Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

estará na altura? [Options] · [View]
binanova
Inserida em: Friday, November 28, 2008 9:25:26 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 10/1/2008
Mensagens: 68
Localização: aveiro
olá mãmãs ! a Matilde está agora com 3 meses e uma semana e tenho uma dúvida: estará na altura de começar a "armazenar" do meu leitinho para quando for trabalhar em janeiro?se calhar o melhor é começar já... quem já passou por isso como fez e em que altura? obrigada,bjs...Smile
[Sponsor]
Inserida em: Friday, November 28, 2008 9:25:26 PM


[]
Feijanito
Inserida em: Friday, November 28, 2008 10:05:27 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 11/19/2007
Mensagens: 1,547
acho q sim...
Vou começar a trabalhar em janeiro e comecei o stock há cerca de duas semanas



linkto: www.emdirecaoalua.blogspot.com

Madrinha: Piu
Afilhada: Anokas Pimentel, Donaldinha, Paula&Manel

APPM
Inserida em: Friday, November 28, 2008 10:14:23 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 5/23/2007
Mensagens: 3,332
Oi,

Norlmalmente aconselhamos que se comece a fazer stock um mês antes, pois assim têm tempo para se habituarem à bomba, para aumentarem a produção e começarem a guardar leite e porque o leite que o vosso bebé mama com 3 meses é diferente do que mama aos 5 meses (o leite vai-se adaptando às suas necessidades) este não deve ser tirado com muita antecedência.

Precisam de ter algum stock para os primeiros dias de trabalho porque se depois conseguirem tirar no trabalho, vão fazendo a rotação do stock e tirando num dia o que precisam para o dia seguinte. E o melhor será mesmo continuarem a tirar enquanto estão no trabalho, se for possível, para que a produção se mantenha e para que não se sintam desconfortáveis!

Deixo aqui um texto sobre o assunto:

"Regresso ao trabalho

As recomendações actuais dizem para o bebé ser amamentado exclusivamente até aos 6 meses, e se possível e desejado pelo bebé e pela mãe até aos 2 anos ou mais.

Contudo, vários obstáculos existem que impedem ou dificultam que tais recomendações sejam cumpridas. Um dos maiores é o regresso ao trabalho (ou à escola se é estudante). Mas apesar de todas as dificuldades, é possível continuar a amamentar após o retorno ao emprego ou às aulas, dependendo, de vários factores, como o tipo de emprego, a distância de casa e outros.

Manter o aleitamento materno depois o regresso ao trabalho é uma forma de manter um maior vínculo ao seu filho, mais importante ainda por estarem mais tempo separados.

Então como é que poderá fazer para continuar a amamentar quando regressar ao trabalho?

Em primeiro lugar comece por fazer um plano para o aleitamento materno, de acordo com esta nova realidade, de forma a evitar ou a resolver, com mais facilidade, os problemas que entretanto surjam. Algumas sugestões que lhe permitirão concretizar esse plano:

* Converse com os seus empregadores e os seus colegas, enquanto estiver grávida, ou durante a licença de parto, e informe-os da sua intenção. Explique-lhes que é bom para as empresas porque assim têm colaboradores mais motivados, que faltam menos , entre outras razões porque os filhos adoecem menos;
* Discuta com a sua família e alerte para a sua necessidade acrescida de descansar;
* Se possível, leve o bebé consigo;
* Trabalhe a tempo parcial, se conseguir;
* Se o emprego for perto de casa, vá a casa, ou então tente deixar o bebé com alguém perto do emprego;
* Tente organizar o seu tempo, assim como criar as condições para poder amamentar, extrair e guardar o leite no seu local de trabalho. Pense onde, quando, com que frequência vai extrair o leite e onde o vai guardar;
* Amamente toda a licença de maternidade, e não reduza antes para "treinar" o regresso ao emprego;
* Não dê outros alimentos antes que isso seja realmente necessário;
* Se não for possível tirar leite no emprego, continue a dar de mamar em casa. As suas mamas irão adaptar-se a este novo ritmo. No início poderão ficar ingurgitadas e dolorosas, mas durará poucos dias;
* Continue a dar de mamar à noite, de manhã, durante todo o dia quando ficar em casa, e sempre que for possível;
* Aprenda a extrair o leite o mais cedo possível;
* Tire o leite antes de ir trabalhar e deixe-o com quem vai cuidar dele;
* Depois de retirar o leite, dê de mamar;
* Nos primeiros dias, esteja ausente pouco tempo e depois vá aumentando o tempo;

É normal verificar-se uma diminuição da produção de leite, com o regresso ao emprego. Para contrariar, aumente a frequência de extracção de leite, e faça-o após o seu filho mamar (de manhã e à noite). Também descanse mais.

Se for extrair leite no local de trabalho vai precisar de um local limpo, isolado, de um frigorífico para guardar e uma mala térmica para transportar. Pode extrair o leite na hora do almoço ou noutros intervalos. Se estiver fora de casa 8 a 10 horas poderá precisar de extrair leite 3-4 vezes, e se estiver 4 a 6 horas 2 vezes.

Treine uma ou duas semanas antes a extrair leite. Faça-o após o bebé mamar ou entre as mamadas. A produção aumentará e assim pode guardar para ser dado em casa, enquanto trabalha. De início será difícil, mas após alguns dias começará a ter uma produção aumentada.

O seu leite pode ser dado ao seu bebé por biberão, pois nesta altura já não existe o risco de "confusão dos mamilos". No entanto alguns bebés poderão nunca querer mamar ao biberão.

Vai precisar, no local que utilizar para tirar leite, de uma cadeira, sítio e material para lavar a bomba, electricidade se usar uma bomba eléctrica, frigorífico ou caixa térmica para conservação.

Uma listagem de coisas que vai precisar para extrair o leite quando for para o emprego:

* Bomba para extracção do leite
* Pilhas extra ou adaptador eléctrico da bomba, se for o caso
* Caixa térmica, com gelo
* Recipientes em número suficiente para guardar o leite
* Roupa extra, para mudar, no caso dos seus seios gotejarem (o leite é mais visível em roupas lisas)
* Roupa de acesso fácil, como camisas/blusas com botões
* Uma fralda de pano, lençol ou outro para tapar se tiver que o fazer num local sem privacidade
* Algo para comer e beber
* Uma almofada para descansar o braço
* Uma revista, um livro, música para relaxar e passar mais depressa
* Uma fotografia ou um objecto pessoal do seu filho. Pensar ou olhar para ele facilita e estimula a produção

É preciso muito empenho e esforço, mas os ganhos são grandes para si e para o seu filho."

Jocas





Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008
Vonny A LAURA NASCEU DIA 07/12/2008 às 21:52 anabd A MARIANA NASCEU DIA 19/12/2008!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
mpyres
Inserida em: Saturday, November 29, 2008 11:43:25 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 2/19/2008
Mensagens: 286
Localização: Norte
Só queria dar uma dica em relação à armazenagem de leite, devido à minha experiência.

Acho importante ter algum stock de leite mesmo sem pensar no regreso ao trabalho.

A mim já me aconteceram algumas situações menos agradáveis e, na minha opinião, dava jeito ter leite armazenado.

Se acontecer algum imprevisto, um pequeno acidente, uma doença que exija medicação incompatível com a amamentação é importante termos stock. Mesmo que não se utilize, tranquiliza saber que nós ou qualquer pessoa podemos alimentar o nosso bebé com o que temos de melhor.

Se o leite que temos armazenado é de quando o bebé tinha 2 meses e agora tem 4 meses, deita-se fora e substitui-se o stock por um leite mais recente.

Se não for preciso usar, óptimo, mas se for preciso, lá está ele no congelador, prontinho para ser dado pelo papá, avó, ou mesmo pela mamã.

Vão ter que dar LA ao meu filho, no infantário na próxima semana, porque tive uma gastro e constipação, desidratei imenso e mesmo após uma semana de tentativas de aumentar a produção não consigo tirar mais de 30 ml com a bomba. Ando cansada, stressada e com alguns problemas pessoais que não me ajudam a ter leite para extrair. Felizmente tem dado para alimentar o meu bebé. Ele tem mamado nem que seja com intervalos de 1 hora, mas tem bebido do meu leite. Na próxima semana já não vai ser possível Sad o que vale é que as próximas 2 semanas são só de 4 dias úteis e depois vou ter férias até ao fim do ano.



Nasceu com 3890 gr e 52 cm. Parto normal com fórceps e episiotomia
Mamou em exclusivo até aos 5 meses e meio
Na última consulta (7 meses e 0 dias) tinha 7780 gr e 69,3 cms. Não resisto a partilhar convosco o comentário da pediatra: "ainda mama?!?! olhe que isso é raro"
APPM
Inserida em: Saturday, November 29, 2008 11:54:32 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 5/23/2007
Mensagens: 3,332
Oi, mpyres!

Concordo com o que disseste, deve ter-se algum stock preventivo...

Aconteceu-me quando o Gonçalo tinha 1 mês ter de ir ao Hospital pois estava com dores horríveis, e como não tinha leite guardado o meu menino teve de ir comigo e esperar no carro, onde eu ia sempre que ele queria mamar, estive no hospital algumas horas (mesmo dizendo que tinha um bebé pequeno) e foi uma chatice para ele estar ali no carro, foi em Dezembro e estava muito frio... Felizmente não tive de ficar internada nem nada, mas acho sempre boa ideia ter-se um pequeno stock para emergências!

Jocas







Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008
Vonny A LAURA NASCEU DIA 07/12/2008 às 21:52 anabd A MARIANA NASCEU DIA 19/12/2008!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
Mãeaos30
Inserida em: Sunday, November 30, 2008 8:24:54 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 4/1/2008
Mensagens: 846
Localização: Lisboa
Olá,

Posso contar-te a minha experiência: primeiro, fui a um curso da SOS Amamentação sobre Regresso ao Trabalho, onde aprendi imensas coisas super úteis (como e quando extrair, como conservar, etc.).

Comecei a tirar leite duas semanas antes de ir trabalhar, tirava numa mamada fictícia antes de me ir deitar, mas acabava por ficar muito tarde (tirar e guardar o leite, lavar e ferver a bomba). Então, passei a tirar o que conseguia a seguir a cada mamada.

Quando comecei a trabalhar, passei a tirar às horas das mamadas em que estava no emprego (assim, não fico a rebentar, vou mantendo o stock e a estimulação). Às vezes, não consigo tirar (porque tenho uma reunião toda a manhãWink e por isso ter feito o stock antes foi essencial.

Comecei a habituar a minha filha ao biberon uma semana antes... essa foi a parte mais difícil, mas lá se conseguiu. Convém mesmo fazê-lo e assim, também vais tendo uma ideia do que é que ela come (as quantidades não são as mesmas do que de LA).

E assim se passou um mês! Mas tirar leite é uma seca, não há nada como eles beberem directamente da fonte!
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest


Mudar de Forum
Você não pode criar novos tópicos neste forum.
Você não pode responder a tópicos neste forum.
Você não pode apagar as suas mensagens neste forum.
Você não pode editar as suas mensagens neste forum.
Você não pode criar votações neste forum.
Você não pode participar em votações neste forum.

[Main Forum RSS] : RSS

YAFVision Theme Created by Jaben Cargman (Tiny Gecko)
Powered by Yet Another Forum.net version 1.9.1.8 (NET v2.0) - 12/6/2007
Copyright © 2003-2006 Yet Another Forum.net. All rights reserved.
Esta página foi gerada em 0.231 segundos.