Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

CUIDADO - Pedidos de Ajuda [Options] · [View]
admin
Inserida em: Tuesday, April 15, 2008 10:27:52 AM
Ranking: Administration

Membro desde: 12/30/2006
Olá a todas,
É com apreensão que vejo novamente os ânimos exaltados em várias mensagens, particularmente nas mensagens de Pedido de Ajuda que estranhamente se tornaram bastante frequentes.

Gostaria que salvaguardar que alguns destes pedidos de ajuda poderão eventualmente ser verdadeiros.
No entanto, uma vez que estatisticamente cerca de 90% (com tendência a aumentar) deste tipo de mensagens são fraudes feitas por "scammers" (vigaristas) gostaria de deixar aqui alguns alertas:

- Os esquemas fraudulentos de um "Scammer" partem de um principio muito simples: "basta enganar 1 em cada 100 utilizadores que já valerá a pena". A maioria das pessoas já está alerta para este comportamento e por isso o "bombardeamento" noutros locais e sites, com outros nomes e esquemas elaborados é apenas para apanhar mais pessoas na rede e aumentar o grau de dúvida na mente de quem pode cair na teia.
"Será que é verdadeiro? Ficarei com problemas de consciência se não ajudar pois um dia pode suceder-me a mim...". É exactamente isto que os "Scammers" pretendem que pensem!
Isto significa que normalmente serão enganadas apenas 1 vez mas é tudo o que os "Scammers" precisam para continuar (como diz um conhecido ditado "a sucker is born every minute" = "em cada minuto nasce um novo otário" ).

- Normalmente, os "scammers" dão respostas evasivas às tentativas de contactos directos pois sabem que serão desmascarados (a maioria dos "scammers" são homens). Normalmente a ajuda é para “alguém conhecido mas que está longe”, com uma história terrível, totalmente exposta mas que não pode dar a cara, etc. Em suma, comportamentos muito inconsistentes. Basta puxar um pouco a corda para se detectar uma história com falhas... Peçam para se encontrarem em grupo com a pessoa que pede ajuda e verão que 9 em cada 10 vezes terão respostas evasivas.
Normalmente, quando são descobertos evitam o conflito e partem para a próxima: desaparecem tão rápidamente como apareceram. É um jogo de estatísticas e por isso não vão chorar sobre o leite derramado.

- Quem passa o dia no computador normalmente não tem dificuldades financeiras de maior. Caso contrario tentaria trabalhar, estudar, enfim fazer algo que ajudasse a ultrapassar as dificuldades.

- Por vezes as histórias que vejo são de pessoas com tantas, tantas dificuldades e com filhos pequenos (a que é obviamente muito difícil resistir) que não teriam possibilidade de comprar o que fosse para além de comida e roupa. Qualquer mãe (e os pais também, nada de discriminações...) saberá que é impossível passar um dia ao computador com um bebé ao pé.
- A associação a um ser indefeso (um bebé, um gatinho, etc) é exactamente um dos mecanismos mais eficazes de baixar qualquer defesa. Não é por acaso que muitas pedintes andam sempre com bebés ao colo e que rodam entre si para maximizar o impacto. Já foram feitas muitas reportagens na nossa televisão sobre os "pedintes profissionalizados" e que deixam qualquer um com uma sensação amarga na boca. Na Internet é ainda mais fácil...

- Os registos recentes especificamente para dizerem bem da pessoa ou de um produto (estes em particular já apanhei muitos aqui no fórum...) são obviamente de desconfiar.

- Podem pesquisar na Internet pela palavra SCAM/SCAMMERS muitos outros links que as ajudarão a identificar comportamentos de risco e prevenir aldrabices.

Pedidos legítimos
- Normalmente, quem realmente precisa de ajuda não recorre a esquemas pouco claros. Já passou a fase da "vergonha" e não tem pruridos em pedir directamente ou a instituições dando a cara quando é preciso.

- É muito raro utilizar a Internet. É normalmente mais recatado, vai aos locais certos e foca na qualidade e não na quantidade. Sabe que o contacto directo com quem pode ajudar é o melhor cartão de visita.

- Vejam a diferença nos comportamentos por exemplo de uma mamã que precisa de ajuda por alguma questão verídica: não esconde, dá referências para confirmação e sabe que o que está a pedir poderia ser mal interpretado se não for muito claro.

- O meu conselho, investiguem bem que ajudam e não dispersem os vossos esforços. Identifiquem alguém que precisa de ajuda, acompanhem e ajudem esse alguém a se levantar e estarão a ser muito mais eficazes. Alternativamente poderão sempre canalizar as vossas ajudas para as instituições que ao longo dos anos têm merecido a nossa confiança por ajudarem terceiros.

(quem quiser contribuir para este aviso, com acções de prevenção específicas, será muito bem vinda (enviem-me via PM por favor).

Cumprimentos

Administrador do Forum
[Sponsor]
Inserida em: Tuesday, April 15, 2008 10:27:52 AM

[]
margaridapc
Inserida em: Tuesday, April 15, 2008 6:43:26 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 2/7/2006
Ok ,tirou-me as palavras da boca.

A minha desconfiança em relação aos pedidos de ajuda baseia-se exactamente nos factos que expôs.
Aliando isto ao facto de este ser um fórum para mãe e futuras mães, nada mais fácil que tentar puxar-nos aos sentimento!

Não digo que não haja casos verdadeiros mas, sinceramente, duvido!

E não vou deixar de expor sempre as minhas reticências, nem que para isso tenha que trocar n posts com utilizadoras que, sem me provarem nada, continuam a defender sabe-se lá o quê e a atacarem quem questiona.

Cumprimentos
Margarida
bellagarage
Inserida em: Wednesday, April 16, 2008 7:47:38 PM

Membro desde: 9/21/2007
Só uma coisa, que às vezes as pessoas se esquecem: eu agora já estou bem melhor mas durante a minha gravidez estive muito mal e foi-me praticamente impossível recorrer a instituições. Isto porque são inexistentes ou invisíveis fora das grandes áreas metropolitanas (Lisboa e Porto). Eu senti isto na pele, tentei recorrer à Ajuda de Mãe e à Ajuda de Berço e disseram-me que tinha que me deslocar semanalmente a Lisboa para entrevistas de acompanhamento e ainda teria que providenciar o transporte para as coisas com que eventualmente me pudessem ajudar...

Ora, para quem mora no Algarve, está grávida e desempregada e nem carta de condução tem, como poderia eu fazer isto se mal tinha dinheiro para mim?

Foi só um desabafo, mas senti que tinha que o dizer porque às vezes as pessoas se esquecem que em Portugal é assim.

Madrinha: sme1979
Afilhada: kamer

Chanell
Inserida em: Wednesday, April 16, 2008 10:34:51 PM

Membro desde: 2/2/2008
este comentário foi deixado no post Antes que a Mamã triste apague novamente o meu post....
Boa noite!
Antes de mais vou apresentar-me…
O meu nome é Susana mas no mundo virtual conhecem-me por Caracoleta.
Comecei a ler este tópico e não gostei do que li portanto nem passei da segunda página. Não gostei do tom nem das afirmações que aqui se fizeram mas estamos num país livre e cada um tem direito á sua opinião. Não vou criticar ninguém nem entrar em discussões inúteis.
Estou aqui apenas para falar da Chanell a quem só tenho a agradecer o apoio que deu e dá à Sofia e sua família. Fui eu que a contactei sem a conhecer mas conhecendo o sucesso dos seus leilões, para que ajudasse a Sofia. Ela disse-me logo que sim porque tem bom coração, não vive na desconfiança e está sempre disposta a estender uma mão. O dinheiro do leilão da Sofia já está na minha mão e parte dele já foi usada para a ajudar, o restante será usado da mesma forma. A Chanell mandou-me também mais algum dinheiro que pôs do seu próprio bolso e que recolheu entre os seus amigos. Por 3 vezes fez-me chegar caixas com donativos (roupa, comida, brinquedos, produtos de higiene, …).
Felizmente neste mundo há gente como a Chanell! Mesmo correndo o risco de ser enganada, de ajudar alguém que na realidade não precisa. São pessoas como a Chanell, que não vivem centradas no seu próprio umbigo, que me fazem ter esperança no futuro. Um dos valores mais importantes que pretendo incutir à minha filha é o da solidariedade!
Deixo aqui o meu endereço e-mail pois não pretendo voltar aqui. Foi a minha primeira visita e não gostei do que li. Se alguém me quiser dizer alguma coisa pode escrever-me ou então escrever aqui no fórum mas pode ter a certeza de que eu não leio.
Mais um esclarecimento: não conheço a mamã que deu origem a toda esta confusão. Não sei se a sua história é verdadeira ou não. Se a história é falsa, fomos enganadas, azar, a vida não é perfeita nem todas as pessoas honestas. Sigam com a vossa vida e não ataquem quem está sempre disposto a ajudar.
Sejam felizes!
Susana
(caracoleta2004@gmail.com)
Miaua
Inserida em: Wednesday, April 16, 2008 10:43:14 PM

Membro desde: 2/20/2008
[admin wrote:]

...
- O meu conselho, investiguem bem que ajudam e não dispersem os vossos esforços. Identifiquem alguém que precisa de ajuda, acompanhem e ajudem esse alguém a se levantar e estarão a ser muito mais eficazes. Alternativamente poderão sempre canalizar as vossas ajudas para as instituições que ao longo dos anos têm merecido a nossa confiança por ajudarem terceiros.
...

Concordo a 100%. Antes de julgar, investigar.
E, de preferência, divulgar os resultados das investigações: não só as fraudes como os que são verdadeiros pedidos de auxílio.

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum