Já encontrei o post, é este!
É que na altura tambem andei à procura, e nao foi nada facil!!
Eu fui visitar algumas quando estava a tentar decidir onde por a minha pequenina, posso dar-te a minha impressao. É apenas uma primeira impressao daquilo que vi, de uma primeira visita, mas pode ser que ajude...
- Regaço (Soares dos Reis) IPSS: não cheguei a visitar, pois é dificil encontrar vaga. Tenho uma prima que teve lá a filha e nao gostou muito, mas acho que era mais a educadora, que era pouco afectiva, e o tipo de trabalho pedagogico, eles insistiam muito nas fichas e davam pouco espaço à liberdade criativa. Mas isto em relacao à sala dela, claro, nao sei como funcionarao as outras...
- Fundacao Couto (Avenida da Republica)IPSS: Já varias pessoas falaram bastante mal, inclusive conheci uma menina no parque, uma vez que tinha ido lá com a Camila, e, em conversa (aquelas conversas espontaneas das crianças...) ela contou-me que tinha andado lá e que inclusive lhe chegavam a bater, e a dizer para nao contar em casa... até que ela contou e a mae a tirou de lá. Eu cheguei a ir visitar, por curiosidade, e achei, num primeiro olhar, que as salas estavam sobrelotadas e as funcionarias eram poucas, e pareciam todas bastante stressadas. Ora, para educarem os nossos filhos com amor. elas têm que se sentir felizes... em suma, apesar das instalacoes novas e das salas cheias de brinquedos coloridos, nao gostei nem um bocadinho do ambiente.
- A Toca do Menino (junto à Misericordia, perto dos correios das Devesas) IPSS; gostei muito, e ja varias pessoas me falaram muito bem. Pequeno, mas acolhedor e familiar, e pelo que se pode ver nas salas d perecbe-se que devem fazer um bom trabalho em termos pedagogicos. Há muita participacao dos pais, que sao bem recebidos. Tem, no entanto, uma sala de 5 anos com capacidade para poucas criancas e nao tem ATL. Recebem meninos a partir dos dois anos, mas este tipo de instituicao, que só recebe a partir dos dois anos, muitas vezes facilita a entrada de crianças mais pequenas, sendo depois uma opcao das mães (as salas mistas funcionam muito bem em termos de jardim de infancia; na creche poderao funcionar ou nao, irá depois depender de muitos factores – a disposicao da sala, o tipo de trabalho que se faz, quantidade de meninos e de adultos, tipo de rotinas...
- Santa Casa da Misericordia: tem novas instalacoes, num piso terreo (sem escadas, o que para mim é muito importante) e com as salas bem equipadas e adaptadas , IPSSaos meninos. Acho, no, entanto, que têm criancas a mais, particularmente na sala do um ano. Em relacao a esta sala, acho tambem que fomentam pouco a autonomia nos bebés, enquanto que em muitos infantarios nesta idade eles ja se sentam à mesa e comem sozinhos, aqui sentam-se nas cadeirinhas e ficam à espera que a comida lhes seja dada, so comecam a comer sozinhos na sala dos dois anos (ora a minha filha quando entrou para o infantario, com 18 meses, comia perfeitamente sozinha, comida e sopa, para ela seria uma regressao, por exemplo). Mas isso pode ja ter mudado...
- Aniquibebé (Rua da Rasa): bastante familiar e acolhedor. A minha filha esteve la dois anos, e gostei muito .Tive q a tirar de lá, no entanto, porque a mensalidade é cara, assim como as actividades extra, e com mais um irmaozinho lá iria ser complicado.A directora trabalha lá como educadora em tempo integral, o que faz com que consiga supervisionar melhor o trabalho da restante equipa. Os pais sao tambem bem recebidos, levam os meninos à sala e vao la busca-los, têm liberdade para entrar e sair com bastante à vontade. Fecha às 19 ou 19.30. Tem estagiárias do Instituto Poaget, o que é muito bom, pois acabam por ter mais uma pessoa na sala, q, sendo estagiaria, à partida é sempre empenhada e criativa.
- Joao de Deus, IPSS: novo, construído de raiz, boas instaáções, bem equipado. Os pais não podem entrar nas salas, é uma auxiliar que entrega os meninos ao final do dia e que os leva de manhã às salas (situacao q confesso q n me agradou...). Tem um método de ensino próprio, a “Cartilha Maternal”, que começam a ensinar logo aos 5 anos, ou seja, as crianças acabem por ser escolarizadas um ano mais cedo. Deu-me a sensação de ser um pouco rígido e formal. Isto pode ter aspectos positivos e negativos, depende muito da forma como os pais encarama educacao.
- Passinhso de Rei: fui visitar e tambem gostei muito... n sei se te disseram q tambem têm estagiarias da Paula frassinetti.
- Associacao de pais e professores da Escola Teixeira Lopes (acho q é esse o nome!), IPSS Fica nas instalacoes da Escola Secundaria Teixeira Lopes, têm duas salas de jardim de infancia. É direccionado para filhos de professores, mas creio que iam abrir à comunidade. As salas, apesar de pequenas, estao muito bem equipadas, e o trabalho pedagogico pareceu-me bastante bom. No entanto, só recebem crianças a partir dos dois, três anos.
- Associacao de escolas do Torne e do Prado, IPSS – é a mesma situacao da Toca do Menino, recebem criancas a partir dos dois anos, mas eventualmente facilitam a entrada de meninos com um ano. As instalacoes nao sao novas, mas o ambiente é muito familiar. Os pais levam também os meninos às salas, e é fomentado o dialogo com eles e a sua participacao. Têm bastantes saídas.
Espero ter ajudado... qualquer duvida que tenhas, diz.
Sabes, na minha opiniao, algo que é crucial quando visitamos um jardim de infancia ou creche é tentar conhecer a equipa q vai ficar c os nossos filhos. É q uma instituicao pode ser excelente, mas podemos etr o azar de apanhar uma educadora ou auxiliar q n sejem as melhores, e vise versa. Por exemplo, eu escolhi a escola onde a minha filha esta agora porque adorei a educadiora e auxiliar q iam ficar c ela, sao ambas competentes, profissionais, e acima de tudo super carinhosas, secalhar a escola em si nem é nada de especial, e em relacao ao Tomas vou ter q pensar bem se o vou por lá ou nao, mas adorei a equipa q esta c a camila, e ela adora andar lá...
Ja agora, se puderes ir partilhando ideias sobre o que fores vendo... é q o Tomás vai entrar para o ano, gostava q ele ficasse junto da irmã, mas é a tal situacao de n ter sala de um ano, e estou com algumas duvidas, n ponho de lado a hipotese de o colocar noutro lado... adicionalmente, daqui a um ano ou dois vamos mudar para Francelos, e tenho q comecar a informar-me sobre os infantarios dessa zona., por isso se souberes de alguma coisa, agradecia
Beijinhos!