Boa noite a todas (os) as(os) participantes.
O meu nome é Ana Fonseca, sou aluna de Mestrado da Faculdade de psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e estou neste momento a estagiar na Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Daniel de Matos de Coimbra. Nesta Maternidade, tem-se tentado desenvolver um trabalho sistemático na intervenção e no acompanhamento psicológico de senhoras e famílias que passam por um situação tão difícil como é uma perda gestacional ou neonatal.
No contexto do trabalho de Mestrado, propus-me avaliar os beneficios do acompanhamento psicológico (tal como é prestado na Materindade Daniel de Matos) nestas situações, sendo o nosso principal objectivo verificar que aspectos do acompanhamento psicológico são mais adequados e que aspectos devem ser restruturados.
Para que as conclusões do estudo se revistam de maior validade, seria importante comparar os resultados com senhoras que não tiveram um acompanhamento psicológico estruturado subsequente à perda.
Neste sentido, vinha solicitar a colaboração de todas as senhoras que:
- tenham tido uma ou mais perdas acima das 20 semanas de gestação;
- e não tenham tido acompanhamento psicológico estruturado subsequente à perda.
A colaboração consistiria no preenchimento, anónimo e confidencial, de uma ficha de dados e de três questionários. Se desejarem colaborar, o que agradecia, basta enviarem um e-mail para
estudo.perdas@gmail.com Quando receber o e-mail, reenvio-vos os questionários, em ficheiro Word. Agradeço que posteriormente preencham os questionários, salvem o documento Word e os reenviem para o mesmo e-mail.
Saliento novamente que todos os dados serão tratados apenas de forma global e conjunta, pelo que é garantida a total confidencialidade dos dados a que tivermos acesso.
A vossa colaboração será muito importante, e poderá ajudar-nos a melhorar a qualidade e estrutura da intervenção psicológica disponibilizada.
Com os resultados desta investigação, pretendemos avaliar a utilidade e a forma mais adequada de proporcionar às pessoas o acompanhamento psicológico em situações de perda gestacional.
Obrigado!
Para qualquer esclarecimento sobre o estudo, podem contactar-me para o mesmo e-mail.
Ao dispor,
Ana Fonseca