Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

dúvidas sobre a amamentação [Options] · [View]
dyane
Inserida em: Monday, November 17, 2008 7:59:34 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 10/30/2008
boas,
tenho uma pequena grande dúvida e espero k alguem me saiba esclarecer.

tenho uma bebe com 15 dias e tenho tido muita dificuldade em amamentar pois tenho os mamilos todos em ferida. Uso os bicos de silicone mas mesmo assim são umas dores horriveis e k ja por varias vezes k ela vem mamar e começa a sair sangue.
comprei uma bomba para extrair o leite para ela poder continuar a beber o meu leitinho e para nao encaroçar, a minha duvida é se assim o leite nao corre o risco de secar,pois parece k ja nao tenho as mamas tao cheias e se ela depois de eu melhorar vai kerer voltar a mamar mas mamas uma vez k o tem feito no biberon que é muito mais facil.

agradeço a quem me puder ajudar. obrigada
[Sponsor]
Inserida em: Monday, November 17, 2008 7:59:34 PM

[]
aipc
Inserida em: Monday, November 17, 2008 10:00:10 PM

Membro desde: 4/1/2008
Penso q a bomba n deve ser utilizada antes de 1 mês, pois é o tempo (mais ou menos) q demora o organismo a equilibrar a produçao de leite, e qt mais tiras c a bomba, mais estás a dizer ao teu organismo p produzir mais, e maior será o risco de encaroçar.

Por outro lado, se tens os mamilos doridos, é pq provavelmente o teu bb ainda n consegue fazer bem a pega e, a introduçao do biberon poderá n facilitar essa tarefa e confundir o bb, pq mamar na mama é completamente diferente do q beber biberon.

Mas eu n tenho formação nesta área (vamos esperar pelas mamas conselheiras), mas sou um mamã q sofreu mt c a amamentação e aconselho-te a aguentares-te mais um pouco, pq esses mal-estares dp passam (no meu caso durou mais ou menos mês e meio).

Bjs

Ana

BABS
Inserida em: Monday, November 17, 2008 10:53:31 PM

Membro desde: 7/2/2007
Olá...

Em primeiro lugar parabéns pela princesinha Wink

Em relação à amamentação...
Se estás com feridas nos mamilos é sinal que o bebé está a fazer uma pega incorrecta, e por mais truques que uses, nunca irás conseguir resolver esse problema enquando a pega não for corrigida...
Na tua zona, deverá haver concerteza algum centro de saúde com cantinho da amamentação... deverás ser vista lá, pois a correcção da pega, é mais facil se tiveres ajuda presencial... de qualquer maneira, aqui ficam umas dicas para uma pega correcta:

*Boca bem aberta
*labio inferior voltado para fora
*queixo a tocar na mama
*a boca apanha uma grande parte da aréola, principalmente na parte de baixo
*as bochechas enchem-se e não encovam
*ouves o bebé a engolir o leite
*no inicio sucções rápidas e curtas, e depois passam a longas e espaçadas (é sinal que está a sair bem o leite)

Os bicos de silicone, apesar de criarem a ilusão que melhora, na verdade não ajuda em nada, pois só está a fazer com que o bebé vicie uma pega errada...
O mamilo é apenas 1/3 do que o bebé tem na boca... deverá ter tb grande parte da aréola, e o uso do bico de silicone, faz com que o bebé não consiga apanhar mais nada para além do bico...

O uso da bomba durante o primeiro mês realmente não é aconselhavel, mas este caso é diferente, visto que o bebé mamar directamente na mama (enquanto a pega não é corrigida) te causa dores... podes ir tirando de vez em quando com a bomba, mas é importante que não deixes de tentar colocar o bebé à mama mas com uma boa pega...

Nestes casos é dificil ajudar virtualmente, mas se puderes passa por um cantinho da amamentação...
Enquando não vais lá, tenta corrigir com as dicas que te falei...

Bjinhos grandes
BABS

rbalmeid
Inserida em: Monday, November 17, 2008 11:00:31 PM

Membro desde: 8/13/2007
Ola!

Antes de mais parabens!

Se queres continuar a amamentar é muito importante retirares o biberao logo que possivel. Se nao consegues dar mama directamente tenta dar o teu leite com um copinho, colher ou ate seringa!

Pelo que dizes deves ter problemas com a pega e dai os mamilos estarem mal... Se fores ao sticky do topico de aleitamento materno tens la informaçao sobre como corrigir a pega. Tambem podes mandar uma PM a BABAS ou a APPM que sao conselheiras de amamentaçao e te podem ajudar nesse ponto. OPS ja vi que a BABS te esta a responder, optimo Wink

Agora, teres uma quebra de produlçao nesta fase pode ser apenas o teu corpo a adaptar-se a quantidade que o bebe mama. Eu tive um prematuro que mamou muito biberao no hospital, aos 15 dias teve alta, e passei a dar so mama e apos uns primeiros dias de adaptaçao foi possivel sim. Amamentei em exclusivo ate aos 6 meses, por isso nao desistas!

Beijinhos
Rute

Bebes e Mamas marcianas de 2008 - topico na pediatria

Cesariana de urgência as 35 semanas. O Bruno fica em cuidado intensivos.
Ao 5º dia de vida deixa o CPAP. Ao 6º dia de vida vem ao meu colo pela primeira vez e começa tomar leite por sonda. Ao 9º dia de vida sai dos cuidados intensivos e da incubadora. Ao 10º dia de vida começa como biberao.
Ao 11º dia deixam-me dar maminha!!!!! Ao 12º tiram-lhe os electrodos, deixa o monitor e o oximetro. Ao 13º dia tira o soro, acabam os tubos, cabos e afins! Ao 14º dia acabou-se o "parto" e o Bruno veio para casa!!!!
CIA congenita... à espera que feche pray1 pray1 pray1 pray1
dyane
Inserida em: Tuesday, November 18, 2008 1:44:19 PM

Membro desde: 10/30/2008
BABS:
Obrigada pelas dicas.
Em relação a ir ao centro de saúde a um cantinho de amamentação ,aqui no da minha area de residencia na há. E quando começei a sangrar dos mamilos fui lá e o que a enfermeira me disse foi para tirar o leite com uma bomba porque o leite nao podia ca ficar senao ia ter problemas e para ir passando com o leite nos mamilos para ajudar a cicatrizar, mais nada nem me examinou. E lá fui eu para casa tentar tirar o leite com a bomba.
Mas não tiro sempre, faço mais ou menos assim: 1 mamada no biberon com o leite extraido e na mamada seguinte na maminha que´parecendo que nao ja nao doi tanto e as vezes se nao me doer tento dar na mamada seguinte na mama outra vez.
Em relação aos bicos foi-me aconselhado na maternidade o seu uso porque não consigo formar muito bem o mamilo e ela nao conseguia pegar.

Obrigada tambem as outras mamas pelas dicas
Paty83
Inserida em: Tuesday, November 18, 2008 5:21:03 PM
Ranking: Member

Membro desde: 9/26/2007
Ola! Tb tive esses problemas (mamilos a sangrar, quase desesperei) mas n desisti e o q me ajudou a curar foi uma pomada cicatrizante (cicamel) e lanolina que ainda hj uso pois é super hidratante e nunca mais tive problemas. N cheguei a usar bicos silicone, qt mais rapido sararem as feridas melhor e estas pomadas ajudaram bastante.
Bjos e espero ajudar.

BABS
Inserida em: Tuesday, November 18, 2008 5:27:29 PM

Membro desde: 7/2/2007
[dyane wrote:]

Em relação aos bicos foi-me aconselhado na maternidade o seu uso porque não consigo formar muito bem o mamilo e ela nao conseguia pegar.

Mamilos invertidos ou planos não são impeditivos para amamentar...
O bebé mama na mama e não no mamilo, daí não ser necessário que o mamilo seja grande ou muito saido!
Os mamilos de silicone são uma ilusão, embora por vezes ajudem quando a mae ja tem gretas ou fissuras, mas como não resolve o problema, a mãe quando tira os mamilos de silicone (quando conseuge, pois muitos bebés têm dificuldade em voltar a pegar directamente na mama) se o bebé não corrigiu a pega (impossivel quando usa bicos de silicone), volta a criar fissuras e gretas...

Bjinhos grandes
BABS

anabf
Inserida em: Monday, November 24, 2008 12:04:20 PM

Membro desde: 3/24/2008
[dyane wrote:]
BABS:
Obrigada pelas dicas.
Em relação a ir ao centro de saúde a um cantinho de amamentação ,aqui no da minha area de residencia na há. E quando começei a sangrar dos mamilos fui lá e o que a enfermeira me disse foi para tirar o leite com uma bomba porque o leite nao podia ca ficar senao ia ter problemas e para ir passando com o leite nos mamilos para ajudar a cicatrizar, mais nada nem me examinou. E lá fui eu para casa tentar tirar o leite com a bomba.
Mas não tiro sempre, faço mais ou menos assim: 1 mamada no biberon com o leite extraido e na mamada seguinte na maminha que´parecendo que nao ja nao doi tanto e as vezes se nao me doer tento dar na mamada seguinte na mama outra vez.

Obrigada tambem as outras mamas pelas dicas

Olá

Isso foi exactamente o que fiz com o meu pimpolho. Ele também n fez uma boa pega, pois segundo as enfermeiras da maternidade a mama era grande demais para a boca dele, mas como o mamilo era grande ele mamava apenas no mamilo. Foi desesperante, apesar de ser segundo filho (o primeiro dei de mamar até aos 6 meses), estive quase a desisitir pois as dores eram insuportaveis. Mas fiz como tu, 1 mamada na maminha e outra no biberon com o meu leitinho, e com 3 semanas o meu filhote já podia mamar sempre no peito. Também fui tentando que ele melhorasse a pega..não está a 100% mas é o melhor que se pode arranjar.

COntinua a insistir e vias ver que consegues.

jocas

Mamãs de Setembro-Outubro 2008 /Beloved Babies de Setembro/Outubro de 2008
Madrinha - dbreves (o António nasceu dia 26/9 com 2630 gr e 49 cm
Afilhadas - pmacamano (o Leonardo nasceu dia 16/10 às 14.32 com 3215 gr e 47 cm) e Susanna (a Amy nasceu dia 6/10 às 17.22 com 2830 gr e 48 cm e Afilhado: o valente Hugo
36 Sem. A Tuxa
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum