Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Congelar fruta? [Options] · [View]
Inserida em: Friday, December 07, 2007 4:18:20 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 12/4/2006
O Tomás vai começar agora a fazer mais uma refeição, para além da sopinha e da fruta ao almoço. A Pediatra indicou o lanche e aconselhou a dar-lhe iogurte + fruta + 2/3 bolachas Maria esmigalhadas, em vez da papa, porque ele aumentou bastante de peso desde a última consulta.
Até agora tenho-lhe dado a pêra e a banana cruas, bem esmigalhadas e a maçã cozida (porque oxida muito rapidamente). Quando cozo a maçã, cozo logo para 3 refeições e a minha dúvida é se se deve congelar a maçã cozida, como se faz com a sopa, ou bastará guardá-la no frigorífico?
Já agora, outra pergunta, os vossos bebés levam a fruta preparada de casa para o infantário ou levam as peças de fruta e depois preparam lá? Como é que é melhor?
Obrigada.
[Sponsor]
Inserida em: Friday, December 07, 2007 4:18:20 PM

[]
CARMEN
Inserida em: Friday, December 07, 2007 4:23:10 PM

Membro desde: 2/24/2006
Eu congelava para várias vezes, fazia uma panela cheia de pero e outra de pera e dava para uns dias... Mas se deres no dia ou dia seguinte acho que pode só ficar no frio e não precisa de gelo.

Para o infantário eu mandava cozida e congelada, ou só cozida e fria (quando fazia na noite anterior), ou crua com casca e elas moíam na hora de dar. Agora já não mando cozida, ele já come aos peços, tem 19m...
Pergunta é se descacam e moem na altura, pois há infantários que querem a papinha toda feita e não querem esse trabalho...

Bjs,
carmen

Tenho o Afonso. Sou feliz.
Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!
xanibel
Inserida em: Sunday, December 09, 2007 11:48:18 AM

Membro desde: 11/7/2006
Olá!!!
Eu sinceramente não te a concelho a a congelar fruta. Com a descongelação esta perde algumas qualidades. será melhor guardar no frigorífico mas apenas por 24 horas. Se não tens muito tempo, é mais saudável dar um boião de fruta industrial do que a fruta descongelada.
CARMEN
Inserida em: Monday, December 10, 2007 10:40:59 AM

Membro desde: 2/24/2006
Não concordo...
Os boiões têm conservantes, nocivos para bebés tão pequenitos... Se nós temos de por no frio ou no gelo, como é que os industriais se aguentam?? Na minha opinião, que vale o que vale, é preferível congelar.
Mas podes perguntar à Solang Burri, que ela trabalha na área alimentar e pode esclarecer melhor.

Bjs,
carmen

Tenho o Afonso. Sou feliz.
Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!
Solange Burri
Inserida em: Monday, December 10, 2007 12:59:38 PM

Membro desde: 6/28/2006
Olá
De facto eu tenho passado por aqui, pela Nutrição, embora com muito pouco tempo e por isso não respondo, opto por ver a reacção das mãmãs a determinado tópico e este foi sem dúvida o que me chamou a atenção pela facto de haver uma mãe a recomendar os boiões em detrimento do que é preparado em casa...

è preciso não esquecer que muitos destes boiões contém na sua composição açucar, espessantes (farinha de alfarroba) e vitaminas sintéticas (acido ascorbico ou vit.c que não são tão bem absorvidos pelo organismo que as naturais!) que são adicionadas à fruta para consegui-la preservar mais tempo em simultâneo com a embalagem a vácuo. Apesar de serem produzidos por peritos em Nutrição Infantil, ficam muito aquém de uma alimentação correctamente preparada no seio do lar. Já para não falar na disponibilidade, especificidade para o filhote e preço.

Assim, se a Carmen, coze em pouca água aproveitando-a depois, usa fruta fresca e congela em congelador (-18ºC), aquecendo ligeiramente depois, então na minha opinião acho esta alternativa mais vantajosa.

Se por outro lado, se trata de uma mãmã que não quer, por opção pessoal ou falta de tempo, ter este trabalho, então sugiro que recorra aos boiões, apenas naqueles que menciona no rótulo 100% fruta e sem adição de mel.

Espero assim, que nenhuma destas 2 mãmãs fique zangada comigo, pois de facto, no fundo, no fundo, cada qual tem a sua razão.

Fico por perto.
Bjs

Dra. Solange Burri
Segurança Alimentar e Nutrição Infantil
http://www.solangeburri.blogspot.com/

Ritaxoa
Inserida em: Monday, December 10, 2007 1:11:22 PM

Membro desde: 5/15/2007
Olá a todas.
Em relação à fruta em faço o mesmo que a Carmen e recorro aos panelões de fruta que depois congelo logo em doses individuais. Excepcionalmente dou um boião de fruta (100% fruta).

No entanto tenho uma prima francesa cuja filhota tem 10 meses e nunca comeu comida cozinhada, excepto papa. Ou seja, a mãe nunca lhe fez uma sopa ou fruta - recorreu SEMPRE aos boiões mais comuns.
Quando lhe perguntei porquê ela explicou-me que existem muitos pediatras em França que recomendam o uso exclusivo desta alimentação por não confiarem a 100% na escolha de alimentos e no tipo de conservação destes antes de pois de cozinhados pelas mamãs.
Como passamos alguns dias juntas este Verão com os bebés eu insisti para que me deixasse dar à sua bebé um pouco da sopa do David mas ele não me deixou, alegando a opinião do pediatra. Verifiquei ainda que as suas amigas mamãs e francesas faziam o mesmo.

Pergunto-me se isto será verdade? Claro que não desconfio da minha prima mas no que se baseiam estes pediatras?! E as mamãs respeitam isto que nem carneirinhos?...

Solange, já ouviste falar nesta "moda" ?

Obrigada.
bjsss

Rita & David

Solange Burri
Inserida em: Monday, December 10, 2007 6:24:24 PM

Membro desde: 6/28/2006
Olá

Sim, de facto já tinha ouvido falar disso...
É preciso ter em conta que nós portugueses devemos ser o único país na Europa onde se cozinha tão frequentemente e com tanto gosto e dedicação...e ainda bem!
De facto, nos paises mais desenvolvidos, recorre-se cada vez mais à comida preparada que, pela grande procura, tem preços muito vantajosos e uma qualidade excelente, altamente desenvolvida. Nesse sentido, parece-me eminente que cada vez mais se perde o hábito de cozinhar pelo que, recorrer a essas refeições infantis preparadas me parece a única alternativa possível que os pediatras encontram em garantir uma alimentação diversificada e cuidada por parte dos pais.

Reparem na outra resposta que coloquei que sublinhei a palavra correctamente, precisamente para salguardar aqueles casos em que, por vezes, com muito esmero mas também alguma negligência, as mãmãs cozinham exageradamente os alimentos destruindo grande parte do valor nutricional em detrimento da segurança microbiológica. Foi precisamente a pensar neste problema que desenvolvi o meu projecto em SEgurança Alimentar Infantil, precisamente para informar as mães que, por exemplo, cozer fruta deve ser um processo rápido e toda a água deve ser aproveitada, nem que seja para sumo.

É claro que a mãmã poderia, e muito bem, ter deixado a filhota dela provar a sopa portuguesa...mas aí poderia haver o receio de a filhota gostar...e gostar...e depois?

É claro que eu não sou adepta desta filosofia mas se realmente é a maneira mais sensata de garantir uma boa alimentação das crianças, em países bem desenvolvidos e até com um bom historial gastronómico, porque não? "Se não podes vencê-los, junta-te a eles..."

Felizmente ou não, no nosso Pais as coisas ainda estão um pouco atrasadas, porque gostamos muito da comida caseirinha e portanto ainda vai havendo uma alma caridosa que faça de comer cá em casa...porque senão o desenvolvimento industrial era mais forte, os preços mais abaixos e ...faríamos o mesmo!

Bjs e boas paparocas (como diz a Lúcia!)

Dra. Solange Burri
Segurança Alimentar e Nutrição Infantil
http://www.solangeburri.blogspot.com/

bekas
Inserida em: Monday, December 10, 2007 8:31:11 PM

Membro desde: 10/1/2007
ola..
realmente nos tb temos boioes de comida ja feita e ate ja vi sopas ja feitas a venda mas sinceramente nao me parece ser a melhor soluçao..Doubt
bjx
Ritaxoa
Inserida em: Tuesday, December 11, 2007 11:01:00 AM

Membro desde: 5/15/2007
Obrigada pela resposta Smile

Assim fico com a certeza de que não tenho uma prima maluca Very Happy . A marca que ela mais usa (recomendada pelo pediatra) é a bledine. Estivemos na altura a comprar composições entre as embalagens portuguesas e francesas e é exactamente o mesmo.
Como já referi, recorro a estes produtos especialmente em viagem ou quando não tive mesmo tempo de cozinhar. Não sou uma fundamentalista de alimentação infantil. Mas considero-os excepções, não só pela questão nutricional, mas como também pelo preço!

bjs a todas e boas paparocas Very Happy

Rita & David

bekas
Inserida em: Tuesday, December 11, 2007 2:06:34 PM

eu dou as vezes iogurtes da bledina a minha filha e ela adora..Very Happy
Inserida em: Tuesday, December 11, 2007 7:06:14 PM

Membro desde: 12/4/2006
Antes de mais, obrigada a todas pelas vossas respostas e opiniões. A mim tb me parece que a opção + saudavel é congelar, mas como existem alguns alimentos que não´são aconselháveis o congelameto, não sabia se a fruta fazia parte deles ou não.
Para a Solange:
Obrigada Solange, pelo teu esclarecimento, já agora aproveito para te colocar algumas perguntas:
- Depois de cozida, quantos dias é que a fruta se aguenta no frigorifico, já devidamente preparada e separada em embalagens individuais hermeticamente fechadas?
- E a fruta crua?
-A sopa deve arrefecer antes de a colocar-mos no congelador?

Para a Rita:
Conheço bem a marca Blédina e, de facto, em França é muito comum as mamãs optarem por este tipo de alimentação em detrimento da cozinhada em casa. Apesar deste tipo de alimentação ter na sua composição espessantes e vitaminas sintécticas, entre outros compostos que ajudam à preservação do produto, como refere a Solange, todo o processo, desde o cultivo, à apanha e à preparação destes alimentos, existe um rigoroso controlo, por forma a garantir a qualidade dos ingredientes e da refeição final. Acrescento ainda que, de acordo com a regulamentação em vigor, este tipo de alimentação é issento de corantes e conservantes, sendo por isso uma alternativa segura e de qualidade, no que respeita à alimentação. Mas claro, assim como o colinho da mamã, não há melhor do que a comidinha caseira, preparada em casa e prefiro ser eu a preparar as refeições do meu filhote, pois sei como as cozinho e o que ponho lá dentro.

Beijinhos a todas e mais uma vez obrigada pelas respostas.
bekas
Inserida em: Tuesday, December 11, 2007 8:30:29 PM

ola..
sei que a pergunta nao era para mim mas posso dizer que a fruta crua nao deve ser guardada..
perde todas as suas vitaminas..
alias pelo que sei deve ate ser descascada so no momento que se vai dar ao bebe..
bjx
{estreladomar}
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 8:00:56 AM

Membro desde: 2/5/2007
Ai... ai... estou baralhada!

Então pode-se ou não cozer fruta para 3 dias e guardar no frigorifico?

A cada refeição cozo metade de uma maçã ou uma pêra, mas como tenho a Bimby seria mais fácil cozer para 3 dias e reservar no frigorifico. É possivél?

Cruxe
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 11:51:56 AM

Membro desde: 1/15/2008
OLá,

Podes cozer a fruta sim, e guardar, mas tens que ter atenção em que os recipientes têm que estar muito bem lavados, fechados hermeticamente e é preferível deixar no frígorifico a quantidade para a refeição seguinte e guardar no congelador a restante. Pois nos alimentos cozidos a proliferação de bactérias é tb grande.

Por vezes o qeue faço é á noite cozido a fruta para o dia seguinte, guardo em recipientes próprios (copos da Avent, que acho óptimos, pois são graduados), etiqueto e guardo ou frigorifico ou no congelador. Aproveita sempre a água da cozedura dos alimentos pois é tb muito rica em nutrientes.

Bjs
Cruxe
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 11:53:11 AM

Estrela do mar,

Adoro as fotos da tua filhota, foste tu a fazer?

Bjs
{estreladomar}
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 11:58:55 AM

Membro desde: 2/5/2007
obrigada pela explicação!
enquanto estiver a gozar a licença de maternidade vou cozendo a frutinha diariamente. Depois quando regressar ao emprego, logo se vê...
Não sou adepta de congelar alimentos mas..... talvez tenha de habituar-me Wink

Obrigada! Estas fotos fiz eu em casa, num lençol da minha cama. Lolol... Foi uma sessão de fotos muito divertida!

Cruxe
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 12:02:38 PM

Sim,

Aproveita bem o tempo, pois passa a correr, parece que ainda foi ontem que a minha filha nasceu e já vai fazer um aninho no próximo sábado. Tenho tantas saudades desse tempo, eramos só nós as duas. Era mimo de manhã á noite...d'oh!

No inicio quando regressei ao trabalho fazia todas as noites a sopinha e a fruta para o dia seguinte, agora depende dos dias, mas tenho sempre duas sopas no congelador que substituo a cada três dias, pois ás vezes dá jeito. A semana passada foi a minha salvação, tive que ser operada de urgência e o que me valeu foi ter três sopas no congelador. Assim que cheguei a casa foi a primeira coisa que fiz, isto de ser mamã, nem dá tempo para se pensar noutras coisas.

Parabéns tens imenso jeito para isso, o filhote é lindo e o cenário tb.

Bjs e boas paparocas
mar 28
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 12:13:29 PM

Membro desde: 12/13/2006
Olá a todas

Eu cozo a fruta todos os dias de manhã em vapor, depois coloco no frigorifico e dá para o almoço e para juntar ao iogurte, ao jantar normalmente dou fruta fresca moída na hora.

Mas nunca aproveito a agua da cozedura a vapor, será que também é rica em nutrintes?

Quanto à congelação, nem sopas congelo... Só o fiz uma vez e a sopa ficou tipo "granulada", as vossas não ficam? Será que há algum truque?

Cruxe
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 12:19:25 PM

Olá Mar 28.

Bem a sopa quando é congelada, o que costumo fazer é o seguinte, coloco no microondas a descongelar e deixo ferver um pouco. Mexo muito bem e provo para ver se está muito quente ou não. Tens que deixar descongelar bem e depois mexer muito bem com a colher. O que te aconteceu é que provavelmente ainda estavam alguns cristais de gelo.

Em relação à água de cozer a fruta a vapor, pode aproveitar sim. Eu aproveito para dar à minha filha no intervalo das refeições. Nunca fica muita água, mas mesmo assim aproveito, umas vezes coloco juntamente com a fruta, outras vezes dou-lhe entre as refeições. Até aproveito o caldo de cozer os legumes para a sopa se vejo que é demais e que fica uma sopa muito rala. Guardo no congelador e na próxima vez que fizer a sopa aproveito.

Espero ter ajudado.

Bjs
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum