Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Vergonha de país e de SS [Options] · [View]
Angelelf
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 4:45:25 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 2/4/2008
Olá a todas/os.

Venho aqui mostrar a minha indignação e divulgar o que estou a passar, pode ser que encontre um meio de mostrar aos Portugueses a porcaria de sistema social em que vivemos!

Tenho 22 anos, fui mãe de um prematuro de 32semanas no passado dia 8 de Abril, dado que ele ficou nos cuidados intensivos e posteriormente nos intermedios, nunca me lembrei das questões da segurança social, aka subsidio de nascimento, abono etc.

So no passado dia 29 o meu menino teve alta, depois houve o feriado, e esta segunda feira fui a segurança social, conclusao mais valia nao ter la ido!
Vejamos...

Estava a receber 150 euros de Rendimento de insersão social, o qual foi cortado na semana em que estive internada, aparentemente o centro de emprego mandou-me uma carta para eu comparecer a uma oferta de trabalho(com 7 meses de barriga alguma empresa daria trabalho?acho que nao mas pronto) a qual claro que nao compareci, já que já estava na maternidade com inicio de trabalho de parto.

Entreguei os comprovativos de estar no hospital, e prontificaram-se a dizerme que iria voltar a receber esse valor...(150 euros, para uma mãe solteira, e sem qualquer apoio pelo parte do pai do meu filho)

Tive direito ao pré-natal no valor de 130 euros por mes, agora qual é o meu espanto quando me dizem "A senhora nunca teve descontos, está a receber o rendimento de insersão social, e NAO TEM DIREITO A RECEBER NADA PELO NASCIMENTO DO SEU FILHO, e muito MENOS Algum ABONO ou SUBSIDIO DE ALEITAMENTO!"

Bem, fiquei KO, infelizmente devido ao meu bebe ter nascido prematuro, e não ter estado sempre comigo, aliado a questão de ter que tirar o leite com a bomba, este tem vindo a diminuir...Agora ele veio para casa, mas continua so a comer de biberão, e so a bomba nao chega para manter a estimulação do leite, conclusao, tenho que comprar leite da farmacia para não deixar o meu menino passar fome!!

Nem falo das outras coisas, tal como medicação, fraldas, produtos de higiene, cremes, roupas, e tudo o que um bebe precisa!

Não tenho apoio do pai, alias o tribunal é que se ira encarregar dos direitos e deveres em relação ao pai, os avos paternos estão-se literalmente nas tintas para o neto, e eu com 150 euros por mes, vou ter que me sustentar a mim e ao meu filho...

Graças a Deus que tenho uns pais que me vão ajudando no que poderem, mas não tem obrigação de fazer aquilo que o pai deveria fazer, mas fazem.
Agora pergunto:
Já viram a porcaria de segurança social e estado que temos??

Procuro opiniões, onde me deverei dirigir, etc etc,a cho que uma pessoa so se apercebe do mal que está este país, quando nos vemos nas situações nele criadas:/

João Diogo...

[Sponsor]
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 4:45:25 PM

[]
elke
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 5:08:43 PM

Membro desde: 10/27/2006
Realmente....
Este país assim não chega a lado nenhum!

Olha, acho que devias falar com uma assistente social, vai aos serviços de Segurança social e pede para marcar uma "reunião" com a assistente social.
Ela saberá encaminhar-te e sempre terás o apoio de uma profissional.

Beijinhos

Barriguita de 13 semanas!

18 semaninhas!

Madrilhada- Sarafofa1 É um menino Smile DPP- 31 de Dezembro
Madrinha- Tisha1978
Madrinha- Mãe Lara
Afilhada- Mãe babada
catibe
Inserida em: Monday, May 12, 2008 2:01:12 PM

Membro desde: 1/14/2007
E dantes nem rendimento social de inserção havia..................se não houvesse nem com isso podias contar!!!!!!!!!!!!!!!! Por isso..................
Deves ter a técnica a quem te podes dirigir, porque todas as pessoas que têm rsi têm uma equipa de referencia.....vai lá, são as pessoas indicadas para te apoiar.... Já começaste a tratar do poder paternal no ministério público? para que o tribunal possa começar a desencadear o processo, se não a pensão de alimentos fica parada...........beijinhos

Madrinha: ALL 77 Afilhada: Calipso, Flor de Liz, Sasa

http://catibe.myminicity.com/

http://www.fertilityfriend.com/home/1b89a1

Nasceu o Manel: 20 de julho 2008, 3570kg, 51cm...
betysilva
Inserida em: Monday, May 12, 2008 11:23:30 PM

Membro desde: 9/21/2007
infelizmente este é o nosso belo pais a beira mar plantado...........
descontas tens direito a uns tostões, se não chapéu
mas eu lembro-me quando tive o meu filhote foi uma assistente social aos quartos saber da situação de cada mamã se precisava de apoio estava uma adolescente que o namorado não trabalhava tinha% de incapacidade ia morar cm os pais e a assistente preencheu logo os papeis para ela ter algum apoio
por isso informa-te vai a assistente social da tua area de residencia
manelita4
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 9:19:27 AM

Membro desde: 8/15/2007
e se escrevesses à SIC (fátima lopes)....se calhar é um ideia estúpida mas não há nada como visibilidade para resolver este tipo de problemas.....

http://sou-o-lucas.blogspot.com/
maggie
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 9:40:22 AM

Membro desde: 4/27/2005
Olá!! Pensei mto até me decidir a responder a este tópico e nem sei bem o que dizer para não ser mal interpretada.
Primeiro quero começar por dizer que tenho pena que realmente nem o pai da criança e nem a familia estejam interessados no bébé, uma criança não pede para nascer e deveria ter o minimo de condições para viver feliz.
Acho que se o pai não está interessado é triste mas tens de o "abanar" e obrigar através do tribunal a dar pensão de alimentos ao bébé. E não é ficares parada á espera de um milagre é ires lá e chatear e preencher papelada e tratar de tudo para que as coisas se resolvam.
Depois não podes esperar que a Segurança Social resolva a tua vida. A Segurança Social somos todos nós que descontamos. Tu és adulta e maior de idade tens que ser responsável e ter atenção á tua situação. Eu antes de ir para o Hospital ter a minha bébé deixei uma cartinha feita para enviar para a Segurança Social e assim que cheguei a casa com a bébé e a declaração do Hospital fui logo colocá-la no ctt para não haver problemas.
Todos sabemos que o objectivo é cortar com os subsidios cabe-nos a nós saber defender-nos e fazer as coisas de modo a que tal não aconteça.
Peço-te desculpas se estou a ser um pouco "dura" mas tenho uma amiga numa situação mto parecida e a ela digo-lhe a mesma coisa, é o que penso.
Sei que és nova e os teus pais estão longe mas agora tens um bébé e vais ter que amadurecer.
Não é á SS que cabe resolver este tipo de problemas, terás de falar com a assistente social da tua freguesia para conseguir algum apoio, não estamos perante um caso de injustiça, aqui não houve injustiça nenhuma apenas alguma ingenuidade da tua parte.
O que digo á minha amiga digo-te a ti: vais ter de aprender pela maneira mais dificil a crescer.
Desejo-te toda a sorte do mundo.
Muitas felicidades
Margarida
pmfes
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 9:53:22 AM

Membro desde: 2/23/2005
Peço desculpa mas concordo com a maggie. A minha irmã está na mesma situação que tu, tirando a parte de o miudo não ter nascido permaturo, no entanto e apesar de eu a ter avisado, e á minha mãe, nunca tratou de nada. Agora é que anda preocupada com creches e afins.

Se um dia somos adultos para pensar que podemos ser maes temos que saber andar para a frente. Se já sabemos que este (e não é só este) pais é um monte de burocracia temos que nos ajustar, não podemos esperar que os outros tratem das coisas por nós e muito menos esperar que a SS pague as coisas por nós.

PES

Quem é incapaz de troçar de si mesmo não é uma pessoa séria!
carolbruntoma(alice)
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 10:06:39 AM

Membro desde: 5/25/2007
Bom dia,

Também conheço um caso como o teu.
Mas cada caso é um caso, a melhor forma de saberes se tens direito a alguma coisa é ires ter com a assistente social da tua zona. O leite penso que terás direito.
Desejo-te boa sorte.
Um beijinho
Alice

Alice, Bruno, Tomás e Carolina

Lily
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 11:57:25 AM

Membro desde: 8/18/2007
Não consigo deixar de dizer...
Tenho mesmo muita pena que estejas a passar por esta situação, acho que nenhum ser humano deveria passar pela provação de ter dificuldades financeiras, mas não acho que haja injustiça por parte da segurança social. Descontas, tens direito, não descontas, não tens direito. É tão simples quanto isso. E eu sou um pouco contra a subsidiodependência.

manelita4
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 1:36:09 PM

Membro desde: 8/15/2007
pois eu acho que qualquer mãe deve ter direito a subsídio de maternidade, o bébé nao tem culpa de a mãe nunca ter feito descontos...além disso certamente os pais da Angel fizeram....

http://sou-o-lucas.blogspot.com/
camilatomás
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 2:14:59 PM

Membro desde: 1/4/2008
Olá

Essa questao da "subsidiodependencia" é muito relativa. Eu acho que a Seguranç Social deveria dar mais algum apoio. Nao totalmente, claro, porque o nosso estado nao tem condicoes para isso, mas mais do que aquele que de momento dá. Afinal de contas quer-se incentivar a natalidade...

Sei que ha muito quem nao queira trabalhar, mas tambem ha muito quem queira e nao consegue emprego. Esse deveria ser tambem o papel das assistentes sociais, verificar quem realmente precisa e quer e fazer a distincao de quem nao quer (e as novas regras do centro de emprego estao a encaminhar-se nesse sentido, ainda que de forma incipienta mas comecam a andar).

Agora há é que fazer a distincao entre quem prefere viver do subsidio e quem o faz por nao ter alternativa.

Eu, por exemplo, estou ``a quase dois anos a viver do subsidio de desemnprego e nao tenho vergonha nenhuma de o fazer, muito pelo contrario. Isto porque eu estava a trabalhar, sei que estava a fazer um bom trabalho, e o meu contrato nao foi renovado quando engravidei, sendo que eu estava em perfeitas condicoes para trabalhar e nunca, em momento algum, manifestei vontade de o nao fazer!

Estava a correr tudo bem, o contrato ja tinha sido renovado anteriormente, mas depois de engravidar tudo mudou. A minha directora "nao se podia dar ao luxo"de ter na sua fantastica equipa alguem que a qualquer momento poderia ter que faltar para ir a uma consulta ou coisa no genero. Eu sei que a lei nao permite estas situacoes, que eu podia barafustar, mas para quê? Para depois me fazerem a vida negra la dentro e eu ter que acabar por me despedir mais tarde e vir embora sem direito a nada?

Depois, como é obvio, ninguem me deu emprego estando eu gravida, e depois do meu filho nascer foi igual ou pior, chegaram-me a dizer na cara numa entrevista que eu tinha poucas hipoteses por causa de ter dois filhos pequenos, um dos quais bebé. E nao foi por falta de procura.

Tudo bem que a segurança social é constutuida por todas nos que descontamos, mas temos que nos lembrar que existe muita gente que dava tudo para poder ter um emprego e descontar, e nao o tem nao porque nao quer mas porque a situacao laboral esta cada vez mais dificil.

E com filhos pior ainda. A esmagadora maioria das entidades laborais tem alergia a barrigas e crianças. Sera justo uma mae nao ter apoio para um filho, principalmente se esta sozinha? Sinceramente, nao me parece.

É facil quando temos emprego e o mesmo nunca foi posto em causa. Mas quando passamos meses à procura e as coisas nao aparecem, a situacao muda. Desculpem, mas eu nao consigo parar de pensar que tudo isto é uma grande injustiça.

Angel, eu tambem acho que deves insistir, voltar a ir à seg Social e informar-te bem de tudo, fazer barulho, contactar a assistente social da tua zona e apertar com o pai do teu menino, nem que tenhas que o pôr em tribunal, ams ele tem a obrigacao de te ajudar. Realmente devias ter tratado das coisas antes, mas o mal ja esta feito, agora nao adianta pensar mais nisso, tens é que tentar resolver tudo da melhor forma que puderes.

Imagino que devas estar a passar por uma situacao muito dificil, mas tens que ter muita força e pensar no teu filhinho, tens que resolver essa situacao o mais depressa possivel para que depois possas desfrutar destes primeiros tempos com ele, que sao tao maravilhosos... e quanto mais depressa resolveres tudo mais depressa poderas relaxar para poderes estar a 100% com ele. Acima de tudo, por muito dificil que seja tenta nao te enervar, resolver as coisas com calma...

Em relacao à amamentacao, porque nao tentas contactar a SOS amamentacao ou a LA Leache League? Eles podiam ajudar-te, se conseguisses dar de mamar em exclusivo ja seria uma grande despesa a menos, alem dos momentos fantasticos que ias partilhar com o teu filhinho! Pensa nisso, ainda vais a tempo, acredita, elas ajudam imenso!!

Muitos beijinhos e muita força!!

Nesha
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 2:31:03 PM

Membro desde: 1/26/2008
uns com tanto outros com tao pouco...

e que fazem certas ciganas,... q descontos têm para um subs de rendimento minimo garantido aos milhares de euros..????

e na volta com certeza se fores falar com uma assistente social ainda poem em causa as condições q tens para criar o teu filho e recambiam-no pra uma associação...

Este sistema é uma bosta!!! Ou se intimida e come ou se é comido

Prendas e ofertas
Desde Molduras a Caixas de chá ou para as cápsulas Nespresso:
www.cordossentidos.blogspot.com
ACEITAM-SE DESDE JÁ ENCOMENDAS PARA O NATAL!!!

Artesanato Infantil
Placas de Porta, Caixas de Recordações, Porta Fraldas, Molduras:
www.pingosnobabete.blogspot.com
KIT PARA BEBÉ AGORA A PARTIR DE 40€ (MOLDURA, PLACA DE PORTA E CAIXA DE RECORDAÇÕES) APROVEITEM!!!

O meu grupo é selecto, só caibo eu, a minha veia artesã e a minha veia de poetiza...
camilatomás
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 2:40:31 PM

[Nesha wrote:]

e na volta com certeza se fores falar com uma assistente social ainda poem em causa as condições q tens para criar o teu filho e recambiam-no pra uma associação...

Isso é outras das coisas que me revolta, quantas vezes as assistentes sociais tiram as crianças de lares onde estao a ser criadas sem grandes condicoes mas com amor, em vez de proporcionarem as condicoes para que a vida dos pais melhore um pouco...

maggie
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 2:45:41 PM

Olá Camilatomás tbém estive numa situação identica á tua, tbém estava grávida e tbém não me renovaram o contracto, tbém usufrui de um subsidio de desemprego durante 18 meses.
Mas uma coisa é usufruires de um direito que adquiriste por teres feito descontos, outra coisa é pretenderes apoio qdo não fizeste descontos. Se alguém pode ajudar a angelf é a assistente social da área de residencia não a segurança social.
Duvido que lhe dêm algum tipo de apoio monetário e continuo a não ver injustiça nisso.
Olha se calhar injusto é descontar o que desconto e com 2 filhos não ter abono nenhum.
Ganho bem mas farto-me de trabalhar para isso, foram anos sem tirar férias e sem horários.
Injusto será a SS fazer uso desses meus descontos para apoiar quem nunca descontou, não achas?

Por estas situações defendo o fim da SS e cada um descontar para si através de planos reforma pessoais.

Mtas felicidades
Maggie
camilatomás
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 3:27:25 PM

Maggie, tambem acho que tens razao no dizes, tambem nao me parece correcto nao teres direito a abono (ha muitas pessoas que tamebm ganhambem mas nao declaram e assim acabam por receber na mesma...), mas sinto que o estado deveria ajudar mais quem nao pode...

a questao dos planos pessoais de reforma podera ser uma boa ideia (e provavelmente, a longo prazo, talvez acabe mesmo por acontecer, dada a instabilidade que a SS vive), mas para algumas pessoas podera significar uma velhice miseravel... custa-me muito ver pessoas de idade a viver em condicoes sub humanas porque o dinheiro do m~es nao lhes dá para comida e medcamentos, pessoas cuja saude se vai deteriorando de dia para dia porque nao podem pagar as contas da farmacias... e tambem maes que ficam sem os filhos porque nao os conseguem sustentar... custa-me muito, mesmo.

E para que um PPR consiga assegurar uma velhice decente é preciso que o salario mensal permita por uma parte de lado para isso, e os nossos salarios sao muito baixos, uma familia com filhos que receba o ordenado minimo nao consegue juntar grande coisa...

É dificil, sao questoes muito complicadas, nem sempre é facil perceber onde está o correcto e o incorrecto, o justo e o injusto...

Enfim, vamos ver como tudo evolui. Ha muitas coisas injustas, de um lado e do outro, mas injusticas é algo que vai existir sempre, acho... cabe-nos tentar viver com elas da melhor forma possivel e acima de tudo lutar por um futuro melhor para os nossos filhos

beijinhos tambem para ti e para os teus filhotes!Smile

maggie
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 3:41:07 PM

Olá Camilatomás eu não quero que fiques a pensar que sou bruta e insenssivel, não é verdade. Infelizmente conheço é mtas situações que não podem isto e aquilo mas depois até vão de férias e aproveitam uns feriados e pontes e lá vão para o Algarve, etc (não quero com isto dizer que é esta a situação).
Tenho mais pena dos velhotes que descontaram toda uma vida e que têm uma reforma miserável e não fico ofendida por os meus descontos irem para eles, fico ofendida sim de darem subsidios a torto a direito.
Tenho uma amiga com uma miuda de 3 anos acabou o sub de desemprego já vai pedir o sub social de desempregoQuestion não está a pensar ir trabalhar?! é por casos destes que este país não avança.
E trata-se de uma rapariga de 27 anos...a desculpa: tem uma filha. E ENTÃO? eu tenho 2 e arranjei trabalho á 3 meses porque procurei.
E depois vem a desculpa do pai da menina que não quer saber...devia ter pensado antes. Nestas coisas sou do mais critico possivel, desculpa.

Felicidades para todas
Maggie
camilatomás
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 4:07:48 PM

Olá!

Pois, quanto a isso tens toda a razao... infelizmente ha imensa gente que se aproveita dos subsidios porque pura e simplesmente nao quer trabalhar... e depois uns acabam por pagar pelos outros!

Tambem acho que os flhos nao sao desculpa, mas muitas vezes torna-se muito mais dificil encontrar empregos quando se tem filho pequenos... agora uma coisa é nao conseguir, e outra completamente diferente é nem sequer tentar! Aí as coisas mudam completamente de figura!

Infelizmente é muito dificil distinguir as situacoes, e muitas vezes por causa de uns pagam os outros...

sabes, eu adorava ter mais um filho, é um dos meus maiores sonhos, mas tenho medo. foi optimo ter estado estes dois anos em casa, mas agora tenho mesmo que trabalhar, mas esta muito, muito dificil,e nao posso arriscar num terceiro filho sem ter seguranca em termos profissionais... tenho que ter alguma garantia que nao sou despedida de novo, e essa garantia nao existe...

Enfim, pode ser que aconte´ca um milagre e as coisas melhore,!!!

beijinhos

carolbruntoma(alice)
Inserida em: Tuesday, May 13, 2008 4:23:00 PM

Membro desde: 5/25/2007
Olá, Boa tarde

Sabem onde é que está o mal?
Não é nos subsidios, pois foram criados para apoiar e bem, as pessoas com mais carências.
O mal esta na distribuição e fiscalização, aqui é que a coisa corre mal.
Dá-se subsidios a pessoas que não os merecem enquanto outras que precisam ficam sem eles.

Mas volto a insistir se para a jovem mãe contactar a assistente social.
Conheço dois casos de mães adolescentes, desempregadas, e 1 teve direito a abono , pela avô que era sua tutora.
As assintentes sociais muitas vezes encaminham para soluções muito boas em termos de aprendizagem para tratar dos bebes, formação para a mãe, entre outros apoios.

Desejo-lhe boa sorte
Alice

Alice, Bruno, Tomás e Carolina

Lily
Inserida em: Wednesday, May 14, 2008 11:24:45 AM

Membro desde: 8/18/2007
Lamento se sou crítica ou se, como a maggie diz, pareço insensível, mas não consigo concordar com aquilo que aqui muita gente chama de «injustiça». É fácil falar de barriga cheia? Pois é... quando se tem a barriga cheia! Tenho 29 anos e trabalho desde os 17. Desconto desde os 17. E se não me dessem o subsídio de maternidade, aí sim, seria uma injustiça. Tal como equipararem-me a outra pessoa que nunca descontou é, para mim, uma injustiça.

Nunca estive desempregada porque nunca fui esquisita. Tirei o meu curso e já trabalhei em lojas e a vender seguros enquanto vi muita gente a viver de subsídios de desemprego durante meses e meses. Eu preferi não o fazer.
E hoje, estou numa situação precária, como agora lhe chamam - a recibos verdes! Gosto do que faço, e quando tiver o meu bebé... são 5 meses a receber um subsídio que não se equipara ao meu ordenado, mas que é assim, porque eu quero e porque não desconto mais, senão trabalhava para pagar a SS. Mas não vou para a porta da SS refilar porque não me vão dar mais de subsídio. Não. É esta a minha opção. E não acho que seja uma injustiça. Acho, sim, que cada um deita-se na cama que fez.

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum