Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Bolha no Mamilo- A solucao da cura [Options] · [View]
Andreascp
Inserida em: Saturday, September 27, 2008 11:13:10 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 4/11/2008
"Porque acredito que o conhecimento parado não traz proveito a ninguém, aqui deixo o meu testemunho sobre uma descoberta muito relevante que fiz recentemente, relacionada com a amamentação, mais concretamente com a dor localizada no mamilo ao longo das mamadas e mesmo quando o bebé não está a mamar.

Quando uma mamã se queixa de dor ou sensibilidade mais acentuada nos mamilos, imediatamente nos falam da questão da pega – perguntam-nos se o bebé é bem posicionado; se abocanha bem o mamilo, com a auréola em grande parte tomada pela boquinha; se lhe vemos o lábio inferior virado para fora enquanto mama, com as orelhinhas em movimento... A verdade é que a minha resposta era a mesma a todos estes pormenores do questionário: SIM!!!! De forma que acabei por me conformar com a dor que sentia pontualmente, sobretudo quando o meu filho mamava mais intensamente, e associava as dores que tinha ao fortíssimo poder de sucção do meu bebé. Acontece que, no último fim-de-semana, esta dor se tornou praticamente insuportável, levando-me a contar até três antes de o pôr a mamar, reter a respiração e cerrar os dentes, sem conseguir evitar s lágrimas. Inconformada, procurei a descrição dos sintomas que apresentava no livro do Dr. Carlos González, Manual Prático do Aleitamento Materno, e lá estavam eles, exactamente como os sentia! E eu que nunca tinha visto este problema descrito em lado nenhum, eu que até me julgava uma mulher já muito esclarecida sobre tudo o que à amamentação diz respeito...

Resumindo, se apresentarem um mamilo com um ponto branco, de tamanho semelhante a uma cabeça de alfinete (que pode ficar maior depois do bebé mamar), de aspecto brilhante, liso e ligeiramente saliente, aparentando-se com uma pequeníssima bolha sobretudo quando apertam o mamilo, e que é extremamente doloroso, sobretudo quando o bebé começa a mamar, provavelmente têm uma “bolha branca de leite” – um contratempo de muito fácil resolução – soubesse eu há mais tempo! – e que está por vezes relacionado com a obstrução de um ducto de leite.

Seguindo as indicações do Dr. González, resolvi o problema da seguinte forma, logo a seguir à mamada:

1º Embebi um algodão em álcool e embrulhei com ele uma agulha, de ponta bem fina, durante dez minutos;

2º Peguei na agulha já desinfectada com uma mão e com a outra apertei o mamilo, por forma a conseguir destacar bem a bolha e poder ver o melhor sítio para a picar – se derem atenção, com bastante luz, a bolha apresenta um pontinho por onde será mais fácil drená-la – se não o virem, não faz mal, várias picadinhas em sítios diferentes da bolha são praticamente indolores e facilitam muito a drenagem;

3º Fui apertando suavemente o mamilo (mesmo só na ponta, caso contrário começam a extrair leite às pingas ou esguichos, o que não vos deixa observar a drenagem da bolha nem fazê-la convenientemente). Provavelmente observarão a saída de uma substância muito branca solidificada, de consistência semelhante à da manteiga, e começarão a sentir o alívio imediato da dor. Comigo foi um alívio e tanto! Tão grande quanto a quantidade impressionante de “manteiga branca” que vi aparecer – há-de ter sido o equivalente a uma colher de café! Para conseguir a drenagem completa, fui intercalando o apertar suave do mamilo com a extracção manual de um bocadinho de leite.

Atenção: as picadas são muito superficiais, não é suposto ver sangue.

Dar mama já era um dos meus maiores prazeres, agora então!... Uaaaau!"

Encontrei este post num outro forum que frequento e aqui deixo para muitas mamas lerem e ficarem a conhecer pois a mim aconteceu-me o mesmo e ninguem me soube explicar o que era ... mas enfim... ja passou... Boa sorte e continuacao de boas mamadas Wink

Afilhada RitaXavi...DPP do TOMÁS - 14/01/09
Os meu miminhos-Visitem Wink
[Sponsor]
Inserida em: Saturday, September 27, 2008 11:13:10 PM

[]
APPM
Inserida em: Saturday, September 27, 2008 11:54:10 PM

Membro desde: 5/23/2007
Obrigado Andrea!

Eu estou a ler o Manual de Aleitamento Materno, mas ainda não cheguei a essa parte! Realmente o Dr. Carlos González é um espectáculo!!!

Mas uma coisa é certa: a amamentação nunca deve ser dolorosa, se o é, é porque algo não está correcto e tem de ser avaliado e tratado!

Jocas

Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008
Vonny A LAURA NASCEU DIA 07/12/2008 às 21:52 anabd A MARIANA NASCEU DIA 19/12/2008!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
sifpereira
Inserida em: Sunday, September 28, 2008 12:39:11 AM

Membro desde: 9/10/2006
eh, obrigada. tb tive umas dores terríveis... se calhar tive isso!!! Confused amanhã vou olhar para os meus mamilos

rute_p
Inserida em: Sunday, September 28, 2008 10:10:06 PM

Membro desde: 4/12/2008
já tive isso diversas vezes...cheguei a ir ao hospital, onde me disseram que era traumatismo derivado de alguma dentada...a minha bébé ainda não tinha 3 meses qd isso me aconteceu pela primeira vez. De facto, da 1.ª vez cheguei a picar e senti algum alivio...mas não apertei...

Obrigada!

Rute e Joana

izzygirl
Inserida em: Friday, October 10, 2008 12:31:46 PM
Ranking: Member

Membro desde: 7/18/2008
olá! Andava à procura de qualquer coisa sobre este assunto e já estava para colocar um post... parece-me que também tenho isso.... as dores não são propriamente insuportáveis, mas tenho andado um pouco preocupada a pensar que pudesse ser alguma coisa grave.... vou experimentar a picada.... depois conto como correu. Obrigada
sonia-santos
Inserida em: Friday, October 10, 2008 2:40:14 PM

Membro desde: 7/7/2008
Olá! Onde compraram esse livro "Manual do aleitamento materno"?
Eu continuo com os mamilos doridos e mto sensíveis ao toque, mas não tenho essas bolhas... Sad
Já experimentei 4 pomadas diferentes, já experimentei não pôr pomadas, enfim faço tudo o que "é suposto fazer" e isto não passa...
A ver vamos...
Bjs.
Sónia

Sónia Santos (Lagos)
www.2oportunidades.blogspot.com
APPM
Inserida em: Sunday, November 23, 2008 8:49:33 PM

Upa, como têm aparecido mamãs com estes sintomas... achei melhor subir este tópico!

Jocas

Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008
Vonny A LAURA NASCEU DIA 07/12/2008 às 21:52 anabd A MARIANA NASCEU DIA 19/12/2008!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
bade
Inserida em: Sunday, November 23, 2008 9:34:11 PM

Membro desde: 5/27/2008
Eu tb tenho a tal bolha e amanha vou tentar encher-me de coragem para fazer tal coisa. Valha-me deus que a mim tudo me aconteceConfused
Rita_Mendes
Inserida em: Sunday, November 23, 2008 10:46:06 PM

Membro desde: 4/20/2008
[sonia-santos wrote:]
Olá! Onde compraram esse livro "Manual do aleitamento materno"?
Eu continuo com os mamilos doridos e mto sensíveis ao toque, mas não tenho essas bolhas... Sad
Já experimentei 4 pomadas diferentes, já experimentei não pôr pomadas, enfim faço tudo o que "é suposto fazer" e isto não passa...
A ver vamos...
Bjs.
Sónia

Como resolveste essa situação? Eu tive esses sintomas com a pele muito vermelha, mas sem bolhas e tive de parar de amamentar. Mas ainda tenho leite e, se conseguisse resolver este problemazito, gostava de tentar amamentá-lo novamente.
APPM
Inserida em: Sunday, November 23, 2008 10:49:25 PM

Oi, Rita!

A mamã sonia_santos que escreveu isso aqui já o escreveu há algum tempo... mas pode ser que venha cá contar a experiência dela! Mas diz-me uma coisa, ainda tens os mamilos assim? Mesmo depois de teres deixado de amamentar?

Se quiseres voltar a tentar, sabes onde me encontrar!

Jocas

Andreascp
Inserida em: Sunday, November 23, 2008 10:50:08 PM

Ola Mamas

Bem ja nao via este post ca em cima...
Eu tive imensas dores ...cada vez que dava de mamar mordia os labios enchia-me de forca e oferecia a maminha...foi horrivel mesmo... pior que a mastite que tive...
Para as mamas que tiverem uma bolha facam-no o quanto antes ...custa-nos ao inicio porque pensamos que vai doer... mas e um grande alivio que vao sentir no fim... Acreditem!
Depois acabam-se as dores... e volta tudo ao normal...
Eu adoro dar de mamar e nem essas dores me fizeram desistir...Por isso muita Forca mamas! Tudo se consegue!
Bjinhos
Andrea

Ps: Se alguem me souber informar essas bolhas aparecem porque? Sera ma pega?

APPM
Inserida em: Sunday, November 23, 2008 10:54:22 PM

[Andreascp wrote:]
Ps: Se alguem me souber informar essas bolhas aparecem porque? Sera ma pega?

Tenho de ver em que parte do livro está isso e depois venho aqui responder...

Jocas

BABS
Inserida em: Monday, November 24, 2008 7:54:10 AM

Membro desde: 7/2/2007
Olá...

O ponto branco nem sempre indica um ducto obstruido... há mães que apresentam esse pontinho branco e os bebés têm sapinhos... normalmente é candidiase e trata-se da mesma forma que se tratam os sapinhos do bebé...

Bjinhos
BABS

ycleo
Inserida em: Monday, November 24, 2008 11:46:47 AM

Membro desde: 11/10/2008
Como me identifiquei contigo... " Respirar fundo, fechar os olhos e cerrar os dentes, enquanto o bébé mama". Tive isso com o meu 1º filho, uma vez... Foi horrivel! O bebé sugava, sugava, sugava... parava e chorava... e assim sucessivamente... Aquela dor!.... Perguntei à mãe que disse "oh filhinha, deves estar com uma mastite... isso doi muito!" A mama estava realmente muito inchada e quente. Resolvi olhar para o bico e vi UMA BOLHA! Chorei, chorei (um drama!...lol... sou muito mariquinhas!) e tomei uma decisão: pus o bebé a mamar (eu de olhos fechados a agarrar na cabecita dele) sem o deixar sair... doeu, doeu doeu doeu...e.... ahhhh! aquele alívio! E o bebé começou, também mais relachado, a mamar à boca cheia!
Pensei que não era uma coisa tão estudada assim!
Andreascp
Inserida em: Monday, November 24, 2008 3:03:08 PM

Bigada APPM...

Eu nao sei porque que tive a bolha e ainda me pergunto como tera uma bolha se formado no mamilo? Gostava de saber como prevenir...
Sera um ducto obstruido ou por os mamilos nao apanharem ar?
Bigada Smile
Andrea

APPM
Inserida em: Monday, November 24, 2008 3:41:29 PM

Já econtrei, pág 143 do Livro para quem tem e chama-se mesmo "Bolha Branca de Leite".

Mas o Dr. não explica bem o porquê de aparecer, simplesmente diz:

"Também designada por "ponto branco no mamilo", de aspecto liso e brilhante, do tamanho de uma cabeça de alfinete. É muito dolorosa ao dar de mamar e por vezes parece aumentar de tamanho. Em certos casos está associada à obstrucção de um canal mamário. O tratamento consiste em puncioná-la com um agulha, de preferência depois de dar de mamar, que é quando está maior. Tem tendência a ser recorrente. Depois de puncionada, convém massajar a zona assistindo-se por vezes à expulsão de uma substância espessa."

Jocas

Andreascp
Inserida em: Wednesday, November 26, 2008 9:06:17 PM

Bigada APPM
Ainda amamento e espero nao voltar a ter a maldita bolha Confused
Bjinhos
Andrea

Andreascp
Inserida em: Monday, December 08, 2008 2:20:40 PM