Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Drª Solange Burri ou alguém que perceba disto, preciso de uma ajuda! [Options] · [View]
APPM
Inserida em: Friday, May 16, 2008 1:45:39 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 5/23/2007
Oi, Drª Solange e mamãs!

Sou uma leitora recente do seu blog, e desde já os meus parabéns pelo seu trabalho!

Queria agora colocar uma questão:
Foi diagnosticada uma infecção urinária ao meu menino, e uma das recomendações da médica foi não colocar legumes na sopa que pudessem tornar o xixi mais ácido, ela falou nas verduras em geral e para manter apenas a sopa de abóbora e cenoura, gostaria de saber se poderei colocar batata, pois não me recordo se a médica falou nisso e se há mais legumes que possa colocar para não estar sempre a dar a mesma sopa... Eu ainda só tinha iniciado a alface, mas a médica diz que por enquanto é melhor não dar! Quais os legumes que poderei utilizar?

Aguardo resposta e desde já obrigado!

Jocas

Apaixonadíssima por ti, meu lindão!!! Me & my Baby - O nosso espaço!!!

Afilhada: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2006 às 03:10

Afilhada: xanasoffia DPP - 15/10/2008

Afilhada: Vonny DPP - 01/12/2008

[Sponsor]
Inserida em: Friday, May 16, 2008 1:45:39 AM

[]
APPM
Inserida em: Friday, May 16, 2008 3:17:03 PM

spal
Inserida em: Friday, May 16, 2008 3:22:59 PM

Membro desde: 1/9/2006
Bom, o Afonso fez várias infecções e nunca lhe foi restringido nenhum alimento, quer pelo pediatra, quer pela nefrologista.

Susana e Afonso

bekas
Inserida em: Friday, May 16, 2008 4:16:35 PM

Membro desde: 10/1/2007
ola
eu ja tive varias infecçoes urinarias mas nunca me foi restringido qualquer legume verde..
na altura o que me disseram para nao comer mesmo foi : tomate,maça,citrinos,kiwi,ananas,nao uzar vinagre nas saladas nem limao nos temperos..
de resto nao me indicaram mais nada...
pode ser que haja alguem que possa ajudar mais..

bjx

APPM
Inserida em: Friday, May 16, 2008 6:19:29 PM

Oi, meninas!

A médica não proibiu, simplesmente disse que como ainda estamos no início da alimentação diversificada poderia deixar as verduras para mais tarde, pois estas costumam tornar o xixi mais ácido e por isso podem causar incómodo ao meu pequenito! É cllaro que quero evitar que ele tenha dores a fazer xixi, e por isso decidi colocar aqui a questão, pode ser que a Drª Solange nos possa esclarecer melhor sobre isto quando aparece por aqui!

Jocas

Solange Burri
Inserida em: Saturday, May 17, 2008 12:48:18 AM

Membro desde: 6/28/2006
Olá
Pois, eu acho mesmo que deves evitar os verdes ao máximo.
Sugiro que faças apenas:
- cremezinhos de abobora+alho,
- cremezinhos de cenoura+salsa,
- cremezinhos de batata-cebola-courgete

O alho e a cebola são antisséptico naturais e a salsa é diurética pelo que poderão ajudar. lembro apenas que deves ir dando água ao filhote, de preferência antes das refeições e cumprir ESCRUPULOSAMENTE a toma do antibiotico (vocês já sabem que eu sou microbiológa Whistle

bjs

Solange

Dra. Solange Burri
Segurança Alimentar e Nutrição Infantil
http://www.solangeburri.blogspot.com/

APPM
Inserida em: Saturday, May 17, 2008 11:48:36 AM

Obrigado pela resposta, Dr.ª Solange!

Ontem foi dia de fazer sopa e fiz já as bases para os próximos dias, e estava à espera da sua resposta para saber o que acrescentar depois e as bases que fiz foram as seguintes:

abóbora + nabo + batata
cenoura + nabo + batata
batata-doce + nabo + abóbora

Será que o nabo está aqui mal? Agora vou juntar alho, salsa, ou cebola, e vou também comprar courgete! Já agora como junto a salsa, tenho de cozer ou basta juntar e triturar tudo junto? Ah, e será que devo adicionar o azeite, ou também poderá ter o mesmo efeito que as verduras?

A toma do antibiótico está a ser feita de 12h em 12h, às 21h e às 9h, normalmente antes de dormir e ao acordar pois assim tem menos risco de bolsar... ontem vomitou passado 1h30m de ter tomado o antibiótico, mas liguei para o Saúde 24 e disseram-me que podia ser uma reacção ao anti-biotico e que, não tendo mais nenhum sintoma, não deveria ir à urgência... Apenas se voltar a acontecer!

Ele já está a beber muita águinha, além da mama que também estou a oferecer mais vezes durante o dia!

Jocas

Solange Burri
Inserida em: Saturday, May 17, 2008 11:02:59 PM

Membro desde: 6/28/2006
[APPM wrote:]
Obrigado pela resposta, Dr.ª Solange!

Ontem foi dia de fazer sopa e fiz já as bases para os próximos dias, e estava à espera da sua resposta para saber o que acrescentar depois e as bases que fiz foram as seguintes:

abóbora + nabo + batata
cenoura + nabo + batata
batata-doce + nabo + abóbora

Será que o nabo está aqui mal? Agora vou juntar alho, salsa, ou cebola, e vou também comprar courgete! Já agora como junto a salsa, tenho de cozer ou basta juntar e triturar tudo junto? Ah, e será que devo adicionar o azeite, ou também poderá ter o mesmo efeito que as verduras?

A toma do antibiótico está a ser feita de 12h em 12h, às 21h e às 9h, normalmente antes de dormir e ao acordar pois assim tem menos risco de bolsar... ontem vomitou passado 1h30m de ter tomado o antibiótico, mas liguei para o Saúde 24 e disseram-me que podia ser uma reacção ao anti-biotico e que, não tendo mais nenhum sintoma, não deveria ir à urgência... Apenas se voltar a acontecer!

Ele já está a beber muita águinha, além da mama que também estou a oferecer mais vezes durante o dia!

Jocas

Olá

Várias coisas:
1 - O nabo é um pouco agressivo para os intestinos...só deve ser dado depos dos 10 meses!...repare que não disse em nenhuma base sugerida...agora nas três bases que preparou parece-me MESMO muita frequência...congele e alterne depois, com outras sem nabo, mas depois de estar recuperado da infecção urinária...
2 - Faz as bases e depois vai juntar mais legumes???? Isso quer dizer que vai sofrer mais tempo ao fogão...não! não!não! Na pior das hipoteses cozinhe à parte os "extras" e junte à base depois...nada de voltar a cozinhar a base senão os nutrientes aqui vão-se degradando...
3 - No caso das crianças, recomendo que as ervas aromaticas sofram algum processo termico, soft, para eliminar eventuais bactérias...junte 5 minutos antes do fim.
4 - Mantenha o azeite, sem problemas.
5 - Não dê medicação em jejum, salvo a bula o refira.

Bjs

Solange

Dra. Solange Burri
Segurança Alimentar e Nutrição Infantil
http://www.solangeburri.blogspot.com/

APPM
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 12:37:00 AM

[Solange Burri wrote:]
Olá

Várias coisas:
1 - O nabo é um pouco agressivo para os intestinos...só deve ser dado depos dos 10 meses!...repare que não disse em nenhuma base sugerida...agora nas três bases que preparou parece-me MESMO muita frequência...congele e alterne depois, com outras sem nabo, mas depois de estar recuperado da infecção urinária... Pois, li no livro "1,2,3 uma colher de cada vez" que poderia ser entre os 6 e 9 meses mas sendo assim vou deixar no congelador e dou mais tarde...
2 - Faz as bases e depois vai juntar mais legumes???? Isso quer dizer que vai sofrer mais tempo ao fogão...não! não!não! Na pior das hipoteses cozinhe à parte os "extras" e junte à base depois...nada de voltar a cozinhar a base senão os nutrientes aqui vão-se degradando... Eu tenho uma máquina de cozer a vapor, e não cozinho 2 vezes a base, faço à parte os extras e depois misturo as duas, aqueço só um pouquinho e trituro para ficar mais homogéneo.
3 - No caso das crianças, recomendo que as ervas aromaticas sofram algum processo termico, soft, para eliminar eventuais bactérias...junte 5 minutos antes do fim.
4 - Mantenha o azeite, sem problemas.
5 - Não dê medicação em jejum, salvo a bula o refira. Ele não toma em jejum, pois normalmente mama por volta das 8h/8h30m e dou-lhe o antibiótico algum tempo depois.

Bjs

Solange

Obrigado pelas suas respostas!

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum