Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

O que levará uma criança/adolescente a fazer uma coisa destas????? [Options] · [View]
Samsara
Inserida em: Monday, November 24, 2008 1:45:23 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 2/4/2008
[saraf wrote:]

Achei graça a isso que dizes a propósito das contradições que identificas em ti e que te fazem muita confusão.

Sabes, não faço ideia se no meio de todas as contradições que eu sinto em mim haverá alguma veradeiramente patológica (algumas eu sei que tendem, mas just fall short of Wink, mas aqui há uns anos eram fonte de grande angústia para mim. Tinha dificuldade em reconhecer em mim uma personalidade, uniforme e unívoca, que me transmitissse a segurança e o conforto da continuidade e da constância do "eu". Sentia-me muitas vezes fragmentada ou múltipla (my name is Legion for I am many hehehe).

Entretanto descobri que a homogeneidade e a ausência de contradição são uma ilusão muitas vezes perigosa. Não é assim, a mente humana saudável. Dá muito mais trabalho e sofrimento ter-se noção das dissidências internas, mas quem é que disse que a capacidade de insight era uma benção LOL?

A propósito da morte, eu em pequena era obcecada pelo assunto e ainda hoje penso muitoo nisso (mas com cuidado, que este assunto tem dentes e morde). A possibilidade ( a inevitabilidade) de deixar de existir é para mim teoricamente aterrorizante, apesar de emocionalmente lidar bastante bem com esta questão.

Bjocas

Bem.. Eu costumo dizer que bem-aventurados são os pobres de espírito Laughing Por vezes a capacidade de insight e a própria inteligência emocional são uma cruz lixada de carregar, mas também são essas as ferramentas que nos permitem ultrapassar as mesmas dificuldades que nos criam.. Paradoxo interessante não? Prefiro acreditar que faz de nós pessoas mais ricas e interessantes do que aquelas que nunca têm a dificuldade, mas também nunca passam pela experiência de a ultrapassar.

Sei o que queres dizer com a fragmentação do Eu, tinha essa sensação durante a adolescência e era algo que me angustiava um pouquinho, mas nunca foi primordial no universo das minhas preocupações Laughing Dito assim parece que foi há muito, só tenho 23 anos ainda.. Mas realmente parece noutra vida.

Penso que aprender a escutar-ME, a estar atenta às minhas necessidades e vontades, aprender a dizer que não, todas essas coisas contribuiram para me dar estabilidade e para "unificar" um pouco a minha imagem de MIM.

Também me identifico com a tal dicotomia imagem teórica versus imagem emocional da morte.

Alexandra
Clickem nas imagens!
MJSFS
Inserida em: Monday, November 24, 2008 3:11:48 PM

Membro desde: 5/18/2007
Eu já pensei no assunto... em suicidar-me, numa altura em que tinha ataques de pánico e estava com um principio de uma depressão. Num desses ataques passam mil e uma coisas pela cabeça... e já não era adolescente. O problema da adolescencia é que sentimos tudo mais intensamente, não temos muita auto-estima e qualquer "bomba" que nos amandem pode parecer o fim do mundo.
Sem dúvida que é uma fase difícil e os pais devem estar sempre atentos.

BOM ANO
Caalex
Inserida em: Tuesday, November 25, 2008 10:21:55 AM

Membro desde: 1/3/2005
Não sei o que levará um ser humano, um adolescente ou muito menos uma criança a matar-se.
O que sei, é que todos somos seres bastante complexos, e na cabeça de cada um de nós passa-se muita coisa, quer por vezes até nós próprios ficamos surpreendidos.

Há a ideia de quem realmente se quer suicidar não avisa, mas não partilho esta ideia.

O meu irmão tem 2 amigos que se suicidaram, um deles avisou e matou-se com um tiro de pistola na cabeça; ou seja, foi um método escolhido para ser eficaz e não apenas para chamar atenção.

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum