Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Ajuda! 8 meses e o leite a acabar. O que estou a fazer de errado? [Options] · [View]
patty_
Inserida em: Monday, May 19, 2008 8:47:51 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 1/17/2007
Olá,

Preciso da vossa preciosa ajuda. Amamento o meu filho desde que nasceu. Fiz a amamentação exclusiva até aos 6 meses, altura em que comecei a trabalhar. Como só fazia uma refeição de sólidos por dia, optei por levar a bomba do leite comigo para o trabalho, para ir tirando durante o dia, de forma a que a Ama no dia seguinte tivesse leite meu para lhe dar.

No início conseguia tirar 3 vezes por dia. Com o passar dos dias e algum excesso de trabalho acabei por reduzir para 2 vezes e até à semana passada, estava apenas a tirar uma vez por dia, na hora do almoço.

Continuo a dar de mamar de manhã e à noite. Mas notei que a produção do meu leite desceu e muito! Agora, na hora do almoço tiro apenas 100, 120 ml.

O problema é que nos últimos dias reparei que à noite, quando lhe fui dar de mamar, não tinha leite em quantidade suficiente e acabei por ter que lhe dar no biberão o leite que tirei.

Resolvi parar de tirar o leite durante o dia e infelizmente ontem à noite, ao dar-lhe de mamar, notei que o meu peito não tinha leite suficiente. ele mamou tudo de um lado e do outro e no fim começou a chorar muito. Felizmente que tinha leite congelado que fui descongelar de imediato. Dei-lhe e mamou 120 ml!!

Agora a minha dúvida levanta-se ainda mais! O que posso fazer para que esta situação não se repita? O que posso fazer para manter o meu leite para lhe dar de manhã e à noite?! Eu sei que já passaram 8 meses e o que lhe dei é já muito bom. Mas queria continuar. Queria amamentar até pelo menos fazer um ano. Tenho várias pessoas à minha volta a dizer para desistir, porque é o meu corpo a dar sinais, mas eu não acredito e resolvi vir até aqui procurar respostas e soluções, se existirem!

Obrigada!

Patricia

2 Filhos: Uma Dupla Perfeita!!

Miguel - 3 anos, a caminho dos 4!
André - 1 Ano já feito...

[Sponsor]
Inserida em: Monday, May 19, 2008 8:47:51 AM

[]
celia_marques
Inserida em: Monday, May 19, 2008 9:24:50 AM

Membro desde: 10/3/2007
Olá Patricia,

O meu filhote também tem 8 meses. Amamentei em exclusivo até aos 6 e ainda dou mama. Daquilo que descreves acho que seria boa opção estimulares com a bomba sempre após as mamadas. Acho que também deverias dar de mamar assim que chagasses ao pé dele todos os dias ao final da tarde. Pela minha experiencia mesmo que mamem depois jantam normalmente. Daquilo que li para mantermos a produção de leite deveríamos dar ao menos 3 mamadas diárias. Sabes que tirar com a bomba não estimula a produção como eles mamarem directamente ,,, Aos fins de semana podes sempre dar de mamar mais vezes. Eu quando estou em casa dou mama mais vezes. Porque não ligas a uma conselheira do SOS Amamentação? Elas vão ajudar-te a estabelecer um plano para aumentares a produção o suficiente para amamentares ,,,, Quanto às opiniões dos outros ,,,, o filho é teu, as mamas são tuas, a vontade é tua por isso só TU podes decidir o que queres. Esquece-os e faz o possivel para os ignorares.

Jokas

Olho para ti e fico calada, não existem palavras no mundo ,,,

patty_
Inserida em: Monday, May 19, 2008 9:33:58 AM

Olá célia,

Eu tembém pensei em dar mama, mas depois fico com medo de não ter leite para quando o for por a dormir. E se ele não mamar como deve ser, acaba por ser uma noite de tormento (logo agora que já começam a ficar melhores...)

Além disso, se lhe dou mama quando chego a casa, acho que vou estar a tirar-lhe o apetite para o jantar (pápa), já que ele come pouquito...

sou capaz de ligar para o sos amamentação. Eu também coloquei este post no forum deles. Mas sou capaz de ligar para uma delas, sim!

Beijinhos

amsf
Inserida em: Monday, May 19, 2008 1:10:37 PM

Membro desde: 1/21/2008
Hum!
Curioso! Estou com o mesmo problema!
Mas pior é po-la ao peito e ela chorar porque demora a sair o leite. Qualquer dia acaba mesmo Sad

BABS
Inserida em: Monday, May 19, 2008 1:15:46 PM

Membro desde: 7/2/2007
Olá...

Olha, ao que me parece, por meo de deixares de ter leite, está a estimular cada menos, quando devias estimular cada vez mais...
Até 1 ano de idade o leite continua a ser o alimento principal na alimentação do bebe, a partir do 2º ano de vida o leite passa a ser o complemento... foi isto que eu entendi da explicação da pediatra do Rodrigo (corrijam-me se estiver errada Razz)
Na minha opinião deverias fazer como a celia te diz... estimular a seguir Às mamadas, pois estás a transmitir ao teu organismo que o bebe precisa de mais leite.
Quanto a dares de mamar quando chegas a casa... se ele comer menos papa, não há grande problema, pois ja recebeu o melhor alimento, o teu leite! concerteza que acabará por comer um pouquinho de papa na mesma...

Bem... mas fala com o SOS Amamentação... elas são impecáveis!

Bjinhos
BABS

celia_marques
Inserida em: Monday, May 19, 2008 1:26:18 PM

[patty_ wrote:]
Olá célia,

Eu tembém pensei em dar mama, mas depois fico com medo de não ter leite para quando o for por a dormir. E se ele não mamar como deve ser, acaba por ser uma noite de tormento (logo agora que já começam a ficar melhores...)

Além disso, se lhe dou mama quando chego a casa, acho que vou estar a tirar-lhe o apetite para o jantar (pápa), já que ele come pouquito...

sou capaz de ligar para o sos amamentação. Eu também coloquei este post no forum deles. Mas sou capaz de ligar para uma delas, sim!

Beijinhos

Eu não sei a que horas chegas ao pé dele ,,, assim fica meio dificil. Mas comigo eu chego ao pé dele mais ou menos às 3 e meia. Dou logo mama. Depois vou para casa. Pelas 17 dou fruta com bolacha ou uma colher de papa. Depois pelas 20h dou a sopa com carne. Às vezes antes do jantar ainda dou mama, em vez da fruta.

Passada uma hora e meia de dares mama as mamas já têm leite novamente, por muito moles que te pareçam.

Quando ele chorar numa mama, põe-no na outra. Às vezes basta isso para eles pegarem bem. Outra coisa que ajuda o leite a soltar-se é massajar as mamas antes e durante a mamada e respirar fundo e imaginar o leite a sair da mama, como se fossem rios de leite. Comigo resulta.

PapoilaVerde
Inserida em: Monday, May 19, 2008 2:21:33 PM

Membro desde: 7/17/2007
Tal como a Célia diz, acho que o segredo está na estimulação. Como estás a reduzir as mamadas ou tiragens de leite, o teu organismos produz menos.

A mim está a acontecer-me algo parecido, no entanto o meu bebecas já não mama desde os 4 meses. Continuei a tirar leite com a bomba, 3 x ao dia e dava-lhe. Tirando 3 x ao dia, a produção era mais que suficiente para o que ele bebia, tirava cerca de 500 ml por dia.

Por ser cansativo para mim tirar leite 3 x ao dia, resolvi, aos 8 meses dele tirar apenas 2 vezes. No início tirava verca de 200 ml /220 ml de cada vez, no entanto, hoje, após as 12h habituais, só consegui tirar 140 ml. Também sinto que estou a reduzir.

Esta questão de continuar a dar-lhe do nosso leite é uma decisão difícil...por um lado é o melhor para eles, mas no meu caso ele não quer a mama, só bebe no bibas...

Os olhos mais lindos do mundo
martocas
Inserida em: Monday, May 19, 2008 4:24:16 PM

Membro desde: 12/14/2006
Bom dia,

Exacto. Acho que está tudo dito Smile
Vou só adicionar que tenho um resumo das vantagens da amama no segundo ano, no blog (biglentil.blogspot.com).

Em relação á diminuição de leite, é normal. Eu ainda dou de mamar, mas só á noite, praticamente. Quando chego a casa do trabalho, ele pede sempre. Depois dou sempre ás 24h e ás 8h, +-... pelo menos essas são efectivas. Se não deres biberon, mesmo que ele mame durante a noite são 2 ou 3 dias mais chatos de adaptação, até a mama produzir mais leite e estabelecer um equilibrio. Sem duvida que vale a pena continuar a dar de mamar, pois a relação com a amamentação em si mesma, muda muito no segundo ano. Para mim tem sido muito importante e vantajosa.

bjs,
Marta

Entre outros aspectos, temos que:
Clinicos (médicos):

-Em termos nutricionais, o segundo ano de amamentação é similar ao primeiro ano, i.e. o leite materno continua a ser uma fonte importante de proteinas, calorias, calcio e vitaminas.

- O amamentação prolongada diminui os riscos de obesidade infantil posterior (Pediatrics, 2005) e favorece o desenvolvimento intectual das crianças (de quando as crianças têm 8-9 anos).

-Em termos imunitários, á medida que o bebé começa a comer outros alimentos e diminui a quantidade de leite materno ingerido, aumenta a quantidade de factores imunitários presentes no leite materno, i.e. mesmo uma pequena toma de leite materno diário, contribui para um aumento significativo de imunidade (resistência a doenças).

- Quanto mais tempo dermos de mamar, menor é a probabilidade de contrair-mos uma série numerosa de cancros e doenças afins (como por exemplo o Diabetes tipo II: cada ano adicional de amamentação reduzio cerca de 15% a probabilidade de contrair a doença, a artrite-reumatoide em que se verificou uma redução de 30%, pela amamentação de 12-23 meses, enquanto 24 meses reduz 50% o risco de ter a doença).

bebeboom.blogspot.com Conselheira de amamentação, pela OMS/Unicef
sunrise
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 10:02:28 AM

Membro desde: 12/10/2007
Oi

Eu só dou de manhã e a noite e ainda tenho ...

Será que o problema é mesmo falta de leite (eu com a bomba nem 100 ml consigo tirar), ou o rapaz agora acha mais fácil o biberão e chora porque não quer se esforçar (por vezes acontece).

Eu não acho que estejas sem leite (ainda por cima se consegues tirar com a bomba). o facto das mamas estarem moles qur só dizer que elas adaptaram-se às novas necessidades.

Jinhos

RitaBruno
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 2:59:01 PM

Membro desde: 6/15/2007
Olá mamã

A Joaninha felizmente ainda mama 4 xs por dia, 1 de manhã 6:45, 1 a meio da manhã (bibas – do leitinho tirado à noite (a única vez que tiro com a bomba)), quando chego ao pé dela 16h30m (depois do yougurt) e às 24:30m.

Noto por vezes que quando ela não quer a mama de tarde, tiro menos à noite 

Mas olha que tem dias que não consigo tirar, aí aproveito do stock congelado de outros dias mais produtivos

Beijokas

AnaRitaVaz
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 3:18:13 PM

Membro desde: 1/10/2008
[amsf wrote:]
Hum!
Curioso! Estou com o mesmo problema!
Mas pior é po-la ao peito e ela chorar porque demora a sair o leite. Qualquer dia acaba mesmo Sad

A mim estava a contecer-me o mesmo... Então, comecei a tomar o Promil e também comprei o Syntocinon.
Usei este último umas 4 vezes... a verdade é que o leite fluia logo. Assim, percebi que o problema não era falta de leite (porque o Syntocinon não aumenta a produção, ajuda é na fluidez).
Entretanto, ela ficou doentita e acordava muitas vezes de noite. Mesmo sem ser fome, eu punha-a à mama. E juntei o útil ao agradável - ela acalmava e eu aproveitava para ela estimular o peito Smile

Ana

Claude
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 10:17:27 PM

Membro desde: 9/19/2005
Olá!
Eu já dou maminha há quase 14 meses! Sem dúvida que passei por muito...e ainda passo, para lhe conseguir dar de mamar.
Sou professora e só dou aulas à noite. Assim sendo, dou-lhe maminha à hora da sesta (15h) e depois quando chego a casa (00h30m).
Se não lhe der à hora da sesta, fico com as mamas em pedra. Nunca tive muito leite, já que a minha filhota teve que começar a tomar suplemento com 20 dias, porque não aumentava o peso (a mandado do pediatra...). Mas mesmo assim, as mamas endurecem e pouco leitinho que lhe dou e sem dúvida bom para ela. Tenho é de ser disciplinada e dar-lhe 2 vezes por dia.

Força e coragem!

Claude

Claude
AnaCustodio
Inserida em: Wednesday, May 21, 2008 1:38:53 PM

Membro desde: 6/8/2006
Olá amigas!!

Aqui estou eu tb com a bebé com 8 meses.

A minha só mama 2 vezes ao dia, não que eu não queira ou possa dar-lhe mais, mas é ela que não quer tar na mama com o mundo a girar lá fora!!

Mesmo assim mama de manhã, muito bem, e ao deitar que no caso dela é logo depois da sopa e fruta (ela não aguenta mais que 1 hora acordada depois do jantar e deita-se ás 21h e fica-se para a noite toda, até ás 7 da manhã!!)
Mesmo assim depois da sopa e fruta do jantar, dou-lhe banho logo a seguir e antes da caminha maminha, nunca mama muito mas é suficiente para a noite. Uma vez ou outra acorda durante a noite e eu mesmo sem ser preciso ofereço~lhe mama.

Claro que as mamocas estão mais molinhas, mas o importante é não deixar de dar. Eu amamentei em exclusivo até aos 6 meses e agora tb é o unico leitinho que ela bebe.

Beijinhos e força

Quem anda à chuva molha-se!!! Vem aí um freixeneto/a para alegrar ainda mais as nossas vidas!!

patty_
Inserida em: Wednesday, May 21, 2008 8:30:03 PM

Bem... Tantas respostas boas! Obrigada a todas.

Eu acabei por seguir o vosso conselho e liguei para o SOS Amamentação. Elas de facto são impecáveis e comecei logo a fazer o que me recomendaram.

Resumindo, devemos dar mama pelo menos 3 vezes por dia sempre! isto para garantir que não há diminuição do leite.
Aconselhou-me a dar sempre mama nos dias em que estou com ele (no fim-de-semana) mesmo depois das refeições . Almoça sopa e depois mama um bocadinho como se fosse a sobremesa. O lanche deve ser sempre mama em vez do iogurte, e antes de ir dormir mamar e tentar que mame mesmo bem, para ajudar a produção nocturna.

Durante o dia, quando não estou com o meu filho, não devo ficar mais de 6 horas sem tirar leite. Por isso, dar uso à bomba e assim que chegar a casa, po-lo logo ao peito, para ajudar a manter a produção.

Nem sempre é fácil, porque às vezes chego já perto das 18h e como ele janta às 19h, vai tirar-lhe um bocado o apetite, mas por agora temos conseguido fazer.
Amanha é feriado e depois vem o fim-de-semana, pelo que espero que dê para recuperar um pouco a produção..

às meninas que estão na mesma situação, sigam os mesmos conselhos... Pode ser que ajude!
O que a Martocas disse é bem verdade e no que me toca, só não lhe vou dar de mamar ate aos 24m se não for mesmo mesmo possivel. Por agora, tenta-se tudo por tudo!!

celia_marques
Inserida em: Wednesday, May 21, 2008 9:35:09 PM

patty ainda bem que tudo acabou bem. SmileSmileSmileSmileVery HappyVery HappyVery HappyVery HappyVery Happy

MAMAS UNIDAS JAMAIS SERÃO VENCIDAS

amsf
Inserida em: Wednesday, May 21, 2008 10:31:55 PM

Membro desde: 1/21/2008
Então deve ser esse o meu problema é que ela já só mama 2 vezes desde à 1 mês, pq deixou de acordar para mamar. Dou depois da sopa do jantar às 19h30 até ás 08h00. Raramente acorda durante a noite para mamar.
A minha dificuldade agora é que ela enerva-se pq demora a fluir o leite, tenho que a por ao peito alternadamente (3 a 4) até que ela comece a beber.
Vou começar a tirar para ai à 00h00 antes de me deitar.
Bjs a todas.

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum