Ao fim de 13 dias cá venho contar a minha experiência de parto, no hospital de S. João, no Porto.
No sábado à tarde,dia 3 de Maio, comecei a sentir umas contracções um pouco mais fortes do que o habitual (desde as 25 semanas que tinha contracções)... mas como eram bastante irregulares, não me preocupei muito. Aliás, desde que a minha médica me tinha feito o descolamento de membranas na consulta das 38 semanas, que andava com mais contracções.
Nesse sábado ainda assisti a um filme na tv, jantei e assisti a um filme de DVD... isto com as ditas contracções irregulares...
Por volta da meia-noite resolvi ir deitar-me, a ver se as contracções eram derivadas ao esforço.
Não sei se foi por ter subido as escadas, mas quando me deitei as contracções passaram a ser regulares, de 6 em 6 minutos.
Quando o meu marido chegou ao quarto, por volta da meia-noite e meia, resolvi ir à casa-de-banho fazer xixi e ao limpar-me vi que me estava a sair o rolhão mucoso... aí vi que já não havia dúvidas que devia estar em trabalho de parto!
Fui tomar um duche e o meu marido ligou para a minha médica, que também concordou que o melhor era ir já para o hospital.
Cheguei ao hospital às 2:15 da manhã. Quando me mandaram entrar, estava tudo muito sossegado. Depois a enfermeira disse-me que não estava mais ninguém em trabalho de parto!
Quando a médica me foi examinar, rebentaram as minhas águas! Confesso que foi um alívio elas terem rebentado espontaneamente!Um dos meus medos era que me tivessem de rebentar as águas com as mãos!
Nessa altura tinha cerca de 2 dedos de dilatação e como estava a perder líquido a médica disse que ia ficar internada.
Fui para a sala de dilatação esperar pelos 3, 4 dedos de dilatação, para poder levar a epidural.
Nessa altura ainda aguentava mais ou menos as contracções, respirando fundo. Por volta das 5 da manhã as contracções começaram a apertar mais e pedi que me dessem a epidural.
Bendita epidural! Desde a 1º dose até à hora da expulsão, não senti nada da cinta para baixo!
Por volta do meio-dia levaram-me para a sala de partos, já estava eu com 8 dedos de dilatação. E por volta das 13 da tarde tinha a dilatação completa. Nessa altura, médica disse-me para me deitar de lado,com uma perna dobrada, e ir puxando sempre que viesse uma contracção, de modo a depois o período expulsivo não ser tão longo (pelo que percebi, fazendo isto a bebé ia baixando).
Lá ficamos eu e o meu marido, sozinhos na sala de partos,a puxar

Por volta das 13:30, vieram então os médicos todos para fazer o parto em si... essa parte foi a parte pior... porque apesar de estar adormecida sentia umas dores terríveis no fundo das costas, que a epidural não conseguiu atenuar...
Depois de muito puxar e de muito esforço para respirar (tinha o cotovelo de uma das médicas espetado na minha barriga a empurrar a minha menina para baixo), lá nasceu a minha menina! Às 13:45,Com 49 cm e 3100 gr! NO DIA DA MÃE!
Aquela imagem clássica do bebé de cabeça para baixo, a berrar, seguro pelos pés, nunca vou esquecer!!! Chorei baba e ranho e o meu marido tb!
Depois custou-me imenso a saída da placenta... aí chorei sem ser de emoção! Sempre que me carregavam na barriga para ela sair, apetecia-me levantar da cama e ir embora assim!
A parte dos pontos (fizeram-me episiotomia) não custou muito, porque ainda estava adormecida pela epidural.
E pronto... foi assim a minha experiência! Acho que correu muito bem!
A minha menina nasceu com uma curiosidade imensa e nas primeiras horas esteve sempre de olhinhos abertos!
Beijinhos para todas!