Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Bolçar! Arrotar! Tempo mamadas! [Options] · [View]
SofiaMateus
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 3:15:17 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 1/14/2008
Olá a todas.
Gostaria que me ajudassem com algumas duvidas:
O pediatra disse para dar 15 minutos de cada maminha e a seguir suplemento.
Antes de arrotar o meu bebé faz força para fazer cocó e imediatamente bolça!
Isto será normal?
Depois de cada uma das maminhas eu ponho o bebé a arrotar e a seguir ao suplemento novamente! Estou a fazer bem? Ou passo de uma maminha para a outra sem arrotar?
Durante as mamadas o bebé adormece e não há cocegas nos pes que o acordem!!!!!Entre o mamar, o adormecer no meio e o dar o suplemtento nunca á menos de 2 horas e às vezes isto demora 3 horas! Isto é normal?

No final de tudo como tenho medo que como bolçou fique com fome dou lhe um novamante maminha que é tipo miminho, pois ele suga uma ou duas vezes e adormece logo a seguir!

Beijinhos

[Sponsor]
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 3:15:17 PM

[]
lamarosa
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 9:58:07 PM

Membro desde: 4/14/2008
Isso é realmente muito tempo, deves andar cansadissima.
Eu quando amamentava só o punha a arrotar no final da mamada (das 2 mamas), mas digo-te que foram rarar as vezes que consegui porque quase sempre adormacia na mama. Muitas vezes o deitei sem arrotar, mas como ele nunca foi de bolsar ou vomitar comecei a deixar de me preocupar com isso. Era uma questãio de lhe posicionar a cabecinha de lado.
É normal bolsar, especialmente se ficaram de estomago cheio e depois estão a fazer força.
Acho que depois de bolsar não deves dar mais leite, não é necessario. Se tiver fome acorda mais cedo que o habitual.
Mas porque estás a dar suplemento também, se amamentas pelo menos 30 minutos?
verafrts
Inserida em: Friday, May 16, 2008 11:30:16 AM

Membro desde: 9/6/2007
Olá,

Parece-me muito tempo mas cada bébé tem o seu ritmo e provavelmente o teu bébé é preguiçoso como o meu... leva cerca de 1h/2h para ficar satisfeito.
Tive uma situação identica á tua. A pediatra do meu filho disse para lhe dar 20 min em cada mama mas segundo sei e aprendi no curso de preparaçãon para o parto, o nnosso leite tem várias fases, tipo camadas. a primeira mais aguada e a camada que está no "final da mama", antes de ficar vazia é a camada com mais nutrientes portanto devemos dar a mama que demos uem ultimo lugar na mamada anterior dessa vez em 1º e deixá-lo vazar o peito para depois passarmos para a outra mama. om o meu filho isto seria impossivel em 20 min porque ele adormece mt também por isso optei por começar a dar-lhe o tempo que ele quer e se ao fim de 1h30 mais ou menos ele não está satisfeito dou suplemento... desde que optei por fazer isso ele começou a aumentar de peso normalmente o que até aí não acontecia.

Em relação a arrotar entre cada mama, eu faço isso quando ele adormece porque asim acorda novamente e pega na mama. o que contas de bolçar também acontece ás vezes...

acho que é tudo normal.

Sou mamã de 1ª viagem por isso quis apenas contar-te como acontece comigo... mamãs mais experientes se calhar poderão ajudar-te mais. Afinal de contas tenho apenas 23 dias de experiência.

Bijocas

Vera e Miguel

com 1 mês e 3 semanas

- no banho

Madrinha: Anjo de luz
Afilhadas: piu * tartaruga * tmaia * projectodegente
Sara Doula
Inserida em: Friday, May 16, 2008 12:06:17 PM

Membro desde: 9/21/2007
Olá Sofia, há aqui várias coisas que merecem ser vistas.

Tempo de mamada - O que o teu pediatra aconselhou está desaconselhado pelas organizações de apoio à amamentação. Como a Vera referiu o leite final é o mais rico em nutrientes e deve estimular-se o bébé a acabar uma mama antes de passar para a outra. No final de cada mama pode-se oferecer a outr mama, se ele tiver fome ele vai aceitar se não, nem se deve dar o suplemento.

Arrotar - Cada bébé reage de forma diferente ao excesso de ar no estômago. Alguns precisam de ser arrotados antes, durante e no fim de cada mamada, outros dão-se bem com só no final e outros ainda soltam um belo arroto por si só, uns minutos depois da mamada.

Bolçar - É muito comum os bébés bolçarem quando arrotam e também quando fazem força. Não precisas de lhe dar mais alimento no fim para compensar o que ele mandou fora. Na minha experiência pessoal, os bébés bolçam mais quando se lhes dá comida a mais.

Suplemento - Posso perguntar porque te recomendou o pediatra o suplemento? Sabes se ele está a par dos gráficos de crescimento da OMS para bébés amamentados?
A maior parte dos nossos médicos tem uma obsessão com o crescimento e peso dos bébés. Desde que o teu bébé esteja a aumentar alguma coisa, esteja bem-disposto, faça os seus cócós e chichis geralmente não há razões para dar suplemento (genericamente falando claro). Além disso, todo o leite que o teu bébé bebe de suplemento é leite que o teu corpo não foi estimulado a produzir. Isto é especialmente importante nas 1ªs 6 semanas em que o teu corpo está a regularizar a sua produção para ir de encontro às necessidades do teu bébé. Com o suplemento estás a dar a mensagem errada ao teu corpo. Se o teu bébé tem problemas de ganho de peso há coisas que podes fazer para o ajudar sem ser necessário um suplemento.

Adormecer na mama - É normal os bébés adormecerem na mama, não só pelo conforto que sentem com a sucção mas também pela descarga de oxitocina que a mãe recebe e lhes dá sono a eles também. Geralmente a oxitocina demora cerca de 10 minutos a passar pelo seu sistema e ao fim desse tempo eles já conseguem ser acordados para comerem mais. Além disso, se um bébé for repetidamente deixado a dormir depois de mamar aprende a associar uma coisa com a outra. O meu conselho é que não o faças. Tenta fazer sempre alguma coisa para que ele acorde depois de mamar, pôr a arrotar, mudar a fralda, ir à janela ver a rua (e apanhar luz solar), o que for. Vai ser complicado ao início mas com o tempo ele vai começar a ficar acordado durante a mamada e vai ter um papel mais activo na sua alimentação. Torna-se mais fácil ele acabar uma mama até ao fim, garantindo todos os nutrientes, e saber se ainda ficou com fome ou não.

Espero que isto ajude,

Bjs Smile

Sara - Mãe, Doula e Educadora Perinatal

Estás grávida? Já pensaste nos benefícios que o acompanhamento por uma doula tem para ti e para o bébé? Se quiseres saber mais visita o meu site (www.maeparamae.com) ou manda-me uma PM com as tuas questões!

PapoilaVerde
Inserida em: Friday, May 16, 2008 12:08:30 PM

Membro desde: 7/17/2007
Amamaentar não é fácil. Quando os bebes são pequenos pode estar-se esse tempo todo que descreves. O meu chegava a estar 20 min em cada mama, mas não lhe dava suplemento.

Acho que fazes bem e po-lo a arrotar entre as mamas e o bibas, pois assim pode ser que bolse menos.

Desde que ele evolua bem de peso e não chore com fome, é porque deve estar tudo bem.

Para bebés perguiçosos ou que adormecem há que oferecer mais vezes a mama. Em certa altura eu dava de mamar de 2h em 2h de noite e dia. Mas esta fase depois passa.

SofiaMateus
Inserida em: Saturday, May 17, 2008 11:32:03 PM

Membro desde: 1/14/2008
Olá a todas
e obrigada pelos vossos comentarios!
Por acaso houve determinados pormenores que não me deixaram muito satisfeita com o pediatra que arranjei...
Em relação às mamadas eu tb sempre pensei que devia deixr o bebé esvasiar a mama e nunca lhe arrancar a mama à força e passar para a outra mama so se ele quiser...
o pediatra diz que 15 mimutos em cada mama é o suficiente e isto evita mamilos gretados!!!
Quando fui à consulta o bebé já tinha recuperado o peso perdido nos primeiros dias , mas o pediatra achava que ele devia ter mais peso e por isso recomendou o suplemento! Disse que provavelmente o meu leite era fraco....mas eu sinceramente estou na duvida se o bebé não engordou mais porque como é preguiçoso adormecia e eu no início não insistia muito para que ele mamasse!!

marta_filipa
Inserida em: Saturday, May 17, 2008 11:59:39 PM

Membro desde: 1/31/2007
A minha filha tem 6 semanas e no início também teve dificuldade em pegar no peito.
Nas 2 primeiras semanas usei bicos de silicone, mas entretanto fui tirando e agora já não uso.
Quanto ao tempo da mamada, acho que devias deixar o teu bebé mamar o tempo que ele quiser, tanto pode demorar 5 minutos como 10.
A minha não tem tempo certo, às vezes até só mama num peito.
Normalmente arrota no fim de mamar em cada mama. Acho que é normal bolsar um pouquinho.
Nos primeiros dias, a minha filha chegou a vomitar 2 ou 3 vezes.
Pelo que aprendi nas aulas de preparação para o parto e da minha experiência, é tudo uma questão de paciência.
Quando estás a amamentar tens de estar relaxada e num lugar sossegado e ter muita paciência e dar o tempo que for necessário ao teu bebé.
Boa Sorte.

BABS
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 6:20:09 AM

Membro desde: 7/2/2007
[SofiaMateus wrote:]
Olá a todas
Por acaso houve determinados pormenores que não me deixaram muito satisfeita com o pediatra que arranjei...
Em relação às mamadas eu tb sempre pensei que devia deixr o bebé esvasiar a mama e nunca lhe arrancar a mama à força e passar para a outra mama so se ele quiser...
o pediatra diz que 15 mimutos em cada mama é o suficiente e isto evita mamilos gretados!!!
Quando fui à consulta o bebé já tinha recuperado o peso perdido nos primeiros dias , mas o pediatra achava que ele devia ter mais peso e por isso recomendou o suplemento! Disse que provavelmente o meu leite era fraco....mas eu sinceramente estou na duvida se o bebé não engordou mais porque como é preguiçoso adormecia e eu no início não insistia muito para que ele mamasse!!

Desculpa... vou ser bruta:

MUDA DE PEDIATRA
Se um Pediatra, insiste com o suplemento na 2ª semana de vida, mesmo depois do bebe recuperar o peso de nascença, e pior, te diz que o teu leite é fraco... MUDA DE PEDIATRA... Isso só significa que não está minimamente informado sobre o assunto!!! E... Médico que não se actualiza, não é bom médico... (sorry, mas eu passo-me sempre que oiço barbaridades vindas da boca de quem supostamente sabe e aconselha outras pessoas)

Quanto a comentar o post inicial... subscrevo (mais uma vez Razz) o que a Sara Doula escreveu...

Se queres continuar a dar de mamar, não dês o suplemento... Quanto mais ele mamar, mais vai produzir leite... é a lei da oferta e da procura...
Ainda estás muito no inicio, e é nesta fase que o teu organismo regula a quantidade de leite que produz, e faz essa regulação através do estimulo que recebe... se dás suplemento, ele vai mamar menos, se mama menos vai dar a informação ao teu organismo que só precisa daquele leite e cada vez menos... em pouco tempo ficas sem leite para dar de mamar!!!

Bjinhos grandes
BABS

xoxa
Inserida em: Monday, May 19, 2008 3:06:15 PM

Membro desde: 3/20/2008
[SofiaMateus wrote:]
Olá a todas

meu deus miúda , tu muda é de pediatra .
onde é ke esse homem tirou o curso !!!!!!!!!!! diz a ele ke precisa de umas aulinhas de amamentação .
se o teu bébé só mamar 15 min em cada mama é normal ke não vá aumentar de peso pois só tá a mamar a águadilha inicial da mamada e os nutrientes nem chega ao estomago para o saciar .
o meu tem 9 dias e mama 1 mama em cada mamada e fica feliz da vida e de barriguinha xeia

o meu dioguinho é lindo ( nasceu a 10 de maio de 2008 / 3,380 kg /50 cm )

madrinha : rosaantunes
afilhada 1 : kikakitty - laura - ( dpp-24-7-2008 )
afilhada 2 : rosaantunes - catarina ( dpp-15-7-2008 )
afilhada 3 : luacheia - beatriz -nasceu a : 8-6-2008
afilhada 4 : jo-ana - a tua estrelinha brilhará - força
Deanutrix
Inserida em: Monday, May 19, 2008 3:20:20 PM

Membro desde: 8/6/2007
como outras meninas aqui já disseram: muda de pediatra, isso do leite fraco é uma barbaridade!! será que ele recebe comissoes por receitar suplemento?? Confused

já foi tudo dito, mas quero acrescentar que a minha filha até aos 3 meses mamava sempre só de um lado e ficava saciada, ainda hoje só por vezes mama dos dois lados. Nunca dei suplemento (tentei mas ela nao quiz) e ela está aqui grande e forte Smile

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum