|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 3/3/2008 Mensagens: 133
|
ola mamas! Nas duas gravidezes Eu fui seguida no publico mas na hora do parto fui p o publico e apesar da minha GO trabalhar no hospital,foram outras equipas q estavam de plantao.Felizmente correu tudo bem. ~Ja agora em relaçao aos partos no publicos,conheço mamas q disseram-me incluindo uma familiar minha,q é optimo pois levam os bebes a noite p as mamas descansarem.A minha familiar no dia seguinte a ter a menina teve logo alta,pois ficava muito caro.  enquanto no hospital publico ficamos pelo menos dois dias. E o grande numero de cesariana feito no privado!!!!  Da q pensar Mas ainda bem q as mamas hoje em dia tem muitas opçao de onde ter os seu bebés,o q interessa é q sejam boas horas!!!

|
|
Membro desde: 2/19/2008 Mensagens: 160 Localização: Matosinhos
|
Não pensei que a minha dúvida/desabafo fosse dar tanta "discussão". A minha intenção não era criticar as opções de cada um, se o fiz peço desculpa. Após ter lido com atenção todas as opiniões e testemunhos chego a uma conclusão: É mais uma daquelas opções que é tomada de acordo com as prioridades, experiência pessoal, opinião de amigos/familiares/conhecidos, capacidade financeira, etc. É como todas as decisões importantes na vida. Cada um sabe de si e quando decide está convicto que está a tomar a melhor decisão. O que me deixa muito feliz por ter lançado este tópico é o facto de terem sido agregadas diversas opiniões e experiências que podem ser muito úteis para quem precisa decidir, quando pode ter opção, entre parto no público ou no privado. No meu caso fiquei a saber coisas que desconhecia e agradeço a todas o seu contributo. Seria interessante se houvessem estudos fidedignos acerca das vantagens e desvantagens do acompanhamento na gravidez e no parto em estabelecimentos públicos e privados e melhor ainda, com referência a instituições, tipo um ranking. Mas acho que mesmo assim nunca teríamos garantias de que a nossa opção fosse corresponder a todas as nossas expectativas. Estamos a falar de saúde e de seres humanos. São áreas com um grau de imprevisibilidade muito elevado. O que interessa é que corra tudo bem seja no privado ou no público. A vida não é perfeita. Só nos resta contribuir da melhor forma que sabemos e podemos e esperar e desejar que tudo corra pelo melhor.
   -  Última menstruação: 4 de Setembro de 2007 Teste positivo: 8 de Outubro de 2007 Ás 32 semanas: ameaça de parto prematuro - repouso até às 37 semanas. Ás 38 sem + 3 dias: indícios de entrada em trabalho de parto - internamento do dia 29/06 até 31/06 - resultado: falso alarme Ás 39 sem + 2 dias: Nasceu com 3,890 kgs e 52 cms - 10h15m do dia 5 de Junho de 2008 - Parto normal com fórceps Indice de Apgar: 9 e 10. Perímetro cefálico: 36
|
|
Membro desde: 2/27/2008 Mensagens: 1,545 Localização: almada
|
[C&J wrote:][manelita4 wrote:]eu fiz uma mista -fui seguida no privado (com seguro) porque não estava para esperar duas horas por uma consulta na MAC (aconteceu uma vez e jurei nunca mais) -parto no público porque tinha plafond e não queria estar a pagar o montante restante quando podia ter à borla e o melhor de tudo, foi que o meu médico estava de banco, então foi ele que "tratou" de mim Estou como a manelita... fiz uma MISTA Fui seguida no privado (com seguro) e tive o parto no público (HSFX que não é da minha área de residência), não tive o meu médico no parto (até porque depois soube que já não trabalhava lá no hospital), aliás não tive nenhum médico no parto tive 2 fabulosas enfermeiras Parteiras. Correu tudo muito bem foi um parto maravilhoso, o hospital tinha sempre um anestesista à disposição (que usei), a estadia não podia ser melhor desde as instalações ao pessoal e não gastei Mas se o meu médico fosse de um hospital privado talvez ponderasse ter lá a minha filha, de qq forma como disse fui muito bem tratada e penso seriamente se tiver outro filho repetir a experiência num hospital publico de preferência no mesmo.  Bom Fim de Semana Eu também fiz a tosta mista  Consultas no privado e parto no público. Só não tive anestesia porque já não cheguei a tempo.
|
|
Membro desde: 3/12/2008 Mensagens: 52 Localização: Porto
|
Olá, Nunca pensei que um tópico como este desse tanta confusão e discussão. Eu posso falar por experiência própria , pois embora tenha sido seguida nas consultas no privado, tive um parto no público (o 1º  e outro no privado. Muitas das coisas que se disseram , como o interesse dos médicos de fazer partos nos privados , nem sempre é verdade. O meu médico foi o mesmo nos dois partos, pois tiverem de ser de cesariana e programados (dois partos pélvicos). Fui eu que lhe falei em fazer o parto no privado ao qual ele próprio me disse os prós e os contras. Como contra mencionou-me que caso corra alguma coisa de muito grave, tem de ser resolvida num hospital público central. E nos casos de bebés prematuros ou com complicações que necessitem de intervenções imediatas também. Como positivo , o facto de ter um conforto maior e poder estar acompanhada 24 horas pelo marido. Uma vez que a nossa bebé nas ecografias não apresentava nada de anormal eu e o meu marido decidimos que o segundo parto seria no privado. Não é preciso ser rico para se fazer um parto no privado, pois com o seguro de saúde que tenho por parte da empresa onde trabalho pude ter essa opção pagando apenas uma parte. Embora não tenha queixas de maior no público, senti bastante diferença no atendimento das pessoas, nas condições do quarto e o mais importmante no acompanhamento à bebé o qual foi excelente e com grandes diferenças do público. O dinheiro que paguei acho que foi muito bem empregue . A decisão entre ter um parto no publico ou no privado deve ser pessoal. No meu caso se hoje tivesse de fazer outro parto escolheria o privado.
|
|
Membro desde: 2/3/2005 Mensagens: 197 Localização: arredores de lisboa
|
Olá mpyres O que tu vais pagar no Público já pagas com o teu trabalho todos os meses, o que descontas para a S.S. Além disso tens isenção de taxas moderadoras por estares grávida. Eu sou o mais a favor do Público e digo-te mais, os médicos deveriam ter de escolher a sua carreira ou no público ou no privado, há muita promiscuidade entre os dois mas isso já entro na política e na confusão aqui gerada. Resto de uma gravidez feliz! beijinhos
sona 
|
|
Membro desde: 9/23/2007 Mensagens: 79 Localização: Barreiro
|
[arosa33 wrote:]Sim, as meninas já disseram quase tudo. Privado porque quero que seja o meu médico a fazer-me as ecografias nas consultas (sem o limite de ecografias que o público impõe por causa de controlo de custos), porque quero que seja o meu médico a fazer-me os partos, pelo conforto (quarto particular com o maridão ali ao lado 24h) e por ter dois seguros de saúde que me proporciam tudo isto a um preço irrisório. Quanto aos equipamentos, devo dizer que hoje em dia os hospitais privados mais recentes são equipados com a última tecnologia e em termos de neonatalagia têm unidades de suporte a grandes prematuros. Mesmo para adultos estes hospitais têm unidades de cuidados intensivos super equipadas e modernas, com equipas próprias altamente especializadas. E privado porque quero ter a certeza que há anestesistas e anestesias suficienes para me garantarim a epidural na hora H. Agora os hospitais públicos (nem todos) também têm muita qualidade e têm a inegável vantagem de serem gratuitos. É uma questão de opção! Beijocas Depende, fui seguida toda a gravidez por a minha médica ginecologista, todos os meses tinha uma consulta com ela, ou seja no consultorio dela onde além da consulta fazia tb a ecografia pq tem ecografo no consultório no entanto apensar de ter sido seguida no privado tive as minhas filhas no publico. Depende de muita coisa.
|
|
Membro desde: 1/17/2008 Mensagens: 99 Localização: lisboa
|
Sim Sathawn, essa é também uma opção. Mas foi assim porque quiseste ou porque a tua obstetra não fazia partos no privado? Eu quando escolhi o meu obstetra para além de ter referências óptimas sobre ele, assegurei-me sobre os locias onde ele fazia os partos. Tenho algumas amigas que fizeram como tu, como nao tinham seguros, fizeram as consultas no privado e depois foram ter os bebés no público.
|
|
Membro desde: 9/19/2006 Mensagens: 924
|
Olá! Não li tudo o que está para trás, portanto não sei se já aqui foi referido... Eu paguei no público 20€, o que correspondeu a 4 dias de internamento, a 5€ cada dia. Era suposto não pagar? Beijinhos Ana
Tashi Delek! 
|
|
Membro desde: 3/3/2007 Mensagens: 491
|
[anoff21 wrote:]Olá! Não li tudo o que está para trás, portanto não sei se já aqui foi referido... Eu paguei no público 20€, o que correspondeu a 4 dias de internamento, a 5€ cada dia. Era suposto não pagar? Beijinhos Ana pagaste?...como assim...? as grávidas estão isentas de taxas moderadoras, e normalmente até 60 dias depois do parto, até vem descrito no livrinho verde da grávida.

|
|
Membro desde: 1/26/2008 Mensagens: 1,042
|
Fui seguida pelo go no particular (todas as ecos foram feitas no consultorio exceptuano as analises ao sangue e a morfologica) e o parto foi em hospital publico. Não paguei nada Quando referem "vou ter o meu go a fazer o parto no privado" referem-se a parto programado certo??? o meu parto foi no publico...e fui muitissimo bem tratada! mas imaginemos que seria no privado... Se o meu go estivesse numa cesarina, não ia largar a cesariana para me fazer o parto... Viria sim outro médico... No meu caso o obstetra nem esteve presente pois quem me fez o parto foi uma enfermeira parteira (por acaso a finalizar o estágio, mas nem por isso deixei de ter segurança!!). No momento da "aflição" queria lá eu saber se era A ou B... Logo como "confiam" assim tanto que será o go a acompanhar no momento do parto??? Suponho mesmo que sejam partos "programados" certo??? E a história da epidural não depende só do facto de existir ou não anestesista... No meu caso nem sequer a pude levar pois tinha os valores muito elevados...
|
|
Membro desde: 5/10/2008 Mensagens: 460 Localização: Lisboa
|
[bolaxita wrote:]Concordo com a sac, parece-me que aí uma grande falta de informação... Conheço pessoas que fizeram partos no público e no privado, e a verdade é que ouvi várias queixas de alguns hospitais públicos, nomeadamente no tratamento do pessoal, mas isto é como tudo, também é uma questão de sorte.
Eu, tendo seguro de saúde, nunca optaria por fazer num hospital público porque confio a 100% no meu médico e não me imagino nas mãos de mais ninguém numa hora tão importante. Não critico quem faça, é uma opção, acho que ninguém tem nada com isso sinceramente, e confesso que acho triste esse argumento do 'status social'. Hoje em dia os seguros de saúde são aecssíveis a todos os bolsos, por favor! Eu tb confiava a 100% no meu médico e bem que me arrependo de ter feito a escolha que fiz de ir para um privado por causa dele. Dizia-me que na MAC só se calhasse no dia em que ele estava de turno. Infelizmente correu tudo mal, e apesar de ter sido ele a fazer o parto o meu filho fez uma lesão grave à nascença que vai acompanhá-lo o resto da vida. Enfim, agora confio 0% nesse médico... Na verdade, tb tenho pânico de ir para uma maternidade pública e nem sei bem o que fazer em relação ao segundo bebé. Penso ir para o Hospital da Luz, tenho lá ido a outras consultas e gostei muito mas em relação ao bebé talvez o mais sensato seja mesmo ser seguida na MAC. Nem sei. Para a semana tenho primeira consulta de Ginecologia no Hospital da Luz e entretanto vou pensando o que fazer...
 Agora devia mudar o meu nick para LittleEinstein
|
|
|
[Plantinha wrote:]Fui seguida pelo go no particular (todas as ecos foram feitas no consultorio exceptuano as analises ao sangue e a morfologica) e o parto foi em hospital publico. Não paguei nada Quando referem "vou ter o meu go a fazer o parto no privado" referem-se a parto programado certo??? o meu parto foi no publico...e fui muitissimo bem tratada! mas imaginemos que seria no privado... Se o meu go estivesse numa cesarina, não ia largar a cesariana para me fazer o parto... Viria sim outro médico... No meu caso o obstetra nem esteve presente pois quem me fez o parto foi uma enfermeira parteira (por acaso a finalizar o estágio, mas nem por isso deixei de ter segurança!!). No momento da "aflição" queria lá eu saber se era A ou B... Logo como "confiam" assim tanto que será o go a acompanhar no momento do parto??? Suponho mesmo que sejam partos "programados" certo??? E a história da epidural não depende só do facto de existir ou não anestesista... No meu caso nem sequer a pude levar pois tinha os valores muito elevados... No meu caso não foi programado, mas eu telefonei ao médico quando comecei com as contracções. Fui ao consultório dele e depois combinámos. É claro que ele podia ter outra coisa a essa hora, mas é pouco provável. Deve acontecer uma vez em mil. Se ele estiver em consultas, interrompe. Só mesmo se tiver com outro parto nesse preciso instante. É preciso muito azar... Também já ouvi um caso de uma pessoa que a médica a avisou que ia para uma conferência e marcaram uma cesariana para ter a garantia que era com ela. Mas isso tb acho um bocado parvoíce, cada um é que sabe... Um bebé nascer antes do tempo para conveniência da médica...
|
|
|
[claves wrote:]ola mamas! Nas duas gravidezes Eu fui seguida no publico mas na hora do parto fui p o publico e apesar da minha GO trabalhar no hospital,foram outras equipas q estavam de plantao.Felizmente correu tudo bem. ~Ja agora em relaçao aos partos no publicos,conheço mamas q disseram-me incluindo uma familiar minha,q é optimo pois levam os bebes a noite p as mamas descansarem.A minha familiar no dia seguinte a ter a menina teve logo alta,pois ficava muito caro.  enquanto no hospital publico ficamos pelo menos dois dias. E o grande numero de cesariana feito no privado!!!!  Da q pensar Mas ainda bem q as mamas hoje em dia tem muitas opçao de onde ter os seu bebés,o q interessa é q sejam boas horas!!! Quem me dera a mim que me tivessem feito uma cesariana no privado! Infelizmente fizeram-me o parto natural... (correu mal) mas acho que a principal razão pela qual se fazem menos cesarianas no público é porque fica caro. É muito mais seguro fazer um parto por cesariana, o resto é conversa. Realmente no privado deu para descansar, foram todos mto simpáticos (tipo hotel) e foi tudo óptimo excepto o parto em si. Isso foi culpa do médico, acho, mas quando penso que ele é médico na MAC, penso que podia ter acontecido exactamente o mesmo na MAC.
|
|
Membro desde: 9/19/2006 Mensagens: 924
|
[BorboletaRara wrote:][anoff21 wrote:]Olá! Não li tudo o que está para trás, portanto não sei se já aqui foi referido... Eu paguei no público 20€, o que correspondeu a 4 dias de internamento, a 5€ cada dia. Era suposto não pagar? Beijinhos Ana pagaste?...como assim...? as grávidas estão isentas de taxas moderadoras, e normalmente até 60 dias depois do parto, até vem descrito no livrinho verde da grávida. Pois paguei... Durante toda a gravidez estive isenta e fui sempre seguida naquela maternidade. Uns tempos depois do Gonçalo nascer recebi o aviso em casa para pagar os 20€ dos 4 dias de internamento. Também achei estranho mas não contestei... Como se o serviço tivesse sido bom
Tashi Delek! 
|
|
|
Bem, por 20€ tb não vale a pena estares agora a pensar mto nisso, sobretudo porque já pagaste. Ias perder mais dinheiro a tentar recuperar... Pensa que fizeste uma boa acção e deste uma esmola ao Estado. A ver se serve para melhorar um pouco o serviço. Foi uma gorjeta... hehe Pelos vistos não mereciam, não é?
|
|
Membro desde: 1/17/2008 Mensagens: 99 Localização: lisboa
|
Plantinha, Quando estás num GO privado ele vem (pelo menos aos que eu conheço é assim ) a qualquer hora da noite ou do dia fazer-te o parto, tens o telemóvel dele e assim que tiveres os sinais de parto ligas-lhe e ele orienta-te. largam as consultas que estão a dar se for necessário. Acontecer mais do que um parto em simultâneo é raro e se acontecer eles conseguem "lidar" com a situação. Falas-te em cesariana, a cesariana então é super-rápida, não leva mais que meia hora, por isso eles fazem vários partos e cesarianas num dia. E num hospital privado os partos são sempre efectuados por obstetras, não por enfermeiras. No meu caso foi mais fácil pois foi mesmo programado mas porque eu quis. Devo-te dizer que o nascimento do meu bebé foi a experiência mais calma e serena que tive na vida! Beijocas
|
|
Membro desde: 4/1/2008 Mensagens: 376 Localização: Lisboa
|
[cinanina wrote:] É muito mais seguro fazer um parto por cesariana, o resto é conversa. Espero que não leves a mal Cinanina, mas isto é uma afirmação totalmente desprovida de fundamento científico: a cesariana é uma intervenção cirúrgica com todos os riscos que isso acarreta. O parto vaginal é a forma natural de ter filhos e mais indicada na maioria dos casos.
|
|
Membro desde: 4/14/2008 Mensagens: 250 Localização: Portugal
|
[Mãeaos30 wrote:][cinanina wrote:] É muito mais seguro fazer um parto por cesariana, o resto é conversa. Espero que não leves a mal Cinanina, mas isto é uma afirmação totalmente desprovida de fundamento científico: a cesariana é uma intervenção cirúrgica com todos os riscos que isso acarreta. O parto vaginal é a forma natural de ter filhos e mais indicada na maioria dos casos. Concordo contigo Mãeaos30. È muito mais arriscado um parto por cesariana, especialmente para a mãe. Mas claro que no privado previlegiam a cesariana, unicamente por questões financeiras, não nos enganemos. Não tem nada a ver com a segurança para o bebe ou para a mãe.
|
|
Membro desde: 3/22/2008 Mensagens: 268
|
lamarosa.....desculpa-me, mas quanto a isso não concordo!!!! Se me disseres que os médicos no privado arriscam menos....Isso sim!! E ainda bem.....Pq no público infelizmente ainda se arrisa muito...e depois de vez em quando lá vão para cesariana já em grande sofrimento fetal!!!
Mãmas de Setembro - Outubro de 2008Madrinha - mina25 Afilhada - Lili80
|
|
Membro desde: 4/14/2008 Mensagens: 250 Localização: Portugal
|
[vandicha wrote:]lamarosa.....desculpa-me, mas quanto a isso não concordo!!!! Se me disseres que os médicos no privado arriscam menos....Isso sim!! E ainda bem.....Pq no público infelizmente ainda se arrisa muito...e depois de vez em quando lá vão para cesariana já em grande sofrimento fetal!!! Vandicha, queres dizer-me que no privado os medicos arriscam menos a sua carreira e reputação que no privado? Não acredito. As consequencias são as mesmas. Os privados são empresas que visam o lucro como qualquer empresa. È claro que existem directrizes internas para se fazer sempre um pouco mais: mais umas analises, mais um exame, mais... qualquer coisa. Não estou a generalizar, mas que se aproveitam, aproveitam.
|
|
|
Guest |