|
|
Ranking: Newbie
Membro desde: 5/9/2008 Mensagens: 2
|
Bom dia a todas, Não sou mãe mas sou mulher e uma tia profundamente triste. Soube em Agosto de 2007 que a minha irmã ia ser mamã. Acompanhei esta gravidez com toda a felicidade e empenho de alguém que ia ser tia pela primeira vez. Tudo correu bem, a gravidez foi santa, diria até perfeita, as aulas de preparação para o parto, as consultas e ecografias a tempo e horas, um rapaz que se mexia vigorosamente e, a apenas três dias do final dos 9 meses, o Tiago foi para o céu... Dói-me a alma quando penso, lembro-me a toda a hora deste pesadelo que todos na minha família estamos a viver. Já passou um mês e não consigo gerir esta agonia que me vai na alma... Se vos procurei, foi na esperança de obter algumas respostas... Pois, não consigo perceber o porquê de tamanha tragédia ter acontecido. E faltava tão pouco...  Para que seja mais fácil, vou tentar atribuir datas e contextualizar o mais que possa o que verdadeiramente aconteceu. A minha irmã tem 29 anos, ia ser mamã de um menino, o Tiago. Engravidou em Agosto, tudo correu bem durante a gravidez. Com o tempo a chegar ao fim, fez o primeiro registo no domingo de páscoa, dia 23 de março, estava tudo óptimo. Ainda não era para já. No dia 31 de março foi novamente fazer o registo e estava de novo tudo bem, ainda não tinha contracções e o médico resolveu dizer-lhe para ela ir preparada no dia 5 de abril e talvez ficasse logo no hospital (Hospital de Viseu). No dia 5 de abril voltou lá mas sem qualquer tipo de sinais de parto, pois não tinha sentido contracções e estava perfeitamente bem. Como não tinha ainda dilatação, o médico disse-lhe que esperaria até dia 11 de abril e que nesse dia, desse por onde desse, o Tiago iria nascer. ( a minha irmã terminava o tempo no Domingo, dia 13 de abril). Mas o Tiago não nasceu. No dia 10 (um dia antes do previsto), a minha irmã acordou de manhã e já não o sentiu mexer, quando foi para o hospital, os médicos aperceberam-se que o Tiago já estava sem vida. O resto, voces devem saber melhor do que eu. O processo teve de ser o normal, teve de fazer o parto natural mas o bebé nasceria sem vida... A nuvem negra da dor instalou-se na minha familia e o meu cunhado e irmã ficaram completamente destroçados. Alguém conhece algum caso desteS? É que já li sobre abortos nas primeiras semana ou meses, mas já nos 9 meses não conheço nenhum! O que poderá ter acontecido? Os médicos apontam todas as hipóteses... mas os resultados da autopsia ainda não sao conhecidos. Quando é que ela poderá engravidar de novo? A minha irmã portou-se como uma verdadeira heroína e tem-se aguentado com uma força que, sinceramente nem eu tenho! Quer engravidar assim que possa. Passou um mês e agora sim está a ir-se abaixo. Não quero que ela e o meu cunhado sejam vencidos pela tristeza mas não sei como os ajudar... Penso que a ajuda psicológica só lhes faria bem mas a minha irmã diz que não precisa. Estou assustada e triste. Como será uma proxima gravidez? Sempre a pensar que poderá acontecer alguma coisa até ao último dia... Estou perdida. Obrigada pela vossa atenção. O meu abraço apertado para todas as mamãs que perderam os seus filhotes. Nunca percam a esperança! Eu também não perco a de que vou ser tia de novo...
|
|
|
|
[]
|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 7/3/2003 Mensagens: 715 Localização: Braga
|
Bom dia Juanita Esta realidade que desceves é vivida diariamente na associação projecto Artémis - www.associacaoartemis.com Não é justo, mas acontece muitas vezes, infelizmente. Sei e percebo como deve estar a ser insuportável este momento. A tua irmã vive onde? procura a associação, poderemos ajudar, ok? Muita força. Tens a morada do forum de apoio da associação mais abaixo. WWW:ASSOCIACAOARTEMIS.COMfORUM DE APOIO: http://projectoartemis.forumeiros.com/index.htm
|
|
Membro desde: 5/2/2007 Mensagens: 229 Localização: Leiria
|
Olá...estou com a lagrima no olho, historias como a tua / da tua irmã fazem-me ficar com o coração pequenino, não porque tenha passado pelo mesmo mas bem pelo contrario, porque sei a felicidade que é ter um filho, senti-lo nascer, ouvi-lo chorar...estou sem palavras minha linda. Há um projecto dirigido a mães em situações identicas às da tua irmã, a associação Artémis, que também tem um forum: www.projectoartemis.forumeiros.com. Já agora se tiveres oportunidade passa pelo blogue da Sandra que perdeu a sua bebé Monica em circunstancias identicas no fim de tempo, ela é uma mulher de força e coragem...e já tem outro bebé com 1 aninho: http://activestresss.blogs.sapo.pt/Jinhos e espero que o testemunho dela te ajude
Paula & Lara http://larocafeijoca.blogspot.com/
|
|
Membro desde: 10/27/2006 Mensagens: 285 Localização: Caldas da Rainha
|
|
|
Membro desde: 8/20/2007 Mensagens: 832
|
Infelizmente tb já ouvi outros casos em que isto aconteceu.... 1 Bjinho para a vossa familia e em especial para os pais que devem estar num sofrimento enorme.
|
|
Membro desde: 1/10/2007 Mensagens: 1,886 Localização: Somewhere...over the sun!
|
|
|
Membro desde: 1/16/2006 Mensagens: 582 Localização: em casa
|
É muito duro ver partir quem mais amamos! A minha 2ª gravidez foi complicada. Uma ameaç de aborto logo aos primeiros meses, tensões muito baixas, contraçoes frequentes e depois de nascer ficou an incubadora váriso dias na incubadora e muito sofrimento, fico sempre com o coração muito apertado quando penso que o meu pequeno grande herói sofreu! Fico ainda mais sensível com estes relatos! Se precisares de ajuda moramos pertinho apita!!!
|
|
Membro desde: 6/16/2005 Mensagens: 974 Localização: Lisboa
|
bem n sei k diga.. perder um filho com poucas semanas já é um tormento.. agora com 9 meses.. sempre a sentir..sempre a amar... não sei se teria força para continuar... muita força e jinhos

http://o-meu-objectivo.blogspot.com/ As minhas afilhadas: CAT80 - vem aí uma menina..Lúcia
|
|
Ranking: Newbie
Membro desde: 5/9/2008 Mensagens: 2
|
Obrigada Catinha, O testemunho da Sandra ajudou-me sim, e muito! Gostava de um dia conseguir falar com ela. Por agora não tenho coragem e faltam-me as palavras. Só eu sei como foi duro contar-vos este drama... Esta dor é insuportável e sufocante. Obrigada. Obrigada a todas...
|
|
Membro desde: 5/1/2008 Mensagens: 296 Localização: Caparica
|
|
|
Ranking: Member
Membro desde: 3/5/2008 Mensagens: 25 Localização: Amora
|
Olá... Estas histórias apertam-nos o coração e deixam-nos pequeninos. Conheço uma história igual que se passou com uma amiga minha. É um grande sofrimento. Força para a tua irmã e cunhado...

|
|
Membro desde: 11/1/2006 Mensagens: 633 Localização: gaia
|
Nem sei que dizer.... Muita força e um beijo grande
o meu gráficoVai correr tudo bem. 23 semanas de ti - meu amor!!!
|
|
Membro desde: 4/2/2008 Mensagens: 89
|
Olá juanitta. Conheço um caso parecido... uma grande amiga também perdeu o bébé (era uma menina) com 6 meses... estrangulado no cordão umbilical. Depois de muitas análises, verificaram que a placenta tinha derrames, embora não parecesse estar directamente relacionado. Na altura em que ela esteve internada estava lá uma rapariga que também tinha perdido o bébé com 9 meses. Foi muito doloroso todo o processo e muito sofrimento. Para mim também. Estava a tentar engravidar e perdi a vontade de ter um bébé com medo que pudesse acontecer algo semelhante (curiosamente, foi nesta altura que engravidei, mas passei quase toda a minha gravidez com medo que algo pudesse acontecer). A minha amiga passou por tudo com muita coragem, também com muita dor, mas não guardou nada para dentro. Falava muito sobre tudo isto porque também era uma forma de ela lidar com o sofrimento, e eu como amiga estive sempre disponível (embora estivessemos a cerca de 250 km de distância). Quase sem esperar, a minha amiga voltou a engravidar passados 3 meses desta tragédia. Claro que a gravidez foi vivida de uma forma muito cautelosa e com poucas expectativas. O parto aconteceu 1 mês antes do previsto, mas nasceu ummenino lindo e saudável. Beijinhos e muita força para viver toda esta situação.

|
|
Membro desde: 3/30/2007 Mensagens: 617 Localização: Madeira
|
ola, antes de mais muita força para todos, o que nao deve ser nada facil de arranjar num momento como este... quando oiço histórias destas fico com o coração tão apertadinho.... fico mesmo muito triste... o anjinho que partiu irá dar à tua irmã uma nova estrelinha e ficará para sempre no coração de todos... até no nosso beijinhos e mima muito a tua irmã que ela deve precisar como ninguem
     estou contigo, Ruca! Não esquecer do Vigantol
|
|
Membro desde: 11/23/2006 Mensagens: 81
|
ola , antes demais quero dizer és uma irmã maravilhosa.a dor é qualquer se não se consegue imaginar, mas acontece... quando perdi os meus dois bebes que fariam ontem 1 ano, achei que o mundo ia acabar, hoje já tenho a constança com 4 meses , amiga deixa a tua irmã sentir a dor, depois fala com ela pra vizitar o forum aqui ela vai encontrar esperança, comigo foi o que acontece, e com tantas outras nossas amigas. esquecer como alguém disse, "não se esquece aquilo que não queremos nunca esquecer" nunca se deve pedir pra esquecer, quanto mais falamos no assunto melhor mas com pessoas que entendam a nossa dor.bjinhos
|
|
Membro desde: 8/22/2007 Mensagens: 208 Localização: Maia
|
Olá Como sei que nada que possa dizer te vai alegrar.... Mando-te um beijinho e muita força Fica bem Sandra Esteves Afilhada: Bellagarage (Bella) - Enrique
|
|
Membro desde: 12/19/2005 Mensagens: 488 Localização: Cascais
|
Olá juanita São tempos e alturas muito difíceis numa família e ninguém deveria passar pelo que vc´s estão a passar, no entanto e apesar de tanta tecnologia e tanto desenvolvimento há muitas situações que nem os médicos nem ninguém conseguem prever. Situações como a da tua irmã infelizmente ainda são muitas, o que acontece é que normalmente as pessoas não falam delas. Fez 2 anos em Abril que o meu filhote nasceu. Foi a minha 2ª gravidez, sem grds sobressaltos e muito acompanhada. A partir das 30s (devido a contracções) começei a fazer consultas semanais e CTG´s, até que chegou à 38s e nada, nem uma contracção. O Guilherme deveria nascer a 25 de Abril, mas como nunca encaixou foi agendada uma cesariana para o dia 21. Felizmente não chegamos a essa data e no dia 14 de Abril eu fui ao hospital e tudo continuava bem (placenta, líquido), o bébé e eu e por isso o médico decidiu esperar mais 1 semana para fazermos a cesariana. Por precaução, pois estava no fim do tempo o médico marcou consulta para o dia 18 e foi nesse dia que ele acabou por nascer, por milagre (como disse o pediatra que o assistiu). Entrei no hospital e comigo estava tudo bem, já tinha sentido o bébé pela manhã e estava descansada (seria mais uma consulta de rotina, a última esperava eu) mas afinal ele não estava bem, estava em sofrimento fetal e eu não tinha sentido nada que me dizesse o contrário. O tempo que teve em sofrimento ninguém sabe, mas a falta de oxigenação e de sangue ao cérebro deixaram sequelas graves, pensa-se que o bébé nesses últimos dias tenha feito compressão no cordão umbilical e daí a insuficiência de oxigénio. O bébé nasceu de cesariana de urgência e teve de ser reanimado, posteriormente foi para a incubadora e foi ventilado e a partir daí a luta tem sido diária. No meu caso foi-me dito que se não tivesse no hospital o bébé não teria sobrevivido e hoje eu sei que isso teria acontecido. Quis deixar aqui o meu testemunho, não que seja uma forma de consolo, mas para que saibam que existem casos semelhantes ao vosso, alguns com desfechos diferentes. Acho que é importante a tua irmã desabafar e falar e ainda bem que ela tem uma irmã maravilhoasa como tu. E acredito que em breve a tua irmã vai conseguir superar a dor (esqueçer não, porque isso nunca acontecerá  e se for preciso nós estaremos por cá para dar apoio, que mesmo sendo virtual, faz bem. Um grande beijinho para vós e quando puderem espreitem o meu Blog. Beijinhos da
Cláudia, Madalena e Guilherme
|
|
Membro desde: 6/21/2007 Mensagens: 55 Localização: Açores
|
Olá, Estou sem palavras... Só para mandar um grande beijeinho para ti e para os respectivos pais e desejo-vos mta força.
A tentar a minha estrelinha desde Dezembro de 2006 Fevereiro de 2007: Aborto Retido 9 de Fevereiro de 2008: Teste Positivo 25 de Fevereiro de 2008: 1ª consulta, 1ª Eco, descoberta de ser gémeos 13 de Março de 2008: 2ª Eco têm agora 2 cm 3 de Abril de 2008: 2ª Consulta 3ª Eco, já se movimentam, têm 6 cm. 10 de Abril de 2008: Medição da nuca. Tudo Ok. 8 de Maio de 2008: Pesam 198 gr. 90% de hipóteses de serem 2 meninas Eco Morfológica: 28 de Maio de 2008 Próxima consulta: 12 de Junho de 2008 DDP: Última semana de Setembro 1ª de Outubro
|
|
Membro desde: 5/11/2006 Mensagens: 1,104
|
Olá Não sei o que dizer... não tenho palavras...estou arrepiada só de pensar... Força para ti mas principalmente para a tua irmã e cunhado que devem estar destroçados... Coragem BJS
Carina
|
|
|
Guest,
rdeville |