fazer o mesmo há que perceber que as birras são a forma de eles lidarem com as frustações eles ainda não sabem reagir emoçionalmente e na verdade precisão da nossa ajuda geralmente quando a birra acaba eu ofereço um abraço e digo que gosto muito dele mas estou triste por ele se ter portado mal. ou seja mais uma vez o reenforço positivo, primeiro algo que o acalma depois a lição de moral. varias pessoas pensão então fez uma birra e agora leva um abraço a verdade é que as varias birras do andre duram 1 minutos enquanto as de outros miudos parecem não ter fim. é evidente que não é assim tão façil como eu escevo, pois nem sempre tenho paçiençia ou descirnimento mas fazendo um esforço a rotina instala-se tanto para ele como para mim. desculpem o testamento espero que ajude de alguma forma....
Bjs, Patchi e André Estás em casa e queres ganhar € com o teu computador ?clica aqui, regista-te nestes 2 link´s hoje mesmo. - http://emcasaganhareuroscomocomputador.blogspot.comESTE JÀ ME PAGOU  .  http://sandrafanha.spaces.live.comhttp://www.meubebezinho.com.br/bebe/andreramos
|
|
Membro desde: 4/21/2008 Mensagens: 340
|
[Patchi wrote:]a verdade é que as varias birras do andre duram 1 minutos enquanto as de outros miudos parecem não ter fim.
Para mim isto diz tudo e faz todo o sentido! Beijinhos!

|
|
|
Guest |