É importante referir que o Hopsital São João tem quartos privados onde podem ficar os vossos maridos, pagam é uma determinada quantia de dinheiro e existem muitos pedidos para esses quartos, o que acontece é que podem não ter quarto disponível para o vosso parto.
Em relação ao público, tem qualidade: SIM. Coitadas das mães que não têm seguro ou que não têm possiblidades. Quem pode ter luxos, que os tenha, é inquestionável. Há mais atenção no privado: sem dúvida. Há mais mordomias: sim. O marido pode ficar: sim. Estamos sozinhas no quarto: também. Mas vamos ao que
realmente interessa...Cuidados de saúde, assitência médica, bons equipamentos, uma maior variedade de profissionais de saúde e onde é que isso existe: no público minhas queridas.
Vou contar-vos também uma coisa muito importante. No iício da minha gravidez (estava eu de 5 semanas) fui a uma consulta na Ordem da Lapa com o Doutor Pedro Tiago. Queria ser seguida no privado. Como tenho uma doença crónica estava com algum receio de que a gravidez não coresse bem. Ora este médico disse-me que eu não devia ser seguida no privado mas sim no público (ora, vejamos o interesse dele era eu continuar ali, certo?) pois ele disse-me que no público tinham melhores condições e cuidadso se algo corresse mal a mim ou à minha bebé, que era inquestionável...Disse-me que sabia muito bem das coisas pois trabalhava julgo eu no hospital de Gaia ou de Matosinhos ( nem sei bem agora9. Portanto se um médico que tem todo o interesse em arranjar mais uma paciente no privado me diz isto...Bem, para bom entendedor meia palavra basta.
Sei também de uma juíza que estava no quarto do hospital de Gaia com uma colega minha e contou-lhe que tinha passado do privado para o público logo após o parto porque "as coisas" tinham dado para o torto.
O meu parto aconteceu no Santo António, tive consultas de várias especialidades ao longo da gravidez, fui sempre atendida com a maior das simpatias e atenção, profissionalismo e preocupação pelo meu estado.
Um beijo enorme e desejo-vos uma boa opção!