Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Desculpem o desabafo [Options] · [View]
micaela24
Inserida em: Thursday, November 20, 2008 3:46:23 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 9/15/2008
Eu não frequento o fórum assim à tanto tempo como isso mas, sinceramente, não costumo vir à secção do aleitamento porque, e desculpem-me a expressão porque não quero ofender rigorosamente ninguém, há tópicos que parecem um campo de batalha entre leite materno e leite artificial.

Estou grávida do meu primeiro filho, tenho medo de não conseguir amamentar, tenho medo de passar o que a minha mãe passou comigo e tenho milhões de dúvidas que não tenho coragem de colocar aqui porque tenho receio de ofender alguém ou de dizer alguma coisa que seja mal interpretada.

Desculpem o desabafo, mas adoro este fórum e participo em imensos temas e tenho pena de não me sentir muito à vontade neste. Repito, não quero que ninguém me leve a mal e não me estou a dirigir a ninguém em particular, até porque não conheço ninguém no fórum.

Acho que o fórum em geral, e este tema também, é imensamente útil para tirar as dúvidas de todos e dar apoio a quem precisa por isso é que tenho pena desta situação.

Provavelmente, vou ouvir o que não quero ao dizer isto e ser mal interpretada, mas paciência. Está dito.

Vem aí a Leonor!

DPP alterada para 10 de Maio
[Sponsor]
Inserida em: Thursday, November 20, 2008 3:46:23 PM

[]
sweetyfeisty
Inserida em: Thursday, November 20, 2008 3:55:00 PM

Membro desde: 3/27/2008
[micaela24 wrote:]
Eu não frequento o fórum assim à tanto tempo como isso mas, sinceramente, não costumo vir à secção do aleitamento porque, e desculpem-me a expressão porque não quero ofender rigorosamente ninguém, há tópicos que parecem um campo de batalha entre leite materno e leite artificial.

Estou grávida do meu primeiro filho, tenho medo de não conseguir amamentar, tenho medo de passar o que a minha mãe passou comigo e tenho milhões de dúvidas que não tenho coragem de colocar aqui porque tenho receio de ofender alguém ou de dizer alguma coisa que seja mal interpretada.

Desculpem o desabafo, mas adoro este fórum e participo em imensos temas e tenho pena de não me sentir muito à vontade neste. Repito, não quero que ninguém me leve a mal e não me estou a dirigir a ninguém em particular, até porque não conheço ninguém no fórum.

Acho que o fórum em geral, e este tema também, é imensamente útil para tirar as dúvidas de todos e dar apoio a quem precisa por isso é que tenho pena desta situação.

Provavelmente, vou ouvir o que não quero ao dizer isto e ser mal interpretada, mas paciência. Está dito.

Mas todos somos diferentes, certo?

Todos temos direito às nossas opiniões e convicções... Assim como temos o direito de opinar quando não concordamos e de afirmar quando o achamos correcto fazer.

Fazes o que sentires que está bem para ti micaela... concordando comigo ou não, podes pelo menos, concordar que discordamos!! Wink

É assim que eu faço... não tenho que aceitar as opiniões dos outros nem de impingir as minhas... muitas vezes, concordo que discordo!!

Bjs

Madrinhas: Susanna DPP 05/10/08 Amy Lee Very Happy Ja nasceu!!!! - Dia 06/10/2008 às 17h22m com 2830 gr. Very HappyVery HappyVery Happy
Afilhadas: aritinha DPP 03/07/08 Francisco Very Happy Ja nasceu no dia 30/06/2008 as 00h41m com 3870kg e 50cm Very HappyVery HappyVery Happy

sweetyfeisty
Inserida em: Thursday, November 20, 2008 3:55:41 PM

Membro desde: 3/27/2008
Ahhh e pode sempre tirar as tuas dúvidas por PM a muitas mamãs!!!

Bjs

Madrinhas: Susanna DPP 05/10/08 Amy Lee Very Happy Ja nasceu!!!! - Dia 06/10/2008 às 17h22m com 2830 gr. Very HappyVery HappyVery Happy
Afilhadas: aritinha DPP 03/07/08 Francisco Very Happy Ja nasceu no dia 30/06/2008 as 00h41m com 3870kg e 50cm Very HappyVery HappyVery Happy

APPM
Inserida em: Thursday, November 20, 2008 4:23:24 PM

Membro desde: 5/23/2007
Oi, micaela!

Este tema e outros que são falados aqui são temas polémicos e sendo este um fórum frequentado por muitas pessoas todas elas diferentes, é normal que ajam algumas "batalhas", houveram algumas que achei bastante úteis pois fizeram-me pesquisar mais e com isso estou sempre a aprender e acho que aprender é sempre uma mais valia!
Só tenho pena que essas trocas de ideias possam inpedir que algumas pessoas coloquem livremente as suas questões, eu acho que deves colocar as tuas dúvidas à vontade, mas claro estando preparada para todo o tipo de respostas que podes obter, e depois deves absorver a informação que te interessa e que vá de encontro às tuas convicções!
Há um tópico na gravidez, criado por mim, para dúvidas de grávidas em relação à amamentação, passa por lá e vê se te esclarece alguma dúvida, senão poderás sempre colocar uma nova questão no tópico ou por PM, estarei ao dispor para responder ao que puder!

Parabéns pela tua gravidez e desejos de Felicidades!

Jocas

Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008
Vonny A LAURA NASCEU DIA 07/12/2008 às 21:52 anabd A MARIANA NASCEU DIA 19/12/2008!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
martocas
Inserida em: Thursday, November 20, 2008 4:37:40 PM

Membro desde: 12/14/2006
Olá Micaela,

Faço minhas as palavras da Patricia. Penso que estes medos que tens foram vivdos por quase todas as mães... e só com informação, ajuda e determinação podemos garantir que iremos dar de mamar. A experiencia, geralmente negativa dos nossos pais, não ajuda nada nesta questão, mas enfim.
Porque não compras o livro do Carlos Gonzalez sobre o assunto? custa 10€, e vale mesmo a pena... por exemplo.
Se estivesse por aqui por Lisboa, sugeria que fizesses um dos cursos do SOS, mas em Viseu... bem, se houver problemas apita. No curso que fizemos de concelheiras, havia uma enfermeira de Viseu, super querida... por isso...

Bjs,
Marta

bebeboom.blogspot.com Conselheira de amamentação, pela OMS/Unicef
becas
Inserida em: Thursday, November 20, 2008 5:38:36 PM

Membro desde: 9/27/2001
[martocas wrote:]
Olá Micaela,

Faço minhas as palavras da Patricia. Penso que estes medos que tens foram vivdos por quase todas as mães... e só com informação, ajuda e determinação podemos garantir que iremos dar de mamar. A experiencia, geralmente negativa dos nossos pais, não ajuda nada nesta questão, mas enfim.
Porque não compras o livro do Carlos Gonzalez sobre o assunto? custa 10€, e vale mesmo a pena... por exemplo.
Se estivesse por aqui por Lisboa, sugeria que fizesses um dos cursos do SOS, mas em Viseu... bem, se houver problemas apita. No curso que fizemos de concelheiras, havia uma enfermeira de Viseu, super querida... por isso...

Bjs,
Marta

E se apesar de toda a informação, ajuda e determinação a amamentação não for possível? Não lhe parece que ao pôr as coisas nestes termos está a colocar uma pressão enorme sobre esta ou qq outra grávida? O que pensa das mães que não conseguem amamentar? Não se esforçaram o suficiente?
micaela24
Inserida em: Thursday, November 20, 2008 8:48:47 PM

Agradeço a disponibilidade de todas para ajudarem até através de PM. Vou investigar o livro e vou ver o que dizem na PPP. Tenho uma amiga já a frequentar as aulas e que me vai fazendo uns resumos.

Mas lá está, um pequeno comentário e volta-se ao mesmo.Confused

Vem aí a Leonor!

BABS
Inserida em: Thursday, November 20, 2008 9:14:16 PM

Membro desde: 7/2/2007
Agradeço a disponibilidade de todas para ajudarem até através de PM. Vou investigar o livro e vou ver o que dizem na PPP. Tenho uma amiga já a frequentar as aulas e que me vai fazendo uns resumos.

Olá... és de VIseu... gosto muit de ir aí...
eh eh eh

Olha, para o que precisares podes mandar PM para mim tb...

Bjinhos grandes e feliz gravidez
BABS

Mãeaos30
Inserida em: Friday, November 21, 2008 9:27:32 AM

Membro desde: 4/1/2008

Olá, Micaela,

Já uma vez disse isto noutro post e repito: quem não quer amamentar, percebo que não queira ouvir conselhos e dicas sobre o tema; mas quem diz que quer amamentar (grávidas ou recém mães), devia ficar feliz por haver tanta gente no fórum a incentivar e a querer efectivamente ajudar.

Tanto as mães que são conselheiras em aleitamento materno, como as restantes que partilham as suas experiências sobre amamentação não ganham absolutamente nada com isso, a não a ser satisfação de ajudar outras mães que procuraram essa ajuda.

Espero que não leves a mal o meu post, mas para mim, o primeiro factor de sucesso da amamentação é a informação sobre o tema e quem visite este tópico nunca se poderá queixar de falta de informação.

Felicidades!
Flashgorda
Inserida em: Wednesday, November 26, 2008 9:44:51 AM

Membro desde: 3/10/2008
Sem querer ferir susceptibilidades, acho que ainda vivemos numa democracia (sui generis, admito Very Happy), mas com livre direito de expressão.
Eu amamento há 7 meses e pretendo continuar enquanto conseguir, adoro, acho que a melhor "decisão" que alguma vez tomei, não consigo descrever a emoção que é, mesmo quando às 5 da manhã, e vez de estar a dormir, estou de mamoca de fora... No entanto, conheço várias pessoas que tiveram algumas dificuldades e optaram por desistir, e até algumas que nem tentaram! So what?? Quem não quer, não quer e ponto final! Admito que fico um pouco triste por essas pessoas, mas só pq não vão ter algumas sensações e emoções irrepetíveis na relação mãe/filho, mas não critico. Cada uma sabe de si!

Caalex
Inserida em: Wednesday, November 26, 2008 10:30:16 AM

Membro desde: 1/3/2005
[Flashgorda wrote:]
Sem querer ferir susceptibilidades, acho que ainda vivemos numa democracia (sui generis, admito Very Happy), mas com livre direito de expressão.
Eu amamento há 7 meses e pretendo continuar enquanto conseguir, adoro, acho que a melhor "decisão" que alguma vez tomei, não consigo descrever a emoção que é, mesmo quando às 5 da manhã, e vez de estar a dormir, estou de mamoca de fora... No entanto, conheço várias pessoas que tiveram algumas dificuldades e optaram por desistir, e até algumas que nem tentaram! So what?? Quem não quer, não quer e ponto final! Admito que fico um pouco triste por essas pessoas, mas só pq não vão ter algumas sensações e emoções irrepetíveis na relação mãe/filho, mas não critico. Cada uma sabe de si!

sabes, não tens de ficar. Nem toda a gente acha tão emocionalmente fantástico amamentar um filho. Eu amamentei a minha 1ª filha até cerca dos 6 meses, a 2ª até quase os 9 meses e tive pena de não ter conseguido por mais tempo. Mas nunca senti nada de especial no acto em si, preferia muito mais ter as minhas filhas aninhadinhas a dormir no meu colo, por exemplo Wink

Acho que estas questões de emoções são muito pessoais e sempre diferentes de pessoa para pessoa.

micaela24
Inserida em: Thursday, November 27, 2008 4:45:35 PM

Eu sou a primeira a reconhecer o valor da liberdade de expressão e acho óptimo que todos dêem a sua opinião de forma livre e esclarecida.
Não quis nem quero ofender ninguém, mas já ando uma pilha de nervos com medo de uma data de coisas, com uma pressão psicológica enormíssima porque o meu filho vai nascer quase no dia em que o meu irmão morreu e a minha mãe já disse (não por mal mas pronto, está dito) que se for menino, como pensamos, lhe vai custar imenso por causa do meu irmão. Ando nervosa porque já não consigo fazer nada em casa agora, quanto mais quando o bebé nascer porque tenho de trabalhar em 2 sítios e nem sequer vou ter licença de maternidade e, sinceramente, não preciso que me pressionem ainda mais porque tenho à força de amamentar. Ainda por cima quando ando com eczemas atópicos péssimos no peito.
Sei que se conseguir vai ser lindo estar a alimentar o meu filhote, sei que é o melhor para ele e sei que a informação é muito importante para conseguir mas há coisas que nós não controlamos (e estou a falar da parte psicológica). Aí ainda me vou sentir pior porque sou a única que não consegui e estou a perder momentos maravilhosos.Já me ando a sentir uma inútil em casa porque não posso fazer metade das coisas e a outra metade não a consigo fazer e não preciso que me façam sentir uma má mãe porque tenho estas dúvidas e estes medos.
As pessoas são todas diferentes e é preciso ter em atenção de que a maior parte das mães que eu conheço fazem tudo o que podem pelo bem dos seus filhos. Muitas vezes não se faz mais porque não se pode.

Vem aí a Leonor!

msampaio
Inserida em: Thursday, November 27, 2008 6:31:38 PM

Membro desde: 10/7/2008
Olá Micaela!
tu estás com receio de tanta coisa e é tão normal numa mae de 1ª viagem, não desanimes.
Olha eu vou dar aqui a minha opinião da amamentação.
No ano passado, antes de o meu filho nascer, li e reli milhentas coisas sobre a amamentação, tudo o que estava a meu alcance eu lia. Tive um parto 5*, no Hosp. S. Teotónio em Viseu. A amamentação foi a minha cruz. O meu filho não "pegava bem na mama", eu tinha dores horriveis, os mamilos gretaram, sangraram, cortaram, tudo e mais alguma coisa. de nada serviam as pomadas cicamel, purelan... bicos de silicone n cabiam nos meus mamilos...um drama, eu passei momentos horrorosos. em cada mamada que se aproximava eu preferia ter outro filho. no entanto, por tudo o que eu tinha lido, continuava a dar o melhor ao meu filho, o leite materno. Ao mês e meio o meu filho ficou sem mama de uma hora para a outra, eu fui internada de urgencia por causa de uma apendice aguda, e a um domingo perto da meia noite até à sexta feira seguinte o meu filho não viu mama. o internamento foi horrivel, o leite era-me tirado a bomba pelas enfermeiras, pois eu estava toda espetada nas mãos... tive febres altissimas n pela operação em si, mas pela congestão mamária...um drama... na sexta feira, já quase sem leite, e ao dar-me alta, o médico passou-me medicação que me permitia continuar a amamentar, caso que entendesse. Achas que o meu filho voltou a querer mama? Nem pensar! recusou completamente. Desde essa altura nunca mais amamentei e para mim acabaram alguns "problemas". Ele aguentava muito mais de noite e só acordava pelas 5h p tomar o seu leitinho, enquanto que antes era de hora a hora ou 2 em 2. Nunca mais tive o stress de dar mama onde quer que fosse, pois nunca me senti à vontade, nem nunca tive coragem de dar de mamar em frente a "gente". enfim para mim foi um certo alivio.
Agora que tenho aí a minha menina a nascer, não sei como vai correr... mas vou igualmente esforçar-me para lhe dar maminha o tempo que puder.

Que fique claro, que eu sou a favor da amamentação, eu acredito em todos os beneficios, mas não é coisa que de todo me dê prazer. Sei que há muitas mamas que adoram esses momentos, mas eu não consegui descobrir ainda esse prazer.

d'oh! Desculpai o testamento!

Madrinha: Ritinha79
BABS
Inserida em: Thursday, November 27, 2008 9:14:32 PM

msampaio,
Com tantas dificuldades que passaste, é perfeitamente normal que a amamentação não tenha sido um prazer...
Estás quase a ter a tua menina... se precisares de ajuda para a pega correcta, conta connosco!!!

Bjinhos e um minuto muito pequenino!

BABS

anamelao
Inserida em: Friday, November 28, 2008 3:40:33 PM
Ranking: Newbie

Membro desde: 8/31/2007
Eu acho este tipo de comentário acerca do forum amamentação é completamente desnecessários e sem sentido. Não consigo perceber. Tal como já foi aqui dito quem quer dar de mamar dá, quem não quer dar não dá. Este forum a mim tem me ajudado muito.
Agora criticarem o facto de uma mãe ser pró amamentação eu não percebo, pois isso é uma coisa perfeitamente natural. Afinal nós somos Mamíferos e como o próprio nome indicam as mães amamentam os filhos..é uma coisa natural.
Quem não se sentir bem com esse facto até comprrendo, agora ñ percebo que critique quem o faz ou quem incentiva à practica.

Em relação a este forum posso dizer que me tem ajudado muito. Obrigado a todos! Smile

Em relação à mamanetação posso dizer:
Apenas sei que adoro amamentar a minha filha...para mim é uma sensação única e inigualável .
Nem o facto de não dormir há mais de 10 meses 5h seguidas me faz desistir da amamantar...porque simplesmente adoro. E fico triste cada vez que penso que um dia vai acabar Smile

Boa sorte a todas.
Sejam as melhor mãe que conseguirem..independentemente de amamantarem ou não Smile

Ana

BABS
Inserida em: Friday, November 28, 2008 8:09:20 PM

[anamelao wrote:]

Em relação à mamanetação posso dizer:
Apenas sei que adoro amamentar a minha filha...para mim é uma sensação única e inigualável .
Nem o facto de não dormir há mais de 10 meses 5h seguidas me faz desistir da amamantar...porque simplesmente adoro. E fico triste cada vez que penso que um dia vai acabar Smile

Olá Ana...

A tua filhota tem cerca de 10 meses!?!? Nasceu em Janeiro!?!?
Porque não passas pelas mamãs de Janeiro??? Podemos partilhar as nossas experiencias!!!

Bjinhos
BABS

Martina
Inserida em: Friday, November 28, 2008 8:24:46 PM

Membro desde: 6/28/2008

Jun.07 - Curetagem (suspeita de aborto espontâneo)
Jul.07 - Gravidez ectópica (perdi a trompa direita)
Dez.07 - Quisto no ovário direito
Fev.08 - Aborto espontâneo
em treinos desde então...

22Jul.08 - POSITIVO!!!

Mari1950
Inserida em: Monday, December 01, 2008 10:32:02 PM

Membro desde: 2/26/2008
Olá a todas!
Sinceramente enquanto estve grávida nunca pensei ouvir falar tanto de amamentação, ler ou questionar tanta coisa.
Confesso que tem sido uma luta para mim, isto porque estou a trabalhar desde que o Santiago tem 3 semanas e é uma autêntica correria a tirar leite com bomba e vir trazer a casa... já para não falar do stress que é porque às vezes não consigo tirar tanto quanto queria e o meu stockcongelado acabou sexta feira.
Para mim nunca foi questão... nunca pensei não amamentar nem por um segundo. Quando fiquei com o peito gretado passou-me pela cabeça, mas consegui resolver.
Hoje mantenho a opinião que sempre tive e que tem vindo a ser confirmada em tudo o que leio. Dar maminha aos bebés protege-os em termos de saúde e imensos males ou potenciais males de saúde, e isso é o que me faz continuar esta luta!!! A ligação é linda é um facto. Mas este tempo que dei já deu paar ver como é lindo tê-lo aqui na minha maminha. MAs como disse essa não é a razão que me faz continuar a tentar por tudo dar o meu leite. A razão principal é saber que lhe estou a criar defesas mais fortes e protecção!!!! Com a vida que tenho seria francamentoe mais simples dar biberon, mas não é essa a minha decisão. Vou continuar, mas não é fácl. A minha luta é tentar criar algum stock para dias em que por causa do trabalho falhe uma mamada... não sei se vou conseguir.

E também concordo que cada mãe é que sabe, e se há mães que decidem não darpeito, não devem ser criticadas por isso... não gostam certamente menos os seus filhos!!! Eu nõ conseguiria faze-lo apenas por pensar que poderia nao contribuir para um melhor crescimento (fisico) dele. Porque o amor que lhe tenho não é maior por lhe dar o eu leitinho!!!!

Madrinha: Susat4

Afilhadas
: Susat4, Smiley Marta e Catarinafal

MAIS UMA AFILHADA!!!!!!: Teresa, DPP 31 de Outubro, vai ser mamã de uma Ana Carolina!!!!

O Santiago nasceu dia 7 de Outubro, às 21h00, com 3.300kg e 50 cm de parto normal (com uma pequena ajuda de forceps!)

susana.de.araujo
Inserida em: Monday, December 01, 2008 11:03:41 PM

Membro desde: 1/9/2008
Sou grande defensora da amamentação, mas sou, acima de tudo, defensora de uma relação saudável e feliz entre mãe e bebé. Se essa relação existir com um biberon na mão, tudo bem!

Acho que a amamentação faz sentido quando é algo bom para o dois. E isto de ser "bom" tem muito que se lhe diga! Para algumas mães até pode doer e ser óptimo e para outras não custar nada e ser um martírio.

As pessoas chegam à amamentação cheias de expectativas ou de histórias de terceiros e isso vai condicionar o dar de mamar... claro que é muito importante as futuras mamãs terem informação, mas não chega! É preciso que tenham uma boa enfermeira logo no parto, que as ajude a pôr o bebé bem à mama, ter uma boa pega e que as acompanhe nos primeiros dias/semanas. Isso era realmente o ideal!

A realidade que temos não é nada esta! O normal é o bebé não mamar na 1ª hora de vida, levar com um biberon ainda no hospital e a mãe ir para casa sem qualquer acompanhamento. Todas sabemos que a subida do leite pode ser muito complicada e se não formos acompanhadas pode ser o início do fim. Assim não é fácil, até para a mamã mais interessada!

É importante dar de mamar, pelos motivos que já todas sabemos, mas mais importante que isso é ser-se feliz e estar-se bem com o nosso bebé!

Apesar de achar que dar de mamar é o melhor e o mais natural, nunca, em momento algum, iria criticar alguém que não o quisesse ou não o pudesse fazer!

Posso aconselhar, ajudar e apoiar, mas nunca criticar!

[img
Para bebés até aos 12 meses. Partilhe com ele momentos inesquecíveis, de grande ternura e entrega mútua, cheia de benefícios para os dois, únicos e para sempre!
Clique aqui para saber mais!

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum