|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 4/11/2008 Mensagens: 334 Localização: amadora
|
"Porque acredito que o conhecimento parado não traz proveito a ninguém, aqui deixo o meu testemunho sobre uma descoberta muito relevante que fiz recentemente, relacionada com a amamentação, mais concretamente com a dor localizada no mamilo ao longo das mamadas e mesmo quando o bebé não está a mamar. Quando uma mamã se queixa de dor ou sensibilidade mais acentuada nos mamilos, imediatamente nos falam da questão da pega – perguntam-nos se o bebé é bem posicionado; se abocanha bem o mamilo, com a auréola em grande parte tomada pela boquinha; se lhe vemos o lábio inferior virado para fora enquanto mama, com as orelhinhas em movimento... A verdade é que a minha resposta era a mesma a todos estes pormenores do questionário: SIM!!!! De forma que acabei por me conformar com a dor que sentia pontualmente, sobretudo quando o meu filho mamava mais intensamente, e associava as dores que tinha ao fortíssimo poder de sucção do meu bebé. Acontece que, no último fim-de-semana, esta dor se tornou praticamente insuportável, levando-me a contar até três antes de o pôr a mamar, reter a respiração e cerrar os dentes, sem conseguir evitar s lágrimas. Inconformada, procurei a descrição dos sintomas que apresentava no livro do Dr. Carlos González, Manual Prático do Aleitamento Materno, e lá estavam eles, exactamente como os sentia! E eu que nunca tinha visto este problema descrito em lado nenhum, eu que até me julgava uma mulher já muito esclarecida sobre tudo o que à amamentação diz respeito... Resumindo, se apresentarem um mamilo com um ponto branco, de tamanho semelhante a uma cabeça de alfinete (que pode ficar maior depois do bebé mamar), de aspecto brilhante, liso e ligeiramente saliente, aparentando-se com uma pequeníssima bolha sobretudo quando apertam o mamilo, e que é extremamente doloroso, sobretudo quando o bebé começa a mamar, provavelmente têm uma “bolha branca de leite” – um contratempo de muito fácil resolução – soubesse eu há mais tempo! – e que está por vezes relacionado com a obstrução de um ducto de leite. Seguindo as indicações do Dr. González, resolvi o problema da seguinte forma, logo a seguir à mamada: 1º Embebi um algodão em álcool e embrulhei com ele uma agulha, de ponta bem fina, durante dez minutos; 2º Peguei na agulha já desinfectada com uma mão e com a outra apertei o mamilo, por forma a conseguir destacar bem a bolha e poder ver o melhor sítio para a picar – se derem atenção, com bastante luz, a bolha apresenta um pontinho por onde será mais fácil drená-la – se não o virem, não faz mal, várias picadinhas em sítios diferentes da bolha são praticamente indolores e facilitam muito a drenagem; 3º Fui apertando suavemente o mamilo (mesmo só na ponta, caso contrário começam a extrair leite às pingas ou esguichos, o que não vos deixa observar a drenagem da bolha nem fazê-la convenientemente). Provavelmente observarão a saída de uma substância muito branca solidificada, de consistência semelhante à da manteiga, e começarão a sentir o alívio imediato da dor. Comigo foi um alívio e tanto! Tão grande quanto a quantidade impressionante de “manteiga branca” que vi aparecer – há-de ter sido o equivalente a uma colher de café! Para conseguir a drenagem completa, fui intercalando o apertar suave do mamilo com a extracção manual de um bocadinho de leite. Atenção: as picadas são muito superficiais, não é suposto ver sangue. Dar mama já era um dos meus maiores prazeres, agora então!... Uaaaau!" Encontrei este post num outro forum que frequento e aqui deixo para muitas mamas lerem e ficarem a conhecer pois a mim aconteceu-me o mesmo e ninguem me soube explicar o que era ... mas enfim... ja passou... Boa sorte e continuacao de boas mamadas 
       Afilhada RitaXavi...DPP do TOMÁS - 14/01/09 Os meu miminhos-Visitem
|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 5/23/2007 Mensagens: 3,332
|
Obrigado Andrea! Eu estou a ler o Manual de Aleitamento Materno, mas ainda não cheguei a essa parte! Realmente o Dr. Carlos González é um espectáculo!!! Mas uma coisa é certa: a amamentação nunca deve ser dolorosa, se o é, é porque algo não está correcto e tem de ser avaliado e tratado! Jocas
   Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008 Vonny A LAURA NASCEU DIA 07/12/2008 às 21:52 anabd A MARIANA NASCEU DIA 19/12/2008!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
|
|
Membro desde: 9/10/2006 Mensagens: 5,780
|
eh, obrigada. tb tive umas dores terríveis... se calhar tive isso!!!  amanhã vou olhar para os meus mamilos

|
|
Membro desde: 4/12/2008 Mensagens: 393 Localização: Sta Maria da Feira
|
já tive isso diversas vezes...cheguei a ir ao hospital, onde me disseram que era traumatismo derivado de alguma dentada...a minha bébé ainda não tinha 3 meses qd isso me aconteceu pela primeira vez. De facto, da 1.ª vez cheguei a picar e senti algum alivio...mas não apertei... Obrigada! Rute e Joana
|
|
Ranking: Member
Membro desde: 7/18/2008 Mensagens: 11
|
olá! Andava à procura de qualquer coisa sobre este assunto e já estava para colocar um post... parece-me que também tenho isso.... as dores não são propriamente insuportáveis, mas tenho andado um pouco preocupada a pensar que pudesse ser alguma coisa grave.... vou experimentar a picada.... depois conto como correu. Obrigada
|
|
Membro desde: 7/7/2008 Mensagens: 277 Localização: Lagos
|
Olá! Onde compraram esse livro "Manual do aleitamento materno"? Eu continuo com os mamilos doridos e mto sensíveis ao toque, mas não tenho essas bolhas...  Já experimentei 4 pomadas diferentes, já experimentei não pôr pomadas, enfim faço tudo o que "é suposto fazer" e isto não passa... A ver vamos... Bjs. Sónia
Sónia Santos (Lagos) www.2oportunidades.blogspot.com
|
|
|
Upa, como têm aparecido mamãs com estes sintomas... achei melhor subir este tópico! Jocas
   Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008 Vonny A LAURA NASCEU DIA 07/12/2008 às 21:52 anabd A MARIANA NASCEU DIA 19/12/2008!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
|
|
Membro desde: 5/27/2008 Mensagens: 75 Localização: alverca
|
Eu tb tenho a tal bolha e amanha vou tentar encher-me de coragem para fazer tal coisa. Valha-me deus que a mim tudo me acontece
|
|
Membro desde: 4/20/2008 Mensagens: 510
|
[sonia-santos wrote:]Olá! Onde compraram esse livro "Manual do aleitamento materno"? Eu continuo com os mamilos doridos e mto sensíveis ao toque, mas não tenho essas bolhas...  Já experimentei 4 pomadas diferentes, já experimentei não pôr pomadas, enfim faço tudo o que "é suposto fazer" e isto não passa... A ver vamos... Bjs. Sónia Como resolveste essa situação? Eu tive esses sintomas com a pele muito vermelha, mas sem bolhas e tive de parar de amamentar. Mas ainda tenho leite e, se conseguisse resolver este problemazito, gostava de tentar amamentá-lo novamente.
|
|
|
Oi, Rita! A mamã sonia_santos que escreveu isso aqui já o escreveu há algum tempo... mas pode ser que venha cá contar a experiência dela! Mas diz-me uma coisa, ainda tens os mamilos assim? Mesmo depois de teres deixado de amamentar? Se quiseres voltar a tentar, sabes onde me encontrar! Jocas
|
|
|
Ola Mamas Bem ja nao via este post ca em cima... Eu tive imensas dores ...cada vez que dava de mamar mordia os labios enchia-me de forca e oferecia a maminha...foi horrivel mesmo... pior que a mastite que tive... Para as mamas que tiverem uma bolha facam-no o quanto antes ...custa-nos ao inicio porque pensamos que vai doer... mas e um grande alivio que vao sentir no fim... Acreditem! Depois acabam-se as dores... e volta tudo ao normal... Eu adoro dar de mamar e nem essas dores me fizeram desistir...Por isso muita Forca mamas! Tudo se consegue! Bjinhos Andrea Ps: Se alguem me souber informar essas bolhas aparecem porque? Sera ma pega?
       Afilhada RitaXavi...DPP do TOMÁS - 14/01/09 Os meu miminhos-Visitem
|
|
|
[Andreascp wrote:]Ps: Se alguem me souber informar essas bolhas aparecem porque? Sera ma pega? Tenho de ver em que parte do livro está isso e depois venho aqui responder... Jocas
|
|
Membro desde: 7/2/2007 Mensagens: 2,804 Localização: Carcavelos
|
|
|
Membro desde: 11/10/2008 Mensagens: 126 Localização: portugal
|
Como me identifiquei contigo... " Respirar fundo, fechar os olhos e cerrar os dentes, enquanto o bébé mama". Tive isso com o meu 1º filho, uma vez... Foi horrivel! O bebé sugava, sugava, sugava... parava e chorava... e assim sucessivamente... Aquela dor!.... Perguntei à mãe que disse "oh filhinha, deves estar com uma mastite... isso doi muito!" A mama estava realmente muito inchada e quente. Resolvi olhar para o bico e vi UMA BOLHA! Chorei, chorei (um drama!...lol... sou muito mariquinhas!) e tomei uma decisão: pus o bebé a mamar (eu de olhos fechados a agarrar na cabecita dele) sem o deixar sair... doeu, doeu doeu doeu...e.... ahhhh! aquele alívio! E o bebé começou, também mais relachado, a mamar à boca cheia! Pensei que não era uma coisa tão estudada assim!
|
|
|
|
|
|
Já econtrei, pág 143 do Livro para quem tem e chama-se mesmo "Bolha Branca de Leite". Mas o Dr. não explica bem o porquê de aparecer, simplesmente diz: "Também designada por "ponto branco no mamilo", de aspecto liso e brilhante, do tamanho de uma cabeça de alfinete. É muito dolorosa ao dar de mamar e por vezes parece aumentar de tamanho. Em certos casos está associada à obstrucção de um canal mamário. O tratamento consiste em puncioná-la com um agulha, de preferência depois de dar de mamar, que é quando está maior. Tem tendência a ser recorrente. Depois de puncionada, convém massajar a zona assistindo-se por vezes à expulsão de uma substância espessa." Jocas
|
|
|
|
|
|
|
|